Page 1


hippo.com.br instagram.com/hipposupermercados facebook.com/HippoSupermercados Hippo Alvim - Rua Almirante Alvim, 555 Centro - Florianópolis SC Hippo Lamego - Rua Almirante Lamego, 761 Centro - Florianópolis SC Hippo Pedra Branca - Rua da Universidade, 346 Loja 21 Pedra Branca - Palhoça SC Hippo Coqueiros - Av. Desembargador Pedro Silva, 2392 Coqueiros - Florianópolis SC Telefone: 48 3212.6600

Delivery: 4007.2204

A revista Hippo é uma publicação da Editora Sul Publicações Ltda. Editora Responsável: Maria Helena José Planejamento e Concepção do Projeto: Maria Helena José Projeto Gráfico e Editorial: Larissa Harsteln

Editorial

Através desses 22 anos de caminhada, tivemos a oportunidade de acompanhar o crescimento do Hippo e sua inserção cada vez maior na comunidade. O bom acolhimento aos clientes proporcionou a todos muito mais do que um local para compras, tornou-se um ponto de encontro para um papinho amigo, aliado a um atendimento primoroso em um local onde se encontram os mais variados sabores do mundo. Por essa razão, é com grande alegria que apresentamos mais uma edição comemorativa, repleta de sabores. Temas como nutrição, gastronomia, tendência, entretenimento, saúde e bemestar compõem esta edição, com destaque especial para matérias de profissionais com conhecimento nas áreas em que atuam. Esse é realmente um momento especial para festejar o sucesso alcançado junto aos clientes, fornecedores e colaboradores! Parabéns ao Hippo!

Impressão: Tipotil Comercialização: Multimídia Friends Endereço: R. Bento Silveira, 34 - 2º andar Lagoa da Conceição - Florianópolis SC Telefone: 48 3334.9000 Email: contato@multimidiafriends.com.br

Baixe o aplicativo de realidade aumentada BRASIL e onde tiver o HIPPO PLAY divirta-se!


Sumário

|13| |16|

|24| |33|

Produtos em Destaque

|07|

Clientes HIPPO Alimentos Especiais hippo

|10| |13|

Palavra do Chef Receita Cliente HIPPO

|14|

Matéria de Capa Nutrição HIPPO

|21|

Momentos HIPPO Entretenimento

|27|

Tendência

|31|

Meio Ambiente

|33|

Saúde e Bem-estar

|34|

|16|

|24| |29|


Produtos em Destaque Vodka Beluga | Rússia

A Vodka Beluga Noble obteve o status de "o clássico". Beluga Noble tem um sabor nobre e saboroso, porque compreende alguns ingredientes naturais únicos. O espírito de malte e a mais pura água artesiana são ingredientes tradicionais e são de importância primordial na produção de vodka Beluga. Assim que a bebida estiver pronta, o período de descanso de trinta dias começa. Esse tipo de tecnologia foi comprovado por séculos. Elimina o forte cheiro de espirituoso e proporciona à Beluga Noble um sabor único e um aroma suave. O Beluga Group está presente nos 5 continentes e mais de 80 países. O Beluga Group é inspirado por um objetivo principal: desenvolvimento e criação de novas marcas de álcool para todas as categorias de consumidores. Hoje oferecem aos clientes uma variedade de bebidas que inclui todas as categorias: vodka, uísque, gin e rum. Você encontra a linha completa nas lojas Hippo. Confira!

Vinho Marea | Chile

Os vinhos Loma Negra oferecem a grande novidade deste inverno: os vinhos Marea que nascem no Valle de Leyda, uma das regiões mais aclamadas para variedades costeiras premium geladas. Devido ao efeito moderador do Oceano Pacífico, Valle de Leyda tem um clima frio e fresco, com uma variação mínima na temperatura diurna. Esta região é irrigada com águas do rio Maipo, que se origina de degelos na Cordilheira dos Andes. As vinhas da fazenda em Leyda são as mais próximas do mar, o que se traduz em vinhos frescos e frutados, com uma sutil salina mineral.

Cerveja Kaiserdom | Alemanha

A cervejaria Kaiserdom Specialties Bamberg existe desde 1718 e é a maior cervejaria de Bamberge, Alemanha. É propriedade da família Wörner há mais de 100 anos. Todas as cervejas Kaiserdom são fabricadas de acordo com a Lei de Pureza Alemã. Como ingredientes, apenas água, lúpulo e malte. As cervejas da Kaiserdom Specialty Brewery devem satisfazer até os mais exigentes bebedores de cerveja. A experiência acumulada desde 1718 como cervejeiro e o manuseio cuidadoso das cervejas durante o armazenamento formam a base para a alta qualidade de nossas cervejas. A Kaiserdom Specialty Brewery participa regularmente nos testes de qualidade da Sociedade Agrícola Alemã (DLG) com várias cervejas. É um dos testes mais exigentes do mundo. Não inclui apenas o importante teste de sabor, mas também um teste analítico. A estabilidade do sabor e o prazo de validade também são classificados.

Azeite Extra Virgem Olitalia I Dedicati Itália

Da competência e experiência da Olitalia, surge a linha "I Dedicati", que se baseia na riqueza e variedade de fragrâncias e dicas de azeite extra-virgem para encontrar a combinação certa para cada prato. Para você combinar o melhor azeite ao seu prato favorito. Delicie-se!

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

7


Cookies Milano | Estados Unidos

A fundadora da Pepperidge Farm, Margaret Rudkin, foi uma das grandes líderes empresariais do seu tempo. Em 1929 mudou-se com sua família para Pepperidge Farm (homenagem a uma antiga árvore que cresceu lá), onde teve que lidar com as graves alergias e asma do filho mais novo, cuja condição o impedia de comer a maior parte dos alimentos processados comercialmente. Seguindo conselho médico, Margaret arriscou-se a produzir pão com trigo integral mantendo nutrientes e vitaminas. Em 1939 a Pepperidge Farm ultrapassava a fabricação de um milhão de pães. Na década de 1950 lançou os cookies diferenciados Milano, sendo eles meio século depois, ainda alguns dos produtos mais populares. Deguste-os!

COPA FATIADA VITO BALDUCCI 80G

A Coppa é um produto do ramo da charcutaria e dependendo do corte é composto pela parte dianteira do lombo. É salgada, curada e defumada naturalmente com temperos, vinho e ervas aromáticas, por período que varia em torno de três meses. Com agradável sabor defumado é rústico e possui gordura entremeada na carne. Harmoniza com vinhos como o Jerez e o Lambrusco, além de cervejas fortes como Schwarz e Rauch. Por ser embalado em atmosfera protetora, possui uma vida útil de prateleira estendida, já que não há a adição de aditivos. A bandeja tem 80g e oferece higiene, comodidade e praticidade ao consumidor.

Burger Gourmet Vegan da Superbom QUEIJO CURADO TRECENTO APROX. 27,0KG

A palavra italiana "Trecento" significa "Trezentos". O queijo Granarolo Trecento é feito com mais de 300 litros de leite cru italiano, dos agricultores Granarolo. Feito com paixão, sabedoria e experiência, possui 30% menos sal do que os queijos duros italiano disponíveis no mercado e não contém conservantes. É perfeito para dietas vegetarianas, pois não é produzido com coalho animal, e sim com o microbiano. Trecento é ideal como um queijo de mesa e ralado. Também pode ser apreciado como aperitivo, cortado em lascas ou pequenos cubos ou depois de uma refeição com fruta da época.

É uma inovação no mercado vegetariano/ vegano. Um hambúrguer com cheiro, sabor e textura semelhante ao de origem animal, no entanto, é total plant based feito à base de ervilha. Com 15g de proteína, esse hambúrguer vegano complementa a dieta vegetariana com facilidade, sendo o elemento que faltava para criar os melhores lanches com mais sabor e nutrição. Rico em proteínas vegetais, contém vitaminas A, B9 e B12 além dos minerais zinco e ferro, é uma ótima opção para substituir a versão do hambúrguer de origem animal. Disponível em embalagem com 227g.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

9


Clientes Hippo Inaugurado em 1997, o Hippo atribui para si o desafio: configurar-se como ponto de encontro para seus clientes em suas quatro lojas localizadas na região da grande Florianópolis. As pessoas se sentem em casa, fazem amigos e desfrutam bons momentos. É assim que nestes 22 anos vem agregando inúmeros clientes, que contam com o bom atendimento e acolhimento, são tratados pelo nome, abastecendo não apenas sua dispensa, mas também seu anseio por entretenimento e refeições saborosas, preparadas com produtos da melhor qualidade.

HIPPO 22 anos E é com este espirito festivo que o Hippo comemora seu aniversário juntamente com seus clientes. Cliente Hippo de Coqueiros, Sr. João Edurado Rocha parabeniza o Hippo por mais este ano de sucesso em suas instalações e principalmente por ter realizado este empreendimento no bairro de coqueiros. “O Hippo é um local que agrega, atende realmente o cliente em suas necessidades, o atendimento é primordial, cativa a gente. Perguntas como: o senhor precisa de alguma coisa? Isso para mim são atitudes que me são bem vindas, pois sempre que estou no estabelecimento comprando, estou também fazendo amizades. O setor de carnes também é primoroso, o hambúrguer feito na hora, o lombinho de porco já temperado que comprei e foi somente chegar em casa e colocar no forno, eu diria que foi uma satisfação, ficou excelente. Nos dias de hoje em que as pessoas se estranham por qualquer razão, ver um cumprimento ao chegar na loja do Hippo, é grandioso, me sinto lisonjeado e agraciado, pois eu não sou comerciante, mas consigo observar que o cuidado nas vendas trazem aproximação e confiança. Posso dizer que tudo que envolve a marca Hippo tem muito valor. A revista Hippo por exemplo, é uma comunicação super importante e já faço coleção de cada exemplar que recebo, já tenho todos os números praticamente, admiro a qualidade das matérias e percebo o carinho nas edições, onde os clientes também participam enviando sugestões. Em nome dos consumidores quero agradecer a todos do Hippo que fazem com que esta marca seja um selo de qualidade."

10 • revista HIPPO

| DELIVERY: 4007 2204


Maria Luiza Amarante da Nóbrega, Lúcia Bastos Abraham, Leila Moreira, Maria Luiza Azambuja, Leonir Demonti Sartori, Sueli Inês Souza, Regina de Mello Lisboa, Ana Carolina de Luca, Cleide Maria Meira da Veiga, Emerli Silva, Evanilde Moser e Sônia Maria Dutra Luciano. "Moramos na região do centro, nas redondezas da loja Alvim, onde também é próxima a pracinha do Largo Benjamin Constant, e é neste contexto que entra nossa historia. Entre as idas e vindas ao supermercado, trocávamos ideias sobre receitas e sempre atendidas pelo nosso “anfitrião” Sr. Ernesto, colaborador do Hippo que sempre nos trouxe o diferencial em atendimento. Podemos afirmar que o Hippo é uma empresa que nos abraça. Formamos um grupo de amigas e iniciamos outros encontros e que permanecem ate hoje. Após a revitalização do Largo Benjamin Constant, que ganhou novas cores, mais seguro, pela iluminação e poda de árvores, e mais equipado, com parque infantil sempre lotado, academia ao ar livre, espaço pet e bicicletário, começamos a nos encontrar quase sempre as noites na pracinha. Levamos espumante ou vinho, pedimos pizza, e a alegria logo se expande para quem passa na praça e nos assisti confraternizando os bons momentos da vida. Assim, o bom astral do Centro, e o novo Largo entregue em março de 2018, história, natureza e moradores têm ainda mais motivos para conviver em plena e feliz harmonia. Nossa amizade esta cercada de boas energias, desde o local onde moramos, como também as pessoas com as quais convivemos e ainda o prazer de ter um supermercado pertinho da gente, que a vinte e dois anos vem contribuindo para o nosso bem estar."

"Podemos

afirmar que o Hippo é uma empresa que nos abraça"

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

11


Alimentos Especiais Hippo

Alimentos Funcionais Acredita-se que as pessoas desde muito cedo já utilizavam estes alimentos funcionais nas suas dietas, sem saber do que se tratava. Hoje observa-se que há uma mudança no comportamento, onde já existe a busca por informações justamente pelo bem-estar e qualidade de vida que esses alimentos promovem. Mediante o contexto, classifica-se como alimento funcional: Todos os alimentos in natura que possuem em si substâncias que consigam atuar no nosso metabolismo, fornecendo benefícios a saúde. Os Alimentos Funcionais possuem compostos bioativos que podem atuar como moduladores dos processos metabólicos, chamados também de fitoquímicos.

Estes, são encontrados em alimentos de origem vegetal, combatendo os radicais livres, processos oxidativos e agressores. Exemplos de Fitoquímicos: w Ácidos alfa-linoléicos: estimulantes do sistema imunológico e responsáveis por ajudar no controle de infecção. Encontra-se nas nozes, amêndoas e os óleos de soja e linhaça. w Ômega 3: é um ácido graxo essencial, com função de baixar os níveis de LDL além de reduzir a pressão arterial. Pode ser encontrado no atum, salmão, arenque, sardinha, bacalhau e óleos de canola, oliva. w Ômega 6: É um ácido graxo essencial que não pode ser sintetizado pelo organismo e possui propriedades semelhantes e encontrado na linhaça, gergelim, aveia, cevada, milho e centeio. w Beta-glucanos: Proteção contra doenças cardiovasculares e são encontrados em aveia, cevada, linhaça e milho. w CarotenÓides: São precursores da vitamina A, ajudam a manter saudável a função visual. Têm ação antioxidante e anticarcinogênica além de evitar infartos e derrames cerebrais, pois previnem a formação de coágulos sanguíneos. São encontrados em cenoura, manga, pitanga, abóbora, mamão, tomate, couve, agrião, espinafre e almeirão. w Licopeno: Possui ação antioxidante, e anticarcinogênica. Auxilia no combate às doenças cardiovasculares porque age sobre a oxidação do LDL. Encontrados no tomate maduro, pimentão vermelho, melancia, cenoura e mamão. w Luteina: Possui a função de preservar a função visual e ajudar a prevenir o câncer de cólon. Acha-se na cenoura, laranja, cereais, gema dos ovos, espinafre, agrião e brócolis. Dentre outros como: Fenóis e Polifenóis, Flavonóides, Probióticos e Prébióticos, Fibras vegetais ou dietéticas, Fitosteróis e Polissulfetos e Tocoferóis. Por: Anelise da Rosa www.dicasdobemnutri.com

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

13


Palavra do Chef

Chef

Luciane Daux

Expert em sabores do mundo a Chef Luciane Daux, de tradicional família de Florianópolis, Lu, como é carinhosamente chamada, traz receitas imperdíveis para preparar em casa em diversas ocasiões. Estamos com água na boca! Se você é daqueles que tira de letra receitas muito fáceis e sempre gosta de um desafio, as receitas elaboradas são perfeitas para praticar esse dom. Já imaginou fazer uma receita de um grande chef para sua família?

Foto de Rudi Bodanese

+ 55 48 99980.6166 www.lucianedaux.com.br

14 • revista HIPPO

| DELIVERY: 4007 2204


Flan de Aspargos (para 8 pessoas) Ingredientes

Para o flan

w 4 colheres (sopa) de manteiga w 2 dentes de alho w 1 maço de aspargos w 6 ovos inteiros w 400ml de creme de leite fresco (garrafinha) w 200g de queijo emmenthal em pedaços w 3 colheres (sopa rasa) de farinha de trigo w 1 maço de ciboulette picadinha (opcional) w Manteiga para untar w Farinha de rosca ou Panko q.b. w Sal e pimenta do reino a gosto

1. Limpe os aspargos. Corte e despreze a parte mais esbranquiçada deles, que é mais dura também. 2. Corte as pontas dos aspargos e reserve-as 3. Corte o restante dos aspargos em rodelinhas de 1cm. 4. Refogue o alho picado na manteiga até murchar (sem dourar). Junte o aspargo picado e as pontas e refogue até que esteja macio. Salgue e apimente. 5. Reserve as pontas. 6. Leve as rodelas de aspargo ao liquidificador com os ovos. Bata bem. Junte o crème de leite e o ementhal, a farinha e sal a gosto. Desligue e misture a ciboulette. 7. À parte, unte uma forma de furo com manteiga e passe farinha de rosca ou panko. 8. Coloque a mistura na forma e então enfie no meio na massa as pontas de aspargo que estavam reservadas. 9. Leve ao forno médio (180oC) pré-aquecido EM BANHO MARIA por 50 minutos a uma hora, até que fique firme. Se fizer idividualmente, em ramequins, o tempo será em torno de 25 a 30 minutos. Deixe descansar por 10 minutos e desenforme no prato de servir. 10. Para o vinaigrette: bata as framboesas com a raspa e suco do limão, e incorpore o azeite de oliva. Acerte o sal. 11. Guarneça com os aspargos branqueados, pepinos, abacate e pera (opcional), e o vinaigrette de framboesas.

Guarnição

w 8 framboesas inteiras w 12 aspargos branqueados cortados ao meio, sentido longitudinal w 2 pepinos japoneses w ½ abacate em lâminas w 1 pera williams em lâminas w Microverdes e folhas de endro (opcional) Vinaigrette

w 80g de framboesa frescas ou congeladas w Raspas e suco de 1 limão siciliano w 3/4 xícara (chá) de azeite de oliva w Sal a gosto

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

15


Paulista, filha de mãe francesa e pai brasileiro, Roberta adora preparar receitas funcionais para seus dois filhos. Radicada em Florianópolis há 9 anos, é uma apaixonada por alimentação saudável. Há dois anos, ela e o irmão criaram a Pienuts tortas funcionais, uma empresa familiar onde o slogan é "POR UMA VIDA MAIS LEVE! Visando sempre unir sabor, amor e harmonia. Roberta fez com carinho a receita de Torta Naked de Pistache com Creme de Limão Siciliano, sem glúten e sem lactose para clientes Hippo. Contato: 48 98820.4260 Instagram: @pienuts_tortasfuncionais

16 • revista HIPPO

| DELIVERY: 4007 2204


Torta naked de pistache com creme de limão siciliano Sem glúten e sem lactose

Ingredientes para a massa

w 4 ovos w 1 xícara de açúcar demerara w 1 xícara de óleo de girassol ou óleo de coco w 1 ½ xícara de farinha sem glúten pronta w ½ xícara de pistache sem casca triturado (até ficar quase uma farinha) w 1 xícara de leite vegetal morno (leite de coco ou de amêndoas) w 1 colher de sopa de fermento w Raspas de limão siciliano ingredientes para o crème de limão

w 1 vidro pequeno de leite de coco w ½ xícara de suco de limão siciliano w Ágar-ágar (uma colher de café dissolvida em água) w ½ xícara de açúcar (ou a gosto) Modo de preparo da massa

Quantidade para forma redonda de 24 cm untada e enfarinhada. Em uma batedeira misture os ovos e o açúcar até que fiquem com uma consistência mais grossa. Em seguida, coloque o óleo e bata por mais alguns segundos. Adicione a farinha sem glúten, o pistache triturado e deixe bater até que a massa fique levemente mais firme e, por final, o leite vegetal, o fermento e as raspas de limão siciliano a gosto. Colocar para assar em forno a 200 graus por mais ou menos 35 min. Assim que assar, deixar esfriar a massa e reservar. Repetir o mesmo processo para a segunda base. Modo de preparo para o crème de limão

Em uma panela coloque o leite de coco, o açúcar e deixe ferver. Em seguida, coloque o suco de limão, a mistura de ágar-ágar e deixar ferver sempre mexendo por mais 3 minutos. Reserve e deixe esfriar até que fique com uma consistência firme. Se quiser acelerar o processo pode deixar na geladeira por alguns minutos. Montagem

Coloque uma das bases de bolo em um prato redondo e cubra com o crème de limão. Coloque a outra base em cima. Pode também enfeitar com flores comestíveis e Physalis. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Serve de 12 a 14 pessoas.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

17


Matéria de Capa

2019 A 2ª edição do mais gostoso evento gastronômico da Grande Florianópolis já tem data marcada!

Hippo Gourmet Experience será na charmosa Alameda Casa Rosa.

Reserve o dia 24 de agosto, um sábado, para vivenciar mais uma vez uma viagem pelos melhores sabores do mundo, no Hippo Gourmet Experience. Neste ano a feira muda de lugar, para proporcionar ainda mais conforto e bem estar: será na charmosa Alameda Casa Rosa, no Morro da Lagoa da Conceição. O evento que comemora os 22 anos do Hippo, irá reunir num único lugar o que há de mais atual em produtos gourmet. A programação conta com feira de produtos, palestras, degustações comentadas e aulas-show com especialistas e Chefs renomados, como Olivier Anquier. Tudo em eventos simultâneos, tanto para quem gosta de cozinhar quanto para quem tem interesse em saborear novidades.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

21


A Rede Hippo Com uma trajetória de muitas conquistas e desafios, a Rede Hippo é destaque em Santa Catarina pelo seu pioneirismo. Inúmeras vezes foi vanguardista em projetos inovadores, sempre com atenção a todos os detalhes, com foco em sustentabilidade, alimentos para dietas especiais, padaria e confeitaria com produção própria, carnes e hortifruti selecionados e com rastreabilidade, orgânicos, adega com vinhos de todo o mundo e produtos especiais para chefs de cozinha. Em reconhecimento, a Rede recebeu em 2019, pela oitava vez consecutiva e décima na história da Exposuper, o troféu Mérito de Supermercado mais Admirado na Grande Florianópolis, na categoria médio porte.

O Pão de Olivier Anquier

ESTILO E SABOR O destaque dessa edição será a aula-show com o chef francês Olivier Anquier, naturalizado no Brasil, Olivier mudou o conceito de panificação no país. Padeiro, cozinheiro, apresentador e empresário, iniciou sua vida no Brasil como turista em 1979, mas foi só depois de dez anos, que mudou de vez para o país. Entre idas e vindas, está há quase 40 anos por aqui e comanda três restaurantes e uma padaria em São Paulo, além de atuar como apresentador de programas de TV. E foi dos almoços de família, que Olivier Anquier tirou a receita do seu molho mais famoso, inspirado na tia Nicole, servido como prato principal num dos seus estabelecimentos. Os ingressos já estão à venda em todas as lojas da Rede e na plataforma Sympla, com um diferencial: 50% do valor de qualquer ingresso será convertido em compras no supermercado e os clientes Você Bem + têm desconto de 10%. Sucesso total no ano passado, o evento já está se consolidando como uma experiência gastronômica inovadora, guiada por especialistas e ideal para quem gosta de cozinhar ou simplesmente quer provar as novidades desse universo. A programação, comemorativa ao aniversário de 22 anos da Rede, terá ainda, uma feira com itens nacionais e internacionais, que vai reunir cerca de 40 fornecedores. Dispostos em 35 estandes, os participantes representam dezenas de produtos alimentícios e bebidas voltados ao mercado gourmet, contemplando novidades e sabores de outros continentes. Neste espaço, também estará presente a produção própria do Hippo, que conta hoje com 658 itens entre confeitaria, panificação e salgados. Como diferencial, os produtos têm preparo praticamente artesanal, com receitas desenvolvidas pela equipe de chefs e nutricionistas, sem utilização de misturas prontas e com opções para restrições alimentares.

Serviço

O quê: Hippo Gourmet Experience Quando: 24 de agosto, das 14h às 23h Local: Alameda Casa Rosa Entrada: Ingressos à venda nas lojas Hippo e online pelo serviço Sympla l 1º lote R$100,00 (50% do valor será revertido em vale-compras nas lojas Hippo), sendo que clientes Você Bem + tem 10% de desconto. Classificação: 18 anos

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

23


Nutrição Hippo

Inverno

Tatiane Nascimento Nutricionista CRN 10 5638

e alimentação Com a chegada do inverno e as mudanças de temperatura que vêm ocorrendo de forma drástica, é necessário manter uma boa alimentação para fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados que podem surgir. É importante evitar que o consumo exagerado de alimentos muito calóricos se torne hábito nesta estação do ano, por isso, preparamos algumas sugestões para que seu inverno seja muito agradável e sem exageros. Nos dias mais frios, muitos costumam deixar de consumir os vegetais crus por não ficarem tão apetitosos como os que são servidos na forma cozida. É importante destacar que os vegetais que podem ser consumidos na forma crua possuem maior qualidade nutricional e não podem ser esquecidos ou deixados de lado. Portanto, incluam nas grandes refeições folhas verdes escuras, cenoura, beterraba e tomate na forma crua. Lembre-se de incluir frutas, verduras e legumes no seu dia para garantir a oferta de micronutrientes que têm papel fundamental na manutenção do organismo saudável. Os queijos combinam muito com essa estação do ano, mas em excesso podem prejudicar a manutenção da saúde. O equilíbrio é primordial, por isso, dê preferência aos queijos com menos teor gorduras como o cottage e ricota para o dia-a-dia e reserve os queijos mais especiais para o fim de semana. As sopas e cremes são ótimas opções para enriquecer

24 • revista HIPPO

| DELIVERY: 4007 2204

a dieta, além de saborosas são muito nutritivas. Procure incluir uma variedade de vegetais para que seu prato fique com uma boa quantidade de micronutrientes, estes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os chocolates quentes são os queridinhos do inverno, por isso, procure preparar com chocolate a partir de 70% que possui nutrientes importantes. Os chocolates amargos além de conter manteiga de cacau, possuem maior quantidade do fruto o que resulta em um bom conteúdo de flavonóides. Os chocolates amargos, além de obter efeitos no controle do colesterol, atuam na modulação do estresse oxidativo, inflamação e na melhora das funções cardiovasculares. Os chás são ótimos aliados, pois além de aquecer apresentam propriedades benéficas para a saúde. Procure preparar seu chá de forma artesanal e lembre-se que a ingestão de chá não substitui a necessidade da ingestão diária de água. O ideal é consumir o chá sem adição de açúcares ou adoçantes, mas quem não tem esse hábito pode adoçar seu chá com adoçantes naturais como xylitol e eritritol. Alguns alimentos se destacam neste período do ano por conter nutrientes que contribuem de forma benéfica e que possuem ação expectorante, anti-inflamatória, além de fortalecer o sistema imunológico, são eles: gengibre, alho, mel, alimentos com boa quantidade de vitamina C como limão, acerola, laranja, entre outros.


Nutrição Hippo

Tatiane Nascimento Nutricionista CRN 10 5638

Receitas para aquecer seu inverno de forma saudável:

Creme de Aipim com Ervilha Torta, Couve Mineira e Carne Ingredientes

w 300g Aipim w 1 litro Caldo de Legumes w 150g Carne bovina w 3 folhas Couve Mineira cortada em tiras finas w 100g Ervilha Torta w Água para o cozimento da carne w ½ unidade Cebola w Azeite de Oliva w Sal a gosto w Pimenta do reino a gosto Modo de preparo

Cozinhar a carne na panela de pressão com água até que fique no ponto para desfiar, em seguida desfiá-la com um garfo ou no processador e reservar. Cozinhar o aipim no caldo de legumes até que fique macio, em seguida processá-lo com o caldo do cozimento até ficar cremoso. Reservar. Em uma panela refogar a cebola e o alho com o azeite de oliva, em seguida acrescentar a ervilha torta, a couve mineira e a carne já desfiada, continuar refogando em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Manter a preparação em fogo baixo e acrescentar o creme de aipim, em seguida adicionar o sal e a pimenta do reino, mexer bem e retirar do fogo. Sirva em um bowl e se for de seu gosto acrescente salsinha. Serve duas pessoas.

Chocolate quente Ingredientes

w 1 xícara (chá) de leite de amêndoas (pode ser outro leite vegetal de sua preferência) w 30 g de chocolate 70% cacau w 1 e ½ colher (sopa) de biomassa de banana verde w Canela em pó (quanto baste) w ¼ de Fava de baunilha Modo de preparo

No liquidificado ou usando o mixer, bater o leite com a biomassa para que ela dissolva. Levar ao fogo médio e adicionar o chocolate picado e a fava de baunilha. Mexer até derreter todo o chocolate e começar a engrossar. Caso seja de seu gosto, adicione canela em pó e sirva em uma xícara.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

25


Momentos Hippo

Orecchiette com filé e mostarda Ingredientes

Hippo

Gourmet Para quem deseja aprender e degustar receitas novas, o Hippo oferece periodicamente o Hippo Gourmet. Com a presença de um Chef, os clientes podem experimentar diversos pratos e aprender mais sobre gastronomia durante as compras. A proposta é oferecer uma experiência de muito sabor a todos que desejam degustar um prato diferente, com um toque gourmet, podendo levar a receita e prepará-la em casa. O Chef Cristiano Gonçalves, responsável pelo desenvolvimento do cardápio da Rotisserie do Hippo, apresentou receitas que fizeram sucesso no Hippo Gourmet desses últimos meses. Entre as receitas mais procuradas, estão o Orecchiette com filé e mostarda e o Gnocchi ao molho funghi.

w 500 g de orecchiette w 600 g de filé mignon em cubos pequenos w 6 colheres de sopa de mostarda escura w 3 colheres de sopa de mostarda em grãos w 600 g de creme de leite w 300 ml de caldo de carne w 3 colheres de sopa de manteiga w 3 colheres de sopa de azeite de oliva w 1 cebola w 3 dentes de alho w 50 ml de conhaque w 200 g de queijo parmesão w Sal e pimenta a gosto Modo de preparo

Em uma frigideira grand, aqueça a manteiga com azeite de oliva, refogue a cebola até dourar bem. Misture o alho e acrescente o filé para refogar rapidamente, adicione uma dose de conhaque para flambar. Em seguida acrescente o caldo de carne, a mostarda e o creme de leite. Acerte o sal e a pimenta. Misture o molho a massa já cozida, finalize com queijo parmesão e sirva quente.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

27


HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

•

28


Entretenimento

Horta em casa Para desestressar, inspirar e cozinhar. Ter plantações e hortas em casa é uma das melhores formas de se dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse, além de que uma horta bem cuidada pode ser um grande diferencial no charme da sua casa. Atualmente, ter uma fonte de frutos naturais em casa, com a segurança e a consciência de que quem plantou foi você e ter a recompensa de se fazer deliciosas receitas livres de agrotóxicos de forma totalmente natural. Cuidar de uma horta é um lazer e uma verdadeira terapia. Tem coisa mais gostosa do que cozinhar com tempero fresco? Colher, sentir o cheirinho, da terra para a panela. E plantar? Separar um tempo para desligar do mundo lá fora e mexer com a terra sem pensar em nada. Existe uma sequência de hortas inspiradoras pra você tentar aí na sua casa. O mais legal disso tudo, é que com os temperos não tem erro, é preciso bastante luz, água e adaptar a sua horta ao seu espaço. Pode ser desde vasos maiores até pequenas latinhas charmosas que vão dar mais vida para sua cozinha. Ter uma parte de sua horta reservada a plantas medicinais pode vir a ser uma ótima forma de se tratar a saúde também. Há inúmeras plantas para diferentes males, basta escolher bem e remediar de forma certeira e eficiente, pois as ervas medicinais são muito bem vindas. Ter uma horta é muito mais do que jogar sementes no chão e esperar que cresçam, é uma forma de plantar toda sua determinação e motivação e vê-la florescer de forma inimaginável e assim criar um universo lúdico, envolvendo nutrição, meio ambiente e sustentabilidade. Uma dica boa para ter em casa e dar de lembrança: mini-horta portátil de ervas plantadas em canecas. É um entretenimento saudável e que além de distrair, traz uma satisfação para quem se dedica ao cultivo de uma horta em seu lar.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

29


Tendência Tendências e fatores que devem influenciar pensamentos e atitudes dos consumidores O consumidor é o principal causador dessas transições no mercado do consumo. Muito engajado, trata-se de um perfil de consumidor que vislumbra a transformação da sociedade e impõe novos padrões de comportamento em suas compras.

1 - Compras por dispositivos móveis

A sociedade moderna já centraliza grande parte de suas compras por este canal . Desde que haja auxílio humano, caso necessário, para um pedido, sugestão ou até reclamação. Um forte canal de vendas tem sido através da divulgação de mídia impressa e que através da entrada de realidade aumentada, por exemplo, pode auxiliar o consumidor na hora da compra, tanto ao mostrar especificidades, como ao solucionar dúvidas e também pode criar experiências mais intensas, tornando uma aliada, quando associada as interações digitais.

5 - A revolução da longevidade

Em tempos de hiperconectividade, as relações humanas ganham cada vez mais importância à medida que as pessoas se sentem cada vez mais sozinhas. Nessa busca por um preenchimento ao vazio existencial, a valorização de sentimentos ganha ainda mais evidência. Por outro lado, as experiências digitais aproximam pessoas através das redes sociais e as opiniões vão surgindo com nova ideia de consumo.

A expectativa de vida aumentou e a distribuição de renda causará a transformação social mais significativa do século 21, com implicações em todos os setores da sociedade. Os consumidores mais velhos têm um poder de compra muito maior do que o dos consumidores jovens. É necessário fazer alguns ajustes no espaço das lojas para receber bem esse grupo demográfico. Remover barreiras físicas e melhorar a mobilidade, instalando rampas e alargando corredores e entradas, por exemplo. Será um impacto positivo nas vendas.

3 - Confiança

6 - Fim da posse

2 - A valorização dos sentimentos

Confiança é um aspecto determinante na tomada de decisão dos consumidores de maneira global. À medida que as pessoas são expostas todos os dias a uma enxurrada de fake news, é cada vez mais difícil saber em que ou em quem confiar. Por isso, marcas devem se preocupar em elevar o nível de confiança das pessoas.

4 - Preocupações climáticas

O mundo precisa de ajuda e a ansiedade em relação ao clima já é uma realidade, assim como o desejo de limitar ou reverter os danos causados ao ecossistema do planeta. Essa nova reação emocional do consumidor vai exigir soluções como garrafas de água, copos de café e canudos reutilizáveis. Estas são entre as muitas mudanças comportamentais que exigirão novas atitudes.

A ideia de felicidade baseada em bens e posse não se sustenta mais. Nesse cenário, a economia compartilhada ganha forças nos hábitos de consumidores cada vez mais abertos a experimentarem a dinâmica deste novo mercado. Em um mundo onde a ideia de posse se desintegra, as pessoas estão deixando de gastar em coisas para investir em experiências, mas nunca deixam de fazer compras, já que estão sempre conectados a aplicativos móveis e ao Instagram que as estimulam. Por: Vinicius Gonçalves www.consumidormoderno.com.br/2019/02/28/saiba-quais-sao-as-tendencias-para-o-

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

31


Meio biente Am

HIPPO 22 ANOS

Super comprometimento à consciência ecológica Além de cuidar do destino dos seus resíduos, o Hippo está à disposição para ajudar seus clientes e amigos a fazer o mesmo. Basta querer!

Destinação dos Resíduos

A destinação correta dos resíduos teve início em 2003, tendo o apoio dos colaboradores na separação do lixo produzido internamente. Tal iniciativa deu ao Hippo o Prêmio Expressão Ecologia 2004 – um reconhecimento no estado de Santa Catarina. Em 2012 recebeu o certificado internacional de reaproveitamento de 97% dos resíduos produzidos pelas suas unidades, destinando somente 3% para os aterros sanitários. É o primeiro supermercado de Santa Catarina a fazer a reciclagem seletiva de todo o lixo produzido e a fazer o recolhimento de pilhas para dar-lhes um destino final correto.

Compostagem

Todas as ações realizadas rendem frutos para o meio ambiente e para as pessoas. Os resíduos orgânicos, após a sua compostagem, transformam-se em adubo, que retorna aos clientes Hippo por meio da troca de pontos.

por um representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Florianópolis.

Horta Orgânica Hippo Pedra Branca

A Horta Orgânica Hippo Pedra Branca, feita com conceito sustentável, possui 59 espécies plantadas numa área de 7.000 m2. Fresquinhas e nutritivas, as hortaliças ganham adeptos da alimentação orgânica, que sabem os benefícios para sua saúde e o meio ambiente. A horta criada pelo Hippo abriu a oportunidade para alunos de escolas da Grande Florianópolis aprenderem mais sobre o ciclo de reciclagem de materiais orgânicos, além de acompanhar o trabalho com a terra na plantação de legumes e hortaliças da horta. A iniciativa é parte das ações do Hippo voltadas à sustentabilidade. O Hippo vem promovendo iniciativas pioneiras tanto de consumo responsável como de consciência ecológica. A rede Hippo irá investir em mais ações que promovam essa consciência ecológica, conscientizando a sociedade, contribuindo assim para a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Reóleo

Em 2012 o Hippo participou junto com a ACIF da Campanha REÓLEO, que buscava a maior arrecadação de óleo de cozinha descartado e entrou para o Guiness Book. Continuamos a fazer a destinação correta ao óleo coletado.

Lixo Zero

A doação de alimentos também é parte de outro projeto implementado pelo Hippo: o “Programa Supermercado Lixo Zero 2020”, da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), que tem como objetivo reaproveitar os resíduos sólidos dos estabelecimentos, desviando-os dos aterros sanitários. Também participa de outras ações, como o envio dos resíduos orgânicos para uma processadora de material orgânico - que faz a compostagem e os transforma em adubo - e a recuperação do papelão e do plástico, que são recolhidos HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

33


Saúde e Bem-estar

A importância da amizade ao longo da vida A amizade é um relacionamento social voluntário de afeto e carinho de uma pessoa por outra, existindo um sentimento de lealdade e proteção. Ao longo de toda a vida amigos estão presentes e desempenham um papel importante em cada momento de nossas vidas. Bons amigos nos tornam pessoas mais saudáveis, menos estressadas e mais alegres. Em 1937, na Universidade Harvard, começou o maior estudo já realizado sobre a saúde humana. O projeto, que continua até hoje, acompanha milhares de pessoas. Voluntários de todas as idades e perfis, que têm sua vida analisada e passam por entrevistas e exames periódicos que tentam responder à pergunta “o que faz uma pessoa ser saudável?” A conclusão é surpreendente. O fator que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina nem a alimentação. São os amigos. “A única coisa que realmente importa é a sua aptidão social – as suas relações com outras pessoas”, diz o psiquiatra George Valliant, coordenador do estudo há 30 anos. Os amigos são o principal indicador de bem-estar na vida de alguém. Ter laços fortes de amizade aumenta nossa vida em até 10 anos e previne uma série de doenças. Pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiverem relações de amizade fortes e ativas – e ter amigos ajuda mais nisso do que ter contato com familiares. Existe até uma quantidade mínima de amigos para que você fique menos vulnerável a doenças, segundo pesquisadores da Universidade Duke. Quatro. Gente com menos de 4 amigos tem risco dobrado de doenças cardíacas. Isso acontece porque a ocitocina – lembra-se dela? -, aquele hormônio que estimula as interações entre as pessoas, age no corpo como um oposto da adrenalina. Enquanto a adrenalina aumenta o nível de estresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, o que diminui a probabilidade de ataques cardíacos e derrames. E pesquisas feitas nos EUA constataram que a ocitocina também aumenta os níveis no sangue de interleucina, componente do sistema imunológico que combate as infecções. Além de ser fundamental para o bem-estar mental, ter amigos também faz bem ao coração e ao corpo. Mas, se as amizades forem novas, é ainda melhor. A ocitocina dá o impulso inicial às relações e, depois de algum tempo, cede o lugar para o sistema

34 • revista HIPPO

| DELIVERY: 4007 2204

da memória, que age mais rápido. Há estudos comprovando que amigos antigos não estimulam a liberação de ocitocina (a não ser quando você os reencontra depois de muito tempo longe). Por isso, tão importante quanto ter amigos do peito é fazer novas amizades durante toda a vida. Mas você já reparou que, conforme vai envelhecendo, fica mais difícil fazer novos amigos – e as amizades antigas parecem muito mais fortes? Existe uma possível explicação para isso. Há mais ocitocina no organismo durante a juventude, o que facilita a criação de relações mais profundas. Isso e o convívio, claro. Durante a adolescência, passamos quase 30% do nosso tempo com amigos. A partir daí, a vida vai mudando, novas obrigações vão surgindo – até que passamos a dedicar menos de 10% do tempo aos amigos. Se você acha que isso é uma coisa ruim, acertou. Uma pesquisa da Universidade de Princeton revelou que as pessoas consideram seu tempo com amigos mais agradável e importante do que o tempo gasto com sua família. Nós trocamos os amigos pelo trabalho, para ganhar mais dinheiro. Mas não deveríamos fazer isso. Não vale a pena. O dinheiro que você ganha no trabalho, durante o tempo em que não está com os amigos, tampouco compensa a falta deles. Quer dizer, mais ou menos. O economista Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, criou uma fórmula para calcular quanto dinheiro seria preciso ter para compensar a falta de amigos. Numa pesquisa com voluntários, Oswald descobriu que as pessoas se consideram mais felizes quando ganham aumento de salário ou fazem um novo amigo. Até aí, nada de novo. Mas ele resolveu cruzar as duas informações e chegou a uma conclusão: ganhar um amigo equivale a receber R$ 134 mil a mais de salário anual. Peça isso de aumento na próxima vez em que você tiver de fazer hora extra e não puder ir encontrar seus amigos no bar. Ou, então, faça mais amigos no próprio trabalho. Sim, esse tipo de amizade existe e também é superimportante. Quem tem um amigo no trabalho se sente 7 vezes mais envolvido com o que faz, 50% mais satisfeito e até duas vezes mais contente com o pagamento que recebe. Pessoas que possuem 3 ou mais amigos no trabalho têm 96% mais chance de estar satisfeitas com a vida Então cultive as amizades que estão ao seu lado e faça florescer novas amizades! https://super.abril.com.br/comportamento/o-poder-das-amizades-na-vida-de-uma-pessoa/


LEVE

PARA SUA VIDA.

vendas@aguasantarita.com.br


Profile for Hippo Supermercados

Revista Hippo - Ed. 56  

www.hippo.com.br

Revista Hippo - Ed. 56  

www.hippo.com.br

Advertisement