Cartilha da Maternidade - Hospital Nipo-Brasileiro

Page 1


Bem-vinda ao Hospital Nipo-Brasileiro Como instituição médico-hospitalar, o nosso objetivo é oferecer assistência de complexidade variada para garantir resultados efetivos em saúde. Trabalhamos diariamente com foco no acolhimento, segurança e cuidado humanizado. 2


ÍNDICE Roteiro de pré-natal . . . . . . . . 04 Maternidade . . . . . . . . . . . . 04 Acomodações . . . . . . . . . . . 07 Mudança de acomodação . . . . . 07 Enxoval . . . . . . . . . . . . . . 08 Orientações para o dia do parto . . 08 Observações importantes . . . . . 09 Doula . . . . . . . . . . . . . . . 10 Trilha sonora . . . . . . . . . . . 10 Filmagem e fotografia . . . . . . . 10 Transmissão do parto . . . . . . . 11 Segurança da mãe e do bebê . . . 11 Apoio à amamentação . . . . . . . 12 Teste do pezinho . . . . . . . . . 12 Vacinas . . . . . . . . . . . . . . 13 Registro do recém-nascido . . . . 13 Visitas . . . . . . . . . . . . . . . 14 Gestando . . . . . . . . . . . . . 16 Pacote de parto particular apartamento . . . . . . . . . . . . 18 Principais exames de pré-natal . . 19 3


Roteiro de Pré-Natal 3 MESES ANTES DE ENGRAVIDAR Iniciar uso de ácido fólico

TESTE POSITIVO Iniciar pré-natal (exames de sangue, urina e fezes)

7ª SEMANA

12ª SEMANA

20ª SEMANA

Ultrassom obstétrico

Ultrassom obstétrico morfológico de 1° trimestre; Introdução de polivitamínico

Ultrassom obstétrico morfológico de 2° trimestre; Introdução de polivitamínico

Maternidade Segurança, conforto, estrutura e atendimento humanizado. Tudo o que é fundamental neste momento tão importante da sua vida, você, mãe, encontra na maternidade do Hospital Nipo-Brasileiro. Prestamos serviços essenciais e exclusivos às pacientes e seus recém-nascidos. Nossa equipe é composta por médicos obstetras e neonatologistas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogas e fisioterapeutas especializados na área neonatal.

4


24ª SEMANA

28ª SEMANA

35ª SEMANA

Eco fetal (gestante acima de 35 anos ou antecedente de cardiopatia)

Ultrassom obstétrico

Pesquisa de Streptococcus do grupo B; Revisão de exames de sangue; Consulta com anestesista; Ultrassom obstétrico

38ª SEMANA

40ª SEMANA

Cardiotocografia

Ultrassom obstétrico com doppler fetal; Cardiotografia

5


6


A maternidade conta com 26 leitos, Centro Obstétrico, Unidade Neonatal e Berçário, que ficam localizados no 4º andar. A nossa estrutura conta, também, com uma sala de parto humanizado com equipamentos necessários para auxiliar no trabalho de parto: Bola suíça, banqueta de parto, balanço pélvico tipo “cavalinho” e chuveiro. Já para os partos eletivos, possuímos duas salas de Centro Obstétrico, que são estrategicamente anexas às salas de parto humanizado para receber qualquer evolução de parto normal para cesária.

Acomodações Os apartamentos possuem TV a cabo; frigobar; armário, para guardar os pertences; telefone; ar-condicionado; poltrona e sofá cama. Acomodações compartilhadas com dois leitos possuem os mesmos m ­ obiliários citados acima, exceto o sofá-cama.

Mudança de Acomodação O paciente que possuir convênio, cujo plano dê cobertura para acomodação em “acomodações compartilhadas” e desejar se acomodar em “apartamento”, poderá pagar a diferença do valor da diária, se houver disponibilidade no momento da internação. 7


Enxoval do bebê

Enxoval da mamãe

6 macacões;

Sutiã próprio para facilitar a amamentação;

6 peças de body;

Calcinha de algodão (cós alto);

2 mantas de lã ou linha;

Sandálias confortáveis e que não escorregam;

6 mijõezinhos (calças compridas de malha com pés);

Chinelo de borracha para o banho;

1 cobertor;

Absorventes higiênicos.

Material de higiene pessoal;

Camisolas abertas na frente (própria para nutrizes); Evite trazer pequenas peças como: sapatinhos, vira-mantas, toucas, luvas e laços (não serão aceitos no berçário). As fraldas serão fornecidas pelo hospital, podendo ser ou não custeadas pelo convênio.

Orientações para o dia do parto • Chegar com 2h de antecedência;

• Retirar lentes de contato;

• Trazer acompanhante maior de 18 anos;

• Trazer produtos de higiene pessoal;

• Os cabelos devem estar limpos e secos;

• Não realizar tricotomia em casa;

• Permitimos esmaltes de cor clara;

• Recomendamos evitar aglomerações e contato com pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, 7 dias antes do parto;

• Maquiagem à base de água; • Não usar brincos, anéis, pulseiras, piercings, alianças, cílios postiços e aplique de cabelo; 8

• Trazer pijama e roupa para alta;

• Comunicar com antecedência sintomas como tosse, febre e dor no corpo.


Observações importantes • Não trazer joias ou objetos de valor; • Na ocasião da alta, o bebê só será liberado na presença da mãe responsável e mediante a apresentação de documentos dos pais; • Em caso de ausência materna o pai ou responsável deverá trazer a certidão de nascimento da criança e documento de identidade que comprove seu grau de parentesco; • Trazer as bagagens da gestante e do bebê somente após a internação e liberação do quarto ou leito; • No ato da internação, a gestante deve vir acompanhada de uma pessoa maior de 18 anos. • Os demais acompanhantes devem aguardar no térreo até o horário do parto (observar revezamento).

9


Doula O cadastro de doula deve ser realizado junto à diretoria do hospital, através do e-mail: superintendencia@hnipo.org.br, com o envio dos seguintes documentos: RG, CPF, currículo atualizado, comprovante de endereço e certificado de formação. O cadastro deve ser realizado pelo menos 30 dias antes da data prevista para realização do parto.

Trilha sonora Disponibilizamos um sistema de som ambiente nas salas de parto. A gestante poderá escolher a trilha sonora para o nascimento do bebê, trazendo sua lista de músicas no celular ou pen drive e entregar para a equipe.

Filmagem e fotografia O cadastro de empresas externas deve ser realizado até 48h antes da data prevista para a realização do parto, junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Será cobrada uma taxa fixa, referente à paramentação do profissional. Para mais informações, entre em contato com o SAC nos telefones: 2633-2528 / 2633-2273.

10

* Os fluxos poderão ser alterados sem prévia comunicação, devido à pandemia da COVID-19.


Transmissão do parto Entendemos que o nascimento é um momento solene, por isso criamos um espaço para que os familiares e amigos possam compartilhar este momento com os pais. Além do acompanhante para assistir o parto, a gestante poderá trazer mais 4 (quatro) pessoas para aguardarem o nascimento do bebê em uma sala ao lado do centro obstétrico. Serão transmitidas ao vivo as primeiras imagens do bebê através de uma tela de vídeo, logo após o nascimento e primeiros cuidados da equipe.

Segurança da mãe e do bebê A gestante recebe, no ato da internação uma pulseira de identificação contendo o nome completo, data de nascimento, número do prontuário, atendimento, data e horário da internação. O bebê recebe ainda no centro obstétrico, três pulseiras de identificação. A reposição destas pulseiras é realizada com dupla checagem e é feita conferência entre as passagens de plantão. Contamos ainda com segurança 24h no andar, monitorando toda a movimentação, inclusive no momento da alta hospitalar, onde a paciente e o recém-nascido são acompanhados até o veículo.

11


Apoio à amamentação O aleitamento materno na primeira hora de vida (Golden Hour), ainda em sala de parto, é considerado um indicador de excelência da amamentação. O estímulo à amamentação por meio do contato mãe-filho também é chamado de contato pele a pele. O Hospital Nipo-Brasileiro dispõe de uma equipe especializada durante 24h para auxiliar as mães neste momento tão importante.

Teste do pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial de triagem neonatal que detecta através de uma amostra de sangue, antes mesmo das manifestações dos sintomas, doenças de origens genética, metabólica e infecciosa e é colhido a partir de 48h de vida. Existem 3 tipos de Teste do Pezinho: Teste do Pezinho Básico: Esse exame é obrigatório, faz parte da cobertura das empresas de assistência médica e detecta seis doenças. Teste do Pezinho Ampliado: Além das doenças detectáveis no anterior, ao optar pelo ampliado, é possível detectar mais quatro doenças, totalizando dez doenças. Algumas empresas de assistência médica já fazem a cobertura deste teste. Teste do Pezinho Expandido: A APAE de São Caetano, laboratório responsável pela emissão do resultado, já dispõe deste teste, que, usando a mesma técnica de coleta de sangue, permite detectar até 46 doenças. O resultado é disponibilizado via internet após 20 dias. Para mais informações, entrar em contato com o Caixa Central nos telefones: 2633-2627/2633-2281. 12


Vacinas Após o nascimento, o bebê recebe as vacinas ainda na maternidade. Sob orientação médica, nossa equipe poderá administrar a primeira dose da Hepatite B e até o dia da alta hospitalar a BCG, que previne as principais causas da tuberculose formando uma marquinha no braço. Estas vacinas são de direito do bebê e não possuem custo adicional.

Registro do recém-nascido Será entregue uma via amarela da DNV (declaração de nascido vivo) para que os pais realizem o registro de nascimento. Este deverá ser realizado de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 15h às 17h no setor de internação. Os documentos necessários para o pai declarar são: • Casados legalmente: DNV + Certidão de casamento + RG e CPF dos pais; • Não casados legalmente: DNV + RG e CPF dos pais. A emissão do documento não é imediata. Os pais serão orientados a aguardar no quarto. Quando ocorrer a liberação do registro de nascimento, o setor de internação irá protocolar e fazer a entrega no quarto da paciente. Observação: O cartório registra/emite a certidão de nascimento somente durante o período de internação da mãe/bebê. 13


Visitas A gestante ou puérpera poderá permanecer durante todo o período acompanhada, de uma pessoa maior de 18 anos (por conta da COVID-19 não poderá ser feito o revezamento do acompanhante). Diante do cenário atual da pandemia, optamos por retomar as medidas mais restritivas de proteção, a fim de garantir a segurança de todos que passam pela nossa maternidade. Com isso, temporariamente restringimos a VISITAÇÃO. A gestante poderá ficar com seu acompanhante, mas não poderá receber visitas.

14


Gestando

A preparação para o nascimento de seu bebê é imprescindível. O Hospital Nipo-Brasileiro oferece às futuras mamães e papais um curso para gestantes: o Gestando. Ele conta com orientações sobre os cuidados com o bebê, bem como com a mãe nos últimos meses de gravidez. O curso é ministrado por médicos ginecologistas e obstetras, neonatologistas, enfermeiras, além de fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogas. Informações: Entre em contato pelos telefones 2633-2273/2633-2528, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Investimento: R$ 120,00 (cento e vinte reais) o casal.

15


Acolhimento às gestantes em final de pré-natal e sem médico para realizar o parto Não definimos o tempo de gestação para avaliação. Seja em pronto atendimento ou em ambulatório esta é uma decisão da gestante. Após o primeiro contato com um dos médicos listados abaixo, será acordada a forma com que se deverá prosseguir o acompanhamento até a data do parto.

Pronto Atendimento - de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. • Dra. Nelly K. Kobayashi - Médica Ginecologista e Obstetra, formada e especializada pela Faculdade de Medicina da USP - Subespecialidade: Sexualidade. • Dra. Juliana N. Ikeda - Médica Ginecologista e Obstetra, formada e especializada pela Faculdade de Medicina da USP - Médica Assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo. • Dra. Helena Guizzo - Médica Ginecologista e Obstetra, formada e especializada pela Faculdade de Medicina da USP - Subespecialidade: Endoscopia Ginecológica.

Ambulatório (Unidade da Mulher) Consultas Eletivas (agendadas) • Dra. Juliana N. Ikeda - Segunda-feira das 8h às 11h • Dra. Helena Guizzo - Sexta-feira das 16h às 19h / Sábado das 8h às 12h ESTES ATENDIMENTOS CONTEMPLAM PLANOS SEM DIREITO À CONSULTA ELETIVA Agendamentos: (11) 2633-2200

16


Serviços terceirizados Hospitalidade O objetivo do setor de Hospitalidade é atender às solicitações de nossos pacientes e facilitar a comunicação com as demais áreas. Entre as atribuições, estão: visitas a pacientes, empréstimo de equipamentos, serviços de compras, controle de mobiliários, humanização e check-out. Para acionar os Concierges e Mensageiros, a solicitação deve ser realizada através da telefonista pelo ramal 9. A equipe atua 24h, sete dias por semana.

Lanchonete O hospital dispõe do serviço de cafeteria (GETS Café), que está localizado no 1° subsolo. O horário de funcionamento é das 08h às 20h, acesso pela Recepção Central.

Estacionamento O estacionamento ESMI funciona 24h e disponibiliza um pacote de desconto maternidade.

17


Pacote de parto particular - Apartamento COM EQUIPE MÉDICA

SEM EQUIPE MÉDICA

ACOMODAÇÃO APARTAMENTO R$ 9.877,97*

ACOMODAÇÃO APARTAMENTO R$ 6.500,00*

Parcelamos em 12 x 823,17 INCLUSÕES Estão inclusos em nosso pacote: • 03 diárias em acomodação pré-definida (apartamento ou enfermaria); • 03 diárias em berçário comum; • Materiais e medicamentos pertinentes ao parto (descritos no contrato); • Exames do recém-nascido; • Perfil ampliado do exame do pezinho; • Teste do coraçãozinho; • Teste da linguinha; • Teste de Coombs direto e indireto; • Tipagem sanguínea; • Triagem auditiva neonatal; • Exame reflexo do olho vermelho ROV; • Refeição do acompanhante; • 01 consulta em Pronto Atendimento para admissão.

Parcelamos em 12 x 541,67 EXCLUSÕES Não estão inclusos em nosso pacote: • Intercorrências médicas com a parturiente e/ou com o recém-nascido (consultas ou procedimentos não relacionados com o procedimento normal do parto); • Diárias acima de 03 (três) dias; • Materiais e medicamentos não pertinentes ao parto; • Exames não especificados nas inclusões; • Sangue e derivados; • UTI Adulto e/ou Neonatal.

Formas de pagamento: cartão de débito ou crédito (até 12X), dinheiro ou transferência bancária. O pagamento poderá ser efetuado a partir do 7º mês de gestação ou até 15 dias antes do parto. A diária corresponde a R$ 926,56*. Este valor será multiplicado pela quantidade total de diárias previstas. O pagamento deverá ser feito no ato da internação, no Caixa Central, mediante cartão de débito, crédito ou dinheiro. Dúvidas, procure o Caixa Central ou ligue (11) 2633-2200. * Preços sujeitos à alteração sem aviso prévio.

18


Pensando nas gestantes que estão em carência ou não possuem convênio médico, selecionamos os principais exames de pré-natal com descontos especiais. PRINCIPAIS EXAMES DE PRÉ-NATAL EXAME

PREÇO

OBSERVAÇÃO

HEMOGRAMA

R$

9,11

PROMOCIONAL

GLICEMIA DE JEJUM

R$

4,23

PROMOCIONAL

TIPAGEM SANGUÍNEA

R$ 61,78

PROMOCIONAL

HIV

R$ 47,77

PROMOCIONAL

R$

9,92

PROMOCIONAL

TOXOPLASMOSE

R$ 39,07

PROMOCIONAL

RUBÉOLA

R$ 14,00

PROMOCIONAL

CMV

R$ 37,40

PROMOCIONAL

HEPATITE B

R$ 22,00

PROMOCIONAL

HEPATITE C

R$ 45,77

PROMOCIONAL

R$

5,39

PROMOCIONAL

UROCULTURA

R$ 34,68

PROMOCIONAL

TSH

R$ 24,67

PROMOCIONAL

T4 LIVRE

R$ 25,84

PROMOCIONAL

CURVA GLICÊMICA

R$ 42,13

PROMOCIONAL

USG OBSTÉTRICO

R$ 54,41

PROMOCIONAL

USG MORFOLÓGICO

R$ 126,01

USG OBSTÉTRICO COM DOPPLER

R$ 141,42

PROMOCIONAL PROMOCIONAL

SÍFILIS

URINA 1

IMPORTANTE:

• Para dúvidas sobre exames de análises clínicas, entrar em contato com a coleta no ramal 2686. • O exame que está como ‘Particular’ não possui precificação na promocional. • A paciente que realiza as consultas no HNB já tem direito a promocional (não necessitando do formulário de familiar de funcionário). • As formas de pagamento são: dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito (podendo ser parcelado em até 12x sem juros, com parcelas mínimas de R$ 100,00). Para mais informações, entrar em contato com o Caixa Central nos telefones 2633-2627 / 2633-2281.

19


MKT 07/2021

Rua Pistoia, 100 - Pq. Novo Mundo . 02189-000 . S. Paulo - SP - Tel.: (11) 2633-2200 hnipo.org.br