Page 1

LinuxUser

Gnumeric

Trabalhando com a planilha Gnumeric, para Gnome

Contabilidade rápida O Calc, do OpenOffice, é um bom

www.sxc.hu – daniel wildman

programa de planilhas para a maioria das aplicações. Mas se você estiver procurando desempenho e economia no uso da memória, experimente o concorrente enxuto do Calc, o Gnumeric. Por Oliver Frommel

A

Entrada

s planilhas sempre exerceram um quena cruz. Segure o botão esquerdo e papel-chave no PC. Um dos pio- Lançado pelo criador do Gnome, Miguel arraste essa cruz em direção às células neiros, o Lotus 123, definiu como de Icaza, é o mais antigo aplicativo para para onde o valor será copiado. deveria ser um programa do tipo e era o Gnome e foi um importante bloco de Depois é só soltar e o Gnumeric tervisto como padrão para a compatibili- construção desse projeto. Agora em seu oi- mina o trabalho sozinho. dade dos chamados “PCs compatíveis tavo ano, o Gnumeric oferece uma grande com IBM”, na década de 80. O Excel veio variedade de funções e muita estabilidade. alguns anos depois e logo se tornou um Além disso, não tenta imitar o Excel; segue Planilhas freqüentemente contém seqüsinônimo de planilha. seu próprio caminho, de maneira brilhante. ências numéricas. De novo, o Gnumeric As planilhas podem fazer muito mais Os desenvolvedores trataram de se certifi- simplifica bastante a entrada de dados. do que os simples cálculos que a maioria car que o programa fosse compatível com Basta digitar o valor na primeira célula das pessoas faz em programas como o os concorrentes – com algumas poucas e o próximo valor na célula de baixo. Excel. Mas a área em que elas realmente exceções, como os objetos embutidos do Selecione ambas, segurando a tecla brilham é a dos cálculos recorrentes e Microsoft Office. Por exemplo, o Gnumeric [CTRL] (tecla para seleções múltiplas a visualização dos dados em gráficos permite o uso de todas as funções mate- no Gnumeric) e clicando nas células. fáceis de compreender. No Linux, o máticas oferecidas pelo Excel. Posicione o cursor no canto inferior Gnumeric (Figura 1) é um dos programas Quando você inicia o programa, a ja- direito da segunda célula (com o símbolo mais maduros da categoria [1]. nela principal surge em poucos segundos. "+"). Então, clique e arraste o mouse O Calc, por exemplo, leva para preencher quantas células quiser cerca de três vezes mais. com a série numérica (figura 2). O proPreencher uma tabela grama calcula o intervalo e preenche manualmente com dados é automaticamente a seleção. Por exemplo, bem fácil: basta clicar na se você digitar 1 e 2, as outras células célula e digitar os valores. serão preenchidas com 3, 4, 5, 6... Se preNão há necessidade de re- cisar de uma série só de números pares, digitar dados para copiá-los use 2 e 4 como valores iniciais. para uma célula vizinha. O Gnumeric oferece 256 colunas por Apenas clique no va- planilha. É possível estender esse limite lor original e posicione o se você mesmo compilar o programa, cursor do mouse no canto mudando os valores dos parâmetros inferior direito dessa célu- SHEET_MAX_COLS e SHEET_MAX_ROWS no Figura 1: O Gnumeric é um aplicativo rápido e versátil. la. O cursor vira uma pe- arquivo src/gnumeric.h.

Séries simplificadas

90

fevereiro 2006

edição 17 www.linuxmagazine.com.br


Gnumeric

Matemática Digitar valores numéricos não tem utilidade a não ser que se façam cálculos com eles. Para isso, há diversas funções matemáticas, desde simples somas até cálculos estatísticos completos. Se você conhecer o nome de uma função, apenas digite o sinal de igual ("=") seguido por esse nome na célula. Os argumentos da função tipicamente são valores de outras células identificados com uma letra e um número. Por exemplo, a célula do canto superior esquerdo é A1. Para somar as células A1 e A2, apenas digite =sum(A1;A2). Na hora de copiar essa fórmula e inseri-la em outra célula, o Gnumeric automaticamente modifica os argumentos para casar com as novas posições. Por exemplo, você terá =sum(B1;B2) ao colar essa fórmula na coluna B. Enquanto o cursor de texto estiver esperando a inserção da coordenada de uma célula, basta clicar em outra célula para que o argumento correspondente seja preenchido. Você, então, pode colocar um ponto-e-vírgula e continuar clicando em outras células para acrescentar mais coordenadas. Enquanto isso é feito, um quadro preto e branco é desenhado na

LinuxUser

célula original, que fica aguardando dados. Como alternativa, clique no botão f(x) para inserir uma função. Abre-se uma janela popup com uma lista de funções disponíveis. O programa lista todas por campo de aplicação, à esquerda: banco de dados, científicas, estatísticas e por aí vai. [Ctrl]+[F] abre uma função de busca nas categorias; pouco útil, já que a Figura 3: O assistente Guru de Fórmulas ajuda os usuários a pesquisa é feita apenas nes- inserir expressões mais complexas. sas categorias. [Ctrl]+[F] na lista de funções mostra uma pequena janela de busca restrita ao O programa permite a importação de nome da função, sem incluir as descri- vários formatos externos: Excel, Quatro ções. Ou seja, se você estiver procurando Pro, Multiplan, Lotus 123, Calc, Xbase e por uma função, praticamente precisa outros. Também lê arquivos CSV e tem saber o nome dela antes de começar. Por um assistente para processar textos outro lado, as descrições informam sobre estruturados. Já para importar dados a compatibilidade com o Excel. de bancos de dados (Postgresql e MySQL), Após selecionar a função, clique no o Gnumeric usa a interface GnomeDB. botão Inserir para iniciar o assistente Guru de Fórmulas (figura 3). Ele fornece uma linha de entrada para os argu- O Gnumeric dá à maioria dos usuários mentos requeridos. É possível selecionar muito mais do que eles precisariam para uma linha e clicar na célula com o valor ficarem satisfeitos. Quem estiver migranrequerido, em vez de inserir os valores do do Excel vai apreciar o alto grau de manualmente. Pressione [Enter] no as- compatibilidade, apesar dos controles sesistente de fórmulas para confirmar cada rem ligeiramente diferentes. Em relação linha de argumento. aos outros concorrentes, o programa tem mais recursos, com uma grande coleção de funções matemáticas e científicas. Se precisar de uma função que o Gnumeric Mesmo que você não precise de toda não tenha, há diversas maneiras de ex- essa “engenharia de foguetes”, ele ainda pandir a funcionalidade. Há plugins em C, é um programa enxuto e poderoso para por exemplo – embora Python fosse uma tarefas cotidianas. ■ escolha melhor [2]. Dessa forma se torna Informações possível pegar um valor de célula com a função c.get_value(); infelizmente, [1] Gnumeric: www.gnome.org/ projects/gnumeric porém, algumas distribuições Linux não incluem esse recurso. Se você precisar [2] Python in Gnumeric: www.gnome.org/ projects/gnumeric/doc/ dele, será preciso compilar o Gnumeric sect-extending-python.html a partir do código fonte.

Conclusão

Expansão

Figura 2: O Gnumeric ajuda você a criar séries numéricas: digite os valores iniciais e o restante será preenchido automaticamente.

fevereiro 2006 www.linuxmagazine.com.br

edição 17

91

http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM17_gnumeric  
http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM17_gnumeric  

http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM17_gnumeric.pdf

Advertisement