Page 1

r a jul - Ano V

Edição 31 - ab

- 2018

A ENFERMAGEM E SEUS DIFERENTES PAPÉIS FOI O TEMA DA

III JORNADA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL SANTA MARTA Priscilla Rosseto, gerente Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente da América Serviços Médicos. Gisele Brocco Magnan, gerente de Enfermagem do HSM e Marina Franco, gerente de Segurança do Paciente do HSM.

ao Dia do Enfermeiro e TécE mnicohomenagem de Enfermagem, o Hospital Santa Marta promoveu a III Jornada de Enfermagem. O evento, que busca promover o aprimoramento e a troca de experiências entre profissionais que atuam na área, aconteceu no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP), reunindo profissionais e estudantes de Enfermagem e Gestores da Saúde. A Enfermagem e seus diferentes papéis foi o tema da terceira edição, que recebeu palestrantes renomados no cenário nacional. Com

uma

programação

diversificada,

a

Jornada promoveu, também, momentos de descontração, relaxamento e cuidado pessoal para os participantes. Além de meditação, banca de livros, degustação de cafés especiais e ginástica laboral, foi realizada a Tarde e a Noite da Beleza, com limpeza de pele, quick massage e automaquiagem.


“A motivação é a arte de fazer com que as pessoas façam o que queremos que façam, porque elas o querem fazer”. Dwight D. Eisenhower

Conhecer os objetivos estratégicos da Instituição, partilhar e inspirar, cultivando o diálogo e incentivando o compartilhamento de experiências, é crucial para atingirmos um nível de comprometimento e excelência. Nesse contexto de pertencimento, o Projeto Embaixadores do Clima foi lançado pelo RH em 2018, e já conta com aproximadamente 60 colaboradores! O papel dos embaixadores é promover, setorialmente,

por meio de discussões e oportunidades de melhorias, um melhor entendimento sobre comunicação, engajamento e desempenho dentro do HSM. Desta forma, eles reforçam o sentimento de participação de todos os membros da Organização e contribuem para a criação de uma cultura corporativa comum. Uma salva de palmas aos Embaixadores do Clima! Um Projeto para apaixonados por nossa Instituição!

O RH convida você a fazer parte desse time e deixa a seguinte reflexão: Quem você inspira e o que te inspira? NOVO DIRETOR DE RELACIONAMENTO COM O MERCADO E CLÍNICAS, QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

Dr. Roberto Abreu, Dir. de Relac. com Médicos e Clínicas, Qualid. e Seg. do Paciente

Escolhido pelo HSM para ser o Diretor de Relacionamento com Médicos e Clínicas, Qualidade e Segurança do Paciente, Dr. Roberto Abreu ficará à frente de uma nova diretoria, que nasce com o objetivo de estreitar os laços entre o Hospital, e o seu corpo clínico e as clínicas parceiras, aumentar a resolutividade das demandas dos médicos e, consequentemente, aumentar a satisfação do médico em sua relação com o Hospital.

Essa diretoria também ficará responsável pela Gerência de Qualidade e pelo Núcleo de Segurança do Paciente. “O apoio de todas as equipes médicas será crucial para que possamos atingir nossos objetivos. No mesmo sentido, estamos à disposição de médicos e clínicas parceiras para apoiá-los em suas demandas, para que, assim, possamos caminhar juntos,” disse Dr. Roberto Abreu.

ALTA COMPLEXIDADE NO PRONTO-SOCORRO Você conhece as linhas do cuidado no PS? • DOR NO PEITO Dor no peito aguda pode ser sintoma de infarto agudo do miocárdio. Em casos críticos, como infarto com supra, por exemplo, o período entre a chegada do paciente ao Hospital e o tratamento na Hemodinâmica não ultrapassa 90 minutos – tempo ideal preconizado pelas sociedades médicas. • DERRAME (AVC) Um dos fatores críticos nos pacientes que apresentam sinais de Derrame (AVC) é o

02

tempo de atendimento. A submissão ao Protocolo de AVC, em até 4h30 após o início dos sintomas, propicia chances maiores de o paciente evoluir sem sequelas. • QUEDAS E FRATURAS Quando o paciente com lesões graves é recepcionado no Pronto-Socorro, a equipe de ortopedistas é acionada. O cirurgião presta o primeiro atendimento e avalia se há necessidade de uma internação ou intervenção cirúrgica.


HOSPITAL SANTA MARTA INAUGURA

POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO O Hospital Santa Marta inaugurou o Posto de Coleta de Leite Humano, passando a fazer parte das dezenove unidades de amamentação do DF. Após a coleta, encaminhamento e processamento no Banco de leite do HRT, parte desse leite retornarå ao Hospital Santa Marta para ser distribuído entre os bebês. No Posto de Coleta, as mães serão orientadas sobre os cuidados e a importância da amamentação.

Toda mulher que amamenta Ê uma possível doadora de leite humano. O Posto de Coleta do HSM estå aberto para receber doação de qualquer mãe que esteja interessada em ajudar, basta ser saudåvel e não estar ingerindo nenhuma medicação que interfira na amamentação. O funcionamento Ê 24h e o telefone para contato Ê 2104-2693.

#HSM rumo a novo patamar na PESQUISA DE ENGAJAMENTO ANAHP Estamos vivendo um novo ciclo na história do clima organizacional do HSM! Conquistamos em 2018 a Certificação Great Place To Work e agora estamos engajados em melhorar nosso ranqueamento na Associação Nacional de Hospitais Privados do Brasil - ANAHP. Código: Cada Vez Mais HSM. A partir dos resultados de cada hospital serå possível identificar políticas e pråticas do setor, assim como os principais temas que impactam no engajamento desses colaboradores. Na pesquisa da ANAHP de 2016 alcançamos o 10º lugar, entre 43 hospitais participantes e, em 2018, estamos na escalada para uma nova conquista. Estamos engajados com esse propósito e contamos com você!

a Com , ra v a l a p nte! e i l c o Todos gostamos de ouvir um elogio, não Ê verdade? Com o Santa Marta e seus colaboradores não Ê diferente. Então, selecionamos alguns elogios enviados pelos clientes que aqui estiveram. Tenha certeza, este reconhecimento somente acontece por causa da sua dedicação e trabalho.

A Gerente de RH do HSM, Daniely Zaranza, explica que o clima organizacional ĂŠ um fator estratĂŠgico para o desempenho das instituiçþes, pois sinaliza de forma clara como o colaborador percebe a organização. “Conscientes dos grandes desafios que temos pela frente e, considerando a complexidade das organizaçþes de saĂşde, a Pesquisa de Engajamento ANAHP vai nos trazer insumos em relação Ă percepção dos colaboradores, o que contribuirĂĄ para o fortalecimento da nossa relação, alĂŠm de melhorias nas prĂĄticas de gestĂŁoâ€?.

Minha filha ficou trĂŞs longos dias aĂ­ em 2016, e toda a equipe foi nota 1000!!!! Que Deus abençoe a todos vocĂŞs, e esses guerreirinhos que lutam a cada dia. ParabĂŠns pelo belo trabalho. @ludmila.vmc đ&#x;™?â?¤

Deixo aqui a minha gratidão a toda família representante do Hospital Santa. Especialmente, aos mÊdicos: Dr.Renato Alves, Ortopedista; Dr. Nelson, Intensivista; Dr. Paulo Zampiva, Clínico; Dr. Alexkander de A. Rodrigues, Clínico. Agradeço tambÊm a toda equipe de profissionais da clínica mÊdica do segundo andar pela excelência no atendimento. Aos servidores dos Serviços Gerais, Nutrição, os fisioterapeutas, a fonoaudióloga, equipe de Enfermagem. Enfim, que Deus abençoe de forma abundante esse lugar que trata seus pacientes com carinho e profissionalismo. Gratidão! Irany Reis.

03


PAVÊ DE PAÇOCA

RENDE 6 PORÇÕES

MODO DE PREPARO: INGREDIENTES: • • • • • •

6 paçocas. 1 lata de leite condensado. 2 xícaras de creme de leite fresco. 1 barra de chocolate meio amargo. 1 pacote de biscoito maisena. 100 ml de leite.

Yarla Queiroz Carneiro de Ávila Analista de RH

FIQUE ATENTO!

Amasse 4 paçocas em uma tigela, misture o leite condensado e reserve. Em uma tigela grande, bata o creme de leite fresco até dar o ponto de chantilly. Incorpore o creme de paçoca no chantilly delicadamente. Coloque a mistura em um refratário e leve ao microondas até dar o ponto do “brigadeiro”. Em outro recipiente, derreta a barra de chocolate e em seguida adicione o creme de leite para virar a ganache. Por fim, adicione em um novo refratário os biscoitos de maisena (levemente molhados no leite), a mistura da paçoca e a ganache (exatamente nessa ordem). Misture delicadamente na cobertura de paçoca. Leve à geladeira por 1 hora.

NOSSAS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

Arraiá #HSM32anos O Arraiá é parte da programação de 32 anos do Hospital e acontecerá dia 13/07, das 16h às 20h. Não perca!

COMPROMETIMENTO O comprometimento é um fator determinante para alcançar os meus objetivos nas minhas funções e responsabilidades diárias. Com comprometimento eu posso tomar decisões e cumprir o que foi proposto.

---------Atenção: encontre o código distribuído pelos textos desta edição, anote-o em um papel com o seu nome, setor e telefone e leve-o para a Festa Julina. Você participará de um sorteio e poderá ganhar um prêmio.

Jaques dos Santos Luiz Boa. Financeiro – Contas a Receber

Programação de Eventos e Cursos no ISMEP - Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa SIMPÓSIO E JORNADAS 17/08/2018 II SIMPÓSIO DE CUIDADO AO PACIENTE IDOSO 28/08/2018 JORNADA DE TECNOLOGIA CURSOS PARA PROFISSIONAIS MÉDICOS 24/08/2018 ATLS Informações: www.ismep.com.br | Fone: 3962-6430

EXPEDIENTE Editores Aldênia Morais Daniely Zaranza Luci Emidio

Produção Gerência de Marketing e Comunicação Redação Nívia Cerqueira

Revisores de texto Aldênia Morais André Carvalho Marcos Santana Tatiana Soares Vanessa Sezini

Projeto Gráfico André Carvalho Jornalista Responsável Marcos Santana - MTB8227DF Tiragem 250 exemplares Leia este exemplar na Intranet HSM

/hospitalsantamartadf

Em Foco 31  
Em Foco 31  
Advertisement