Page 1

PORTEFÓLIO EDUCATIVO DIGITAL ANÁLISE DA OBRA DE LEITURA INTEGRAL O Rebanho perdeu as asas, de António Mota

Trabalho efetuado em: OFICINA DE FORMAÇÃO (TIC-Nível 2)


ÍNDICE Introdução …………………………………………………………………………………………………. Registo de aula …………………………………………………………………………………………… Recursos estilísticos (Ficha informativa)………………………………………………………………… Gramática (Ficha informativa + Ficha de trabalho)…………………………………………………….. Artigo de revista (Jornal de notícias) ……………………………………………………………………. Trabalho de pesquisa (orientações) …………………………………………………………………….. Interdisciplinaridade: trabalho de pesquisa dos alunos na Internet+vídeo sobre alimentação, em inglês) ………………… trabalhos dos alunos (BD-aplicação de conhecimentos de Português e EV) ………………………. Encontro com o escritor António Mota (Biblioteca da escola) ………………………………………….


INTRODUÇÃO Partindo da análise da obra de leitura integral “O Rebanho perdeu as asas”, do escritor António Mota, nas turmas de Português, 5ºano, foi efetuado um trabalho de exploração do texto narrativo e de análise gramatical. Posteriormente foi efectuado um trabalho de pesquisa, em grupo, sobre agricultura biológica, tendo por base uma parte da obra em que as abelhas morrem devido à má utilização de pesticidas. Além do trabalho acima referido, os alunos efectuaram um trabalho individual (prancha de B.D.) e participaram num encontro com o autor da obra, que decorreu na Biblioteca da escola. Considero que a análise da obra foi um marco importante na aprendizagem dos alunos e uma mais valia para a minha actividade profissional, durante este ano lectivo, daí a minha escolha deste conteúdo como projecto desta acção de formação. Efetivamente, verifiquei que se por um lado, a maior parte dos alunos, embora vivendo no meio rural, revelava poucos conhecimentos sobre agricultura biológica e de uma grande parte deles ter confessado que nunca tinham visto uma joaninha ou um escaravelho, por outro lado lado, revelavam elevada competência na utilização das novas tecnologias, nomeadamente comum sobre as potencialidades da Internet! Daí, o trabalho de pesquisa me parecer adequado.


REGISTO DE AULA (Contextualização do trabalho: análise de obra em aulas de Português do 5ºano) Correção do trabalho de casa:Guião de Leitura da obra “O rebanho perdeu as asas”(p. 14) 1.1- arado, colmo, cortiço, cutelo, enxó, favo, foicinha, formão, gamão, giesta, hera, laje, leira, lousa, morraça, ninheiro, penedo, podão, preguiceiro, quelho, rabiça, sachola, socalco, tojeiro, vide, vincelho 2.1- O que prova que o narrador é personagem são as formas verbais de primeira pessoa “metemos” e “saímos”. 2.2- É um narrador participante porque participa na história que relata e utiliza a primeira pessoa do plural (“nós”). TPC- Fazer no caderno, de memória, o resumo da parte da história lida na aula. A primeira aventura (pp. 15-17) 1-A-d; B-c; C-c; D-c 2-A- 3; B-2; C-4; D-5; E-1 3-Eles procuravam um favo de besouros.


4-a-F Os rapazes pensavam em desistir por causa da “barulheira que vinha do fundo da casa” (l.5, p.8); b- F O feixe de palha destinava-se, depois de aceso, a produzir luz para os jovens verem dentro da Casa Velha (ll.14, 15-p.8); c-V; d-V; e-V 5.1- b 5.1.1- Refere-se a um grande número de besouros, de seres da mesma espécie. 5.2- A ação de Aires fez com que os besouros saíssem do favo e perseguissem os miúdos, que desataram a correr para fugir das ferroadas. Os besouros enfurecidos começaram a atacá-los. Na fuga, os rapazes estragaram o campo de centeio do Tio Zé Galo. Na fuga, caíram numa poça cheia de água. 6.1- O Tio Zé Galo ficou irritado com os rapazes porque eles, ao fugir pelo meio da sua seara, estragaram parte do campo de centeio dele. 7- a) O narrador foi picado pelos besouros “no pescoço, nas mãos e na cara (p.11) e ficou com os “lábios inchados” e “ umas bochechas mais esticadas que balões” (p.12). b) O Tio Zé Galo ganhou “ um olho fechado e a testa papuda e roxa” (p. 12). c) O Aires ficou com três ferroadas de besouro na perna esquerda (p. 12) 8.1- “É que o Tio Zé não conseguia sair da poça porque as botas estavam enterradas na lama” (p.12)


9- … partir daquela data, ele começou a detestar besouros e outros insetos de ferrão e a ter mais respeito por eles. O rebanho com asas (p. 17) 1.1-

Refere-se à expressão “meses depois”.

1.2-

A nova aventura conta com a participação de insetos com ferrão, neste caso são as abelhas.

2.1-b 2.2- De facto, ele nunca conseguiu formar uma colmeia desta maneira. 3- Não era fácil ter uma colónia de abelhas porque as pessoas da aldeia que já as tinham eram muito cuidadosas com elas e não as queriam dar nem vender. 4.1- O pai do narrador estava alegre porque ia finalmente ter colmeias e dois enxames oferecidos pelo velho Paulino. 5.1- c 6.1-A comparação “”(…) calado como os penedos (…) é possível relacionar duas entidades com uma característica comum que é o facto de serem calados. A metáfora “Provámos o sol” permite associar dois elementos semelhantes na cor que é o amarelo. 7. Ofereceu-lhe também um frasco de mel.


7.1- Deu-o às abelhas para as alimentar. 8.1- A mãe estava agitada porque tinha surgido o terceiro enxame. 9.1- O pai do narrador nunca se decidia a ir à cidade porque tinha receio desse espaço que o deixava confuso. 9.2- A frase permite-nos concluir que foi melhor o pai do narrador nunca ter investido nas colmeias novas e nos utensílios de apicultor porque se o fizesse iria perder dinheiro e ficar prejudicado com a morte das abelhas. 10.1- O batatal foi atacado por uma praga de escaravelhos e o narrador e o pai utilizaram pesticida no batatal para matar os escaravelhos. 10.2- Os escaravelhos morreram e as abelhas como se alimentaram de flores pulverizadas com inseticidas, também morreram. 11.- O título da obra leva-nos ao fim da história na qual o pai do narrador chamava rebanhos aos enxames que tinha tratado com muito empenho e que, no fim, perderam as asas, isto é, deixaram de voar por terem estado em contacto com o pesticida deitado no batatal.


RECURSOS ESTILÍSTICOS (ficha informativa de apoio ao estudo da obra) FICHA INFORMATIVA Recursos estilísticos: são uma forma de embelezar e enriquecer um texto. Adjetivação: quando se utiliza um ou mais adjetivos expressivos. Exemplo: A Ana sentia-se confortável, alegre e feliz. Enumeração: quando se apresentam sucessivamente vários elementos. Exemplo: O António olhava o mar, as ondas revoltas, as aves no céu e as pessoas na praia. Comparação: quando se comparam duas ou mais coisas através de uma palavra ou expressão comparativa (Ex: como, tal como, à semelhança de, parece …) Exemplo: Eles sentiam-se livres como as aves. Metáfora: apresenta uma relação entre dois ou mais aspetos diferentes, mas que têm algo em comum. Exemplo: Ele ofereceu-lhe um pouco de mel, era o sol servido num copo. Personificação: quando se atribuem características humanas (das pessoas) a coisas ou animais. Exemplo: O vento soprava enfurecido e as árvores lançavam gritos aflitos.


GRAMÁTICA (conteúdo incluído na análise da obra) A CLASSE DO VERBO Verbos regulares: mantém o mesmo radical quando conjugado em diferentes tempos e modos. Exemplo: verbo andar: ando; andei; andava; andara; andarei; ande; andasse; andaria,… Verbos irregulares: muda o radical quando conjugado nos diferentes tempos e modos. Exemplo: verbo ir: vou, fui, ia, fora; irei; vá; fosse; iria…. CONJUGAÇÃO DE VERBOS REGULARES 1ª conjugação 2ª conjugação -a

-e

brincar

viver

vogal temática radical

vogal temática radical

3ª conjugação -i resistir vogal temática radical


TEMPOS E MODOS VERBAIS A) MODO: é a forma como se realiza a ação. INDICATIVO: refere-se a um facto, uma certeza ou uma verdade. Ex: A terra gira em torno do sol. B) TEMPO: refere-se ao momento de realização da ação. 1- PRESENTE: refere-se a uma ação atual ou habitual. Ex: Normalmente levanto-me às 7:30h, tomo o pequeno- almoço, apanho o autocarro e vou para a escola. 2- PRETÉRITO (= passado) a) Pretérito perfeito: refere-se a uma ação que começou e acabou, no passado. Ex: O cão morreu. b) Pretérito imperfeito: refere-se a um facto passado, mas não concluído, isto é, em continuidade. Ex: Enquanto ele lavava a louça, ela lia o jornal. Ele jogava xadrez, quando ela entrou (Pret. Perfeito).


c) Pretérito mais-que-perfeito: refere-se a uma ação passada, anterior a outra também passada. Ex: Os ladrões saltaram o muro há cinco minutos, quando a polícia chegou. 3- FUTURO: refere-se a algo que vai acontecer no futuro. Ex: Amanhã irei estudar para o teste de Matemática. Eles entrarão nos jogos se treinarem muito. SUBCLASSES DO VERBO: 1- Verbo intransitivo: o verbo não pede complementos. Ex: O gato morreu logo. 2- Verbo transitivo direto: o verbo pede complemento direto. Ex: O ladrão assaltou o banco (complemento direto). 3- Verbo transitivo indireto: o verbo pede um complemento indireto. Ex: O João fugiu à mãe ( complemento indireto). 4- Verbo transitivo direto e indireto: o verbo pede complemento direto e indireto. Ex: A Ana ofereceu uma prenda à mãe. (compl. direto) (compl. indireto)


FICHA DE TRABALHO Vamos chamar nomes às Palavras!

A. Coloca as palavras da nuvem, na coluna abaixo.

. corria . velho

. gato

. José

. um

. estou . Tejo

. vi . a . rapidamente . os

. hoje

. matilha . o . azul . andava . alegre . brevemente . alta . ontem

NOMES

VERBOS

ADJETIVOS

DETERMINANTES

ADVÉRBIOS


B. Identifica as palavras inseridas na coluna abaixo, de acordo com a sua Classe/subclasse. PALAVRA

CLASSE

SUBCLASSE

António ofereceu (uma prenda) Uma Prenda Interessante Ontem C. Completa o quadro com palavras da mesma família. NOME Alegria

VERBO

ADJETIVO

ADVÉRBIO

pensativo Cansaço felizmente impossível Inteligência


ARTIGO DE REVISTA (Jornal de NotĂ­cias) (Serviu de base ao trabalho de pesquisa efetuado pelos alunos)


Trabalho de pesquisa (orientações) A- Objetivos: 1- Adquirir conhecimentos sobre agricultura biológica 2-Divulgar o produto final (à Turma) B- Estratégias/Atividades: 1- Pesquisa e seleção de informação sobre agricultura biológica 2- Organização do material recolhido 3- Apresentação do trabalho C- Recursos materiais/humanos: Internet (infografia), Bibliografia, Entrevista D- Produto final: CD, Pen, Encadernação, PowerPoint, vídeo, cartaz, … E- Dinamizadores: (alunos) F- Calendarização: até 6 de Março


INTERDISCIPLINARIDADE A- TRABALHO DE ALUNOS (Pesquisa na Internet/video) (Os alunos apresentaram os trabalhos e depois ouviram o video animado sobre alimentação saudável, em inglês, numa perspetiva de interdisciplinaridade)

Site:http://ec.europa.eu/agriculture/organic/home_pt

The Food Song (Clip) Kids + Children Learn English Songs.wmv

(vídeo animado sobre Alimentação saudável, em Inglês)


INTERDISCIPLINARIDADE B- TRABALHOS DE ALUNOS (BD) (Baseado na obra de leitura integral e efetuado como trabalho de casa)


ENCONTRO COM O ESCRITOR ANTĂ“NIO MOTA (Biblioteca da escola) (Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com o autor da obra e satisfazer a sua curiosidade sobre alguns aspectos da vida e obra do autor)


O rebanho  

Trabalho de formação em E- portefólio. Conteúdo de aula de Português (5º ano).- análise da obra de leitura integral "O Rebanho perdeu as as...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you