Page 1

Livro de receitas


Sabor assim, a vida inteira.

A farinha de trigo Bonina é elaborada dentro de um rigoroso processo de qualidade que resulta em uma farinha extremamente branca, o que demonstra a excelente qualidade do trigo utilizado no processo de moagem. A Bonina é enriquecida com ferro e ácido fólico, desenvolvida especificamente para o uso doméstico. Além da farinha Bonina, outro produto que se destaca é a farinha de trigo Mona. Como é bom passar momentos maravilhosos em família. Aquele café da manhã com todos em volta da mesa ou aquele piquenique no fim de tarde, ficam ainda mais saborosos com os alimentos feitos com a farinha de trigo Bonina. Quem usa comprova a qualidade, pois desde sua concepção até o processo final de industrialização a farinha Bonina é pensada e desenvolvida para paladares exigentes e mãos hábeis.


Broinha com goiabada Rende 26 porções

Ingredientes: Massa: 1 tablete de fermento biológico; 3 colheres de sopa de açúcar; 2 ovos; 1 pitada de sal; 1 1/4 xícara de chá de leite morno; 2 colheres de sopa de margarina; 1 colher de sopa de erva-doce; 3 xícaras de chá de farinha de trigo Bonina; 2 xícaras de fubá; 1 gema para pincelar; 200 g de goiaba cortada em cubos. Modo de preparo: Em uma tigela, dissolva o fermento e o açúcar, misture os ovos, o sal, o leite, a margarina, a erva-doce e aos poucos, a farinha Bonina e o fubá. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e trabalhe-a até desgrudar das mãos. Cubra com um pano e deixe crescer. Trabalhe a massa novamente, faça bolinhas, recheie-as com a goiabada e molde as broas, coloque-as numa assadeira untada com margarina, pincele a gema e asse no forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos. Retire as broinhas do forno e povilhe com fubá. Dica: Consuma as broas no mesmo dia, pois elas endurecem rapidamente.


Sabor assim, a vida inteira.


Torta de pizza Rende 6 porções

Ingredientes: 3 xícaras de chá de farinha de trigo Bonina; 125 ml de água; Sal a gosto; 150 ml de azeite; Margarina para untar; 300 g de cream cheese; 200 g de tomate pelado escorrido; 100 g de azeitona preta sem caroço; Orégano e sal grosso a gosto. Modo de preparo: Aqueça o forno a 200ºC, em um recipiente, misture a farinha Bonina, a água, o sal e metade do azeite. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Divida a massa em duas partes e abra-as. Com uma parte forre o fundo de uma assadeira untada com margarina. Por cima, espalhe colheradas de cream cheese, pedaços de tomate e azeitona. Regue com o restante do azeite e polvilhe com o orégano. Cubra com a massa restante e feche as laterais. Polvilhe o sal grosso e leve ao forno por 50 minutos ou até dourar. Dica: Substitua o cream chesse por fatias de queijo branco. Fica mais leve!


Sabor assim, a vida inteira.


Pudim de pão com chocolate e café Rende 10 porções

Ingredientes: 4 pãezinhos feitos com a farinha Bonina; 2 1/2 Xícaras de chá de leite; 4 ovos; 2 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de sopa de margarina; 1 lata de leite condensado; 2 colheres de sopa de café solúvel; 1/2 xícara de chá de gotas de chocolate; Modo de preparo: Pique os pãezinhos e coloque-os de molho no leite. No liquidificador, bata o pão com o leite e os ovos, o açúcar, a margarina, leite condensado e o café, misture as gotas de chocolate e despeje em uma forma retangular caramelizada. Asse em banho-maria no forno preaquecido a 200ºC por 1 hora. Dica: Sempre coloque água quente para o banho-maria.


Sabor assim, a vida inteira.


Biscoito Bicolor Rende 70 porções

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento Bonina; ½ xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de margarina (200g); 3 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Modo de preparo: Em uma tigela, misture a farinha com fermento Bonina com o açúcar e a margarina até a massa ficar úmida, macia e soltando das mãos. Divida a massa em duas partes, em uma das partes, acrescente o chocolate e mexa até obter uma mistura homogênea. Coloque uma das massas sobre um plástico e abra com um rolo, formando um retângulo com cerca de 0,5cm de espessura. Da mesma forma, abra a massa restante sobre a aberta e repita a operação. As massas devem ficar do mesmo tamanho. Enrole como rocambole, apertando e esticando delicadamente ao mesmo tempo, formando um rolo de 50cm de comprimento. Corte ao meio, embrulhe no plástico e leve à geladeira por 1 hora Corte em fatias com cerca de 0,5cm de espessura. Arrume-as em assadeiras, deixando espaço entre elas para cresçam. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por 20 minutos ou até dourarem levemente. Retire e deixe esfriar. Dica: Não doure muito, pois a parte com chocolate poderá ficar amarga. Se preferir, abra as massas separadamente, depois coloque uma sobre a outra e enrole.


Sabor assim, a vida inteira.


Delícias com cebola e ervas aromáticas Rende 4 porções

Ingredientes: 450 g de cebola; 550 g de farinha de trigo Bonina; 100 g de manteiga; 20 g de fermento fresco; 10 g de açúcar; 100 ml de leite; 1 ovo; 1 gema; 50 ml de vinho branco seco; 1 colher de sopa de tomilho seco; 2 colheres de sopa de alecrim picado; 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem; 15 g de sal; Pimenta-do-reino preta em grãos. Modo de preparo: Descasque as cebolas, pique-as em pedaços pequenos e ponha em uma panela com 3 colheres de sopa de azeite, o vinho, 6 colheres de sopa de água, o alecrim e o tomilho, cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, tempere com uma pitada de sal e reserve. Numa panela pequena, esfarele o fermento, adicione o açúcar e dissolva tudo com um pouco de leite morno, penere a farinha, coloque-a sobre a mesa de trabalho, num monte e na cavidade central, ponha uma mistura de fermento, leite e açúcar, o leite restante, a manteiga, amolecida e em pedaços, o ovo inteiro e o sal restante. Sove o preparo, forme com ele uma bola, unte-a com um pouco de azeite e coloque-a numa vasilha também untada com azeite. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos. Depois desse tempo, sove rapidamente a massa recoloque-a na vasilha, cubra e deixe crescer por 15 minutos. Divida-a em 4 partes, achate-as com as mãos e faça pequenos furos com o dedo no centro de cada uma. Pincele a superfície de cada focaccia com a gema batida e salpique-as com as cebolas cozidas e com uma pitada de pimenta, moida na hora. Coloque-as numa assadeira untada com o azeite restante e deixe-as crescer por 20 minutos. Asse-as em forno preaquecido a 220ºC por 20 a 25 minutos. Retire-as do forno, deixe que amornem sobre uma grelha e sirva-as frias ou mornas.


Sabor assim, a vida inteira.


Bolo formigueiro Rende 16 pedaços

(sem açúcar)

Ingredientes: 4 ovos (claras e gemas separadas); 5 g de emulsificante para sorvete; 1 xícara de chá de adoçante forno e fogão; 2 colheres de sopa de margarina; 1 xícara de chá de leite desnatado; 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo Bonina peneirada; 2/3 xícara de chá de coco ralado fresco; 1 colher de chá de essência de baunilha; 3/4 xícara de chá de chocolate diet granulado; 1 colher de sopa de fermento em pó; Margarina e farinha de trigo Bonina para untar e pouvilhar.

Modo de preparo: Em uma batedeira leve as claras para bater. Quando estiver quase em ponto de neve, junte o emulsificante e bata até o ponto de neve. Reserve. Em outra tigela, leve para bater as gemas, o adoçante e a margarina até esbranquiçar. Acrescente o leite, a farinha, o coco e a essência e bata para misturar. Retire da batedeira e à mão, misture delicadamente o chocolate granulado, as claras em neve e o fermento em pó peneirado. Em uma forma, untada com margarina e enfarinhada com farinha de trigo, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido, a 180ºC, por 40 minutos.


Sabor assim, a vida inteira.


Pão de batata com requeijão Rende 18 porções

Ingredientes: 5 batatas médias; 3 xícaras de chá de leite; 1/2 colher de sobremesa de sal; 3 xícaras de chá de farinha de trigo Bonina; 2 colheres de sopa de fermento em pó; 1 colher de chá de açúcar; 3 colheres de sopa de manteiga; 1 ovo batido; 400 g de requeijão do tipo firme; 1 gema batida para pincelar.

Modo de preparo: Aqueça o forno a 180ºC. Descasque as batatas e lave-as, corte-as em pedaços e cozinhe com o leite e o sal em fogo baixo até absorver todo o leite. Passe-as por um espremedor e reserve em uma tigela, peneire a farinha de trigo Bonina, o fermento e o açúcar. Junte a manteiga, a batata e misture. Junte o ovo e sove bem. Deixe descansar por 15 minutos. Faça pequenos circulos de massa, recheie com requeijão e forme bolinhas. Ponha-as em uma assadeira untada com manteiga, pincele a gema e leve ao forno por 50 minutos ou até dourar.


Sabor assim, a vida inteira.


Nhoque fácil Rende 6 porções

Ingredientes: 2 caldos de galinha; 3 xícaras de leite; 6 colheres de sopa de maionese; 2 colheres de salsinha picada; Sal a gosto; 3 xícaras de farinha de trigo Bonina. Modo de preparo: Dissolva os 2 caldos no leite e leve ao fogo com a maionese, a salsinha e o sal. Quando levantar fervura e a maionese derreter, retire do fogo e coloque a farinha de trigo Bonina de uma só vez. Misture bem rápido para não empelotar. Volte a massa no fogo baixo, mexendo por 1 ou 2 min. Desligue o fogo e deixe a massa amornar. Sobre a mesa enfarinhada, coloque a massa e faça rolinhos. Corte no formato de nhoque. Numa outra panela com água e sal, cozinhe os nhoques. A dica é que o nhoque seja retirado da água assim que ele subir, estará no ponto. Escorra e sirva com seu molho preferido.


Sabor assim, a vida inteira.


Pão amarelo de abóbora Rende 26 porções

Ingredientes: 400 g de farinha de trigo; 200 g de fubá; 250 g de abóbora sem casca; 20 g de fermento fresco; 1 colher de sopa de açúcar; 1 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio; 4 colheres de sopa de semente de abóbora sem casca; 2 colheres de sopa de leite; Manteiga e farinha de pão (ou rosca) para untar; 4 colheres de sopa de óleo de girassol; Sal. Modo de preparo: Amorne o leite numa panela pequena. Peneire a farinha de trigo e coloque-a numa vasilha grande num monte. Esfarele o fermento na cavidade central, acrescente o açúcar e dissolva-o com leite. Cubra a vasilha com um pano e deixe fermentar por 30 minutos. Cozinhe a abóbora em água com sal, escorra-a e amasse-a com um garfo fazendo um purê. Ponha o purê na vasilha com a massa e junte o óleo de girassol, uma pitada de sal, o fubá, o bicarbonato e as sementes de abóbora, misturando bem os ingredientes com as mãos. Cubra e deixe crescer novamente por 1 hora. Depois desse período, unte uma forma de pão de forma com manteiga e salpique com a farinha de pão. Transfira a massa para a forma e asse-a em forno preaquecido a 200ºC por 45 minutos. Deixe amornar o pão, desenforme-o e espere esfriar completamente sobre a grelha. Sirva cortado em fatías.


Sabor assim, a vida inteira.


Bolinho de chuva Rende 26 porções

Ingredientes: 3 xícaras de chá de farinha de trigo Bonina; 3 ovos (inteiros); 4 ou 5 colheres de sopa de açúcar; 1 pitada de sal; 1 colher de fermento em pó; 1/2 xícara de leite.

Modo de preparo: Bata os ovos, coloque o açúcar, o leite, o sal, misture muito bem a farinha de trigo Bonina e por último coloque o fermento para fritar, faça pequenos bolinhos, frite no fogo baixo e polvilhe com canela e açúcar.


Sabor assim, a vida inteira.


+55 045 3211-1000

www.infasa.com.br

Rodovia PR 182, Km 13 s/n, Santa Maria, 85.825-000. Santa Tereza do Oeste - PR

Livro de Receitas Bonina  
Livro de Receitas Bonina  
Advertisement