Page 1

HOJE 178

em Adamantina

Quarta-Feira, 29 de junho de 2011

OPINIÃO

RUIDOS NA REDE SOCIAL ATERRISAM EM MARTE...

FOTO DO DIA

Baixas temperaturas causam prejuízos a agropecuaristas

foto: entretenimento.br

Augusto Santos A onda de frio que atinge a região desde o final de semana passado e que causou geada em várias localidades na madrugada de ontem, gerou prejuízos a pecuaristas e agricultores. A baixa temperatura ocasionou a queimada parcial de lavouras e pastagens. Na manhã de hoje, a pastagem em uma fazenda de gado as margens da Rodovia SP294 (Comte. João Ribeiro de Barros), entre Adamantina e Flórida Paulista, estava completamente amarelada, sinal do resultado da geada na região, que queimou a vegetação da propriedade. Com o ocorrido o gado fica sem alimento, o que pode provocar prejuízos a produção de leite e de carne, já que o rebanho produz menos e perde peso. O frio intenso desta semana foi provocado por uma massa polar.

Sérgio Barbosa sebar@uol.com.br

Os últimos acontecimentos veiculados por meio das denominadas “redes sociais” em função dos desencontros patrocinados pelos discentes do curso de Comunicação Social da FAI em especial de Publicidade e Propaganda, demonstram o quanto se deve saber ao utilizar tal ferramenta em função disto ou daquilo para docentes e discentes. O debate deve ser levado a sério em todas as áreas institucionais, considerando os ruídos ocorridos nas últimas semanas relacionados com notas, trabalhos e provas disponibilizadas na rede social por alguns docentes e até mesmo, coordenação do curso em pauta. Neste momento, o que a instituição mais precisa é retomar a credibilidade em todas as Maluco Beleza para sempre... áreas, portanto, devem-se pautar os objetivos mercadológicos em busca desta retomada dos paradigmas acadêmicos nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Ainda, as alterações das funções, bem como, cargos de confiança são mais do que necessários quanto acontece uma ou mais “quebras de confiança” para ambos os lados envolvidos nestes ocasos veiculados na rede social. O jornal “HOJE em Adamantina” tem como objetivo veicular matérias informativas por meio de textos curtos, priorizando a informação diária em terras provincianas, também, buscando temas e temáticas em níveis nacional, estadual e regional para uma proposta glocal, ou seja, do global para o local. Desta forma, existem diversas pautas visando contribuir com o debate diário para uma ou mais reflexões sobre tais acontecimentos, haja vista o compromisso de estar em compasso de espera para apresentar aos leitores e leitoras, a crítica além do senso comum que predomina na mídia provinciana. Que a direção da instituição possa se dar conta dos ruídos veiculados pelas redes sociais neste novo tempo que se chama hoje para o mercado predador na área educacional. Até a próxima viagem!

ERRATA Informamos que o HOJE em Adamantina publicou na edição Nº 176, da última segunda-feira, 27, em reportagem entitulada “Adamantina recebe curso de paraquedismo” que tal evento já teria ocorrido, quando na verdade ainda ocorrerá.

“ A formiga é

pequena, mas CURIOSIDADE elas são um VAI TOMAR BANHO e x é r c i t o quando juntas. Raul Seixas

Em “Casa Grande & Senzala”, Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com freqüência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem “tomar banho”.

Fonte: www.restodonada.com


Você foto: Agência Marte

foto: Agência Marte

foto: Agência Marte

Família Dias Ivete, Paulo, Luciano, Leandro. Ingrid e Alessandro

Luma e Eduardo, da Leeg Design, Evandro e Guilherme da Netzee - proprietários do site goiabando.com.br

Galera de Osvaldo Cruz em festa junina

Lazer interrompido: Parques Idosos e deficientes são Cardim participa de infantis estão sem manutenção beneficiados por projeto Fórum na capital foto: Central de Com. FAI

foto: Agência Marte

A.S.

Encontro abordou discussões, debates e networking entre os profissionais da educação de todo o país

Augusto Santos De 15 a 17 de junho, foi realizado na capital paulista o Fórum de Práticas e Gestão em Instituições de Ensino Superior. Durante o período, o fórum discutiu, debateu, e apresentou exemplos de sucesso e networking (rede de trabalho) entre os profissionais do setor de educação. O diretor da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), Prof. Dr. Márcio Cardim, participou do evento e presenciou diversas sessões e workshops. O diretor participou da Sessão A, que abordou o tema: “A Inserção da IES (Instituição de Ensino Superior) no Marketing Digital”. Cardim, também acompanhou as palestras sobre Planejamento Estratégico e Inovação em IES, com abordagem de vários temas. Finalizando, foram realizados dois workshops, sendo um sobre Indicadores de Desempenho em IES e outro sobre Captação, Fidelização & Retenção de Alunos. Segundo Cardim, “O encontro proporcionou o acesso a conteúdos e experiências de profissionais de destaque e que estão totalmente envolvidos e empenhados no processo de profissionalização e melhoria do setor de educação”.

foto: Central de Com. FAI

Na manhã desta quarta-feira, 29, a reportagem do “Hoje” percorreu quatro bairros da cidade para apurar a situação de conservação de áreas destinadas ao lazer das comunidades locais. Em dois parques infantis, de bairros distintos, indícios mostram que já há algum tempo que não são realizados serviços de manutenção e conservação. Na Vila Ipiranga, dos dez brinquedos de um playground, nove estão deteriorados e não apresentam condições para que crianças freqüentem o local. Alguns podem até mesmo colocar em risco a integridade física. Ainda, o local acumula uma grande quantidade de lixo e outros detritos, inclusive fezes de animais sobre os brinquedos. Em outro playground, no Parque Cecap, a mesma situação é encontrada. No local não há se quer um único brinquedo em condições de uso. A situação é agravada pelo acumulo de folhas que caem das árvores e que escondem a superfície do solo. Em alguns pontos, o crescimento descontrolado de raízes de árvores têm abalado estruturas de concreto, inclusive em guias da calçado ao entorno do parque. No local, há uma placa inaugural datada do ano de 1996, onde cita a Ampac, Associação de Moradores do Bairro e a Prefeitura Municipal como construtores da área de lazer. Outro problema encontrado em ambos os locais, é o controle de acesso. Os portões são mantidos abertos e não existem pessoas que monitoram entrada e saída dos freqüentastes, facilitando até mesmo o acesso de pessoas mal intencionadas.

Natação e musculação adaptada são oferecidas gratuitamente

A.S. O curso de Educação Física da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) vem desenvolvendo atividades de preparo físico, elaboradas por alunos na disciplina de Educação Física Adaptada. Grupos especiais são divididos em atividades físicas para idosos e atividades físicas para portadores de deficiência. O projeto destinado à terceira idade é dividido em dois módulos e visa o atendimento de alto padrão, junto aos professores de Educação Física que se formam na instituição. O foco destes projetos não está apenas na parte física, mas também, no convívio social. O projeto para portadores de deficiências físicas também mantém dois blocos, com atividades desenvolvidas durante o semestre. Atualmente, estão sendo desenvolvidas atividades no basquete sobre rodas e musculação, visando à inclusão esportiva.

PREVISÃO DO TEMPO

Entre para o Clube Assine o Hoje em Adamantina e entre para o seleto grupo dos bem informados. Você recebe o jornalismo selecionado, com informação rápida e dinâmica. Ligue e assine 3522 2725 @AgMarte hojeemadamantina.blogspot.com e-mail: jornalismo.marte@gmail.com

Hoje em Adamantina, A informação que vão comentar amanhã.

* O Jornal não se responsabiliza pelos artigos assinados por colaboradores. Os mesmos não refletem a posição editorial do jornal.

fechamento da edição: 12h54

Editor Responsável

Redação

Revisão

Augusto Santos

diegorrfonseca@hotmail.com

augusto.marte@hotmail.com

Diagramação

Diego Ramirez

Diretores

Sérgio Barbosa

Igor Pedrini Alessandro Dias [Alemão]

Jornalista Profissional Diplomado MTb Nº 16.772/SP - MS Nº 18.209/SJSP

Sérgio Barbosa

Danilo Carvalho

sebar.marte@uol.com.br

sebar.marte@uol.com.br

dp.carvalho@yahoo.com.br

Departamento de Vendas Adriano Miranda Arieni Tarcila Ciceri vendasmarte@uol.com.br

Rua Nove de Julho, 717

HOJE em Adamantina Nº 178  

Jornal HOJE em Adamantina Nº 178 de 29 de junho de 2011