Page 1

ANO XXII * 121 Trimestral - 2009 Proprietário: Província Portuguesa Ordem Hospitaleira de S. João de Deus Director: Alberto Paulo Madureira Mendes Redacção Comp. Imp. Adm.: Rua S. Tomás de Aquino n.º 20, 1600-203 LISBOA

carinho

esperança

colaboração Guarda

entusiasmo

pessoa Madeira

ajuda

Telhal

Amareleja

cidade

felicidade Lisboa

Açores

amizade

sol

beleza

festa

Deus

amor

Montemor Assumar

valor Idanha

entusiasmo

reciprocidade experiência

família Braga Barcelos

reflexão

Verão sem parar! alegria

oração

campo

Condeixa

solidariedade Não te esqueças de visitar: www.juventudehospitaleira.org


Olá amigos! amigos! EisEis-nos chegados a mais um Outono. Com o fim do Verão terminam também as férias e é tempo de recomeçar rotinas, estudos, trabalhos... É uma espécie de segunda oportunidade dentro do mesmo ano, um um reset. como se pudéssemos deixar para trás os excessos do tempo quente e tomar novas decisões e empreender novos caminhos. É um fim que é um início também. E todos os inícios são promissores e cheios de expectativas, de medos mas simultaneamente de possibilidades. possibilidades. Por isso, vos desejo em Outubro: Feliz Ano Novo. Na JH também estamos a dar início a um novo ano (pastoral), com um novo calendário de actividades. Assim, quando planeares na tua agenda lectiva (ou outra) os próximos meses já podes ver onde vais vais encaixar a prática concreta da hospitalidade em actividades de relação, formação e serviço. Podes planear, marcar, inscreverinscrever-te (online já é possível e via CTT muito em breve, logo que recebas o novo folheto)… Divulga e traz outro amigo também! Como este é o último jhornal de 2009, permitepermite-me que te recorde que, se me quiseres continuar a receber em tua casa ou no teu ee-mail, precisas renovar a tua inscrição como jovem hospitaleir@ a partir de 31 de Dezembro, data em que encerro a base de dados deste ano civil. Em 2010 darei início a uma nova, onde só entrará quem o pretender expressamente, mediante a inscrição! Por isso, já sabes: querendo, não deixes de te inscrever! Contas de última hora: sois 361 inscritos, 86 eles e 275 elas [Ainda gostava de contabilizar contabilizar 400 até ao final de 2009]. De todos estes inscritos apenas cerca de uma dúzia optou por se inscrever no folheto, a grande maioria inscreveuinscreveu-se pela Internet. O código postal com mais JHs inscritos é o da Camacha (Madeira), seguido de perto por Gondomar Gondomar (a Norte), Vila Nova de S. Bento (Alentejo) e Lisboa (só cidade). O nome próprio feminino mais frequente na minha memória é Ana (mais de 3 dezenas e sem contar com Adrianas, Bebianas, Cristianas, Dianas, Joanas, Lilianas, Marianas, Silvanas, Susanas...), logo seguido de Maria. Masculino é João, embora com pouca vantagem sobre outros nomes como José ou Pedro. DeixoDeixo-vos com a secreta esperança que as folhas amarelas que secam e caem sejam deixando eixando cair em vós pretexto para uma refrescada relação com a Vida e com o Pai, d para o caminho que percorreis apenas aquilo que em vós está seco e murcho e se tornou inútil, superficial ou desnecessário. ¡Hasta la próxima!

Livinho 2


Quebra cabeças Hospitaleiro Optei por preparar esta página durante uma velada no Hospital da cidade, em que me toca acompanhar um doente internado, vítima de AVC, que não conseguiu familiares suficientes para assegurarem todas as noites. Um dos pontos incluídos no meu compromisso de JH carismatico é aquele de “dar sangue ou parar uma hora na urgência de um Hospital”. O sangue já dei há meses, mas hoje tenho esta oportunidade de reforçar esse ponto e de sentir-me especialmente JH “a mexer”. Em vez de teorizar sobre as nossas coisas da hospitalidade, falo delas brincando. Num mês em que me custou saber da partida do Ir. Aço para o Céu e me alegrou saber da partida do Ir. José Paulo para África, construí um quebra cabeças ao longo da noite, nas horas em que o sr. Valdemar dormiu, e agora aqui o divulgo para quem quiser viver um tempinho de lazer, embebido no tema do ano: “J(H)Á MEXE”.

JOVENS

IDADE

ANTES DA MEXIDA

ACTIVIDADE QUE MEXEU

DEPOIS DA MEXIDA

A JH também mexe com os próprios membros. Quatro Jovens Hospitaleiros, com idades seguidas dos 16 aos 19 anos, tinham comportamentos reprováveis. Certas actividades da JH mexeram com eles e mudaram seus comportamentos. Descubra quem, o quê e como preenchendo a matriz acima a partir das dicas abaixo. Use a lógica e evite as tentativas. 1. A Leitamira é a mais nova e não fez o Acampamento nem o Retiro Vocacional. 2. Quem fez o Acampamento é mais velho um ano que o Louçamiro, que era quem desnamorava; e é mais novo um ano do que aquele que ria dos deficientes e depois foi estudar Psicologia. 3. Quem fez o retiro Vocacional ganhou juízo e não era quem bebia demais. 4. O Socramiro não fez a Páscoa Hospitaleira, parou de fumar e não era quem se isolava. 5. Quem fez o curso de Auto-conhecimento iniciou namoro e é mais novo que o Portamiro. Ir. Augusto Gonçalves ir_augusto@yahoo.com.br 3


Mexeu Olá! Sou o Hélio Dias, tenho 21 anos e sou da Ilha Terceira. Quanto ao serviço, com a Juventude Hospitaleira, na casa de saúde de São Rafael, em Angra do Heroísmo: Uma experiência fantástica, onde tive a oportunidade de trabalhar com pessoas únicas, (…) que têm histórias de vida fantásticas e muito mais para dar do que aquilo que podemos imaginar. Já fiz fins-de-semana; campos de férias e inúmeras actividades que me marcaram imenso, pois em alguns desses encontros tenho encontrado a paz de espírito necessária para poder enfrentar certas etapas da minha vida, e também poder dar um pouco de alegria a quem se sente só neste mundo.

Foi na Casa de Saúde do Espírito Santo, na Ilha Terceira, que de 8 a 10 de Maio, me incorporei em mais um encontro hospitaleiro, na companhia de alguns amigos. Esta revelou-se uma experiência estupenda, num grupo com 14 jovens em que grande parte participava pela primeira vez e que se empenharam imenso e adoraram a experiencia, sobretudo o contacto com as doentes. Este encontro ajudou a despertar algo que havia adormecido em mim, pois há já algum tempo que não contactava com essa realidade. Ajudou-me a estabelecer um pouco as ideias, a reforçar velhas amizades e ainda fazer novas. Pois não é todos os dias que temos esta oportunidade! Benjamim

4


COMIGO De dia 14 a dia 20 de Julho, um grupo de 12 jovens foi até à Casa de Saúde do Telhal para conhecer uma realidade diferente do nosso quotidiano. Esta foi uma actividade nova para alguns, mas para outros não, pois já haviam tido essa experiência e quiseram repetir novamente. (…) os utentes davam-nos carinho e partilhavam connosco as suas histórias de vida. No final destes dias, só havia uma certeza, que nós aprendemos mais com estas pessoas do que elas connosco. Diferentes momentos de reflexão e de oração permitiam-nos um contacto maior com Deus, e sermos todos muito unidos, facilitava também a relação com os utentes. Foi uma experiência que vai deixar saudades, saudades do grupo e dos utentes. Esperamos repetir, pois por um sorriso vale a pena ajudar! Podes consultar muitos mais testemunhos na nossa página da internet!

Ana Rita Mouralinho

Nunca “é só mais um”… - c.f. 174 Chegamos à casa, à nossa futura casa durante aqueles próximos dias e a recepção é, como sempre, calorosa. Passam-se dois dias, e já com o Inter-Rail pela hospitalidade alinhado dá-se início ao check-in que tem lugar na Casa de Saúde de Barcelos. A viagem iniciou-se com a PARTIDA À DESCOBERTA, passando por GRANADA CITY, AMAZÓNIA.PT, SAÚDE MENTAL EM HOLLYWOOD, DESCIDA AO DESERTO, e muito mais. Nestas paragens fomos descobrindo cada local de modo diferente, fomo-nos abrindo ao outro dando importância a autenticidade de cada um, fomos dando um pouco mais do que tínhamos e guardando um pouco mais do que já trazíamos guardado. No fundo não foi mais que um saboroso dar e receber, uma semana em que a hospitalidade deixou sementes que agora cabe a cada um destes viajantes regar e não deixar morrer Inter-Rail após Inter-Rail ana.paula|pereira|ana.maria|andreia|ana.sofia|rita.pinto|lili|adriana|tânia| cátia.catedral|nuno|silvana|cátia|rita|tiago|joana.margarida|carina|catarina| zé.paulo E nisto volto a perceber e concluir que todas as paragens da vida são importantes e que nós precisamos de todas elas para crescer e ir aprendendo a amar. “Há gente rara que és tu, há gente rara que sou eu” [música de Susana Félix] -liliana.rodrigues5


a mexer “O facto de aprender novas coisas, ter novas experiências de vida e conhecer melhor a palavra ‘Hospitalidade’”. (Raul)

“O conhecimento de novas pessoas é a melhor coisa que podemos podemos ter e a alegria vivida entre todos”. (Manuela)

Acampamentos JH 2009 Um dos Acampamentos Hospitaleiros – Acampamexe- realizou-se de 26 a 30 de Agosto, em Porto-Côvo. De diversas localidades Ancas, Aljezur, Belas, Benavente, Coruche e Queluz chegaram oito jovens que tiveram a possibilidade de se aproximar das origens da Hospitalidade, recebendo em cada novo dia uma Carta de S. João de Deus. Desafiados a abrir o coração para servir a amar, alguns cultivaram uma relação de proximidade com criatividade e paciência no tempo de encontro e serviço no Centro de dia de Porto-Côvo. Com pouca ou muita experiência hospitaleira alguns jovens manifestaram a alegria de fazer feliz o outro com gestos simples. No Chão da Lagoa, na Madeira, realizou-se outro acampamento, de 7 a 9 de Setembro com cerca de 20 participantes, de idades compreendidas entre os 13 e 23 anos. Foi mais uma oportunidade para vivenciar o verdadeiro sentido de uma juventude hospitaleira. O convívio, as refeições, a oração, as brincadeiras, fizeram com que a saudade viesse mesmo antes do final da actividade.

“Terminamos com a certeza que queremos voltar, pois todos nós

“É uma maneira de parar, pensar no que se passa na nossa vida, retirarmonos do ‘stress’ da nossa vida e pensar em nós”. (Liliana)

crescemos humana e espiritualmente com esta actividade.” (Joana e Carina)

6


Já viste o nosso site? Agora já estão lá as nossas fotografias nas actividades.

Não percas tempo! Vai lá ver!

Já reparaste que de cada vez que recebes um Hora Jovem, recebes também uma lista com todos os inscritos até à data (desde o Hora Jovem anterior)? Temos um desafio para ti! (podes fazê-lo agora mesmo!) Cada nome dessa lista representa uma pessoa; alguém que como tu faz parte desta grande família Hospitaleira. Procura na lista quem é que vive mais próximo de ti, e escreve-lhe uma carta ou um e-mail, a dizer isso mesmo, e porque não, algo mais! -EXPERIMENTA7


Olá meus amigos! Já estava com saudades vossas!! Espero que tenham aproveitado ao máximo estas férias de Verão. Eu andei a passear por este Portugal fora, a levar um cheirinho de hospitalidade aos jovens com quem me cruzava e houve mesmo algumas pessoas que, curiosas, me perguntavam: “Que cheirinho tão bom é este?”. Pois bem, chega a altura da escola e de muitas novidades, desafios, etc... Eu vou desafiar-te a estares presente de forma solidária nos CONCERTOS da tua JH. Vem comigo ouvir as belas vozes que passam nos palcos!!! Que te parece? E tu, já escolheste alguma das outras actividades que te mostro aqui? EU VOU E TU???? ATREVE-TE!!!

[ Visita este nosso tema na NET: http://www.youtube.com/watch?v=_Vu7MCtT4CQ ]

Outubro

JH Mexe

2>5 Fim-de-semana Hospitaleiro (Braga) 10- Concerto Solidário: TERCEIRA MARGEM (Sede, Laranjeiras)

Novembro 6>8 Fim-de-semana Hospitaleiro “Ao Som da Hospitalidade” (Barcelos) 7- Concerto Solidário: CLAUDINE PINHEIRO (Barcelos)

Dezembro 5 - Concerto Solidário: P. José Luís Borga (Barcelos) - Dia Hospitaleiro (Barcelos) 12 - Dia Hospitaleiro (Ponta Delgada, Açores) 19 - Dia Hospitaleiro (Guarda)

24> Sessão de divulgação Leigos Missionários Hospitaleiros (Condeixa) 31 - Viagem Hospitaleira com Maria Josefa (Câmara Pestana, Funchal)

13>15 Fim-de-semana Hospitaleiro (Condeixa) 14 - Concerto Solidário CLAUDINE PINHEIRO (Funchal) 20>22 Fim-de-Semana Hospitaleiro (Telhal)

18 > 22 Natal Hospitaleiro: - Braga, - Telheiras - S. Roque, Funchal 28 > 1 Janeiro fimd@no.com (Telhal) 30 > 31 - fimd@no.com (Câmara Pestana, Funchal)

Podes consultar todas as actividades de 2009/10 na nossa página da internet! 8

Hora Jovem 3/2009  

JHornal Hora Jovem, n.º 3 de 2009 - trimestral

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you