Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

Page 16

cartoon

TERÇA-FEIRA 21.6.2011 www.hojemacau.com.mo

por Steff

VILLAS-BOAS O MAIS CARO DE SEMPRE A transferência de André Villas-Boas para o Chelsea será a mais cara de sempre no que diz respeito à contratação de treinadores de futebol, ultrapassando os dois movimentos “milionários” anteriores, com outro português como protagonista: José Mourinho. Os 15 milhões de euros que o Chelsea se preparara para “desembolsar” de modo a contar com o treinador portista no comando dos “blues” são a maior verba de sempre envolvendo técnicos de futebol. A confirmar-se a decisão do clube administrado pelo russo Roman Abramovich, a verba que o FC Porto obriga a pagar por Villas-Boas ultrapassa os oito milhões de euros que o Real Madrid pagou por José Mourinho ao Inter de Milão, em Junho de 2010. AVIÃO ATERRA APÓS EMBATE COM GAIVOTAS Um avião da SATA Internacional com 104 passageiros que deveria fazer ontem a ligação entre a Madeira e Copenhaga foi obrigado a abortar a descolagem devido ao embate com um bando de gaivotas num dos reatores, informou a transportadora. Um responsável da SATA relatou à Lusa que o avião “quando estava na fase de descolagem, com os motores no máximo, embateu com um bando de gaivotas, com os pássaros a entrarem no reactor”, o que obrigou ao regresso da aeronave à pista. O portavoz informou que, “devido à perícia do comandante, o avião conseguiu regressar à pista, tendo aterrado com toda a segurança no aeroporto do Funchal”. ANGLICANOS AUTORIZAM BISPOS HOMOSSEXUAIS A Igreja anglicana de Inglaterra prepara-se para autorizar que sacerdotes homossexuais sejam ordenados bispos, segundo um documento publicado esta segunda-feira para traçar as directrizes do próximo sínodo da Igreja em Julho. O documento, que tem como título «Escolher bispos, a lei sobre a igualdade de 2010», insiste no facto de que a orientação sexual não deve ser levado em consideração na promoção de um clérigo ao cargo de bispo. Mas o texto recomenda que a hierarquia da Igreja tenha a possibilidade de bloquear uma nomeação caso esta «provoque divisão e desunião na diocese» envolvida. A Igreja depois que Jeffrey John, sacerdote solteiro e homossexual casado com outro religioso, foi obrigado a renunciar ao arcebispado de Reading em 2003.

E-DITADOR TUNISINO BEN ALI JULAGADO À REVELIA

Chui Sai On toma o pulso à realidade social

Ouvidor na Praia Grande

O

Chefe do Executivo quis falar com diversas personalidades de Macau e endereçou um convite para ouvir as opiniões sobre o desenvolvimento de Macau bem como da acção governativa do Executivo liderado por Fernando Chui Sai On. De deputados a ex-deputados, de académicos a economistas, de lideres associativos a empresários. Chui Sai On reuniu-se ontem, na sede do Governo, com mais de dez personalidades de diversos quadrantes e tomou o pulso à realidade social de Macau. “O Chefe do Executivo ouviu e deu as suas opiniões. No global fiquei muito satisfeito com os seus comentários. Espero que estas reuniões sejam mais frequentes”, revelou o deputado José Pereira Coutinho à saída do encontro. Segundo Pereira Coutinho, as várias personalidades convidadas levantaram as mais diversas questões mas, por uma questão de ética, o deputado da Assembleia Legislativa (AL) apenas falou das suas pretensões. “Fiz um convite individual

para o Chefe do Executivo preparar as LAG 2012 e abordei a questão da democracia. Apelei aos avanços que têm de ser feitos na AL e no próprio Executivo”, revelou Pereira Coutinho. O deputado deu a conhecer a Chui Sai On todos os seus pontos de vista, muitos deles autênticas batalhas de plenário. Pereira Coutinho pediu responsabilidade aos titulares dos principais cargos e a remodelação e redistribuição dos diversos pelouros que compõem o Governo da RAEM. “Há sobreposição de competências em demasia”, defende o deputado. A questão da Lei das Terras também foi abordada por Pereira Coutinho. O deputado acha que a apresentação da lei está muito atrasada e pretende transparência na mudança da finalidade da mesma. “É preciso ter em conta as questões de índole ambiental. Edifícios muito grandes têm de ver o seu processo de licenciamento abordado cautelosamente.”

O também presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM) sugeriu o alargamento dos concursos públicos para “evitar que ganhem sempre os mesmos” e pediu muita transparência nos processos de nomeações. “São sempre os mesmos a serem nomeados. Há tachos para todos e quem fala de mais é logo calado com cargos de responsabilidade em diversas entidades”, acusou. Regulamentação individual dos contratos da função pública e fundo de pensões também mereceram destaque mas a questão que mais fervor levantou foi a TDM. “Surgiram queixas vindas de trabalhadores do canal chinês acerca de perseguição. Segundo sei, há editores na prateleira e outros que caem de pára-quedas em cargos altos da televisão”, denuncia o deputado que também lamenta o facto de a TDM chinesa ter retirado do ar o tempo de antena reservado às interpelações dos deputados. “É um revés em matéria de transparência.”

SONDAGEM | CHEFE DO EXECUTIVO RECUPERA ALGUMA POPULARIDADE

Um governo Chui generis A

popularidade do actual Chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, recuperou de algum do desgaste provocado pela governação. De acordo com os resultados de um estudo de satisfação dos residentes, a população de Macau em geral está mais satisfeita com o desempenho do Governo. A Associação de Nova Visão de Macau (ANVM), organizadora do inquérito, interpreta o aumento na popularidade do Governo Chui como resultado da implementação do imposto especial de selo para a revenda de habitação e da segunda distribuição de cheques de apoio pecuniário do ano. No estudo de opinião da ANVM, foi utilizado um sistema de entrevistas por telefone nos dias 12 e 13 deste mês, tendo sido inquiridos com sucesso 1072 residentes locais com mais de 18 anos. Cerca de 57% dos entrevistados disseram não ter “nada a apontar” em relação ao desempenho do Governo no último semestre. Cerca de 21% afirmaram-se mesmo satisfeitos, enquanto 14%

revelaram estar insatisfeitos. Em posições extremas estiveram relativamente poucas pessoas, sendo mais as avaliações muito negativas (4%) do que as muito positivas (1%), enquanto 3% disseram não fazer a mínima ideia sobre o assunto. No semestre anterior, sublinha a ANVM os cidadãos satisfeitos eram apenas 0,93% mais do que os insatisfeitos, mas desta vez, as avaliações positivas foram 3,64% superiores às negativas, o que reflecte um aumento na avaliação positiva do desempenho geral do Executivo. Os autores do estudo explicam que essa tendência de aumento de apoio público é natural logo após o Governo ter obedecido a alguns dos apelos da população. Quanto ao Chefe do Executivo em pessoa, a popularidade de Chui Sai On também aumentou para 53,92 pontos – uma subida ligeira em relação aos 53,4 do semestre passado, mas ainda comparativamente longe da pontuação alcançada no ano passado: 58,6.

MOÇAMBIQUE NOVO PARTIDO “DO NORTE” O Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), uma nova formação política originária das províncias nortenhas de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, quer participar nas eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014, para acabar com as assimetrias regionais. A intenção foi manifestada hoje por Cornélio Quivela, líder do partido, à margem da cerimónia oficial do içar da bandeira do PAHUMO, que marcou o início das actividades políticas após a sua aprovação pelo Ministério da Justiça. Quivela, antigo deputado da RENAMO, defendeu que o PAHUMO já é “uma alternativa democrática no país”. De acordo com o político, o seu partido guia-se pelos princípios de liberdade de expressão, paz e espírito humanitário, sendo a pessoa humana o alvo das suas actuações. B. BRITÂNICA E GOOGLE DIGITALIZAM LIVROS A Biblioteca Britânica e o Google anunciaram esta segunda-feira uma parceria para digitalizar 250 mil livros do acervo da biblioteca. Os artigos que serão digitalizados não possuem restrições relativas a direitos de autor. Os títulos, que abrangem um total de 40 milhões de páginas, datadas de 1700 a 1870, foram seleccionados pela Biblioteca Britânica e digitalizados pelo Google, que irá arcar com todos os custos do processo. Entre os primeiros itens a ser digitalizados estão panfletos feministas a respeito da rainha Maria Antonieta, de 1791, um documento sobre o primeiro submarino movido por um motor de combustão, de 1858, e um texto que oferece um relato detalhado de um hipopótamo empalhado do príncipe de Orange, de 1775. Uma vez digitalizados, os textos poderão ser consultados na íntegra, baixados e lidos através do programa Google Books. A parceria com o Google é o mais recente acordo firmado pela Biblioteca Britânica com entidades privadas para digitalizar a colecção da biblioteca. REAL MADRID NÃO GOSTOU DO PEDIDO DE AUMENTO O Real Madrid ficou insatisfeito com o pedido de aumento de Di Maria. O argentino deverá ser repreendido por José Mourinho. O português não gosta que assuntos internos do clube sejam comentados em público, como fez Di Maria, que pediu uma revisão salarial na concentração da selecção argentina. Refira-se que o ex-benfiquista é dos jogadores mais mal pagos do plantel, recebendo 2 milhões de euros por temporada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.