{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1


Hippo Alvim - Rua Almirante Alvim, 555 Centro - Florianópolis SC Hippo Lamego - Rua Almirante Lamego, 761 Centro - Florianópolis SC Hippo Pedra Branca - Rua da Universidade, 346 Loja 21 Pedra Branca - Palhoça SC Hippo Coqueiros - Av. Desembargador Pedro Silva, 2392 Coqueiros - Florianópolis SC Telefone: 48 3212.6600

Delivery: 4007.2204

hippo.com.br hipposupermercados

A revista Hippo é uma publicação da Editora Sul Publicações Ltda. Editora Responsável: Maria Helena José Planejamento e Concepção do Projeto: Maria Helena José Projeto Gráfico e Editorial: Larissa Harsteln Impressão: Tipotil Comercialização: Multimídia Friends Endereço: R. Bento Silveira, 34 - 2º andar Lagoa da Conceição - Florianópolis SC Telefone: 48 3334.9000 Email: contato@multimidiafriends.com.br

Editorial Caro leitor, É com satisfação que publicamos a 59ª edição da Revista Hippo, uma revista feita com carinho e dedicação a você, cliente Hippo, que participa com ideias e receitas; aos fornecedores, que anunciam seus produtos e serviços; e aos colaboradores, que contribuem com um bom atendimento, tornando, assim, a revista recheada de sabores e com uma comunicação bem participativa. O Hippo destaca suas novidades e se coloca alinhado com seus clientes no ato de bem servir. Padaria, confeitaria, hortifrúti, setor de carnes, restaurante, entre outros, formam um conjunto harmonioso e nos dão a certeza de que o mais importante é abraçar com gratidão o que foi plantado e que a colheita tem como resultado a plena realização. A revista Hippo é bem diversificada e contém em suas páginas matérias que mostram a qualidade dos produtos e os momentos no Hippo, com empenho em suas quatro lojas. Assim, as matérias desta edição foram selecionadas com o objetivo de lhe dar entusiasmo para elaborar receitas deliciosas. Além disso, apresentamos algumas tendências gastronômicas e um novo comportamento que vem surgindo no mercado.


BEBA COM MODERAÇÃO

A CURIOSIDADE MATOU A MESMICE.

Catharina Sour, para quebrar o ciclo.

BREAK THE CYCLE

lohnbier.com.br @lohnbier @lohnpub


Sumário |06|

Produtos em Destaque

|08|

Clientes HIPPO

|11|

Alimentos Especiais hippo

|13|

Palavra do Chef

|15|

Receita Cliente HIPPO

|17|

Matéria de Capa

13

|25|

Nutrição HIPPO

|26|

Momentos HIPPO

26

|29|

Entretenimento

|31|

Tendência

|33|

Meio Ambiente

|34|

Saúde e Bem-estar

17


Produtos em Destaque

Cervejaria Sagres Portugal

O lema da cervejaria Sagres é Ninguém nos Para, e desde o lançamento da marca Sagres, em 1940, a cervejaria está em constante evolução. Encontra-se profundamente inserida na questão socioambiental, e participa junto com seus colaboradores em várias obras sociais, de inovação, empreendedorismo, educação, saúde e artes. A Cerveja Sagres é 100% natural, produzida segundo métodos tradicionais exclusivos a partir de água, malte, cereais não maltados e uma rigorosa seleção de lúpulos. Na sua elaboração não são utilizados quaisquer aditivos ou conservantes. A Cervejaria Sagres pertence ao grupo Heineken Company.

Balas Halter Bonbons Suíça

Snyder's of Hanover Estados Unidos

Desde o começo humilde, em 1909, até a posição atual como líder da indústria de pretzel, a Snyder’s Hanover comemora os esforços e inovações de seus antecessores e de suas famílias, e espera ansiosamente continuar sendo o pretzel favorito da América. Os famosos pretzel e snacks Snyder’s esperam por você no Hippo.

Otto Halter e Albert Schillig fundaram a Halter Bonbons em 1907 e construíram a primeira fábrica de doces no coração da Suíça. Desde a sua fundação, a Halter Bonbons representa qualidade, tradição e inovação. Em 1975, lançou ao mercado os primeiros doces sem açúcar na Suíça, contribuindo com uma parte importante para uma nutrição equilibrada e saudável. São mais de 20 sabores de balas sem açúcar, com poucas calorias, para você conhecer e se deliciar.

Madeleine St Michel França

Agora você encontra a madeleine St. Michel assada na hora, quentinha e com a qualidade da francesa St. Michel em todas as cafeterias Hippo. Em 1986, respeitando a receita original, a St. Michel lança ao mundo o bolinho mais adorado do mundo: A madeleine St. Michel. Com sua intensa responsabilidade socioambiental, desde 2015 todos os ovos usados no preparo de suas receitas são de galinhas criadas ao ar livre. Em 2009 a empresa decidiu utilizar apenas farinha de trigo francesa, e apenas de agricultores que se preocupam com a biodiversidade da região produtora. Utilizam em suas receitas apenas manteiga, óleo de colza ou girassol. A Madeleine St. Michel assada na hora torna seu café ou chá ainda mais gostoso. Procure nossas cafeterias.

6

revista HIPPO | DELIVERY: 4007 2204


Mosquita Muerta Wines Argentina

"Mosquita Muerta" é uma expressão em espanhol usada para descrever uma pessoa com aparentemente pouco potencial de sucesso, que acaba realizando um feito notável. A Mosquita Muerta Wines é um projeto pessoal de José Millan, e começou em 2009 com a ideia principal de criar Premium Blends, e não apenas o Malbec. Para isso, ele selecionou cuidadosamente diferentes variedades, de diferentes vinhedos no sopé da Cordilheira dos Andes, nas regiões vinícolas mais importantes de Mendoza, Argentina. José Millan tem como filosofia usar várias técnicas de fermentação e envelhecimento na adega com todos seus vinhos, a fim de oferecer vinhos artesanais impressionantes. Deguste-os!

Bodega Gimenez Mendez Uruguai

O rótulo Las Brujas é uma homenagem ao bairro da cidade de Canelones, onde localiza-se a Bodega Gimenez Mendez. Desde 1991 a família Giménez Méndez elabora cada garrafa com conhecimento e paixão, fazendo de seus vinhos referência de alta qualidade no mundo. Sua produção é diversificada e origina-se de quatro vinhedos, distribuídos entre as regiões de Montevideo, Las Brujas, Los Cerrilos e Canelón Grande. São 24 variedades de uvas plantadas, onde a principal é a Tannat. Conheça os novos vinhos uruguaios da Adega Hippo.

Vinhos Survivor África do Sul

Os vinhos Survivor fazem parte do portfólio do Grupo Overhex, fundado em 2007 com o foco principal de qualidade e a adaptabilidade ao mercado jovem. Do mesmo grupo temos os vinhos Mensa e Balance. Os vinhos Survivor são vibrantes e emocionantemente diferentes. Refletem o rico terroir de uma das regiões vinícolas mais dinâmicas do Hemisfério Sul: o Swartland. O nome Survivor é uma homenagem à cultura indígena da África do Sul e evoca a beleza natural, ao mesmo tempo em que apela ao espírito livre.

Cristais Riedel Áustria

Fundada em 1756 a Cristais Riedel com seus 264 anos de história e experiência produzindo taças para vinhos, é a marca chamada de “Rei do Cristal” desde o século XIX. A família Riedel está na 11ª geração administrando os cristais Riedel na Áustria e Alemanha. A linha obra-prima "Sommeliers" foi introduzida em Orvieto, em 1973, sendo a primeira linha de taças a ser baseada no caráter do vinho, visto que Claus Riedel foi o primeiro na história a reconhecer que as formas, tamanhos e cores dos copos afetam a maneira como desfrutamos o vinho. O Hippo traz Decanter, taças de vinhos e espumantes Riedel para você apreciar seu vinho. HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

7


Clientes

HIPPO

Familia Boabaid em noite de confraternização

Raquel Carolina Ferraz D'Ely, Maria Inês Meyer, Sônia Atherino e Rita Furtado E Souza

8

revista HIPPO | DELIVERY: 4007 2204


Aline Fillippon, Juliana Coelho, Beatriz Campos, Tatiane Besen, Maria Cristina Campos, Carolina Vieira e Christina Boabaid

Arthur Brognoli e Fernanda Strazzer

Isabela Althoff

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

9


Alimentos Especiais Hippo

ESPAGUETE DE

pupunha

Praticidade e sabor na cozinha vegetariana Se engana quem ainda pensa que a cozinha vegetariana é composta apenas de salada e legumes. O cardápio de quem opta por essa dieta pode ser variado, com receitas que vão desde lasanha até feijoada. E o melhor, tudo com preparo prático e rápido. Com isso, cada vez mais esse tipo de alimentação ganha novos seguidores e conquista até quem não segue uma dieta restrita. Que tal aprender um prato prático e cheio de sabor? Ideal para a correria do dia a dia ou para agradar aquele amigo(a) que não come carne. Confira o passo a passo para fazer um delicioso espaguete de pupunha em casa: Ingredientes

w 01 embalagem de 400g de espaguete de palmito pupunha w 150g de tomate seco escorrido e picado w 02 unidades de brócolis chinês w Azeite de oliva w Ervas a gosto w Sal e pimenta a gosto Modo de preparo

Lave e pique o brócolis e refogue no azeite até o ponto desejado (mais cozido ou al dente). Adicione o tomate seco picado, tempere com ervas de sua preferência (indicamos Ervas de Provence), sal e pimenta. Cozinhe o Espaguete de Palmito Pupunha em água fervendo como se fosse o macarrão tradicional, até o ponto desejado. Escorra, coloque em uma travessa e cubra com o brócolis e tomate seco refogados. Adicione um pouco mais de azeite e prove o tempero, corrigindo o sal e adicionando mais ervas conforme o gosto.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

11


Palavra do chef

Zabaione

Chef Cristiano Gonçalves da Silva

Ingredientes

w 4 gemas w 4 colheres de açúcar w 4 colheres de vinho Marsala (pode usar também Porto ou Madeira) w Frutas vermelhas frescas Modo de preparo

Bata as gemas com o açúcar até que dobrem o volume e fiquem numa consistência densa e clara. Adicione o vinho. Leve a mistura ao fogo, em banho-maria, batendo com o auxílio de um fouet, cerca de 3 a 5 minutos, para que tome corpo. Disponha em uma taça as frutas vermelhas e cubra com o zabaione ainda quente. Decore com uma pétala de rosa e um toque de cacau.

O chef Cristiano, responsável pelo cardápio do Hippo, oferece uma receita tradicional e centenária, como o zabaione, dando toque de sabor e charme ao que será servido com frutas vermelhas e frescas. São detalhes que trazem inspiração e estimulam as pessoas a elaborarem em casa, com carinho, o próprio doce.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

13


Receita Cliente HIPPO

João Batista

Cliente Hippo João Batista Espíndola Demétrio, seleciona os ingredientes que irão compor suas receitas para elaboração dos pratos que faz com prazer. Aqui na página de receita Cliente Hippo, João Batista esbanja o charme de quem sabe fazer e ainda oferece a receita para todos que apreciam a boa culinária.

Bacalhau em Envelope Crocante Ingredientes

w 1 cebola laminada em rodelas w 2 dentes de alho amassados w 1 colher de sopa de manteiga w 2 folhas de louro w 500 g de lombo de bacalhau dessalgado w pimenta-do-reino a gosto w 1 pacote de massa Filo w Salsinha picada a gosto w Azeite a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque a manteiga e em seguida doure a cebola e os dentes de alho. Corte o lombo de bacalhau em pedaços com aproximadamente 3 cm. Adicione as folhas de louro e os pedaços de lombo de bacalhau. Sele todos os pedaços do lombo de bacalhau. Acrescente pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira, coloque 4 camadas de massa Filo intercalando as pontas. Sobre as camadas de massa, coloque 2 pedaços do lombo de bacalhau com um pouco da cebola e do alho dourados. Adicione salsinha picada a gosto. Feche as camadas da massa como uma trouxinha, fazendo pressão para as bordas se colarem. Regue a trouxinha com azeite e leve ao forno a 180°C até dourar.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

15


/cachacasalinas @cachacasalinas

DEIXE O SEU PALADAR ESCOLHER. 16

revista HIPPO | DELIVERY: 4007 2204


Matéria de capa

Sabores, aromas e muita criatividade no universo da gastronomia: tendências para novos tempos Desde a escolha dos utensílios e da louça que será utilizada para preparar os alimentos e servi-los até a valorização dos ingredientes locais, a descontração das cozinhas fez com que todos pudessem demonstrar suas habilidades de chef, pois o principal é a elaboração de receitas e apresentações com mais criatividade. Atualmente, pode-se misturar sabores, como doces e salgados, e até mesmo fazer sobremesas com legumes e verduras. Novos ingredientes estão sendo misturados a receitas tradicionais, e novas receitas vão sendo criadas constantemente. Além disso, podem ser servidos pratos diferentes, e os utensílios não precisam ser necessariamente os mesmos para todos os convidados, tendência que veio para facilitar e dar prazer a quem está servindo um prato, visto que comer não é apenas nutrir-se, não é apenas dieta. Comer é cultura, é prazer, é felicidade. Cada vez é maior o interesse por se provar diferentes sabores, bem como cresce o número de programas de televisão ou de páginas nas redes sociais direcionados à culinária, incentivando as pessoas a prepararem e provarem novos alimentos. Além disso, há muitos cursos de gastronomia que trazem novos conhecimentos para a utilização de ingredientes e a realização de receitas bem elaboradas.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

17


Há alguns anos, bastava uma dieta rica em frutas e verduras para se dizer que a alimentação era de excelente qualidade. Agora já é comum encontrar uma infinidade de opções, como margarinas, leites, biscoitos, sucos, arroz, massas e até refrigerantes, que prometem trazer entre os seus ingredientes mais vitaminas e benefícios ao bom funcionamento do organismo. Hoje, um cardápio considerado adequado consiste em fornecer não apenas nutrientes importantes à sobrevivência do indivíduo, mas também proporcionar saúde, reduzir o risco de doenças e aumentar o bem-estar, além de agradar pelo paladar e estética. Com maior acesso à informação, o consumidor tornou-se mais interessado, e a indústria alimentícia passou a investir na criação de uma nova plataforma de alimentos saudáveis, que mantenham o cheiro, o gosto e a textura com os quais os consumidores estão acostumados, e os chefs se sentem mais estimulados na realização de receitas com arte e mais sabor. Alimentar-se bem ficou muito mais fácil, e o mercado busca atender cada vez mais a todas as necessidades. E os avanços não param de chegar, o mercado acompanha a tendência e a evolução dos produtos, comercializando desde os mais conhecidos, como os dietéticos, aos últimos lançamentos, como sem glúten, sem colesterol, sem lactose, com redução de sódio, sem ingredientes transgênicos ou com menos açúcares, além de uma completa linha de orgânicos. No setor de frutas, as tradicionais laranjas, maçãs e bananas dividem espaço com as uvas sem semente e o abacate menor e menos calórico. No setor de verduras também tem novidade: muitos alimentos já vêm embalados e lavados, para facilitar e incentivar o seu consumo para quem tem pouco tempo no dia a dia.

20

revista HIPPO | DELIVERY: 4007 2204


O que está ganhando espaço nas refeições? Mais cores na apresentação dos pratos e a aposta é nas cores vibrantes, nos tons de azuis e roxos, vermelho, verde, como manjericão, batata-doce, repolho, beterraba e também a flor da ervilha-borboleta (clitoria), que tinge de azul o preparo quando reage com um ácido. A cor dos alimentos será um atrativo e quanto mais bonito e surpreendente o prato, maior será o desejo em apreciar uma boa refeição.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

21


Nutrição Hippo

OS SUPER PROTETORES DA

saúde

Eles estão fazendo sucesso no mundo todo pela quantidade de benefícios para a saúde já que pertencem a uma categoria superior de alimentos. Possuem elevada densidade nutricional, ajudam na prevenção de doenças, possuem ação anti-inflamatória, são ricos em antioxidantes e compostos bioativos - os super protetores da saúde.

Confira a lista dos principais super foods w Ameixas secas w Couve de bruxelas/ Brócolis/Couve-flor/Couve w Suco de açaí w Maçã w Aveia w Sardinha (pode ser em lata, desprezando o óleo) w Abacate w Espinafre w Abóbora w Azeite de oliva e azeitonas w Arroz integral w Ostras w Edamame w Morango w Lentilha w Kiwi w Feijão preto w Semente de girassol w Arpargos w Banana w Molho de tomate w Brotos w Iogurte w Batata doce

w Quinua w Amaranto w Semente de linhaça e chia w Cerejas w Grão de bico w Chá verde/chá preto/matchá w Amêndoas/ Nozes/Castanha do Pará w Amora/Mirtilos w Romã w Ovos w Damascos w Pimenta w Beterraba w Coco w Chocolate amargo w Alho w Limão/Laranja w Spirulina ou Clorella w Pólen/Própolis/Mel w Maca peruana w Agrião w Cogumelos w Folhas de mostarda

Eaí, quantos deles estão na sua lista de compras?

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

25


Momentos Hippo

Lançamento

SORVETES HIPPO Você sabe quem criou a nossa linha de sorvetes artesanais? Cada um dos cinco SABORES foi pensado, testado, provado e aprovado pelos chefs do Hippo. E tem mais: todo o processo de criação e elaboração contou com a rigorosa curadoria das nossas nutricionistas. Com ingredientes selecionados e de alta qualidade, são produzidos livres de contaminação por glúten, com toda a segurança que você já conhece, e têm sabores incríveis. Venha provar e escolha o seu predileto:

26

revista HIPPO | DELIVERY: 4007 2204


DOCE DE LEITE

Produzido com o legítimo e inconfundível doce de leite argentino, esse sorvete tem alto valor nutricional, é fonte de proteínas, rico em vitaminas A, B e cálcio. É isento de glúten, não tem corantes artificiais e gordura vegetal hidrogenada.

BROWNIE FUDGE

Combina o sabor do creme de baunilha com a textura do bolo brownie, que é produzido com farinha de arroz. Com alto valor nutricional e preparado com ingredientes selecionados e de qualidade, é uma boa pedida para as crianças em fase de crescimento. Esta receita também é isenta de glúten, não leva corantes artificiais e é livre de gordura trans.

SORBET DE MORANGO ORGÂNICO COM GELEIA DE MORANGO

Produzido com fruta orgânica e fresca, este sorvete tem textura leve e refrescante, não leva leite ou glúten e tem poucas calorias. E tem mais: é vegano! Os morangos usados na receita são adquiridos de produtores de Rancho Queimado, o que valoriza a agricultura familiar de Santa Catarina.

COCO COM PEDAÇOS DE ABACAXI

Com ingredientes selecionados e de alta qualidade, são produzidos livres de contaminação por glúten, com toda a segurança que você já conhece!

Combinando o sabor do coco com pedaços de abacaxi (fruta fresca), este sorvete é altamente nutritivo, com vitaminas A e B e cálcio. Ideal para refrescar nos dias quentes de verão, pode ser também uma boa pedida para o lanche da tarde. A exemplo dos outros sabores da linha, este sorvete também é isento de glúten, corantes artificiais e gordura vegetal hidrogenada.

CHOCO CHIPS COM CROCANTE DE CASTANHA DE CAJU

Se você é fã de chocolate, vai amar esse sorvete. Em um único pote, você encontra generosos pedaços de chocolate meio amargo, com um toque crocante de castanha de caju caramelizada. Com alto valor nutricional – vitaminas A e B e cálcio. Não tem glúten, corantes e gordura trans.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

27


Entretenimento

Churrasco

Planeje seu churrasco com receitas especiais para reunir os amigos

Mas afinal, o que o torna tão bom? O final de semana chegou! Depois de uma semana de muito trabalho, nada melhor do que relaxar e aproveitar a presença de seus amigos e familiares, não é mesmo? Dar risadas e apreciar uma boa conversa é essencial para ganhar fôlego para a nova semana. E qual é a melhor forma de juntar a galera, relaxar e ainda garantir uma comida deliciosa? Claro que é preparando um excelente churrasco! Não é só a carne que torna o churrasco algo agradável e especial. Ele também é um momento de interação com as pessoas que gostamos, momento de relaxar e deixar os problemas de lado.

Comer e beber bem Por fim, de nada adianta produzir e organizar um bom churrasco se não for para beber àquela cerveja gelada e comer uma boa carne, não é mesmo? Aliás, a carne é um elemento primordial para qualquer churrascada. Por isso, é indispensável que ela seja absurdamente boa, como os cortes que o setor de carnes do Hippo sempre coloca disponível para seus clientes. Amplie a cartela de opções para beliscar enquanto o churrasco não fica pronto. Grelhados, desde carne até legumes podem passar pela grelha. Para acompanhar a carne, um item essencial é o Palmito Assado. Bananas na Grelha rendem também uma sobremesa muito saborosa para o churrasco.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

29


Pra você, que se preocupa com a saúde mas não abre mão dos pequenos prazeres da vida! Oferecemos pipocas saudáveis para deixar a vida mais leve, prática e saborosa. Nossas pipocas, são preparadas artesanalmente, trazendo sabores inigualáveis. Opção prática e nutritiva no dia-a-dia

Sustentabilidade

Qualidade

Produtos totalmente veganos

Conheça a linha completa de pipocas Maïs Pura, são 8 sabores incríveis: Caramelo & Flor-de-sal, Caramelo & Hibisco, Caramelo & Coco, Cacau Original, Puro Mascavo, Lemon Pepper, Tomate Defumado e Beterraba da Terra. E não se esqueça, tão importante quanto uma alimentação saudável, é que esta seja também prazerosa!

Não transgênico

Sem conservantes

Sem glúten

Integral

@maispura /maispurasnackssaudaveis www.maispura.ind.br

Sem gordura trans

Vegano

Sem lactose

Sem ingredientes alergênicos


Tendência

bem servir Praticidade e

O Hippo oferece tudo para quem cuida da alimentação e procura viver bem. Hoje em dia, há diversas alternativas para se apreciar pratos saudáveis, nutritivos e saborosos ao mesmo tempo. Para oferecer alimentos saudáveis, com variedade, as lojas mantêm uma completa linha de produtos especiais - de diversas marcas ou de fabricação própria - que ajudam seu cliente a manter sua saúde em dia, sem abrir mão do prazer à boa mesa. Sempre atento e motivado para o bom atendimento, o destaque vai também para os serviços de Delivery e encomendas para festas e eventos. O Hippo coloca a disposição de seus clientes praticidade, promovendo e garantido bem-estar.

Você conhece as vantagens que só o Hippo Delivery oferece?

Com o Hippo Delivery, você realiza as suas compras com comodidade sem abrir mão da qualidade e do melhor atendimento. Os produtos exclusivos e diferenciados que você encontra nas quatro lojas, pelo Delivery também é assim, você recebe de um jeito prático, fácil e rápido. Faça seu pedido pelo televendas 4007-2204, no site hippo.com.br ou nos apps iFood e Rappi.

ENCOMENDAS A gente entende o cuidado nos detalhes ao preparar um aniversário, da dedicação ao organizar uma festa e da delícia que é confraternizar com os amigos. Nós sabemos da importância de servir bem, e é por isso que desenvolvemos um cardápio exclusivo, com ingredientes selecionados para tornar seus momentos ainda mais deliciosos. Pratos com o carinho e a qualidade que só o Hippo oferece. Com opções especiais sem glúten, lactose e açúcar. Porque gostoso mesmo, é quando todo mundo faz a festa. Faça a sua encomenda em nossas lojas ou ligue 4007-2204.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

31


A cerveja que tem a magia da Ilha!

A Kairós Cervejaria te convida para visitar cada cantinho de Florianópolis. Nossas cervejas especiais homenageiam as lendas, monumentos e histórias dessa cidade tão mágica! Celebre o agora com uma Kairós!

Visite nossa fábrica de cervejas Estrada Cristóvão Machado de Campos Nº2741 - Vargem Grande | Florianópolis, SC

Aproxime o celular e conheça toda a linha


Meio Ambiente

orgânicos

ALIMENTOS

Os alimentos orgânicos provêm da agricultura orgânica, ou agricultura biológica, que são sistemas sustentáveis de produção de alimentos, vegetais ou animais, que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes químicos, agrotóxicos, antibióticos ou organismos geneticamente modificados, e que seguem os princípios de agricultura sustentável. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos, e o selo que garante o controle de qualidade nessa área é o SisOrg, que é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou através do Sistema Participativo de Garantia. O termo orgânico tem origem nas palavras organismo e organização. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Hoje também vem sendo empregado o termo biodinâmico, cujo modo de produção, além de abranger o orgânico, considera, ainda: w respeito ao ciclo das estações do ano e às características da região; w solo tratado como um organismo vivo; w proteção e diversificação da fauna e da flora; w colheita de vegetais na época de maturação, sem processos de indução artificial; w rotação e consorciação de culturas; w uso de adubos orgânicos e reciclagem de materiais na propriedade; w tratamentos naturais contra pragas e doenças dos vegetais; w plantas invasoras manejadas sem herbicidas.

Na produção orgânica de frango, carnes, ovos e leite e derivados, existe também a preocupação com o bem-estar animal, que vive de forma não confinada, com ração sem aditivos de origem animal e sem a utilização de processos artificiais para acelerar o ciclo de produção. As vantagens nutricionais do alimento orgânico são: w maior teor de vitaminas e minerais devido ao cultivo em solo naturalmente rico em nutrientes, que respeita o ciclo e o preparo do ambiente; w maior teor de fitoquímicos, substâncias que protegem o organismo por terem seus mecanismos de defesa naturalmente estimulados; w redução na ingestão de substâncias artificiais, como agrotóxicos, que são venenos usados, na maioria das vezes, indiscriminadamente no modo convencional; w redução na ingestão de antibióticos e promotores de crescimento (hormônios), usados na criação de animais no modo convencional. Os consumidores estão mais atentos, e a procura por alimentos orgânicos está cada vez maior. No entanto, mesmo com o aumento no consumo desses alimentos, os produtores enfrentam dificuldades que muitas vezes os impedem de manter a cultura. Além da falta de estímulo, eles precisam arcar com 100% do risco da operação agrícola, os preços dos produtos oscilam no decorrer do ano devido à imprevisibilidade do fluxo e os produtores acabam não tendo tempo suficiente para a produção e comercialização.

HIPPO.COM.BR | revista HIPPO

33


Saúde e Bem-estar

Quem lê por prazer é mais Feliz e Confiante

Conheça alguns dos benefícios da leitura: • Estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente. • Ler nos dá combustível inesgotável para a imaginação. • A leitura nos aproxima da compreensão de mundo. • O ato de ler, naturalmente leva a escrever e a escutar. • Ler eleva a autoestima e atiça nossa curiosidade.

34

revista HIPPO | DELIVERY: 4007 2204

“Um país se faz com homens e livros”. A frase de Monteiro Lobato nunca perdeu a atualidade, tampouco a importância. A leitura promove verdadeiras transformações: internas e externas. Coloque como fundo uma música clássica ou um blues suave. Abra um livro e mergulhe nas profundezas das histórias. Pesquisa recente realizada no Reino Unido com mais de dois mil adultos constatou que ler livros nos faz mais felizes. O estudo investigou os hábitos de leitura, frequência e motivação, o critério de escolha dos livros, bem como os efeitos que a leitura causa na vida das pessoas. Os resultados foram positivos e indicaram que ler regularmente ajuda no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. Aproximadamente 27% dos entrevistados disseram que ler os inspira a fazer mudanças positivas na própria vida. Dentre os desapegos que os participantes do estudo citaram estão terminar relacionamentos tóxicos e procurar um emprego gratificante. Se faz bem para alma, a leitura é também um excelente tônico para o cérebro. Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. O importante é a prática da leitura. Pode ser um e-book ou um livro convencional. Um livro de poesias ou uma biografia. Acredite: ler é a maior viagem e está ao alcance de nossas mãos.


Profile for Hippo Supermercados

Revista Hippo Ed. 59  

www.hippo.com.br

Revista Hippo Ed. 59  

www.hippo.com.br

Advertisement