Page 1

HOJE 146

em Adamantina

Quinta-Feira, 19 de maio de 2011

NOAM CHOMSKY: ALÉM DO CONSENSO FABRICADO EM MARTE! Rodrigo Sanches / Sérgio Barbosa Um documentário com mais de 500 horas de filmagens sobre um dos maiores pensadores do século XX, Noam Chomsky, resultou em um ensaio sobre a mídia, formas de dominação, as lacunas da globalização, ciência política e filosofia. “Consenso fabricado - Chomsky e a mídia” lançam um olhar crítico sobre o controle do pensamento em uma sociedade democrática. Teórico da linguagem e ativista político, Chomsky gerou polêmica na comunidade científica quando desenvolveu regras de uma gramática universal, afirmando que a linguagem humana é resultante de um código genético determinado. Chomsky analisa como a mídia trabalha para controlar o grande público moldando as informações através dos grandes veículos de comunicação. Para ele, “os mesmos que arrancaram os olhos das pessoas são aqueles que reclamam da cegueira”. Chomsky cita como exemplo o jornal Times, que segundo ele “é um bajulador do imperador”. O ativista norte-americano ataca toda e qualquer utilização de poder. Chomsky resumiu em poucas palavras o poder da propaganda na sociedade contemporânea: “A propaganda está para a democracia assim como a violência está para a ditadura”. “Democracia requer livre acesso a informação e idéias”, afirma. “A imprensa determina, molda, controla e restringe”, reforça. Ele ressalta que a criação da imprensa perturbou a elite dominante, surgindo então o que Chomsky denomina de “Consenso fabricado”, ou seja, técnicas de controle do público através dos meios de comunicação. “Quando não é possível controlar as pessoas pela força e a voz do povo surge, surgem os problemas”, analisa. A fabricação do consenso fabricado, segundo Chomsky, é o fator responsável pela redução das pessoas à apatia. “80% das pessoas apenas cumprem ordens, não prestam atenção em nada”, destaca o pensador. Ele é contra a idéia de promover personalidades públicas, e critica os grandes conglomerados internacionais que determinam quem irá ocupar os altos cargos do governo. “As pessoas que estão no poder controlam tudo, e as grandes redes de comunicação são veículos manipuladores a serviço dos verdadeiros donos do Estado: os grandes conglomerados multinacionais”. Portanto, neste contexto além da modernidade midiática deste século XXI, pode-se pensar em

ir além da imaginação neste cenário tecnológico, quando as propostas da comunicação estão constantemente em transformação pelas mãos do homem. A denominada “globalização” por meio da metacomunicação está colocando o mundo em confronto constante com o presente de uma realidade virtual, caracterizando o passado como um ponto distante e próximo do futuro, invertendo os conceitos pré-fabricados do “senso-comum”. Desta forma, pode-se afirmar que o “consenso fabricado” continua atuando em diversas áreas pela tecnologia digital e criando novos paradigmas para o homem frente à realidade do momento, porém, a mídia marca presença neste cenário da metalinguagem como mediadora deste “consenso fabricado”.

propaganda está para a “ Ademocracia, assim, como a violência está para a ditadura.

- Noam Chomsky

FOTO DO DIA

foto: g1.com.br

OPINIÃO

Camarinha, a polêmica na política em nível nacional

Associe sua marca ao terceiro maior rodeio do Brasil Ligue 3522-2725 e reserve seu espaço

População adamantinense está mais velha Augusto Santos Dados do Censo Demográfico 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontam envelhecimento da população adamantinense. Segundo dados apresentados no mês de abril, atualmente existem quase 6 mil pessoas com idades a partir de 60 anos, o que equivale a 17,55 % dos população residente em Adamantina. Em 2000, esse número era de 4671, 13,94%. Do total de pessoas com 60 anos ou mais, 2638 são homens e 3295 mulheres, ao menos o que apurou o censo no ano passado. Uma curiosidade. Adamantina apresentou 4 pessoas com idades acima de 100 anos.

Na outra ponta, a pirâmide etária de Adamantina indicou uma redução na proporção de crianças entre 0 e 9 anos. Em 2010, elas correspondiam a 10,65%% da população (3601), contra o percentual de 14% (4689), registrados dez anos antes. Os números representam a necessidade dos gestores pensarem em investimentos, planos e projetos públicos, principalmente na área da saúde, para esta população. Para ter dimensão do “universo” dos cidadãos com 60 anos ou mais em Adamantina, se formássemos um município com esta população, superaria algumas outras da região, tais como: Flora Rica, Inúbia Paulista, Mariápolis, Pracinha, Sagres e Salmourão.


Você foto: Augusto Santos

foto: Augusto Santos

Em Cartaz no Cine Cyber Planet Sessão das 21h:

Pânico 4 Daniel Cardim, do Cardin's Bar

Amanhã estreia “A Garota da Capa Vermelha”.

Eduardo Pastorek, da Casa do Xerox

Camarinha afasta-se do cargo Campanha do Agasalho 2011 fará Desenho Industrial é uma opções arrecadação no próximo dia 05 no mercado de trabalho em meio a acusações foto: g1.com.br

O deputado federal Abelardo Camarinha (PSB) se afastou por período de seis meses do cargo, deixando seus eleitores, principalmente na região do oeste paulista, sem representatividade em Brasília. Taxado como um dos parlamentares mais faltosos do Congresso, cede a vaga para o exjogador de futebol Marcelinho Carioca. O motivo do afastamento, que se estenderá por no mínimo seis meses, não foi divulgado. A informação do afastamento de Camarinha foi notícia nos principais sites da internet no país ontem à tarde como: O Globo, Folha.com e UOL. Marcelinho Carioca é o primeiro suplente do partido e assume automaticamente a vaga de Camarinha. A cerimônia de posse do ex-atleta, que começa vida política, aconteceu às 10h de hoje. Coincidência ou não, Camarinha solicita afastamento do cargo justamente na semana em que deve enfrentar uma avalanche de ações no STF, em Brasília, duas delas por calúnia e outra por desvios na merenda escolar. Os julgamentos estão na pauta do tribunal para esta quinta-feira. Nas últimas semanas, Camarinha tem sido alvo de constantes reportagens em jornais e site nacionais que destacam a extensa ficha corrida do deputado licenciado, com aproximadamente uma dezena de processos em que é réu no STF, entre as acusações crime contra a ordem tributária, formação de quadrilha e outros. Um dos inquéritos é o 2.969, que está nas mãos do ministro José Antonio Dias Toffoli, investiga o deputado por ataques e ofensas ao funcionário de um jornal. Caso sejam abertas as três ações contra Camarinha, que é julgado pelo STF por ter foro privilegiado nas questões penais devido ao cargo de deputado, se torna o político mais ficha suja do país e campeão em processos no STF, ultrapassando o ex- governador de Roraima, Neudo Campos.

foto: Central de Com. FAI

Augusto Santos

Augusto Santos

A apresentadora é a madrinha da Campanha neste ano

Augusto Santos Com o tema “Roupa boa à gente doa” o Fundo Social de Solidariedade de Adamantina, após firmar parceria com empresas locais (Tiro de Guerra, Sabesp, Polícia Civil e Casas Pernambucanas) realiza a Campanha do Agasalho 2011. Neste ano, a coleta em residências será realizada no dia 5 de junho pelas equipes da Sabesp e do Tiro de Guerra. Os oficiais do Tiro de Guerra farão a entrega de panfletos nas residências no do dia 24 a 29 de maio, informando a data de arrecadação dos agasalhos. Caixas de coleta serão espalhadas em escolas municipais e particulares, no Paço e Biblioteca Municipal; 1º, 2º e 3º Distritos Policiais, DDM, Delegacia Seccional, no Tiro de Guerra, na Sabesp e em diversos pontos estratégicos da cidade. As doações serão repassadas às entidades cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade. A presidente da entidade, Ana Maria Romanini Micheloni, solicita a colaboração dos adamantinenses, que contribuam com a doação de peças em condições de uso.

O profissional em Desenho Industrial vem ao longo dos anos conquistando espaço no mercado de trabalho. O Prof. Ms. Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa, coordenador do curso na FAI (Faculdade Adamantinenses Integradas) apresenta algumas informações relevantes sobre está área de atuação profissional. Segundo o mesmo, a função do profissional habilitado em Desenho Industrial é desenvolver projetos que suprem as necessidades humanas, identifica essas necessidades e as transforma em objetos físicos, desde a criação de embalagens, celulares, roupas, móveis, entre outros. Spinosa afirma que esta é uma profissão que exige trabalho em equipe, pois deve reunir conhecimentos com profissionais da área de engenharia, tecnologia, publicidade e propaganda. O vestibular de inverno abre vagas para Desenho Industrial e segundo o coordenador “é um excelente curso para quem gosta de criatividade, inovação e pensa em construir o futuro”, finaliza.

Faltam 21 dias para o

De 9 a 13 de Junho

Informação Rápida e Dinâmica Assine o Jornal HOJE em Adamantina Fone: 3522 2725

@AgMarte terramarte.blogspot.com e-mail: jornalismo.marte@hotmail.com

Rua Nove de Julho, 717

fechamento da edição: 11h34

Diretores Igor Pedrini Alessandro Dias [Alemão]

Editor Responsável Sérgio Barbosa

Redação

Diagramação Danilo Carvalho

Departamento de Vendas

Jornalista Profissional Diplomado MTb Nº 16.772/SP - MS Nº 18.209/SJSP

Augusto Santos

Revisão

Alan Kaminskas Arieni Tarcila Ciceri

sebar.marte@uol.com.br

augusto.marte@hotmail.com

Diego Ramirez

vendasmarte@uol.com.br

Rua Nove de Julho, 717

HOJE em Adamantina Nº146  

Jornal HOJE em Adamantina Nº 146, de 19 de maio de 2011.