Economia

Page 42

Converse com algum comerciante o pergunte a ele o que ele faz quando um produto sobe de preço. Se o produto for deste comerciante mesmo pergunte como ele responde esta pergunta aos seus revendedores. Se ele responder que não sente variação na quantidade vendida pergunte porque o que ele faz para que isso não ocorra.

Percebemos através do gráfico, que as empresas querem vender o máximo que quiserem com preços altos. Evidentemente nunca conseguirão salvo for uma empresa monopolista, porque existem pessoas dispostas a gastar somente um determinado valor por um produto. Aqui podemos constatar que as empresas sempre querem as seguintes respostas: Para quem produzir, para maximizar lucro? O que devo produzir para maximizar o meu lucro? E quanto devo produzir para maximizar meu lucro?

A elasticidade e fatores determinantes da oferta Aqui, não é muito diferente da elasticidade da procura quando falo dos cálculos, mas é diferente na sua interpretação porque veremos o lado das empresas agora. Por isso se imagine dono de uma empresa qualquer e vamos lá.... A curva de elasticidade da oferta Fazendo uma comparação a elasticidade da procura é que para cada uma unidade de preço alterada ocorrerá uma alteração significativa ou não na quantidade ofertada. Temos que pensar nos diferentes mercados que existem logo, não é possível comparar produtos de mercados diferentes pois eles podem não responder da mesma forma nas variações de níveis de preço. Podemos perceber que no mercado de automóveis, se há uma queda na procura ou um aumento na procura de carros isto não implica em que o consumo de gasolina ou álcool também acompanhe esta variação, apesar de serem bens acessórios. A tabela a seguir mostra os possíveis resultados dos coeficientes para diferentes níveis de preço.

D q q0 h = D p p0

42

Introdução à Economia - Prof. Francisco G. da Silva


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.