Issuu on Google+

HOJE 156

em Adamantina

Terça-Feira, 31 de maio de 2011

OPINIÃO

IMAGEM DO DIA

AIR será tema do “Fronteira do Brasil”

filosomidia.blogspot.com

A "ESPIRAL DO SILÊNCIO" EM MARTE...

ifronteira.com.br

Sérgio Barbosa sebar.marte@uol.com.br

O cenário não é mais o mesmo em terras provincianas depois de alguns desencontros midiáticos patrocinados pelo Jornal "HOJE em Adamantina", assim, pode-se levar adiante deste tempo aquele algo mais do que acontece além do denominado senso comum, bem como, dos ruídos e sujeiras escondidas debaixo dos tapetes de uma província qualquer. A intimidação por meio dos processos do outro tempo, ou seja, quando os Atos Institucionais dominavam e ditavam isto e mais aquilo no País do faz de conta ficaram no passado, também, as tais bulas papais que direcionavam as condenações na Idade Média ou Idade das Trevas. Portanto, pode-se esperar neste cenário dominado pelos donos do poder nas áreas secular e sagrada, nada mais ou nada menos do que coerência com o papel da mídia frente aos desmandos do passado em compasso de espera no presente, ainda, visando um olhar a frente em busca de um futuro sem amarras para todos os lados em benefício da comunidade. A "Espiral do Silêncio" é um dos temas que pode explicar tais acontecimentos recentes no cenário provinciano com relação aos artigos veiculados na Coluna "Opiniâo", ou seja, quando formadores de opinião, instituições religiosas e seculares por meio dos seus portavozes camuflados, insistem em pautar os fatos, bem como, opiniões veiculadas neste jornal. Desta forma ou de um outro jeito que pode ser o famoso "jeitinho brasileiro" em terras tupiniquins, deve-se ressaltar o compromisso dos/as articulistas do jornal em todas as esferas opinativas em busca da reflexão crítica frente aos acontecimentos provincianos em tempo de pós-globalização midiática. A intimidação é um vício histórico deste país em todas as áreas em nome do "senso comum" que o poder exerce pela força da repressão física em momentos registrados pelos anais da história em um passado recente, além da opressão psicológica via pensamento ou manipulando o conhecimento tal qual no livro "1984" de George Orwell. Até a próxima viagem!

Augusto Santos

“A

imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro. - Noam Chomsky

Um dos programas de TV de transmissão regional, que mais enfatiza e divulga os rodeios e a vida no campo, o “Fronteira do Brasil”, exibido pela TV Fronteira (afiliada da Rede Globo), terá a programação do próximo sábado, 4, voltada exclusivamente ao AIR 2011 (Adamantina International Rodeo). O programa divulgará todo o cronograma do evento e suas respectivas atrações, evento este que acontece de 9 a 13 de junho, no recinto poliesportivo de Adamantina. O touro Pesadelo, da boiada da 3B Eventos, será um dos destaques do programa, com um quadro dedicado exclusivamente aquele que é atualmente considerado o mais caro e temido touro da atualidade no Brasil. A banda Red Fox, e a dupla Marcos Paulo e Candé, presença confirmada no AIR, também participaram das gravações na Fazenda Figueira, em Lucélia, de propriedade de José Fernando Mendonça. Eles farão parte do quadro “Roda de Viola”. Outro destaque do “programa” será a chef de cozinha Cida Buainain, mãe do empresário Ricardo Bento, da 3B Eventos, que fará parte do quadro “Cozinha do Brasil”, apresentando uma deliciosa receita: aPaella Marinara. O “Fronteira do Brasil” será exibido a partir das 8 horas, pela TV Fronteira (afiliada Rede Globo), com apresentação de Vivian Padovan.

Hoje é o último dia das inscrições Saúde de Adamantina divulga para concurso da Prefeitura Augusto Santos Hoje, 31, é o último dia para efetuar as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Adamantina, que abriu 83 vagas de empregos públicos, distribuídas em vários cargos e setores da municipalidade, conforme consta no edital. Os salários vão de R$ 557,07 a R$ 1.352,83 e as inscrições podem ser feitas pela internet, através do site www.omconsultoria.com.br. A data, horário e o local das provas serão divulgados pela imprensa com pelo menos, cinco dias de antecedência. O edital completo está disponível nos sites www.adamantina.sp.gov.br, www.omconsultoria.com.br, e no mural do térreo da Prefeitura.

mais um caso de dengue Augusto Santos A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina divulgou na semana passada, o resultado de mais um caso positivo de Dengue. Desde o inicio deste ano, o município já contabilizou onze casos da doença. O caso mais recente é de uma mulher de 24 anos, moradora da cidade de Três Lagoas (MS), onde existe uma epidemia da doença.


Você foto: Arieni Tarcila

foto: Arquivo Pessoal

As empresárias Anelise Godoy e Laurie da Chiquita Bacana, comemoram nesta semana dois anos de inauguração

foto: Arquivo Pessoal

Ana Claudia, Simone, Rose, o pequeno Alyson e Anelise, na Chiquita Bacana

Maria e Bia Galvão, em festival de aniversário

Estatísticas letais sobre o tabaco Alunos da FAI visitam necessidade de investir cada vez mais no combate ao fumo. Augusto Santos Em 2008, em média, quatro brasileiros Na celebração do “Dia Mundial sem Tabaco”, morreram a cada hora por complicações nesta terça-feira, 31, os brasileiros têm muito respiratórias. com que se preocupar. Análises do Instituto Não só o fumante sofre. Estudo da OMS Nacional de Câncer (Inca), a partir da Pesquisa (Organização Mundial de Saúde), sobre de Tabagismo, contida na Pesquisa Nacional de mortalidade devido ao tabagismo passivo em Domicílios de 2008, do IBGE (Instituto Brasileiro todo o mundo, mostrou que no Brasil morrem de Geografia e Estatísticas), mostram que oito aproximadamente 7,5 mil brasileiros todos os em cada dez homens, e seis entre dez mulheres anos devido à fumaça do cigarro. que morrem em decorrência de doenças No Estado de São Paulo, desde o dia 7 de maio respiratórias crônicas, devido as toxinas de 2009, uma lei estadual (Lei Nº 13.541) promulgada pelo então governador José Serra, presentes no cigarro. Outro dado alarmante, é que um milhão de estabelece normas de proteção à saúde e de fumantes no país sofrem de doença respiratória responsabilidade por dano ao consumidor, ficando proibido a utilização de produtos crônica, devido ao tabagismo. O Brasil tem cerca de 25 milhões de fumantes tabagísticos em ambientes de uso coletivo, acima de 15 anos. E o número de óbitos por públicos ou privados. doenças respiratórias chama a atenção para a

Angra 2

Augusto Santos Na semana passada, alunos do curso de Engenharia Ambiental da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), estiveram em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, onde visitaram a Usina Nuclear “Angra 2”, administrada e operada pelo consórcio Eletrobrás/Eletronuclear. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, o tamanho real do sistema de geração da usina, que é referência nacional para outras empresas. Na oportunidade, os alunos acessaram o setor onde estão os reatores nucleares e captação da água para resfriamento, até a geração de energia. A FAI, ainda fará um convênio para que os alunos tenham a possibilidade de estagiar na usina durante o período de férias e assim, ter um melhor aprimoramento de seus conhecimentos.

Faltam 9 dias para o

De 9 a 13 de Junho

Entre para o Clube Assine o Hoje em Adamantina e entre para o seleto grupo dos bem informados. Você recebe o jornalismo selecionado, com informação rápida e dinâmica. Ligue e assine 3522 2725

Hoje em Adamantina, A informação que vão comentar amanhã.

@AgMarte hojeemadamantina.blogspot.com e-mail: jornalismo.marte@hotmail.com fechamento da edição: 12h47

Diretores Igor Pedrini Alessandro Dias [Alemão]

Redação

Revisão

Augusto Santos

diegorrfonseca@hotmail.com

augusto.marte@hotmail.com

Jornalista Profissional Diplomado MTb Nº 16.772/SP - MS Nº 18.209/SJSP

Diagramação

Sérgio Barbosa

Danilo Carvalho

sebar.marte@uol.com.br

sebar.marte@uol.com.br

dp.carvalho@yahoo.com.br

Editor Responsável Sérgio Barbosa

Diego Ramirez Departamento de Vendas Alan Kaminskas Arieni Tarcila Ciceri vendasmarte@uol.com.br

Rua Nove de Julho, 717


HOJE em Adamantina Nº 156