Issuu on Google+

Diretrizes SKF para o uso correto de

MĂ­dias Sociais


Conecte-se, mas com responsabilidade As mídias sociais fazem parte do nosso dia a dia e são importantes para as nossas relações, tanto pessoais quanto profissionais. Uma ação equivocada em uma rede social pode rapidamente se disseminar pela web, alcançando milhares de pessoas e impactando a imagem de uma pessoa ou de uma empresa. Por isso, o uso das mídias sociais requer muita atenção e responsabilidade. O Grupo SKF sabe dessa realidade e, para ajudar você aproveitar essas novas mídias da melhor maneira, desenvolveu esse guia para o uso adequado tanto para fins profissionais quanto pessoais. Mesmo tendo restrição de acesso a alguns sites dentro do ambiente de SKF, devido à Política de Segurança da Informação, aqui você encontrará informações e dicas que certamente ajudarão você a preservar a sua imagem e a da SKF.

Boa leitura! 2


Antes de entrar nas mídias sociais, fique por dentro de todas elas Mídias sociais são ferramentas de colaboração e interatividade disponíveis na internet. Hoje, existem muitas delas: Orkut, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, MySpace, MSN, Wikipédia, blogs, fóruns de discussão e diversas outras. Conheça melhor algumas desses mídias e, quando utilizar qualquer uma delas, lembre-se das dicas deste guia!

3


Orkut | www.orkut.com É a rede social mais popular do Brasil. No Orkut, os usuários mantêm um perfil com informações pessoais, fazem amigos, trocam scraps (mensagens de texto), criam álbuns de fotos, anexam vídeos e participam de grupos e fóruns. Facebook | www.facebook.com É uma mídia social como o Orkut só que maior: já tem mais de 500 milhões de usuários no mundo e é uma das que mais crescem na América Latina. Curiosidade: você sabia que o Facebook nasceu como uma rede social exclusiva da faculdade de Harvard, nos EUA? Twitter | www.twitter.com É um microblog: um site onde os usuários se conectam entre si para enviar, receber e retransmitir mensagens de texto curtas e instantâneas. O Twitter é tão ágil que muitos acontecimentos são divulgados nele antes de qualquer outra mídia. Blogs São diários virtuais que, com o tempo, também se tornam importantes fontes de informação sobre muitos assuntos diversos. Milhares de blogs são criados diariamente e, no Brasil, muitos blogueiros (pessoas que escrevem os blogs) viram celebridades.

4


YouTube | www.youtube.com É uma página da internet onde os usuários postam seus vídeos. No YouTube, também é possível assistir e compartilhar esses conteúdos. Hoje, o site tem mais de 300 milhões de usuários: é o mais popular do planeta! Wikipédia | www.pt.wikipedia.org É uma enciclopédia on-line alimentada por colaboração, ou seja, pelos próprios usuários. Na Wikepédia, qualquer pessoa pode escrever artigos e inserir conteúdos sobre os mais variados assuntos. LinkedIn | www.linkedin.com É uma mídia social de contatos profissionais em que os usuários se mantêm informados quanto à sua área de atuação, localizam pessoas, buscam conhecimento e controlam suas informações profissionais no ambiente on-line. É uma das mídias sociais que têm demonstrado maior taxa de crescimento no Brasil.

5


Você nas mídias sociais As mídias sociais são meios de buscarmos informações e conhecimentos, trocarmos opiniões e cultivarmos relacionamentos. Utiliza-se para se atualizar e se divertir, fazer amizades e contatos. Você tem liberdade para se expressar nessas mídias, mas nunca dê opniões como funcionário da SKF; não fale em nome do Grupo nem de suas empresas, marcas e produtos, e não trate de assuntos internos quando não for autorizado para isso. Também não utilize seu endereço de email corporativo para se cadastrar em mídias sociais públicas – seus perfis devem ser vinculados apenas ao seu e-mail pessoal. Esteja ciente de que a responsabilidade legal por qualquer informação indevida que você divulgar nas mídias sociais é unicamente sua e é você quem responderá por ela, conforme o Código de Conduta SKF.

6


Fique atento • Só publique informações que não comprometam você. Nas mídias sociais, tudo que é compartilhado fica disponível para o público em geral ler e também compartilhar. • Comunique-se com os outros usuários sempre de forma respeitosa, usando uma linguagem adequada e com muito bom senso. • Não divulgue conteúdos criados por outras pessoas sem autorização. Essas informações são protegidas por leis de direitos autorais e de propriedade intelectual, e você deve respeitá-las também no ambiente on-line. • Não fale de assuntos relacionados à SKF nas mídias sociais. Nesses casos, você deve procurar seu gestor ou os canais indicados pela Empresa. • Caso se arrependa de alguma ação nas mídias sociais, seja o primeiro a esclarecê-la ou corrigi-la. Nesse meio, é muito importante agir com transparência.

7


A SKF nas mídias sociais Sabemos que utilizar as mídias sociais é uma oportunidade de conectar a Empresa a diversos públicos de interesse. Sabemos também que as informações publicadas nesses meios se disseminam muito rápido e alcançam grande número de pessoas em minutos. É por isso que o uso dessas mídias exige muita atenção: o descuido com a divulgação de dados e informações pode impactar muito a sua vida pessoal e a reputação da Empresa. O grupo SKF zela pela imagem sólida que construiu e, por isso, só permite que pessoas autorizadas pela área de Comunicação, e em alinhamento com o gestor, falem da Empresa nas mídias sociais. E, nesses casos, apenas quando essa participação for pertinente à atividade que o profissional desempenha.

8


Lembre-se • Se você não foi autorizado, nunca fale em nome da SKF nem de suas empresas, marcas, produtos e situações internas nas mídias sociais. Caso haja necessidade, faça-o somente com a autorização da área de Comunicação e em alinhamento com o seu gestor. • Se você é autorizado a falar em nome do grupo, diga apenas o que foi permitido a você falar. • Fique ciente do risco de publicar informações internas da SKF, mesmo quando utilizar as mídias sociais no âmbito pessoal. Isso pode ter conseqüências negativas para a Empresa e você. • Sempre zele pelos Valores da Empresa. E, caso identifique quaisquer manifestações que entenda não serem adequadas em relação ao grupo SKF, informe à área de Comunicação.

9


Consulte sempre Você já sabe qual é a postura que o Grupo SKF espera de você nas mídias sociais. Se surgirem dívidas de como agir ao utilizá-las, consulte estas dicas rápidas do que você deve e do que não deve fazer. O objetivo deste guia é ajudar você a aproveitar as mídias sociais da melhor forma, sem prejuízos pessoais ou para a Empresa.

10


Certo

Errado

• Utilizar as mídias sociais apenas no âmbito pessoal.

• Falar da SKF ou de suas empresas marcas e produtos nas mídias sociais

• Adotar uma linguagem respeitosa e que não o fenda os outros usuários.

• Divulgar informações internas da Empresa, como situações, dados, números, fotos, arquivos, de áudio e vídeo, entre outros materiais.

• Refletir antes de publicar qualquer informação, pensando na sua imagem pessoal e na do Grupo SKF. • Seguir diretrizes da Empresa e os preceitos do Código de conduta e da Segurança da Informação.

• Adotar linguagem agressiva, ameaçar ou falar mal de outros usuários. • Violar direitos autorais e confiar em termos de responsabilidade, pois eles não evitam problemas legais.

11



Cartilha SKF midias sociais