Page 1

PROJETO INTEGRADOR 2019.2

Gunta Stรถlzl UNIPE | DESIGN DE MODA Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda | P3 Hiane Luiza, Giullia Paes , Mariana Albino, Karen Emanuelle, Layla Nunes


APRESENTAÇÃO Gunta Stoltz foi uma das mulheres revolucionária da Bauhaus, escola de belas artes com uma política de liberdade de gênero e igualdade, que na pratica tinha o machismo como hierarquia. Não sobrava então muitas opções para as mulheres a não ser a tecelagem. Foi aí que Gunta ganhou seu espaço no mundo das artes e se tornou uma das maiores tecelãs da história.


PÚBLICO ALVO 1. Perfil Demográfico 2. Perfil Psicográfico 3. Perfil Comportamental 4. Síntese do público


PAINEL DEMOGRÁFICO

Mulheres de classe média alta, que tem um espírito livre e independente. São felizes com sua própria companhia e não se importam com o que as pessoas acham.


PAINEL PSICOGRÁFICO Onde em suas horas vagas preferem tomar um vinho ou um café, uma boa música e sua balada preferida é uma viagem intelectual no mundo da literatura. Apreciam a boa companhia de pessoas que agregam em presença e conteúdo.


PAINEL COMPORTAMENTAL Mulheres apaixonadas pela combinação de vinho e uma boa massa. Ama sair com os amigos para um passeio mais clean. Seu gosto musical se resume em folk, ama as músicas da Lana Del Rey e é completamente admirada pelo mundo e pela vida.


SÍNTESE DO PÚBLICO Não focando tanto em idade, pretendemos atingir qualquer idade, gênero e pessoa que se identifique com a história de Gunta e que curtam as peças da coleção.


REFERENCIAL ESTÉTICO


REFERENCIAL ESTÉTICO |

GERAL

Gunta Stölzl, nascida em 1897 em Munique, já havia descoberto sua paixão pela arte. Durante a I. Guerra Mundial tinha sido enfermeira da Cruz Vermelha. E durante essa experiência, chegou a conclusão que a Arte podia mudar o mundo. Os desenhos dos seus tapetes, colchas, toalhas e cortinas eram abstratos, mudando os padrões vigentes. Stölzl introduziu a arte abstrata na tecelagem. O reconhecimento veio, Gropius , fundador da Bahaus, se empolgou. Quando a sede da Bauhaus passou de Weimar para Dessau, Stölzl assumiu a direção da oficina de tecelagem, com uso de novos materiais e equipamentos.


REFERENCIAL ESTÉTICO | R E C O R T E Recortes feitos a partir de obras das tecelagens de Gunta. Stölz desenvolvia padrões visuais complexos e colorido.


REFERENCIAL ESTÉTICO | F O R M A S E S I L H U E T A Painel de formas e silhuetas montado visando linhas mais retas e claras, com um toque suave trazendo o encantamento e sutileza.


REFERENCIAL ESTÉTICO | T E X T U R A S Painel de texturas que evidencia a transparência e a suavidade como principal foco de atenção de quem entende a coleção como ela realmente é.


REFERENCIAL ESTÉTICO | C O R E S Cartela de cores com a cartela escolhida, que traz reconhecimento e semelhança com a ideia que a coleção quer passar.


CARTELA DE MATERIAIS Materiais usados como matéria prima na criação do nosso modelo prototipado da coleção.


AVIAMENTOS

Linha máquina reta código 2346 Composição: 100% poliéster

Entretela termocolante

Zíper coats nylon fino 15cm

Elástico

Fio de overlock bonfio branco

botões

TECIDOS

Tecido voal

Tecido malha

Seda

Organza

Linho

Tricoline

Algodão cru

Jeans

Lycra


FICHA SÍNTESE


EXTRAÇÃO DE FORMAS


GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS


COLEÇÃO FINAL | Gunta Stölzl Coleção verão, conceituada a década de 20 com um toque vintage e minimalista trazendo harmonia do passado com o presente. Mangas bufantes, plissado, camisas de botão, comprimento mídi e transparência transmitem a energia da mulher simples e elegante que era Gunta Stolz. Uma cartela de cores que se adapta facilmente ao clima quente do verão escaldante. Cinturas altas e silhuetas marcadas intercaladas com cós baixos e silhuetas retas transmitem a variedade numa coleção atemporal.


FAMÍLIA BÁSICA


FAMÍLIA FASHION


FAMÍLIA FASHION


FAMÍLIA VANGUARDA


PRANCHA UNICA DA COLEÇÃO


DESENHO TÉCNICO


DESENHO TÉCNICO VESTIDO


DESENHO TÉCNICO TOP


DESENHO TÉCNICO HOT PANTS


FICHA TÉCNICA


FICHA TÉCNICA VESTIDO


FICHA TÉCNICA TOP


FICHA TÉCNICA HOT PANTS


MODELAGM PLANA DO LOOK PROTOTIPADO


PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO LOOK PROTOTIPADO Na proposta de alteração seria usado couro e jeans para não perder a essência da coleção mas trazendo opções diferentes para quem quisesse usa-la. No lugar da organza seria usado o tecido cetim bucol ou o famoso tule.


ADORNO

Profile for Hiane Luiza

PORTIFOLIO GUNTA  

PORTIFOLIO GUNTA  

Advertisement