Issuu on Google+

José Henrique Freitas Layla Mahnke Márcia Cristina e Marília Montenegro


A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/ aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e em busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.


Levantar o perfil ambiental da escola (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);


Mobilizar os alunos para o desenvolvimento de atividades, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais;


Realizar campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;


Elaborar um questionário com o objetivo de fazer um levantamento ambiental da escola (Questionário deve ser criado a partir da leitura do texto disponível no endereço eletrônico: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/suste ntabilidade.htm); Realizar o plantio de mudas suspensas em garrafas pet (Modelos encontrados no endereço eletrônico: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1860/sai ba_como_fazer_uma_horta_caseira_reutilizando_ garrafa_pet);


Elaborar do panfleto sobre o projeto “LIXO NÃO PERDIDO, LUCRO GARANTIDO” e de uma mostra de conhecimentos aberta à comunidade (Os temas serão escolhidos livremente pelos grupos).


Formas de utilização dos materiais recicláveis na elaboração dos suportes para as mudas; Desempenho na produção dos panfletos e exposição da mostra de conhecimentos.


Ao término da prática, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.


Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem. Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência.


Webquest elaborado por José Henrique, Layla Mahnke, Marcia Amancio e Marilia Montenegro, alunos do 8º período de Ciências Biológicas da Unicap.


WebQuest - Educação Ambiental