Issuu on Google+

GCC PLOTTERS CORTE DE CONTORNO GREATCUT 2

HEXÁGONO-SISTEMAS INDUSTRIAIS, LDA Office +351228319460 Skype hexagonosi hexagono@mail.telepac.pt hexagono@netcabo.pt


Guia rápido para aplicação com o CorelDraw X3-X6 1. Ativar o plugin Greatcut2 dentro do CorelDraw

Fig 1. Plugin Greatcut2

2. Configurar marcas GCC

Figuras 2-4. Configurar marcas GCC Definições importantes: Comprimento da marca (Size) : entre 10.00 – 25.00 mm ( use 10 mm para tamanho A4|A3 ) Espessura da marca (Line thickness): entre 1.00 – 2.00 mm ( use sempre 1.00 mm) Marcas com canto exterior (Outside corners):  (referente ao sistema GCC)


Guia rápido para aplicação com o CorelDraw X3-X6

3. Criar contorno exterior ( Outline)

Fig 5. Criar contorno Importante: existem 2 ferramentas de contorno. . Creat Contour – usar quando desenho não é vectorial, pois pretende converter contorno de “bitmap” . Creat Outline – usar quando o desenho já é vectorial, pois apenas precisa linha externa.

4. Inserir marcas de alinhamento ( Job Marks)

a. Selecione o desenho completo e aplique a função de criação das marcas de alinhamento ( Set Job Marks). b. Por fim posicione o desenho com marcas, fora das margens exteriores da folha, de forma a haver espaço livre para o sensor e roletes da plotter atuarem. Geralmente os topos superior, inferior e esquerdo requerem 3 cm livres. O topo direito ficará na parte de trás da folha pelo que necessita de 6 cm mínimo.

Fig 6.. Inserir marcas


Guia rápido para aplicação com o CorelDraw X3-X6 5. Imprimir o Desenho Deve imprimir o desenho na sua impressora habitual. Se tiver software RIP para impressora de grande formato, deve exportar o desenho num formato compatível geralmente EPS.

Fig 7. Imprimir desenho

Importante: manter a orientação e distancia das margens referida no ponto anterior. 6. Esconder camada do desenho a contornar. Deve ativar a apresentação do gerenciador de objectos ( camadas). Depois clique no simbolo do “olho” para fechar e assim esconder o desenho principal.

Fig 8. Esconder camada do desenho


Guia rápido para aplicação com o CorelDraw X3-X6 7. Enviar para trabalho para o GreatCut2 Pressione o botão “Cut” para abrir o Greatcut2 e enviar o seu trabalho.

Fig 9. Trabalho no Greatcut2

8. Configurar o Greatcut2 para corte Entre no menu de corte em : Arquivo\ Cortar ou use atalho “ tecla S” Definições importantes: Modo: seleccione “Cut with AAS” Pressão: força a cortar ( 70-80 ) Velocidade: usar valor 12 para modo AAS [ Ler ] : deve pressionar para obter as medidas da folha na plotter. No entanto se o desenho está no limite das margens, deve inserir manualmente valores ligeiramente superiores para largura e comprimento. Fig 10. Configurar dispositivo


Guia rápido para aplicação com o CorelDraw X3-X6 9. Colocar desenho na plotter a. Coloque o resultado da impressão na sua plotter fig 11. b. Deve medir o papel como habitualmente. c. Desloque a cabeça de corte até á 1ª marca. Ponha a plotter “offline” e use as setas para deslocar a cabeça até ficar entre a 1ª marca e o início da folha. d. Pressione tecla [Enter] para fixar essa posição de inicio. e. Carregue na tecla [Online]. A plotter está pronta para cortar o contorno.

Fig 11. Posição do desenho na plotter

Fig 12. Posição da cabeça de corte

10. Enviar para corte Faça [Previsão], para ver se todo o desenho está dentro da área de corte, fig 14. Se não pretende continuar, faça [Esc] e volta á janela principal para recomeçar. Se lhe parece bem a janela previsão, faça [Enter] no teclado para enviar desenho para corte. Se não pretende ir a previsão, apenas faça [Enviar] na janela “ Enviar ao dispositivo”. Este inicia o processo de análise de todas as marcas e de seguida executa o contorno previsto.

Fig 13. Janela de envio

Fig 14. Janela de Previsão



Cortecontornogreatcut2