Issuu on Google+

Dezembro-2012

Ao comentar a conclusão das negociações salariais 2012-2013, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Franca, Helder Souza Gomes afirmou que “mais uma vez estamos provando porque somos uma categoria organizada, forte e respeitada”. Foram fechados acordos com os grupos patronais Grupo 19 - Sicetel, Sindimaq e SINAEES, Fundição e SINDIFUPI, que juntos abrangem uma grande parte da base metalúrgica de Franca. A data-base da categoria é 1º de novembro. O Presidente também falou sobre a construção da Sauna para sócios em nossa sede campestre (chácara) no Recreio Campo Belo e da troca de todos os equipamentos do Gabinete Dentário da sede na Rua Ouvidor Freire. Também nesta edição os trabalhadores podem conferir detalhes da participação do Diretor Jean Floro em curso de treinamento sindical realizado em Jerusalém - Israel, e acessar as tabelas dos reajustes e abonos 2012-2013.

Presidente Helder Souza Gomes


Nosso Sindicato levou à frente mais algumas das propostas de trabalho. Construímos a Sauna para sócios em nossa sede campestre (chácara) no Recreio Campo Belo e trocamos todos os equipamentos do Gabinete Dentário da nossa sede na Rua Ouvidor Freire. Ao mesmo tempo realizamos assembléias e votamos nas reuniões da Federação dos Metalúrgicos para aprovação da pauta salarial 2013. Os reajustes e os abonos conquistados podem ser conferidos nesta edição. Para ampliar ainda mais nossa força de trabalho, patrocinados pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos, pudemos enviar nosso Diretor Tesoureiro, Jean Floro, para um curso sindical realizado em Jerusalém, Israel. O nosso foi um dos três sindicatos ligados à Federação que enviou representante ao treinamento. Assim, continuamos trabalhando para bem representar nossos associados. HELDER SOUZA GOMES é Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Franca/SP

O tesoureiro Jean Floro entregando o prêmio aos campeões do Torneio de Truco do Sindicato dos Metalúrgicos de Franca, Carlos André e Credilson, da Busa-Guará

Os vice-campeões Wilson e Gilmar representaram a Ivomaq-Franca

Claudinei e Wesley ficaram em terceiro e representaram a Moldtec-Franca

O Sindicato dos Metalúrgicos de Franca realizou um concorrido Torneio de Truco que reuniu mais de 30 duplas que concorreram a prêmios em dinheiro e troféus. Prestigiado por trabalhadores de metalúrgicas de Franca e de Guará, o torneio teve muita movimentação e direito até a torcida para as duplas participantes. Os vencedores foram Carlos André e Credilson da Busa-Guará.


A Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Franca vai cumprindo suas metas de melhorar a qualidade dos serviiços prestados aos associados. Desta forma, acabar de concluir e entregar a Sauna para os associados, na sede campestre do Recreio Campo Belo. Da mesma forma, a Diretoria promoveu a troca de todos os equipamentos do Gabinete Dentário que atende aos associados na sede administrativa, na Rua Ouvidor Freire.

Companheiro Jean Floro com as colegas Maysa (Cerquilho) e Niula Roberto (Rio Preto)

Parte externa da Sauna, na Chácara dos Metalúrgicos

Interior da Sauna para sócios do Sindicato

Novo Gabinete já está funcionando na sede do Centro

Os dirigentes sindicais ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (Força Sindical) Jean Floro (Franca) Niula Roberta (São José do Rio Preto), e Maysa Rodrigues (Cerquilho) participaram do curso “Juventude Trabalhadora, Autorreforma Sindical e Trabalho Decente como Estratégia para a saída da Crise”, em Jerusalém, Israel. O curso desenvolvido pela Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas (CSA), Histadrut (com cooperação de Mashav) reuniu durante o período de 29 de outubro a 18 de novembro de 2012 jovens entre 21 a 35 anos, de 15 países. O programa do curso debateu temas como: Formação do Participante como Líder; Capacitação do participante como formador de líderes; Juventude, Autorreforma e Fortalecimento Sindical; Liderança Sindical Juvenil com Proteção Comunitária; A Formação como Elemento Chave para o Fortalecimento Sindical; Modelos de trabalho com a comunidade; Diálogo Social e a Participação Juvenil; Trabalho Decente: motor do desenvolvimento; e Geração de Emprego e Projetos Econômicos no âmbito Juvenil. Sem dúvida nosso Diretor Tesoureiro Jean Floro adquiriu conhecimentos fundamentais para atuar no movimento que representa os trabalhadores, transformando-se num dos líderes que carrega em seu currículo os mais importantes conhecimentos de negociação e direção sindical.


Ao comentar a conclusão das negociações salariais 2012-2013, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Franca, Helder Souza Gomes, afirmou que “mais uma vez estamos provando porque somos uma categoria organizada, forte e respeitada”. Foram fechados acordos com os grupos patronais Grupo 19 - Sicetel, Sindimaq e SINAEES, Fundição e SINDIFUPI, que juntos abrangem uma grande parte da base metalúrgica de Franca. A data-base da categoria é 1º de novembro. Os acordos garantem a reposição das perdas causadas pela inflação dos últimos 12 meses, mais aumento real, ampliando o poder de compra do salário do trabalhador. Nos quatro grupos em que foram firmadas as Convenções o reajuste salarial foi de 8% e os abonos são de 22%. Helder disse que a Convenção Coletiva não assegura somente o reajuste salarial. Ela é constituída, em média, por 80 cláusulas sociais e econômicas que ampliam o poder aquisitivo e preservam o trabalhador em itens importantes como as garantias de emprego ao trabalhador acidentado e a licença-maternidade para a trabalhadora.


Franca Metal Edição 35