Issuu on Google+

HOJE 116

em Adamantina 11 de abril de 2011 fechamento da edição: 14h10

Editorial

O PODER INSTITUCIONAL ALÉM DE MARTE... Caros leitores e leitoras deste periódico provinciano, nem sempre as coisas são como a gente quer, ainda mais quando existe os denominados ou pseudos “donos do poder” aqui ou do outro lado. Na instituição maior da província pode-se esperar de tudo e mais alguma coisa nos casos de perseguição docente, ainda, quem ficou com a fama disto ou daquilo foi o outro que saiu, porém, alavancou a tal pujança acadêmica para além do cenário local. Neste momento, espera-se a turma do poder anterior possa ficar bem longe da nova esperança acadêmica, entretanto, existem as outras trocas nada simbólicas para justificar esta ou aquela permanência no cargo administrativo ou função pedagógica. Foram quatro longos anos sem mais e sem menos para a comunidade acadêmica, nestas contas de faz de conta, as perdas são irreparáveis em todos os sentidos, ainda, números não justificam o avanço no mercado educacional cada vez mais predatório para todos os lados da academia. Mas, “A quem honra, honra”, assim, que o passado não tão distante possa estar neste presente que deverá ficar em outro passado, porém, sem muitas recordações para funcionários, docentes e discentes, além do mercado provincianos que mais perdeu do que ganhou alguma coisa com das limitações pessoal, profissional e acadêmica. Até a próxima viagem!

Vacinação contra influenza inclui gestantes foto: Agência Marte

Da Redação A vacinação é ainda a maneira mais eficaz de se prevenir diversas doenças, para tanto, no período de 25 de abril a 13 de maio, o Ministério da Saúde, promoverá apoiado por estados e municípios a 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza A (H1N1), prosseguindo com o calendário vacinal anual em todo o território brasileiro, incluindo Adamantina. Ainda, no dia 30 de abril, sábado seguinte ao inicio da campanha, será realizado o “Dia D”, quando unidades básicas de saúde ficarão abertas em período integral, visando estimular a ida da população aos pontos de imunização. A vacinação, como nos anos anteriores irá amparar pessoas idosas, com idades a partir de 60 anos, além de gestantes, ineditamente inclusas na vacinação neste ano.

A estratégia que ampliou o público da campanha teve como suporte estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, segundo o Cerest/PP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Presidente Prudente), que apóia a iniciativa e afirma que ao longo dos anos, a campanha vem contribuindo para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. A vacinação em Adamantina No Município, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza contará com quatro postos de imunização: Centro de Saúde (Av. Vitório Romanini, 16 - Vila Cicma); PAS I (Rua Nove de Julho, 841 – Centro); PAS II (Al. das Margaridas, s/nº - Vila Jardim); e PAS III (Rua João Pachione, s/nº - Jardim Adamantina). É necessário que na ocasião, todas as pessoas enquadradas pela campanha compareçam a uma das unidades de saúde para receber a dose da vacina, sendo que deverão estar munidas da caderneta de vacinação, uma vez que será aferida a necessidade de outras vacinas.

Repensem seus hábitos e mata ciliar Da Redação A Prefeitura Municipal com apoio de diversas instituições afins aos interesses da campanha lançada por meio de folhetos explicativos e orientações sobre os temas: Não Sufoque a Vida e Mata Ciliar, busca fortalecer o compromisso com a preservação da natureza visando um futuro melhor para a comunidade adamantinense. Torna-se importantes neste contexto tais preocupações veiculadas pelo poder público local, assim, cada morador ou moradora deverá participar da melhor forma possível com as

campanhas em pauta. No mote “Não Sufoque a Vida”, um dos problemas que complicam e muito a situação do meio ambiente pelo descarte das “sacolas plásticas”, desta forma, é urgente a busca pela solução desta contaminação em nível glocal, ou seja, do global para o local. No folheto “Mata Ciliar” a proteção dos córregos e rios na região com o objetivo de preservar o equilíbrio ambiental pela proposta da harmonização entre a água, o solo e o homem. Colabore e participe das campanhas!

foto: Ass. Com. FAI


Você foto: Sec. de Cultura

Aproximadamente mil pessoas prestigiaram ontem a apresentação da Orquestra Popular Caipira Urubupungá, da cidade de Ilha Solteira.

foto: Arquivo Pessoal

foto: Arquivo Pessoal

Conceição Silva recebe amigos e familiares para comemorar aniversário; Na foto Miguel, Sergio Wanderlei, Marcia, prefeito Valtinho de Osvaldo Cruz e prefeito Zé Luiz de Salmourão

Loreda, Kaliny, Helga e Brenda, em divulgação do AIR 2011

Apromam debate vários temas em reunião Diretor da UNESCO foto: Sérgio Barbosa

Na reunião foi destacada a atuação da entidade no município

Da Redação Ao menos 15 pessoas estiveram reunidas na manhã do último sábado, 9, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Adamantina, para participarem de reunião da Apromam (Associação de Proteção ao Meio

Ambiente de Adamantina). Na pauta do encontro, vários assuntos foram discutidos, sendo que alguns destes foram abordados com maior amplitude, devido à importância e complexidade para o contexto local e da própria associação, assim como a apresentação de um relatório das atividades desenvolvidas pela Aproman, apresentado pelo presidente da entidade, Bruno Panini Mantovani. Na ocasião, foi aberto um espaço para a apresentação de idéias, no qual o jornalista Sérgio Barbosa, sugeriu a publicação de um informativo periódico contendo informações de interesse coletivo no âmbito da Apromam e de suas respectivas áreas de atuação. Contudo, o encontro foi encerrado com o pleno cumprimento da pauta hora antes definida, no qual todos os assuntos foram tratados com a devida atenção.

em Adamantina Da Redação No segundo semestre deste ano, estará em Adamantina para participar de um “Diálogo Acadêmico” em homenagem ao prof. Dr. Gilson João Parisoto, os professores doutores, a saber; José Marques de Melo, diretor titular da Cátedra UNESCO/METODISTA de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e docente do curso e Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), também, confirmou presença, o pesquisador Isaac Epstein, ex-Diretor Científico da Cátedra UNESCO/METODISTA e autor de diversos livros nas áreas da Semiótica, Comunicação e Linguística. Neste contexto acadêmico, espera-se que o segundo semestre adamantinense faça a diferença no cenário do ensino e da pesquisa com este diálogo por meio da proposta nas áreas da Educação (Gilson Parisoto), Mídia (Marques de Melo) e Ciência (Isaac Epstein). O encontro é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo-SJSP por meio da Regional Oeste Paulista, promoção e execução da LEGGDesign e Informação e apoio do jornal Hoje em Adamantina.

Informação Rápida e Dinâmica Assine o Jornal HOJE em Adamantina @AgMarte

Fone: 3522 2725 Rua Nove de Julho, 717

terramarte.blogspot.com

Diretores

Editor Responsável

Igor Pedrini Alessandro Dias [Alemão]

Sérgio Barbosa Jornalista Diplomado MTb Nº 16.772/SP

Redação Augusto dos Santos

Diagramação

Departamento de Vendas

Danilo Carvalho

Alan Kaminskas Arieni Tarcila Ciceri vendasmarte@uol.com.br

Rua Nove de Julho, 717


HOJE em Adamantina Nº 116