Page 1

3.5. ZOOLOGIA: Artrópode e Equinodermo Testes 1. (Unesp 2011) Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a professora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, preservados e montados para a exposição.

Exemplo de insetário para exposição ou coleção científica.

Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de aranhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espécie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é a) 24.

b) 19.

c) 18.

d) 14.

e) 12.

2. (Unesp 2012) Um besouro havia caído em uma piscina e, embora a maior parte de seu corpo estivesse acima do nível da água, a cabeça do inseto estava totalmente submersa. Pedrinho, que observava a cena, retirou o animal da piscina depois de mais de trinta minutos nessa situação. O besouro continuava vivo e saiu andando, como se nada tivesse acontecido. Pedrinho quis repetir a cena consigo mesmo, mas não conseguiu manter a cabeça submersa por mais de dois minutos sem respirar. Considerando as características do sistema respiratório dos insetos e as características do sistema respiratório dos mamíferos, explique por que o besouro conseguiu ficar tanto tempo com a cabeça submersa e explique por que Pedrinho não o conseguiu. 3. (Unesp 2013) Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o piolho-de-cobra. Sobre essa coleção, é correto dizer que é composta por exemplares das classes Insecta e a) Arachnida, com maior número de exemplares da classe Arachnida. b) Diplopoda, com maior número de exemplares da classe Diplopoda. c) Chilopoda, com igual número de exemplares de cada uma dessas classes. d) Arachnida, com maior número de exemplares da classe Insecta. e) Chilopoda, com maior número de exemplares da classe Chilopoda.

Cap. 3.5.ZOOLOGIA: Artrópode e Equinodermo

1


Dissertativas 1. (Fuvest 2008) “Organismos eucarióticos, multicelulares, heterotróficos e com revestimento de quitina”. a) Quais organismos podem ser incluídos nessa descrição? b) A quitina e a celulose têm estruturas químicas semelhantes. Que funções essas substâncias têm em comum nos organismos em que estão presentes? 2. (Fuvest 2008) A revista PESQUISA FAPESP, de setembro de 2007, publicou matéria com o título “Memórias Póstumas”, que destaca a importância do conhecimento sobre a ecologia e o desenvolvimento de diversas espécies de insetos, para se desvendarem mortes misteriosas. a) Como a ocorrência de moscas e besouros, que se desenvolvem nos corpos em decomposição, pode ser útil para estimar o tempo decorrido desde a morte? b) Os cientistas entrevistados para tal matéria afirmam que os insetos podem revelar que, apesar de um corpo ter sido encontrado no Rio de Janeiro, a morte não ocorreu nessa cidade. Como isso é possível? 3. (Fuvest 2009) A figura mostra um artrópode.

a) A que grupo de artrópodes pertence esse animal? Cite uma característica observável na figura e que permite chegar a essa conclusão. b) Em algumas espécies desse grupo, os machos cuidam dos ovos. Em experimentos laboratoriais, quando fêmeas foram colocadas em situação de escolha de um macho para cópula, elas escolheram aqueles que estavam cuidando de ovos. Qual seria a vantagem adaptativa desse comportamento de escolha de machos cuidadores de ovos?

Cap. 3.5.ZOOLOGIA: Artrópode e Equinodermo

2


RESPOSTAS Testes 1. (Unesp 2011) [E] Os grupos de insetos coletados compõem: quatro espécies de besouros, duas espécies de libélulas, uma espécie de vespa, duas espécies de borboletas, duas espécies de formigas e uma espécie de louva-a-deus. A coleta contém, portanto, uma dúzia de espécies. 2. (Unesp 2012) O besouro apresenta respiração traqueal. Ele aspira o ar atmosférico através de orifícios que se abrem lateralmente em seu tórax e em seu abdômen. Os insetos não têm nariz. O ser humano não pode realizar esta atividade porque possui respiração pulmonar e somente pode aspirar o ar pelas vias respiratórias situadas em sua cabeça.

3. (Unesp 2013) [D] A questão pode ser resolvida por meio de um sistema linear composto por duas equações: sejam x e y, respectivamente, o número de insetos e de aracnídeos na coleção, e 6x e 8y o número respectivo de patas. Então:  x  y  36  x  36  y   6  36  y   8y  226   6x  8y  226 6x  8y  226 216  6y  8y  226  2y  10  y  5 Substituindo: x  36  5  x  31.

Logo, na coleção há 5 aracnídeos e 31 insetos.

Dissertativas 1. (Fuvest 2008) a) Os organismos podem ser incluídos nessa descrição são os artrópodes. b) Tem função estrutural: a quitina está presente no exoesqueleto dos artrópodes e também na parede celular dos fungos, e a celulose está presente na parede celular das células vegetais. 2. (Fuvest 2008) a) Moscas e besouros são insetos holometábolos, portanto apresentam: ovo, larva, pupa e imago. Sabendo que o desenvolvimento ocorre desta forma, e o tempo de cada fase de cada espécie, é possível estimar o tempo ocorrido desde a morte dependendo da fase encontrada no corpo em decomposição. b) Existem algumas espécies de insetos que só ocorrem em determinadas regiões, se o corpo em decomposição apresentar insetos que não ocorrem na região do Rio de Janeiro, significa que o mesmo foi trazido de outra região. 3. (Fuvest 2009) a) O animal pertence ao grupo dos aracnídeos. Uma característica que permite chegar a esta conclusão é a presença de oito patas articuladas. b) A vantagem adaptativa seria segurar maiores chances de sobrevivência para os descendentes, e consequentemente, para a espécie.

Cap. 3.5.ZOOLOGIA: Artrópode e Equinodermo

3

Cap 3 5 zoologia artrópode e equinodermo  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you