Hoje Macau 20 JAN 2021 #4693

Page 11

região 11

quarta-feira 20.1.2021

O

porta-voz do Governo do Japão, Katsunobu Kato, disse ontem que a vacinação contra a covid-19 de forma generalizada no país não é um requisito obrigatório para a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este Verão. Segundo Kato, que prestava declarações na conferência de imprensa diária, o comité que trabalha a gestão pandémica no âmbito do evento olímpico “está a investigar formas para que os Jogos sejam seguros sem contar com a vacina, por exemplo através dos testes necessários e controlo de comportamentos”. Segundo o porta-voz, este grupo “vai estudar as medidas necessárias mediante a existência de vacinação e sem ela”, reafirmando, uma vez mais, a vontade governamental de realizar o evento. Na segunda-feira, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, garantiu que o Japão continua comprometido em realizar os Jogos Olímpicos, apesar do número crescente de casos de covid-19 no mundo. “Vamos preparar os Jogos, como prova de que a Humanidade ultrapassou o novo coronavírus”, disse Suga, num discurso de abertura de uma sessão parlamentar.

Prova de vida Vacinação não é requisito para realizar Tóquio2020

A mensagem, de resto, tem sido a que o governo japonês repete quando questionado sobre o tema, mesmo face a uma terceira vaga da pandemia de covid-19 que o país asiático, bem como outros territórios mundiais, enfrenta actualmente.

DÚVIDAS EXISTENCIAIS

Yoshihide Suga, primeiro-ministro japonês “Vamos preparar os Jogos, como prova de que a Humanidade ultrapassou o novo coronavírus.”

PUB.

Anúncio Concurso Público N.o 4/ID/2021 « Serviços de segurança no Centro de Formação e Estágio de Atletas » Faz-se saber que em relação ao concurso público para o « Serviços de segurança no Centro de Formação e Estágio de Atletas », publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º1, II Série, de 6 de Janeiro de 2021, foram prestados esclarecimentos, nos termos do ponto 3.3 do programa do concurso, pela entidade que preside ao concurso e juntos ao processo de concurso. Os referidos esclarecimentos encontram-se disponíveis para consulta, durante o horário de expediente, na sede do Instituto do Desporto, sito na Avenida do Dr. Rodrigo Rodrigues, n.o 818, em Macau, ou pode ainda ser feita pela internet na área de “Informação relativa à aquisição” da página electrónica do Instituto do Desporto: www.sport.gov.mo. Instituto do Desporto, 20 de Janeiro de 2021. O Presidente, Pun Weng Kun

COMISSÃO PROFISSIONAL DOS CONTABILISTAS

Aviso

Torna-se público que já se encontra finalizada a correcção da segunda época de prestação das provas para a inscrição inicial e revalidação de registo como auditor de contas, contabilista registado e técnico de contas, realizadas no ano de 2020 nos termos do disposto na alínea 3) do artigo 1º do Regulamento da Comissão de Registo dos Auditores e dos Contabilistas, pela referida Comissão. Os respectivos resultados serão notificados aos interessados até ao dia 22 de Janeiro, solicitando-se aos mesmos que contactem com a Sra. Chio, através do nº 85995344, caso não recebam a mencionada notificação. Aos 8 de Janeiro de 2021 O Presidente da Comissão Profissional dos Contabilistas, Iong Kong Leong

O arranque de Tóquio2020 está agendado para 23 de Julho, daqui a pouco mais de seis meses, com as questões e dúvidas a levantarem-se cada vez mais quanto à capacidade de realizar um evento desta envergadura em pleno período pandémico, e com uma opinião pública japonesa favorável a novo adiamento ou cancelamento, segundo sondagens recentes. Na última semana, o ministro com a pasta da Reforma Administrativa e Regulatória, Taro Kono, disse que o futuro dos Jogos podia seguir “em qualquer direcção”, tornando-se no primeiro membro do executivo de Suga, que chegou ao cargo em Setembro de 2020, a colocar a realização em dúvida. Em 8 de Janeiro, o Japão decretou um novo estado de emergência, em vigor em 11 das 47 prefeituras do país, nas quais está concentrada mais de metade da população e perto de 80 por cento dos contágios contabilizados.

Timor-Leste Deputado quer que Governo pare praxes violentas

O deputado timorense Abel Pires apelou ontem ao Ministério da Educação para que tome medidas para travar praxes violentas em escolas e universidades do país, fenómeno que diz traduzir uma cultura de violência institucionalizada no sector educativo. Abel Pires da Silva, deputado do Partido Libertação Popular (PLP) – uma das três forças do Governo – disse à Lusa que o problema é “sério”, representa uma “mentalidade” mais ampla do recurso à violência e pode estar a “hipotecar o futuro” de Timor-Leste. “Está na altura do Ministério da Educação e do Ministério do Ensino Superior levar este assunto a sério. Esta violência acontece regularmente, mas sucessivos ministros não levam este assunto a sério”, afirmou à Lusa. “A introdução e implementação de violência nas escolas e nas universidades é um problema sério. É necessário agir já, denunciar a violência e tomar medidas preventivas e educativas”, frisou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.