Page 1

Número 83 • Janeiro 2013

Check News

HUMANIZAÇÃO

HDH inaugura Serviço de Capelania Para atender as demandas de aconselhamento espiritual, o Hospital Dona Helena inaugurou, no início de janeiro, o Serviço de Capelania. A capelã Mayke Marliese Kegel será responsável pelo atendimento de pacientes e familiares, auxiliando-os nesse tipo de demanda.

Serão disponibilizadas duas formas de atendimento: a visita da capelã aos quartos e plantões na Capela, que fica no primeiro andar do hospital. O agendamento de visitas

com padres e pastores a pacientes internados também será responsabilidade do serviço. Além disso, a pastora auxiliará as equipes técnicas, tratando de situações que envolvem questões emocionais.

Com esse projeto, o Hospital Dona Helena será a primeira instituição na cidade a oferecer uma capelã em tempo integral. “É uma grande responsabilidade, mas também um aprendizado cotidiano, que irá se moldando de acordo com as necessidades hospitalares”, avalia.

PESQUISA

Pacientes e visitantes atestam 95% de satisfação Em 2012, 95% dos pacientes e visitantes que passaram pelo Dona Helena garantiram que estavam satisfeitos com os serviços prestados pela instituição. Esse foi o resultado da terceira Pesquisa de Satisfação, que recebeu 2.372 formulários respondidos. “Mantivemos um nível de satisfação alto, mas percebemos que a avaliação precisa ser constante, para monitorar os processos e colocar em prática as observações e sugestões elencadas pelos entrevistados”, destaca Andréa Jankowski, coordenadora de atendimento. A ideia para este ano é realizar a pesquisa duas vezes, uma em cada semestre.

MUDANÇA

Centro Clínico recebe novos setores O Centro Clínico recebeu, no início deste ano, mais três setores. Direção, Administração e Tecnologia da Informação já estão alocados no 11º andar do prédio, em uma área que tem por objetivo gerar mais conforto e comodidade tanto para pacientes quanto para funcionários. As áreas de Controladoria e as salas de treinamento também serão transferidas para o espaço..

APRENDIZADO

Projeto de pedagogia hospitalar incentiva crianças internadas Uma forma de colaborar com o processo pedagógico das crianças internadas. Assim foi pensado o projeto de pedagogia hospitalar no Dona Helena. Contando com estagiárias de pedagogia da Associação Catarinense de Ensino (ACE), que atuam na instituição desde o ano passado, as atividades visam a integração das crianças, propondo atividades e dinâmicas. Em 2013, afirma a psicóloga Maria José Varela, responsável pelo projeto, a ideia é continuar com as visitas e aumentar o número de participantes. Durante o período de férias de verão, algumas estagiárias continuarão no hospital. “Elas são responsáveis por um trabalho pedagógico e lúdico, incentivando o contato da criança internada com a escola, ao mesmo tempo, que trazem o mundo da criança para dentro do hospital”, explica.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO HOSPITAL DONA HELENA • Jornalistas responsáveis: Guilherme Diefenthaeler e Ana Ribas Diefenthaeler • Textos: Letícia Caroline • Telefone (47) 3025-5999. • contato@mercadodecomunicacao.com.br. • Diretor Técnico: Bráulio Cesar da Rocha Barbosa (CRM 3379).

News 83