Page 1

Unidade 3 - A Família e Educação em Saúde Módulo 2 - A Família no Contexto da Atenção Primária à Saúde

Guia Didático do Aluno

UNIDADE CERRADO PANTANAL


Sumário

GUIA DIDÁTICO DO ALUNO....................................................................................................3 PLANO DO MÓDULO...............................................................................................................4 ATIVIDADES.............................................................................................................................6 CRONOGRAMA......................................................................................................................10

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

2


Guia Didático do Aluno

Prezado (a) Especializando O Módulo II - “A Família ”, integra a estrutura curricular do curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família, sendo oferecido de forma transversal, construindo, através dos conteúdos, um aprofundamento na conceituação de família , estimulando a reflexão sobre a relação entre a situação social e de saúde das famílias nos diferentes territórios, adequando suas competências para entender a família, não apenas como objeto do nosso estudo e do processo de trabalho em saúde, mas como unidade sociocultural e política de um território habitado por sujeitos envolvidos no processo coletivo de produção da saúde. A Estratégia de Saúde da Família representa uma oportunidade de ruptura paradigmática em contraposição ao modelo biomédico, no sentido de uma abordagem centrada na família, levando em conta sua complexidade, desde a unidade micro à sua situação no mundo globalizado. Seus estudos devem incluir além da leitura do livro texto, e o material didático por meio de links, disponibilizado na biblioteca virtual do módulo. Você irá construir seus conhecimentos também através de atividades reflexivas, registro em portfólio, fóruns, e outras que serão propostas no decorrer de seus estudos. Seu tutor formador continuará sendo será seu companheiro de aprendizado, sempre pronto a esclarecer dúvidas e orientar a construção do conhecimento. O conteúdo do Módulo II será desenvolvido a distância durante o período de 25 de abril a 27 de maio de 2011. Este momento ocorrerá através das atividades que serão orientadas no ambiente virtual, mediadas pelo tutor formador. O Guia Didático do Aluno é instrumento importante que contribuirá para melhor aproveitamento do conteúdo do módulo e realização das atividades.

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

3


Plano do Módulo

1. Carga Horária: 30h 2. Ementa: Conceituação de família segundo suas vertentes sociológicas e antropológicas; A família contemporânea, vulnerabilidade e risco social. Característica da família na sociedade atual, suas possibilidades e limites frente a realidade social, econômica e política. A família como unidade social, econômica, política e cultural na atenção à saúde. A saúde da família e a estratégia de organização da atenção primária à saúde. A valorização da família e grupos da comunidade. Abordagem e atendimento centrado nas interrelações familiares. A comunidade e as famílias, como sujeitos de um processo coletivo de produção da saúde. Tecnologias de educação em saúde. 3. Objetivos: Compreender as famílias como unidades básicas da organização social, resultante de determinações históricas, políticas e sócio-econômicas; Instrumentalizar a equipe de saúde da família no desenvolvimento do diagnóstico da situação familiar, das ações individuais e coletivas através de tecnologias de abordagem ao indivíduo, família e comunidade. 4. Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação ocorrerá em dois momentos:

a. Não presencial:

b. Presencial:

A AVALIAÇÃO NÃO PRESENCIAL se constitui nas atividades que se encontram neste guia didático. Neste módulo serão realizadas três atividades a distância (AT1, AT2, AT3) e uma avaliação presencial (AP). A média final do módulo será computada como segue: MF = AP*0,6 + AT1*0,1 + AT2*0,2 + AT3*0,1 Lembramos que a média final do módulo deve ser superior ou igual a 7,0 (C). A AVALIAÇÃO PRESENCIAL se constitui em um momento pedagógico e também em um momento de exigência legal no qual o especializando demonstra, através de uma prova escrita, o seu entendimento da temática estudada. Será realizada uma avaliação presencial ao final de cada

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

4


Plano do Módulo

unidade didática, sendo que este módulo faz parte, juntamente com o módulo de Promoção da Saúde e Intersetorialidade na Abordagem Familiar, da Unidade Didática III, cuja avaliação presencial acontecerá no dia 27 de maio de 2011, com valor de 0 a 100. Assim, vale lembrar que é fundamental para o aprendizado do especializando a atualização constante de seu portfólio, com as reflexões à respeito do processo de aprendizagem. 5. Desenvolvimento do Curso: O conteúdo do módulo 2 encontra-se no livro da Unidade de Ensino III, Módulo 2.

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

5


Atividades

Caro Especializando, neste módulo teremos três atividades à distância, todas elas relacionadas ao trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família. Estas atividades servirão para instrumentalizar seu trabalho com famílias, de modo a situá-la na centralidade das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde da família. O módulo irá lhe proporcionar ressignificação de conceitos e conhecimentos, assim como aplicação de ferramentas de abordagem, respeitando a autonomia, de modo a fortalecer o protagonismo dos sujeitos na produção de saúde. É muito importante que você, especializando, aplique as ferramentas e tecnologias de abordagem oferecidas para diagnóstico da situação familiar, no planejamento e contextualização das ações. A elaboração das atividades irá lhe proporcionar a transposição dos conceitos teóricos para a realidade do serviço.

ATIVIDADE 1

OBRIGATÓRIA

Fórum: “A Família Contemporânea”: Caro Especializando, vamos refletir um pouco sobre as famílias da sua área de trabalho e observar: Que configurações familiares você tem encontrado? Tem recasamentos? Quem habita o mesmo domicílio? A ficha A tem mostrado estas configurações? Vamos colocar essas percepções no fórum e comparar as experiências. Faça uma conexão entre a teoria encontrada no material deste módulo e a prática de seu território. Objetivos da Atividade: - Ressignificar o conceito de família; - Situar a família no contexto político e social; Data de Início da Atividade 1: 25 de abril de 2011. Data de Término da Atividade 1: 02 de maio de 2011.

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

6


Atividades

ATIVIDADE 2

OBRIGATÓRIA

Fórum + Envio de tarefa: Aplicando o genograma e o ecomapa: Nesta atividade será aberto um fórum para discussão do genograma e ecomapa. Quando utilizar estas ferramentas, como e para que. É fundamental a leitura do livro do módulo. Complementado a atividade Fórum, você deverá elaborar o genograma e ecomapa, para isto utilize o caso descrito abaixo.Voce deve construir o genograma e o ecomapa focando Mário como a pessoa-guia. Para consturção do genograma, assista ao vídeo tutorial do ALBUM DE FAMÍLIAS, veja em Manuais. Acesse o endereço no vídeo tutorial. Faça o seu cadastro no portal do Album de Famílias. Elabore o genograma. Salve em seu portfólio. Faça o Ecomapa e envie, genograma e ecomapa, ao seu tutor. Mário, 65 anos, aposentado, casado com Rita, 60 anos. Mário teve um AVC há um mês, é portador de HAS de longa data, sempre teve dificuldade para se tratar, era caminhoneiro. Não fazia dieta, tomava a medicação somente quando se sentia mal. Como se alimentava fora de casa, comia o que tinha em restaurantes à beira da estrada. Não fazia atividade física regular pelo mesmo motivo. Em suas palavras,, “nunca teve tempo para se cuidar”, era casado e seu papel era ser o provedor da família. “Agora tem que seguir as ordens da esposa, do médico e até do cachorro...” Rita, dona-de-casa, viveu toda sua vida em função dos filhos, nunca trabalhou fora. Cuida dos netos para que seus filhos possam trabalhar. Teve três filhas e nenhuma teve sorte no casamento, todas se divorciaram. A filha mais velha é a única que mora em outra casa, conseguiu comprar uma casa e mora com o filho de 12 anos, as outras filhas e três netos (três meninos de 9, 7 e 4 anos, sendo os mais novos da terceira filha), moram com ela. Pouco se falam, pois todas chegam cansadas do trabalho e logo adormecem. Segundo Rita, ela atende a todas as necessidades do lar − lava, passa, cozinha. Tem se sentido perdida, não sabe bem como lidar com o dinheiro, sempre foi o papel do marido. Sente-se muito cansada, pois seu marido se nega a tomar a medicação e comer com pouco sal. Está irritada e dorme muito mal. Ao conversar com o marido sobre a necessidade de fazer dieta, ele responde que quem sabe da vida dele é ele, e não o médico. Rita é religiosa, quase uma beata,

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

7


Atividades

ATIVIDADE 2

OBRIGATÓRIA

segundo seu marido ela vai ao culto de sua igreja toda semana. As irmãs de Rita a auxiliam sempre que podem. Mário não as respeita, acha que Marilda e Adelaide, as cunhadas, se intrometem muito na vida do casal. Rita se irrita com o comentário e diz que as irmãs e a igreja são os elementos que a ajudam em sua rotina. O casal não freqüenta clubes ou outras associações. Seus pais morreram de problemas no coração. Com o problema apresentado, foi marcada uma entrevista com a família. Dela, participaram Rita, Mário e a filha mais velha, Sofia. As outras não puderam participar- “tinham outras coisas a fazer”. O profissional que fez a entrevista notou a agressividade de ambos os cônjuges e a atitude de rebeldia de Mário.

Objetivos da Atividade: (Forum e Elaboração do Genograma e Ecomapa). - Elaborar um genograma - Elaborar o Ecomapa da família. - Entender a importância do genograma como ferramenta para atingir objetivos para auxílio no tratamento e como ferramenta de promoção à saúde de todos os componentes da família. - Aprender a construir um plano terapêutico junto à família. - Entender o ecomapa como uma fotografia da rede de apoio da família e como esta rede pode auxiliar a família em foco. - Saber orientar a família a buscar apoios em sua rede social. Data de Início da Atividade 2: 03 de maio de 2011. Data de Término da Atividade 2: 15 de maio de 2011.

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

8


Atividades

ATIVIDADE 3

OBRIGATÓRIA

Fórum - Aplicando o Ciclo de Vida: Prezado especializando: Vamos discutir no fórum a aplicação da ferramenta Ciclo de Vida. Vamos relembrar quando nos utilizaremos desta ferramenta? Em toda a situação em que haja alguma mudança significativa na estrutura familiar, Rita está mudando de estágio no ciclo de vida. Em qual ciclo de vida Rita está entrando? E Mário? Como ajudar Rita a desempenhar este papel? Como ajudar Mário a aceitar seu novo papel? A dificuldade de realizar estes novos pactos pode causar distúrbios importantes, como é uma situação que geralmente não é verbalizada, algum membro da família pode mostrar o conflito através de doenças. No caso desta família, Rita e Mário estão com dificuldades para desempenhar seus papéis. Cabe a equipe ajudar a família a construir estratégias para se adequar a nova situação. Como fazer isto? Participe do Fórum, discuta com seus colegas e tutor. Seu papel é ajudar a família a evoluir para o próximo ciclo de vida. Objetivos da atividade: 1. Discutir o estágio do casal de meia idade; 2. Aprender a orientar a família a lidar com as doenças; 3. Aprender a orientar a família como lidar com a mudança de papel de membros da família. 4. Discutir as aplicações desta ferramenta na promoção à saúde e prevenção dos agravos à saúde, na mudança de ciclos de vida, dos indivíduos. Data de início: 16 de maio de 2011. Data de término: 26 de maio de 2011.

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

9


Cronograma

Atividade

Tipo

Início da Atividade

Término da Atividade

1 2 3 Avaliação Presencial

Fórum Fórum+ Envio de Tarefa Fórum Escrita

25 de abril de 2011 03 de maio de 2011 16 de maio de 2011 27 de maio de 2011

02 de maio de 2011 15 de maio de 2011 26 de maio de 2011 27 de maio de 2011

FIQUE ATENTO!

Curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família - Guia Didático do Aluno

10

Guia Didático  

Guia Didático do curso de sf

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you