Page 1

LINUX USER

CD do Mês

Corel Linux retorna das cinzas

Xandros Desktop Neste mês, trazemos em nosso CD a versão de livre circulação do Xandros Desktop, uma distribuição Linux canadense que se destaca como uma das mais fáceis de usar.

CD Número 2 Setembro 2004

POR RAFAEL RIGUES

B

• A velocidade de gravação de CDs no Xandros File Manager é limitada à velocidade mínima suportada pelo seu gravador. Programas externos, como o X-CD-Roast, não são afetados. • Uma versão com banners de propaganda do navegador e cliente de e-mail Opera é instalada no sistema como navegador padrão. Você ainda tem a opção de instalar os aplicativos do projeto Mozilla, ou qualquer outro navegador e programa de e-mail que tenha um pacote para o Debian, gratuitamente, através do serviço/utilitário Xandros Networks. • Não há guia do usuário, nem uma licença do CrossOver Office/Plugin, necessário para executar o MS Office e outros aplicativos Windows. Ambos podem ser adquiridos via Internet na Xandros Networks, ou obtidos ao atualizar sua distribuição para as versões Deluxe ou Business (ambas pagas).

78

Setembro 2004

CD Número 2 Setembro 2004 Aviso: Este CD-ROM da Linux Magazine foi testado extensivamente e até onde pudemos verificar se encontra livre de qualquer vírus ou outro tipo de software de conteúdo malicioso, bem como de defeitos. A Linux Magazine não se responsabiliza por qualquer dano ou perda de dados que advenha da utilização deste CD-ROM ou de software nele incluído.

ica

-5 2

br Fa

aseada na versão 3.0 do finado Corel Linux, esta distribuição tem como principais destaques a instalação e atualização simplificada de software, feita através da Internet pelo serviço Xandros Networks, e outras ferramentas como um poderoso gerenciador de arquivos capaz de gravar CDs, entre outros recursos, e ferramentas para facilitar a conexão à Internet. A versão inclusa em nosso CD, a Open Circulation Edition, é uma espécie de “demonstração” das versões comerciais, Xandros Desktop e Xandros Business Edition. Embora completamente funcional, ela traz algumas poucas limitações:

do p

or

Ba

nd eir an tes

–A rtes

Gráf icas e Edito

ústr ra Sesil Ltda. – Ind

• Esta versão não inclui suporte técnico, mas você pode tirar suas dúvidas nos fóruns no site da Xandros.

Instalação Instalar o sistema é fácil. Na modalidade Express Install (Instalação Expressa) tudo o que você tem a fazer é iniciar o computador com o CD no drive e seguir as instruções na tela para criar um administrador do sistema, um usuário comum e aceitar o contrato de licença. Todo o resto é feito automaticamente para você. Usuários mais experientes podem escolher a modalidade Custom Install (Instalação Personalizada), que permite um ajuste fino do sistema, como a configuração da rede, seleção do software a ser instalado, particionamento manual do

www.linuxmagazine.com.br

– eira as i l ia B r

CN

5 PJ

/0 71 0.7 9 7.6

1 00

disco, etc. Após o primeiro “boot”, um assistente guia o usuário pelos passos finais da configuração, como conexão à Internet, instalação da impressora, preferências regionais e aparência e comportamento do ambiente de trabalho.

INFORMAÇÕES [1] Xandros: http://www.xandros.com [2] Fóruns de Discussão: http://www.xandros.com/support/forums.html [3] Lista de Compatibilidade de Hardware: http://www.xandros.com/support/forums.html [4] ISO Language Codes: http://www.w3.org/WAI/ER/IG/ert/iso639.htm [5] ISO Country Codes: http://www.iso.org/iso/en/prods-services/ iso3166ma/02iso-3166-code-lists/list-en1.html


CD do Mês

O Peixe Babel Oficialmente, o Xandros Desktop - Open Circulation Edition traz suporte a um único idioma, em duas versões: inglês norte-americano e britânico. Uma rápida busca na Xandros Networks revela a inexistência de pacotes oficiais com suporte a outros idiomas. Mas existe um meio de adicionar “por debaixo dos panos” o suporte a quase qualquer um dos mais de 50 idiomas oficialmente suportado pelo KDE. Conectese à Internet e faça o seguinte: • Abra a Xandros Networks (Launch g Xandros Networks) e clique no menu Edit, item Set Applications Sources. Na janela que surge, marque a opção Debian unsupported site. • Espere a atualização da lista de pacotes e, no campo de busca no topo da janela, digite kde-i18n-ptbr. Clique em Search.

Figura 2: ...e aguardar a instalação do sistema.

• Em Search Results, na lateral esquerda da janela, clique no item Expert. Há um único resultado para nossa busca, justamente o pacote com a tradução do KDE e seus aplicativos para o Português do Brasil. Clique no link Install ao lado da descrição do pacote. • Agora abra o editor de textos (Launch g Applications g Accessories g Text Editor). Clique em File g Open e em File Name digite .kde/share/config/kdeglobals e tecle Enter. • Encontre a linha Language=en_US na secao Locale (geralmente é a linha 107 do arquivo) e substitua-a por: Language=pt_BR. • Salve o arquivo (basta clicar no ícone do disquete) e reinicie o KDE. • Pronto! Aplicativos da Xandros, como o Xandros Networks, continuarão em inglês, mas os aplicativos do KDE ficam em Português do Brasil.

Figura 3: O assistente pós-instalação configura a conexão à internet...

Para instalar o suporte a outros idiomas, repita os passos acima, mas substitua pt_BR pelo código do idioma desejado, composto pelo ISO Language Code [4] e ISO Country Code [5]. O espanhol seria es_ES, japonês ja_JA, e assim por diante. E com este truque voc6e ainda ganha acesso a todos os pacotes no repositório apt do Debian. Experimente! ■

SOBRE O AUTOR

Figura 1: Na opção Express Install basta criar alguns usuários...

LINUX USER

Rafael Rigues, um maníaco por videogames e computadores antigos, já foi funcionário da Conectiva, onde participou do desenvolvimento do Conectiva Linux 5 e Conectiva Linux: e-Commerce, e membro da equipe da Revista do Linux, da qual foi editor durante um ano. Atualmente é um dos editores da Linux Magazine Brasil.

Figura 4: ...e suas impressoras, entre outros itens.

www.linuxmagazine.com.br

Setembro 2004

79


http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM02_xandros2  

http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM02_xandros2.pdf

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you