ESTRELLA

Page 169

– Claro, não dorme de barriga vazia, pega mocotó no Adão ... – E peixe posso comer ? pergunta o Mano. – Bem fritinho, nadando na banha, pode ... autoriza o médico.

LUCROS E PERDAS No km 67, da sinuosa estrada da vida, olho o retrovisor e fico a me perguntar: – Do espaço já percorrido, do tempo já dispendido, das lutas, conquistas, derrotas, que lições devo tirar ? Vejo que a vida, tem Lucros e Perdas. As Perdas são fardos pesados, mas entre débitos e créditos, os Lucros somam mais. O saldo é sempre positivo, para quem sabe viver e manter–se vivo. Se o leitor não concorda comigo e não pensa como eu, que recorra a quem conhece, pergunta a quem já morreu. Um morto sempre é sincero, o falecido nunca mente e se ele não falar nada a resposta estará dada, porque quem cala consente. LONGEVIDADE Embora se assemelhem fisicamente, os velhos se diferenciam na atitude. Há os sedentários, cercados de doenças e dificuldades. Há os discretos que se isolam em si mesmos. Há os indiferentes, para quem tanto faz como fez. E há os ativos cheios de energia – com mais motivos para a ação do que desculpas para a inércia. E destes, os hábitos são simples e saudáveis: O Sergio Horn e o Eli Hart, recomendam dançar no Bailão. O Oscar Eberle atribui a sua boa forma à bicicleta e à abstenção do álcool. O Seu Werle, colhe o capim elefante para os animais e produz o alface que consome. 169


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.