Page 1

ESPAÇO EXTRA

Plano Diretor: o status da ampliação O projeto de ampliação da Unidade Morumbi, iniciado em 2006, está dentro do cronograma. As obras estão seguindo o conceito de green building (edifício verde), que contempla soluções tecnológicas e arquitetônicas para preservar ao máximo recursos como água, energia, matérias-primas e minimizar a geração de resíduos. Além disso, foram tomadas algumas medidas para reduzir as interferências no dia-a-dia do Hospital, como execução de alguns serviços em horários de menor movimento e uso de recursos para diminuir ruídos. A expansão envolve a construção de quatro novos prédios, que serão interligados por passarelas, e a criação de Centros de Excelência para oferecer, em um mesmo andar, a maior parte dos serviços de diagnóstico e tratamento relacionados a eles. As reformas em algumas áreas do Hospital já estão concluídas, como a UTI - Unidades 8, 10, 12 e 20 - área administrativa e recepção, 3º - andar - alas leste e oeste, 7º - e 8º - andar - ala leste, 15 apartamentos no 7º - e no 8º - andar da ala oeste, 11º - andar - ala oeste, o Day Clinic - 2º - andar - Bloco A, o Bloco BC - 4º - andar - Centro de Arritmia Cardíaca e 3º - andar - Centro de Cirurgia Bariátrica.

ENTRE EM CONTATO Entre em contato com a gente. Qualquer dúvida, sugestões ou reclamações envie um e-mail para informativoeinstein@einstein.br, ligue para (11) 2151-0463 ou escreva para Informativo Einstein - Av. Albert Einstein, 627 - Departamento de Marketing - CEP 05651-901 - São Paulo - SP.

Nossas Unidades Morumbi: Av. Albert Einstein, 627/701 • Ibirapuera: Av. República do Líbano, 501 • Jardins: Av. Brasil, 953 • Alphaville: Alameda Purus, 105 • Morato: Av. Francisco Morato, 4.293 • Vila Mariana: Rua Coronel Lisboa, 209 • Paraisópolis: Rua Manoel Antônio Pinto, 210 Para mais informações acesse www.einstein.br ou ligue para (11) 3747-1233.

AF-news_01_einstein5.indd 1

ESPAÇO DO MÉDICO

INF O RMATIV O E INST EIN 01 AGOSTO | 2008

Desde janeiro de 2008, o Hospital Israelita Albert Einstein realizou sete implantes percutâneos de prótese para o tratamento de doença valvar estenótica aórtica, uma técnica inovadora, que o Einstein trouxe para a América Latina. O cardiologista Marco Antonio Perin participou dos procedimentos e compartilha sua experiência: “Utilizando um procedimento menos invasivo, conseguimos bons resultados, trazendo menor morbidade no pós-operatório desta freqüente doença.” E o Professor Flávio Tarasoutchi, responsável pelo tratamento clínico dos pacientes, acrescenta: “São pacientes com grande risco para serem submetidos ao tratamento cirúrgico tradicional, porém com boa perspectiva de melhora com esse tratamento alternativo. A maior prova disso é que todos eles já voltaram à sua rotina de vida após o implante.” Para saber mais sobre a técnica visite a área de Cardiologia do www.einstein.br.

Saiba mais sobre a técnica na área de Cardiologia do www.einstein.br.

AGENDA 29 e 30 de agosto de 2008 - I Simpósio Internacional de Medicina Bucal Centro de Eventos Golden Tulip Paulista - São Paulo - SP 20 de setembro de 2008 - Curso de Abordagem Multiprofissional do Paciente Crônico em Pediatria Hospital Israelita Albert Einstein – salas do CESAS - 1º- subsolo - Bloco A 24 a 26 de outubro de 2008 - First World Robotic Symposium Latin America Urologia • Ginecologia • Cirurgia Geral Hotel Unique - São Paulo - SP

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis na área de Ensino do www.einstein.br. Foros Interdisciplinares Encontros mensais para apresentação e discussão de temas relacionados à prática médica. Participe e ganhe 1,5 ponto no Programa de Educação Médica Continuada. Agenda disponível no site medicalsuite.einstein.br (calendário de eventos). e-learning Infecção de Corrente Sangüínea Está à disposição do Corpo Clínico o e-learning Infecção de Corrente Sangüínea, um curso a distância que possibilita a auto-aprendizagem com a mediação de recursos tecnológicos e de multimídia. Participe e ganhe 10 pontos no Programa de Educação Médica Continuada. Acesse o link na área Educação a Distância do site medicalsuite.einstein.br.

NOVIDADES

Einstein inaugura Centro de Arritmias Cardíacas No dia 29 de agosto o Einstein inaugura o Centro de Arritmias Cardíacas com o objetivo de oferecer ao Corpo Clínico desde uma assessoria ao tratamento dos distúrbios de ritmo cardíaco até a realização de procedimentos de ablação feitos por cateter. Localizado no quarto andar do Bloco B, o Centro oferece o tilt test para investigação diagnóstica de síncope, eletrocardiograma de alta resolução, Holter de 24 horas e monitor de eventos pelo sistema Looper. Além

disso, incorpora métodos avançados de imagem, como os sistemas para mapeamento eletroanatômico CARTO® e Ensite®, que facilitam a localização dos focos arritmogênicos e o isolamento elétrico das veias pulmonares, trazendo como grandes benefícios a maior taxa de sucesso no tratamento e a diminuição da recorrência da arritmia tratada. Para saber mais sobre o Centro ligue (11) 3747-0431.

Ações para o Controle da Hemorragia no Pós-Parto Apesar da introdução de uterotônicos na prática obstétrica e do aprimoramento do uso de hemoderivados, a hemorragia no pós-parto ainda é um importante fator de morbidade no puerpério. Em levantamento feito na Maternidade e na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, de 17.265 partos ocorridos entre 2002 e 2007, 58 pacientes foram admitidas na UTI após o parto, 48% delas com hemorragia. Com o objetivo de aumentar a segurança das pacientes, a Maternidade do HIAE conta com o dispositivo S.O.S Bakri,

um balão intra-uterino que funciona como uma sonda descartável que, ao ser inflada com cerca de 500 ml de soro fisiológico gelado, age como um tampão, bloqueando mecanicamente a perda sangüínea, além de propiciar a constrição de vasos do endométrio pela temperatura. Esse instrumento pode servir como coadjuvante para o tratamento de atonia uterina ou retenção placentária, minimizando assim a perda sangüínea e complicações cardiovasculares da paciente.

MEDICINA DIAGNÓSTICA

Novo Equipamento para Teste Cardiopulmonar A Medicina Diagnóstica adquiriu um novo equipamento para teste cardiopulmonar, exame muito importante para avaliação física de atletas e de pacientes com insuficiência cardíaca. Para atletas, possibilita prescrição de treinamentos mais precisos e o acompanhamento da melhora do desempenho. No caso dos pacientes com insuficiência cardíaca, ajuda no processo de reabilitação e na definição dos candidatos a transplante cardíaco.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO TECNOLOGIA

• Einstein consolida Comitê de

Avaliação de Tecnologias em Saúde

FIQUE POR DENTRO

• Hospital de Câncer de Barretos • Parceria em técnica cirúrgica

para reconstrução de ligamentos

MEDICINA DIAGNÓSTICA

• Equipe de ecocardiografia é premiada em congresso da especialidade NOVIDADES

• Transplante de Medula Óssea Haploidêntico

INDICADORES

• Protocolo Gerenciado

de Insuficiência Cardíaca

ESPAÇO DO MÉDICO

• O depoimento do Dr. Marco

Antonio Perin e do Prof. Flávio Tarasoutchi

AGENDA

• Cursos e Simpósios

8/21/08 3:23:29 PM


MEDICINA DIAGNÓSTICA

TECNOLOGIA

Einstein consolida Comitê de Avaliação de Tecnologias em Saúde Define-se Tecnologia em Saúde todo tipo de medicamento, material e equipamento, assim como todo o sistema de apoio no campo de cuidados em saúde. A Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) pode ser definida como a síntese das evidências científicas disponíveis e a avaliação de suas implicações na utilização da tecnologia. O Comitê de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Einstein foi criado em julho de 2007 com o objetivo de racionalizar o fluxo de incorporação de novas tecnologias do Hospital. Hoje, um ano depois, 35 tecnologias já foram avaliadas, dentre elas a Ablação por Radiofreqüência da Fibrilação Atrial, o Genius da área de Hemodiálise e os Raios X Digital-DR da área de Imagem. As decisões são tomadas com base na relevância e no impacto da incorporação da tecnologia no

Hospital, bem como na existência de dados científicos sobre sua eficácia e segurança e de estudos de avaliação econômica da tecnologia proposta, em comparação às demais incorporadas anteriormente. Também são levados em consideração a legislação sanitária vigente e o registro na ANVISA. Atualmente, o HIAE avalia tecnologias realmente recém-criadas e inéditas que estão sendo utilizadas em primeira mão no Brasil (exemplo: da Vinci) e tecnologias já maduras, disponíveis em outros serviços de saúde e que são novas apenas na instituição (exemplo: Ablação por Radiofreqüência).

Equipe de ecocardiografia é premiada em congresso da especialidade A equipe do laboratório de ecocardiografia recebeu dois prêmios no XX Congresso Brasileiro de Ecocardiografia, realizado em maio de 2008, no Rio de Janeiro, com os trabalhos:

Para saber mais visite o site de Avaliação de Tecnologias em Saúde na intranet: http://web.telaviva/home/ats/index.html.

Análise da fração de ejeção e dos volumes do ventrículo esquerdo medidos com a ecocardiografia transtorácica tridimensional em tempo real e com a tomografia computadorizada ultra-rápida e Índice de sincronia ventricular tridimensional como novo método ecocardiográfico de análise da função sistólica do V.E.: comparação com a FEVE 2D e 3D.

FIQUE POR DENTRO • No dia 27 de junho o Einstein firmou um contrato de colaboração com o Hospital de Câncer de Barretos para fomentar pesquisas na área de oncologia por meio do IIEP. • Há um ano, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Grupo de Joelho da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP estão desenvolvendo uma técnica cirúrgica para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior com duplo feixe, utilizando os tendões flexores e fixando-os apenas com dois parafusos de interferência. Esse procedimento simples e de custo acessível tem obtido resultados bastante animadores e poderá ser utilizado em qualquer centro do país.

ATENÇÃO

O Programa Integrado de Neurologia e o Programa Integrado de Oncologia do

Hospital Israelita Albert Einstein oferecem, para os médicos e seus pacientes, o serviço

gratuito de avaliação em neuroncologia com uma especialista, Dra. Suzana Malheiros, contratada pelo Hospital. Além disso,

todas as quintas-feiras, médicos e outros

profissionais podem apresentar seus

casos neuroncológicos nas reuniões multidisciplinares da especialidade e

compartilhar informações com neurologistas, neurocirurgiões, radiologistas, neuropatologistas, neuroncologistas e radioterapeutas.

As reuniões acontecem às 11 horas no 1º - subsolo do Hospital. Para agendar consulta ou consultoria gratuita em neuroncologia com a especialista ligue para (11) 3747-0490 ou 3747-1248. Ilustração da reconstrução do LCA

AF-news_01_einstein5.indd 3

Ecocardiografia 3D

A ecocardiografia tridimensional transtorácica em tempo real

representa um avanço tecnológico em relação à possibilidade de visualização não invasiva das estruturas cardíacas e está baseada na emissão de feixe ultra-sonográfico em formato piramidal (não mais em aspecto linear como na ecocardiografia bidimensional), proporcionando a criação do terceiro plano de observação estrutural (plano de profundidade ou de elevação). Permite a observação anatômica multiplanar em planos diagonais, intermediários e também o mutifaceteamento eletrônico do coração. Essa observação a partir de múltiplos planos espaciais de identificação abre enorme possibilidade para o melhor conhecimento da fisiopatologia das cardiopatias valvares e congênitas. O Hospital Israelita Albert Einstein dispõe de um moderno equipamento de ecocardiografia tridimensional transtorácica e é hoje um dos primeiros hospitais da América Latina a receber um transdutor de ecocardiografia transesofágica tridimensional, que estará disponível no laboratório de ecocardiografia em setembro de 2008. Saiba mais na área de Cardiologia do site www.einstein.br.

NOVIDADES

Transplante de Medula Óssea Haploidêntico é procedimento pioneiro realizado no HIAE Em junho de 2008 a equipe de oncohematologia realizou, pela primeira vez no Brasil, um transplante de medula óssea haploidêntico após falha de enxertia. Esse procedimento foi feito em uma criança de dois anos com leucemia mielomonocítica juvenil, que apresentou complicações após um transplante de medula óssea mieloablativo com Célula-Tronco Hematopoética (CTH) de cordão umbilical. Como esse paciente não dispunha de qualquer outra

fonte de CTH, a não ser doadores familiares não compatíveis, a equipe utilizou o protocolo recentemente desenvolvido pela Duke University e realizou, com sucesso, um segundo transplante a partir de CTH da mãe da criança, que apresentava 50% de compatibilidade. Transplantes haploidênticos utilizados nesse contexto são raros e pouco relatados na literatura médica. Trata-se de um procedimento de alta complexidade e poucos centros têm condições para realizá-lo.

INDICADORES

Protocolo Gerenciado de Insuficiência Cardíaca A área de Cardiologia do Einstein vem registrando um número crescente de internações por insuficiência cardíaca, que praticamente dobrou em 2007 em relação a 2006. O aumento dos casos reforça a importância do Programa Gerenciado de Insuficiência Cardíaca, que tem por objetivo dar apoio multidisciplinar ao Corpo Clínico no tratamento dessa doença. Bons exemplos da eficiência no tratamento da insuficiência cardíaca são as taxas de prescrição de betabloqueadores e inibidores da ECA antes da alta hospitalar, que ficaram em torno de 80%, refletindo a preocupação do Corpo Clínico em atender às normatizações da Joint Commission International . Esses números superam aqueles de grandes registros internacionais, como os do ADHERE, nos EUA, em que as taxas de uso ficam em torno de 50%.

8/21/08 3:23:34 PM


MEDICINA DIAGNÓSTICA

TECNOLOGIA

Einstein consolida Comitê de Avaliação de Tecnologias em Saúde Define-se Tecnologia em Saúde todo tipo de medicamento, material e equipamento, assim como todo o sistema de apoio no campo de cuidados em saúde. A Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) pode ser definida como a síntese das evidências científicas disponíveis e a avaliação de suas implicações na utilização da tecnologia. O Comitê de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Einstein foi criado em julho de 2007 com o objetivo de racionalizar o fluxo de incorporação de novas tecnologias do Hospital. Hoje, um ano depois, 35 tecnologias já foram avaliadas, dentre elas a Ablação por Radiofreqüência da Fibrilação Atrial, o Genius da área de Hemodiálise e os Raios X Digital-DR da área de Imagem. As decisões são tomadas com base na relevância e no impacto da incorporação da tecnologia no

Hospital, bem como na existência de dados científicos sobre sua eficácia e segurança e de estudos de avaliação econômica da tecnologia proposta, em comparação às demais incorporadas anteriormente. Também são levados em consideração a legislação sanitária vigente e o registro na ANVISA. Atualmente, o HIAE avalia tecnologias realmente recém-criadas e inéditas que estão sendo utilizadas em primeira mão no Brasil (exemplo: da Vinci) e tecnologias já maduras, disponíveis em outros serviços de saúde e que são novas apenas na instituição (exemplo: Ablação por Radiofreqüência).

Equipe de ecocardiografia é premiada em congresso da especialidade A equipe do laboratório de ecocardiografia recebeu dois prêmios no XX Congresso Brasileiro de Ecocardiografia, realizado em maio de 2008, no Rio de Janeiro, com os trabalhos:

Para saber mais visite o site de Avaliação de Tecnologias em Saúde na intranet: http://web.telaviva/home/ats/index.html.

Análise da fração de ejeção e dos volumes do ventrículo esquerdo medidos com a ecocardiografia transtorácica tridimensional em tempo real e com a tomografia computadorizada ultra-rápida e Índice de sincronia ventricular tridimensional como novo método ecocardiográfico de análise da função sistólica do V.E.: comparação com a FEVE 2D e 3D.

FIQUE POR DENTRO • No dia 27 de junho o Einstein firmou um contrato de colaboração com o Hospital de Câncer de Barretos para fomentar pesquisas na área de oncologia por meio do IIEP. • Há um ano, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Grupo de Joelho da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP estão desenvolvendo uma técnica cirúrgica para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior com duplo feixe, utilizando os tendões flexores e fixando-os apenas com dois parafusos de interferência. Esse procedimento simples e de custo acessível tem obtido resultados bastante animadores e poderá ser utilizado em qualquer centro do país.

ATENÇÃO

O Programa Integrado de Neurologia e o Programa Integrado de Oncologia do

Hospital Israelita Albert Einstein oferecem, para os médicos e seus pacientes, o serviço

gratuito de avaliação em neuroncologia com uma especialista, Dra. Suzana Malheiros, contratada pelo Hospital. Além disso,

todas as quintas-feiras, médicos e outros

profissionais podem apresentar seus

casos neuroncológicos nas reuniões multidisciplinares da especialidade e

compartilhar informações com neurologistas, neurocirurgiões, radiologistas, neuropatologistas, neuroncologistas e radioterapeutas.

As reuniões acontecem às 11 horas no 1º - subsolo do Hospital. Para agendar consulta ou consultoria gratuita em neuroncologia com a especialista ligue para (11) 3747-0490 ou 3747-1248. Ilustração da reconstrução do LCA

AF-news_01_einstein5.indd 3

Ecocardiografia 3D

A ecocardiografia tridimensional transtorácica em tempo real

representa um avanço tecnológico em relação à possibilidade de visualização não invasiva das estruturas cardíacas e está baseada na emissão de feixe ultra-sonográfico em formato piramidal (não mais em aspecto linear como na ecocardiografia bidimensional), proporcionando a criação do terceiro plano de observação estrutural (plano de profundidade ou de elevação). Permite a observação anatômica multiplanar em planos diagonais, intermediários e também o mutifaceteamento eletrônico do coração. Essa observação a partir de múltiplos planos espaciais de identificação abre enorme possibilidade para o melhor conhecimento da fisiopatologia das cardiopatias valvares e congênitas. O Hospital Israelita Albert Einstein dispõe de um moderno equipamento de ecocardiografia tridimensional transtorácica e é hoje um dos primeiros hospitais da América Latina a receber um transdutor de ecocardiografia transesofágica tridimensional, que estará disponível no laboratório de ecocardiografia em setembro de 2008. Saiba mais na área de Cardiologia do site www.einstein.br.

NOVIDADES

Transplante de Medula Óssea Haploidêntico é procedimento pioneiro realizado no HIAE Em junho de 2008 a equipe de oncohematologia realizou, pela primeira vez no Brasil, um transplante de medula óssea haploidêntico após falha de enxertia. Esse procedimento foi feito em uma criança de dois anos com leucemia mielomonocítica juvenil, que apresentou complicações após um transplante de medula óssea mieloablativo com Célula-Tronco Hematopoética (CTH) de cordão umbilical. Como esse paciente não dispunha de qualquer outra

fonte de CTH, a não ser doadores familiares não compatíveis, a equipe utilizou o protocolo recentemente desenvolvido pela Duke University e realizou, com sucesso, um segundo transplante a partir de CTH da mãe da criança, que apresentava 50% de compatibilidade. Transplantes haploidênticos utilizados nesse contexto são raros e pouco relatados na literatura médica. Trata-se de um procedimento de alta complexidade e poucos centros têm condições para realizá-lo.

INDICADORES

Protocolo Gerenciado de Insuficiência Cardíaca A área de Cardiologia do Einstein vem registrando um número crescente de internações por insuficiência cardíaca, que praticamente dobrou em 2007 em relação a 2006. O aumento dos casos reforça a importância do Programa Gerenciado de Insuficiência Cardíaca, que tem por objetivo dar apoio multidisciplinar ao Corpo Clínico no tratamento dessa doença. Bons exemplos da eficiência no tratamento da insuficiência cardíaca são as taxas de prescrição de betabloqueadores e inibidores da ECA antes da alta hospitalar, que ficaram em torno de 80%, refletindo a preocupação do Corpo Clínico em atender às normatizações da Joint Commission International . Esses números superam aqueles de grandes registros internacionais, como os do ADHERE, nos EUA, em que as taxas de uso ficam em torno de 50%.

8/21/08 3:23:34 PM


ESPAÇO EXTRA

Plano Diretor: o status da ampliação O projeto de ampliação da Unidade Morumbi, iniciado em 2006, está dentro do cronograma. As obras estão seguindo o conceito de green building (edifício verde), que contempla soluções tecnológicas e arquitetônicas para preservar ao máximo recursos como água, energia, matérias-primas e minimizar a geração de resíduos. Além disso, foram tomadas algumas medidas para reduzir as interferências no dia-a-dia do Hospital, como execução de alguns serviços em horários de menor movimento e uso de recursos para diminuir ruídos. A expansão envolve a construção de quatro novos prédios, que serão interligados por passarelas, e a criação de Centros de Excelência para oferecer, em um mesmo andar, a maior parte dos serviços de diagnóstico e tratamento relacionados a eles. As reformas em algumas áreas do Hospital já estão concluídas, como a UTI - Unidades 8, 10, 12 e 20 - área administrativa e recepção, 3º - andar - alas leste e oeste, 7º - e 8º - andar - ala leste, 15 apartamentos no 7º - e no 8º - andar da ala oeste, 11º - andar - ala oeste, o Day Clinic - 2º - andar - Bloco A, o Bloco BC - 4º - andar - Centro de Arritmia Cardíaca e 3º - andar - Centro de Cirurgia Bariátrica.

ENTRE EM CONTATO Entre em contato com a gente. Qualquer dúvida, sugestões ou reclamações envie um e-mail para informativoeinstein@einstein.br, ligue para (11) 2151-0463 ou escreva para Informativo Einstein - Av. Albert Einstein, 627 - Departamento de Marketing - CEP 05651-901 - São Paulo - SP.

Nossas Unidades Morumbi: Av. Albert Einstein, 627/701 • Ibirapuera: Av. República do Líbano, 501 • Jardins: Av. Brasil, 953 • Alphaville: Alameda Purus, 105 • Morato: Av. Francisco Morato, 4.293 • Vila Mariana: Rua Coronel Lisboa, 209 • Paraisópolis: Rua Manoel Antônio Pinto, 210 Para mais informações acesse www.einstein.br ou ligue para (11) 3747-1233.

AF-news_01_einstein5.indd 1

ESPAÇO DO MÉDICO

INF O RMATIV O E INST EIN 01 AGOSTO | 2008

Desde janeiro de 2008, o Hospital Israelita Albert Einstein realizou sete implantes percutâneos de prótese para o tratamento de doença valvar estenótica aórtica, uma técnica inovadora, que o Einstein trouxe para a América Latina. O cardiologista Marco Antonio Perin participou dos procedimentos e compartilha sua experiência: “Utilizando um procedimento menos invasivo, conseguimos bons resultados, trazendo menor morbidade no pós-operatório desta freqüente doença.” E o Professor Flávio Tarasoutchi, responsável pelo tratamento clínico dos pacientes, acrescenta: “São pacientes com grande risco para serem submetidos ao tratamento cirúrgico tradicional, porém com boa perspectiva de melhora com esse tratamento alternativo. A maior prova disso é que todos eles já voltaram à sua rotina de vida após o implante.” Para saber mais sobre a técnica visite a área de Cardiologia do www.einstein.br.

Saiba mais sobre a técnica na área de Cardiologia do www.einstein.br.

AGENDA 29 e 30 de agosto de 2008 - I Simpósio Internacional de Medicina Bucal Centro de Eventos Golden Tulip Paulista - São Paulo - SP 20 de setembro de 2008 - Curso de Abordagem Multiprofissional do Paciente Crônico em Pediatria Hospital Israelita Albert Einstein – salas do CESAS - 1º- subsolo - Bloco A 24 a 26 de outubro de 2008 - First World Robotic Symposium Latin America Urologia • Ginecologia • Cirurgia Geral Hotel Unique - São Paulo - SP

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis na área de Ensino do www.einstein.br. Foros Interdisciplinares Encontros mensais para apresentação e discussão de temas relacionados à prática médica. Participe e ganhe 1,5 ponto no Programa de Educação Médica Continuada. Agenda disponível no site medicalsuite.einstein.br (calendário de eventos). e-learning Infecção de Corrente Sangüínea Está à disposição do Corpo Clínico o e-learning Infecção de Corrente Sangüínea, um curso a distância que possibilita a auto-aprendizagem com a mediação de recursos tecnológicos e de multimídia. Participe e ganhe 10 pontos no Programa de Educação Médica Continuada. Acesse o link na área Educação a Distância do site medicalsuite.einstein.br.

NOVIDADES

Einstein inaugura Centro de Arritmias Cardíacas No dia 29 de agosto o Einstein inaugura o Centro de Arritmias Cardíacas com o objetivo de oferecer ao Corpo Clínico desde uma assessoria ao tratamento dos distúrbios de ritmo cardíaco até a realização de procedimentos de ablação feitos por cateter. Localizado no quarto andar do Bloco B, o Centro oferece o tilt test para investigação diagnóstica de síncope, eletrocardiograma de alta resolução, Holter de 24 horas e monitor de eventos pelo sistema Looper. Além

disso, incorpora métodos avançados de imagem, como os sistemas para mapeamento eletroanatômico CARTO® e Ensite®, que facilitam a localização dos focos arritmogênicos e o isolamento elétrico das veias pulmonares, trazendo como grandes benefícios a maior taxa de sucesso no tratamento e a diminuição da recorrência da arritmia tratada. Para saber mais sobre o Centro ligue (11) 3747-0431.

Ações para o Controle da Hemorragia no Pós-Parto Apesar da introdução de uterotônicos na prática obstétrica e do aprimoramento do uso de hemoderivados, a hemorragia no pós-parto ainda é um importante fator de morbidade no puerpério. Em levantamento feito na Maternidade e na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, de 17.265 partos ocorridos entre 2002 e 2007, 58 pacientes foram admitidas na UTI após o parto, 48% delas com hemorragia. Com o objetivo de aumentar a segurança das pacientes, a Maternidade do HIAE conta com o dispositivo S.O.S Bakri,

um balão intra-uterino que funciona como uma sonda descartável que, ao ser inflada com cerca de 500 ml de soro fisiológico gelado, age como um tampão, bloqueando mecanicamente a perda sangüínea, além de propiciar a constrição de vasos do endométrio pela temperatura. Esse instrumento pode servir como coadjuvante para o tratamento de atonia uterina ou retenção placentária, minimizando assim a perda sangüínea e complicações cardiovasculares da paciente.

MEDICINA DIAGNÓSTICA

Novo Equipamento para Teste Cardiopulmonar A Medicina Diagnóstica adquiriu um novo equipamento para teste cardiopulmonar, exame muito importante para avaliação física de atletas e de pacientes com insuficiência cardíaca. Para atletas, possibilita prescrição de treinamentos mais precisos e o acompanhamento da melhora do desempenho. No caso dos pacientes com insuficiência cardíaca, ajuda no processo de reabilitação e na definição dos candidatos a transplante cardíaco.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO TECNOLOGIA

• Einstein consolida Comitê de

Avaliação de Tecnologias em Saúde

FIQUE POR DENTRO

• Hospital de Câncer de Barretos • Parceria em técnica cirúrgica

para reconstrução de ligamentos

MEDICINA DIAGNÓSTICA

• Equipe de ecocardiografia é premiada em congresso da especialidade NOVIDADES

• Transplante de Medula Óssea Haploidêntico

INDICADORES

• Protocolo Gerenciado

de Insuficiência Cardíaca

ESPAÇO DO MÉDICO

• O depoimento do Dr. Marco

Antonio Perin e do Prof. Flávio Tarasoutchi

AGENDA

• Cursos e Simpósios

8/21/08 3:23:29 PM


Informativo Einstein - Edição 01  

Setembro - 2008

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you