Page 1

R E V I S T A

HELIOPOLIS


Editorial

01

Programação do mês

02

Educação especial e virada inclusiva

03

Conselho Gestor Informa

04

Me segue!

05

Destaques da Biblioteca

Divirta-se

06

08

Cultura Lazer e Esportes

Aconteceu no CEU

09

10


EDITORIAL

01

MÊS DE DEZEMBRO EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA Dia três de dezembro é Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data estabelecida desde 1998 pela Organização das Nações Unidas – ONU, para gerar discussões sobre a situação das pessoas com deficiência, seus direitos e necessidades. No CEU Heliópolis este é o mês da Educação Especial e Inclusiva, tempo de alimentarmos nosso sonho de promover ações para garantir a inclusão de verdade e trazer as pessoas com necessidades especiais da região para dentro do CEU, para aprendermos juntos e fortalecer cada vez mais o Bairro Educador de Heliópolis como um espaço de inclusão. A Meta número 4 do Plano Nacional de Educação garante a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Como espaço público em conformidade com a Norma de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, ABNT, as dependências do CEU Heliópolis estão prontas para receber as pessoas com necessidades especiais e desenvolver vários projetos com e para elas. Por isso, contamos com a colaboração de todos para divulgar essas informações e trazer essas pessoas para o CEU, promovendo sua inclusão e cidadania. A Educação é um direito de todos e deve ser orientada para o pleno desenvolvimento e fortalecimento da personalidade dos sujeitos, respeitando as liberdades humanas em toda sua diversidade. Sejam todos e todas bem-vindos (as) a Dezembro no CEU Heliópolis, mês oficial da luta pela Inclusão das pessoas com deficiência.


PROGRAMAÇÃO DO MÊS

02 TEATRO, PEÇAS TEATRAIS E MUITO ESPETÁCULOS!! Dia 05/12 - Espetáculo “Pé na Estrada” às 09h00 – Saguão Fab Lab (externo) Teatro Circense - Classificação: A partir de 5 anos

Dia 06/12 - Espetáculo “Os Mequetrefes” às 15h00 – Saguão Fab Lab (externo) Teatro Circense - Classificação: Livre

Dia 11/12 – Show “Tony Tornado” às 20h00 – Sala Multiuso Show de Black Music - Classificação: Livre

Acontece na

Dia: 06/12 - Cine Curta com Pipocas Biblioteca - Cinema , oficinas de cartazes e Escuta (Mayara Barbosa e Robélia Velame) - Classificação: Livre


EDUCAÇÃO ESPECIAL E VIRADA INCLUSIVA

03

A Virada Inclusiva está chegando e gostaríamos de contar com a colaboração para a divulgação nas redes. Desde a última quarta-feira (21/11) a Equipe da Virada Inclusiva – Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado – SEDPcD está com uma série de vídeos acessíveis em suas redes sociais, com influenciadores digitais com deficiência, convidando o público para a 9ª edição da Virada! As publicações serão divulgadas diariamente até a próxima sexta-feira (30/11), e gostaríamos muito de receber a colaboração de vocês com o compartilhamento em suas redes também.


CONSELHO GESTOR INFORMA

04

O Conselho Gestor é um grupo de representantes eleitos por vários tipos de frequentadores do CEU. Por exemplo, os professores, os estudantes, a comunidade organizada e por aí vai... Todos os meses o Conselho se reúne e decide sobre os aspectos mais importantes do CEU. Em Novembro, o Conselho reviu e aprovou : . Colocação das placas informativas sobre dias e horários permitidos para a prática de skate, uso de bicicletas, passagem de cachorros na coleira.

Com inauguração nos dias 30/11 e 01/12 a Editora e Gráfica Heliópolis, projeto contemplado pelo “Rumos Itaú Cultural 2018”, que prevê a publicação de 50 livros de escritores de Heliópolis, cuja execução será realizada em uma das salas do piso superior da biblioteca, terá lançamento de livros, apresentações culturais e cobertura ao vivo pela emissora TVT.

Em virtude da parceria firmada junto SEBRAE Nacional, o Conselho aprovou a criação de um posto de atendimento fixo no CEU, atendendo a demanda da comunidade para formação permanente nas áreas de plano de negócios, arrecadação de microcrédito, entre outros aspectos referentes ao microempreendedorismo individual (MEI), visando o desenvolvimento da economia do Bairro. O posto estará localizado a partir desse mês no piso superior da Biblioteca do CEU, próximo ao portão que dá acesso a Estrada das Lágrimas, onde atuarão alguns funcionários do SEBRAE designadas para essa função.


ME SEGUE

05

BATALHA DO SOL

Toda 4ªf . Local: Teatro de Arena. Espaço de liberdade de expressão e de improvisação a partir da linguagem Hip Hop, com a participação e protagonismo dos jovens na organização e na execução. A apresentação e inscrição são feitas no local.

REUNIÕES MENSAIS CONSELHO GESTOR.

12/12 /19 às 14h Instância formada por representantes da gestão, educadores das Unidades Educacionais do CEU, estudantes e representantes das escolas e equipamentos do entorno membros da sociedade civil da região e frequentadores do CEU. Reunião aberta a comunidade.

COLEGIADO DE INTEGRAÇÃO. 07/01 /19às 14h. Instância formada por representantes da gestão e da

direção das Unidades educacionais do CEU. A principal estratégia de articulação que vem sendo construída é a unificação de um Calendário Temático.

MOVIMENTO SOL DA PAZ.

31/01/19 às 9h30 na Biblioteca Reunião mensal do movimento que, dentre outras coisas, organiza a Caminhada Pela Paz e discute os principais temas e demandas da comunidade de Heliópolis.


DESTAQUES DA BIBLIOTECA

06

A biblioteca do CEU Heliópolis é mais um equipamento cultural do Bairro Educador. Venha Conhecer! Você sabia que temos em nossos acervos diversos tipos de materiais como livros, DVD´s e CD em braille?

DVD´s em braille

E

!

CD´s

ille

ra em b

Cine escuta com pipoca

24/11 Mostra Cultural

Faça já sua carteirinha! Funcionamento da biblioteca: Segunda a sexta: 08:30 às 21:30 Sábados e feriados: 09:30 às 17:00


DESTAQUES DA BIBLIOTECA

07

Quem foi Louis Braille? O código Braille foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16. Ele teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai, que trabalhava com couro. O Sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como de algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por deficientes visuais ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. Superação! Ludwig van Beethoven (1770 - 1827), músico alemão. Foi perdendo a audição progressivamente ao longo de três décadas (entre os 20 e os 50 anos). Em 1976 surgiram então os primeiros sintomas da surdez, e na volta de uma turnê, começou a queixar-se, e teve como diagnóstico uma congestão dos centros auditivos. Beethoven passou os anos seguintes em depressão, mas, ao sair dela em 1819, deu início a um período de criação de obras-primas: as últimas sonatas para piano, as "Variações Diabelli", a "Missa Solene", a Nona Sinfonia (criada pouco antes de sua morte, e foi declarada patrimônio mundial da Unesco). Só em 1806, Beethoven revelou o problema, em uma frase anotada nos esboços do Quarteto n° 9: "Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem mesmo em tua arte!"


DIVIRTA-SE!

08

Você conseguiria decifrar a mensagem em código braillle abaixo?

Utilize o tradutor para a frase acima:

Você sabe como são compreendidas as escritas braille?

Você sabia que há ferramentas que nos ajudam a traduzir o português em códigos em braille? Umas dessas diversas ferramentas você encontrará neste link: <https://www.atractor.pt/mat/matbr/>>atbraille.html>

Você sabia que esta expressão na língua de sinais significa “eu amo você” ?

Resposta: todxs têm direito a se comunica e ser entendidos!


CULTURA, LAZER E ESPORTES

09

O TAI CHI CHUAN voltou com a corda toda! O CEU Heliópolis está em festa, após conversas com as alunas e a prof.ª Eliana conseguimos voltar com as aulas, que acontece todas as quintas-feiras no saguão da piscina. Como não poderiam ficar de fora, as alunas já se apresentaram na mostra cultural, demonstrando muita alegria e entusiasmo. NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. E, mais uma vez, tivemos algumas atividades com a proposta de tornar os homens mais conscientes e

alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas. O grupo de Ginastica Geral também se apresentou na Mostra Cultural, empolgando o público com seu ritmo latino. Este grupo se apresenta por vários CEUs da cidade, com coreografias elaboradas pela profª Simone e figurino confeccionado pelas alunas em parceria com o FAB LAB. Venha fazer parte deste grupo!!!!

DANÇA CIGANA

No dia 10 de Novembro, os alunos do Rugby foram assistir a partida da Seleção Brasileira contra os All Blacks Maori, da Nova Zelândia. Os All Blacks Maori são uma equipe de rugby formada por atletas com a etnia do povo nativo da Nova Zelândia, os Maori. Nossos alunos estavam super ansiosos para assistir o jogo e principalmente ver a Haka, uma dança típica do povo Maori.


ACONTECEU NO CEU

10

Dia 24/11 aconteceu a Mostra Cultural do CEU tivemos danças, exposições, Feira da Economia Solidária, barraca do Pegue e Leve de livros, Contações de Histórias, comidas, além do show da cantora Margareth Menezes. Confira toda essa beleza!


ACONTECEU NO CEU

11


Calendário Temático Unificado CEU Heliópolis

12

A programação do CEU Heliópolis está alinhada com o Calendário Temático Unificado. Não perca as datas e participe conosco das atividades!

Recreio nas férias

Povos originários

ECA Recreio nas Férias

Festa das Crianças

Carnaval de Rua

Virada Cultural

Semana dos Direitos Humanos

Mostra da Cultura Popular

Direitos das mulheres

Caminhada sol da Paz Festa da Cultura Popular

Seminário de Educação Bairro educador

Ato de apoio às pessoas com deficiências


VEM AI!

13

O programa Recreio nas férias já abriu as inscrições com diversas atividades durante o recesso escolar. As atividades envolvem contações de histórias, oficinas, brincadeiras, jogos de tabuleiros, brinquedos infláveis e alimentação completa (almoço, café e lanche da tarde). Efetue seu cadastro , apresentando documentação com foto (RG, RNE ou CNH) e comprovante de residência. Consulte os locais no site: portal.sme.prefeitura.sp.gov.br

Quando? : 14 a 24 de janeiro Das 09h às 16:30 De 04 a 14 anos


Contatos Telefone: 2353-4300 E-mail: ceuheliopolisarletepersoli@gmail.com Facebook: Facebook.com/ceuheliopolis Instagram: @ceuheliopolis E-book: issuu.com/ceuheliopolis

Revista CEU Heliópolis professora Arlete Persoli  

Mês de dezembro Educação Especial e Inclusiva

Revista CEU Heliópolis professora Arlete Persoli  

Mês de dezembro Educação Especial e Inclusiva

Advertisement