Hoje Macau 23 JUL 2012 #2657

Page 7

segunda-feira 23.7.2012

nacional

www.hojemacau.com.mo

Chuva intensa em Pequim causou 10 mortos

A chuva mais intensa dos últimos 61 anos registada na capital chinesa causou um total de dez mortos, informou o canal de televisão estatal chinês (CNTV), citado pela agência Xinhua. A precipitação em Pequim subiu para 212 milímetros até às 2h (hora em Pequim), levando à retirada de 14.500 residentes, reportou a CNTV, citando Guo Jinlong, secretário do Comité Municipal. O maior índice de precipitação ocorreu no distrito de Fangshan, atingindo os 460 milímetros, segundo a informação divulgada. Guo Jinlong disse que quase 100.000 pessoas foram mobilizadas para os trabalhos de resgate durante as chuvas intensas que têm atingido a cidade desde a manhã de sábado.

7

Director de infantário preso por acidente com autocarro O director de um infantário chinês, Li Jungang, foi sentenciado a sete anos de prisão, ao ser declarado culpado pelo acidente com um autocarro escolar que causou a morte de 19 crianças e dois adultos em 2011, informou a Xinhua. A sentença foi proferida por um tribunal do condado de Zhengning, na província chinesa de Gansu. O autocarro do infantário colidiu com um camião em Novembro. Dezanove crianças, um professor e o condutor do autocarro morreram no acidente. O veículo tinha sido convertido em autocarro a partir de uma carrinha de carga de nove lugares e transportava 64 pessoas na altura do acidente.

Chineses não vibraram com o novo iPad

O

China incentiva empresas a investirem

Expansão ao exterior

A

S condições estão prontas para que as companhias chinesas acelerem a expansão no exterior, disse neste sábado o vice-presidente do banco central da China, Yi Gang. A China possui capital suficiente e o seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que ultrapassa 5 mil dólares norte-americanos, indica que chegou a hora das empresas locais aumentarem os seus investimentos no exterior, afirmou Yi, num fórum económico em Pequim. Yi disse também que uma desaceleração da economia global reduziu o valor de mercado de companhias estrangeiras, enquanto a flutuação do yuan nos dois sentidos é boa para empresas que detêm grandes posições em moedas estrangeiras.

Mas as empresas chinesas deveriam minimizar as suas relações com o Governo ao fazer aquisições nos mercados do exterior, o que vai tornar mais fácil para elas a obtenção da aprovação dos reguladores estrangeiros, disse Yi. No fórum, o responsável também afirmou que o yuan está muito próximo do seu nível de equilíbrio.

SEM RISCO DE DEFLAÇÃO

A possibilidade de deflação na China é baixa e o crescimento da segunda maior economia do mundo deve estabilizar-se no segundo semestre deste ano, afirmou Song Guoqing, conselheiro do banco central chinês. O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,6% no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado.

O resultado, porém, representou uma diminuição no ritmo de crescimento em comparação com o PIB de 8,1% do primeiro trimestre deste ano e ficou no menor nível desde o início de 2009, pressionado pela fraca demanda e por baixas exportações, bem como por investimentos imobiliários estagnados. Diante disso, a China tomou uma série de medidas para reavivar a economia. Song afirmou que espera que a demanda doméstica permaneça fraca e a inflação continue moderada nos próximos meses. Entretanto, reiterou que os custos de empréstimos seguem num nível alto para as companhias chinesas e que os lucros em declínio estão a reduzir a disposição das empresas para investir.

Estreia discreta

lançamento da nova versão do tablet da Apple na China foi discreto, sem as cenas caóticas que marcaram estreias anteriores da companhia no seu mais promissor mercado de crescimento. As filas calmas e ordenadas em Xangai e Pequim foram uma surpresa para muitos fãs chineses da marca, que costumavam virar a noite em longas filas ou comprar lugares para adquirir os mais recentes produtos da companhia. “Fiquei um pouco surpreso por não haver fila. Achei que a fila seria longa, e por isso vim mais cedo”, disse Sun Xufei, que trabalha no sector das tecnologia e era o primeiro de uma pequena fila com cerca de 20 pessoas que aguardavam diante da loja da Apple em Lujiazui, Xangai. O lançamento do mais recente iPad, que oferece uma tela mais nítida e uma câmara melhor do que as versões anteriores do tablet, surge semanas

depois que a Apple pagou 60 milhões de dólares norte-americanos a uma companhia sediada em Shenzhen para encerrar uma disputa quanto à marca registrada iPad na China. A Apple adoptou um sistema de reservas on-line que permitiu controlar o fluxo de pessoas às suas lojas, por forma a evitar uma repetição do tumultuado lançamento do iPhone 4S, em Janeiro, quando uma das suas lojas em Pequim foi atacada com ovos. “Um amigo meu esteve aqui no ano passado e ficou o dia todo na fila. Acho que o processo actual é muito mais conveniente”, disse Wang Yue, que estava na fila na loja de Lujiazui. A Apple tem duas lojas em Pequim, três em Xangai, uma em Hong Kong e uma rede de revendedores autorizados. Funcionários do Governo chinês afirmaram que a companhia pretende abrir duas novas lojas em Chengdu e Shenzhen,

duas grandes cidades da China. A demanda pelos produtos da Apple é tão grande que muita gente opta por comprá-los de revendedores não autorizados, que vendem produtos contrabandeados, ou em lojas on-line que vendem produtos importados no mercado paralelo. Os fãs mais ávidos da Apple conseguem adquirir facilmente esses produtos, disponíveis nos centros comerciais de materiais eletrónicos de todo o país. A China é um mercado crucial de crescimento para a Apple, e o presidente-executivo, Tim Cook, já declarou diversas vezes que a empresa mal arranhou a superfície do mercado da região. As vendas do mercado combinado chinês --China continental, Hong Kong e Taiwan-triplicaram e chegaram a 7,9 mil milhões de dólares norte-americanos no segundo trimestre fiscal da empresa, encerrado em 31 de Março.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.