Issuu on Google+

Manual Academia Herbalife

1. Introdução Academia 2. Programação Academia 3. Produção Academia 4. Informações Adicionais


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

1.1

Introdução Academia

A Academia de Sucesso é um programa de treinamento composto de 18 aulas/módulos que apóia os Distribuidores no desenvolvimento das habilidades necessárias para o desenvolvimento da oportunidade de negócios Herbalife. Este Manual se destina aos organizadores e palestrantes da Academia e visa facilitar o entendimento de como os temas e programa podem ser desenvolvidos para melhor aproveitamento de todo material. Entender as expectativas e necessidades dos participantes é o primeiro passo para uma Academia de sucesso. A Academia pode ser também um instrumento importante de captação, abrindo a oportunidade para se trazer convidados. Eles podem participar de três aulas, antes de tomarem a decisão se desejam ou não desenvolver o negócio. Com isso, podem vivenciar a vibração dos outros Distribuidores já engajados na Oportunidade de Negócio Herbalife, o que ajuda-os a tomar uma decisão favorável. O ambiente da Academia favorece o reconhecimento e celebração das conquistas individuais dos participantes e trás a possibilidade destes abraçarem novos desafios, o que fortalece a auto-estima e confiança em suas próprias habilidades. Cabe aos organizadores e palestrantes se empenharem para que tudo corra dentro de um ambiente motivador e organizado para que cada aula possa, efetivamente, representar mais um passo importante no desenvolvimento do Distribuidor. Este Manual ilustra as responsabilidade e tarefas que devem ser executadas para o sucesso das Academias. Assim como o número de participantes irá variar de uma Academia para outra, existe uma série de outras variáveis que determinam a aplicação ou não das sugestões aqui apresentadas. Utilize-as de acordo com as necessidades específicas de seu evento.

-2-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

1.2

O que é preciso para organizar uma Academia

Para o sucesso da Academia são necessários três enfoques iniciais. O primeiro é com relação à sala onde serão ministradas as aulas, o segundo ao palestrante e o terceiro aos participantes. Sala de Aula A sala onde serão ministradas as aulas necessita estar preparada para receber os participantes. O formato aqui proposto é que se tenha uma sala única com cadeiras, aparelhagem de som, computador, projetor, mesas de apoio e banheiros próximos. A localização deve ser de fácil acesso e de preferência, com linhas de transporte público nas proximidades. Para locais onde se serve chás ou há degustação de Shakes, é necessário algum tipo de copa para o preparo dos produtos – mas certifique-se de que o barulho do preparo dos produtos não prejudique o andamento das aulas. Em alguns locais, as aulas da Academia são ministradas em locais locados somente para a Academia, em outros as aulas acontecem no próprio EVS (em horários ociosos do Espaço), sendo esta uma boa maneira de maximizar sua utilização sem necessidade de investimentos adicionais na locação de áreas alternativas. Para que a Academia funcione corretamente, pode ser necessário pequenas equipes de apoio instruídas/treinadas sobre suas tarefas antecipadamente. Basicamente teremos pessoas checando a entrada (equipe de registro), a equipe de salão (arrumação da sala), o palestrante e a equipe de som/imagem. Dependendo do número de participantes e disponibilidade dos voluntários, apenas uma equipe multifuncional de 2 a 4 pessoas será suficiente para realizar todas as atividades inerentes à organização deste treinamento. Palestrante Além das equipes acima que lhe ajudarão a realizar e organizar o evento, o palestrante precisa estar bem preparado para o tema, bem como ter resultados na prática do que compartilhará com o grupo. Sugere-se que o palestrante tenha movimentado no mínimo 2500 pontos de volume no mês anterior para que haja coerência entre a teoria e a prática. Imprimir e estudar o tema com antecedência é imprescindível. Neste modelo de treinamento da Academia temos em vários slides informação complementar no campo de Anotações dos slides (ver detalhes no item 4 deste Manual),

-3-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores ou seja, parte do conteúdo está no próprio slide e outra parte está oculta para servir como material de apoio ao palestrante. Conhecer a dinâmica das apresentações de PowerPoint e os slides com suas transições entre temas e eventuais animações de tela dará mais segurança ao palestrante para desenvolver seu tema. As aulas, em sua maioria, baseiam-se num formato padrão: 1. uma breve HOM 2. Tema da aula 3. Momento do Produto (já incluído nas aulas) 4. Momento de Reflexão (já incluído nas aulas) : apoio ao desenvolvimento pessoal dos participantes. 5. Momento da Promoção (palestrantes devem atualizar com as promoções em andamento) : relembram os participantes para que possam se beneficiar de prêmios, viagem de incentivo e qualificações para treinamentos corporativos especiais. Outras informações complementares também podem ser adicionadas, tais como vídeos (em alguns módulos fornecemos sugestões de vídeos), ou seu toque pessoal, desde que alinhados com as normas do Manual do Distribuidor e respeitando os horários estabelecidos para a Academia – normalmente por volta de 2 horas e trinta minutos (tema é o principal e deve levar cerca de 2 horas). O palestrante deve sempre se ater ao horário de início e término da Academia e, caso o tema principal seja mais extenso, o palestrante poderá economizar tempo encurtando o Momento do Produto e/ou o Momento de Reflexão destinado ao Desenvolvimento Pessoal. Por exemplo, ao invés de fazer uma explanação longa de Desenvolvimento Pessoal, podemos apenas mostrar o slide sem se aprofundar em desenvolvê-lo. O palestrante é o foco das atenções na Academia e os participantes estão ali para aprender com ele(a). Boa disposição, potência de voz, coerência, excelente apresentação pessoal, estudo do tema e interatividade com o público ajudam na boa execução de uma aula de Academia. Participantes O terceiro foco das Academias são os participantes. Sem eles não existe a Academia e é para eles que ela foi cuidadosamente preparada. Os participantes precisam sair de uma aula com vontade de voltar, desejo de aprender mais e com o sentimento de que estão desenvolvendo habilidades pessoais e de negócio. Só assim, eles podem maximizar seu potencial de sucesso na opção que fizeram em suas

-4-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores vidas de desenvolver a oportunidade Herbalife. Para isso, precisamos do empenho de todos organizadores em estabelecer um clima favorável ao aprendizado. É importante convidar a todos para conhecer a Academia. Cada Supervisor ou mesmo Distribuidor nunca deve deixar de convidar clientes de produtos ou conhecidos para irem até a Academia de sua Organização e se certificar que eles saibam local, horário e condições para participar. Alguns dos convidados sentirão vontade de voltar ou se tornarem Distribuidores e é assim que começa a duplicação do sistema.

-5-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

1.3 Algumas diretrizes para uma Academia de Sucesso A primeira exposição dos convidados à Herbalife acontece através do contato com os Distribuidores Independentes, por isso com freqüência nos referimos aos Distribuidores como “Embaixadores da Marca”. Todos que estiverem apoiando a organização da Academia são embaixadores da marca Herbalife durante as aulas. Todos devem se comportar de forma profissional, educada, amigável e entusiasmada. Devem ser positivos e prestativos. Os organizadores e os palestrantes, em particular, servem de modelo não apenas para os convidados, mas também para outros Distribuidores. Utilize a tabela abaixo como orientação para fortalecer comportamentos adequados e compartilhe essas diretrizes com todos os envolvidos na organização da Academia.

COMPORTAMENTOS ADEQUADOS

PERGUNTE A SI MESMO

Seja amigável e prestativo com todos os convidados e Distribuidores.

Estou sendo amigável e prestativo?

Espalhe o bom humor com o seu melhor sorriso. Demonstre constantemente uma atitude “sem problemas”.

Estou sendo positivo sempre ?

Você será observado constantemente, dentro e fora da aula ou no exercício de suas atividades. Mesmo durante os intervalos, os participantes observam o que está acontecendo. As atitudes falam mais que as palavras. Vista roupas impecavelmente limpas e profissionais. Vista-se bem; demonstre respeito pelos participantes, pela Herbalife e por você mesmo. Seja crítico quanto à sua aparência; esta é a primeira impressão que você vai passar sobre uma companhia mundial. A Herbalife é uma companhia de bem-estar. Você precisa aparentar bem-estar.

Minha aparência está impecável ?

Seja pontual e ajude aos outros a serem também,

Sou pontual o tempo todo?

-6-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

A Academia é um programa que trata dos produtos, materiais e da forma de fazer negócios Herbalife. Palestrantes e participantes só podem promover produtos e materiais relacionados ao desenvolvimento da oportunidade de negócio Herbalife; a promoção de quaisquer outros materiais ou produtos durante a Academia gera dispersão, além de ser proibida.

Estou me concentrando nos produtos e negócio da Herbalife?

Alguns convidados podem participar da Academia sem um anfitrião ou patrocinador presente. Esses convidados podem querer falar com os palestrantes e/ou outros líderes e tentar se cadastrar com alguém que não seja a pessoa que os convidou. Evite este tipo de atitude: fale de maneira positiva ao convidado sobre o seu patrocinador em potencial. Assegure cada convidado que o negócio da Herbalife está baseado em princípios sólidos e que cada Distribuidor receberá todo o apoio necessário de seu patrocinador. Se você for abordado por convidados querendo se cadastrar, oriente-os a encontrar a pessoa que os convidou para participar da Academia.

Eu reconheço e apóio a integridade de cada Organização?

Qualquer que seja o seu papel na Academia, prepare-se muito bem para ele. Cada tarefa é importante para o sucesso do evento. O seu nível de energia deve ser alto. A sua atenção pode ajudar a refinar o conteúdo. Você também poderá corrigir quaisquer interpretações errôneas por parte dos participantes caso venha a ser questionado por eles.

Estou prestando atenção às apresentações?

Trate cada convidado como se ele fizesse parte da sua Organização. Como equipe de apoio ou palestrante em uma Academia, você representa não apenas a sua Organização, mas a mensagem da Herbalife como um todo.

Estou demonstrando interesse pessoal em cada convidado?

Como membro de uma equipe espalhe otimismo e entusiasmo. Ajude as pessoas a sentirem que a Herbalife é divertida, simples e mágica. Afinal de contas, somos todos Distribuidores da Herbalife e temos um excelente motivo para estar contentes!

Eu contribuí para tornar o dia divertido, simples e mágico para todos?

-7-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

2. Programação da Academia Seqüência de Temas 1

Temas Desenvolvimento Pessoal & Abertura da Academia

2

Bem Estar & Vendas Diretas

3

Porque Engordamos

4

Nutrição Interna

5

Nutrição Externa

6

Vestir Agir e Postura & Use, Vista e Fale

7

Plano De Marketing

8

Sonhos, Objetivos, Metas & Quadro dos Sonhos

9

Caderno de Apresentação

10

Vendas

11

Administração Financeira

12

Inauguração EVS

13

Visão, Missão, Valores & A Arte de Servir + Revista EVS

14

Mudanças, Atitude e Ética

15

Entendendo os Ganhos & Obtendo Mais Sucesso

16

Administração do Tempo & Plano de Ação

17

Mercado & Mentalidade

18

Treinamento Para Casais

-8-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

3. Produção Geral da Academia A realização de uma Academia bem-sucedida depende de uma série de fatores. O principal deles é uma equipe de apoio comprometida, empenhada com o sucesso do programa, consciente de suas responsabilidades e atividades e equipada com todos os recursos necessários para exercê-las. Antes de iniciar uma nova Academia em sua região, converse com o membro da Equipe Presidentes de sua Organização; reúna-se com os Distribuidores interessados em participar na organização do evento; apresente todas as etapas do processo e as atividades que precisarão ser executadas. Cada função tem necessidades específicas que deverão ser desenvolvidas sob a coordenação de um único líder e/ou coordenador. Utilize as diretrizes a seguir para determinar as atividades de cada membro das equipes de apoio da Academia. Conforme apropriado, faça uma cópia das listas e distribua-as aos membros das equipes para assegurar que todas as atividades essenciais serão completadas a tempo e que estão de acordo com o que se espera. Em locais menores, algumas atividades também podem ser compartilhadas. Quando os membros das equipes forem responsáveis por mais de uma atividade, verifique se eles possuem cópias de todo detalhamento das atividades que irão executar. Os coordenadores precisam ser flexíveis, assegurando que todas as atividades sejam cumpridas. Diferentemente dos eventos de curta duração, a Academia tem duração mais longa (18 aulas) e, portanto precisa ter um local sede para que ela ocorra. As Organizações responsáveis pela Academia devem planejar e se prepararem para apoiar a execução desta série de aulas e de adotar um local apropriado.

-9-


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores Responsabilidades do coordenador-geral Antes → →

Acertar o uso de sala apropriada para o tempo completo de duração da Academia. Determinar datas, horários, número de participantes estimado, e custo para os participantes (que deve ser condizente apenas para cobrir os custos). Administrar bem os recursos do evento e ter transparência em relação à sua utilização, mantendo um livro-caixa do programa. Negociar com Supervisores as pessoas que participarão das equipes ou organizar os coordenadores de equipe. Obs.: Algumas atividades podem ser exercidas ao mesmo tempo em que outras. Verifique a disposição e interesse de equipes. Marcar uma reunião ou telefonar para os líderes de equipe para obter informações de progresso de cada grupo. O coordenador-geral organiza a infra-estrutura física e as pessoas que vão contribuir nas equipes de apoio da Academia.

Durante → → →

Estar disponível para ajudar quaisquer equipes que precisem. Acompanhar o progresso e o sucesso das aulas para adaptar mudanças e melhorias. Fazer anotações sobre a qualidade das aulas e estar preparado para fazer sugestões de melhoria após o fim do programa.

Depois →

Fazer uma breve reunião de “Celebração e Ajustes” no final da Academia. Incluindo palestrante e equipes de apoio. Permita que cada um fale de sua própria função e faça sua autocrítica. Essa reunião deve servir como treinamento/apoio e promover o crescimento da liderança, portanto evite críticas sobre o desempenho/comportamento de qualquer um dos participantes perante os demais. Ajustar os horários e as tarefas das equipes, conforme necessário, para melhorar a qualidade da Academia

- 10 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores Responsabilidades dos líderes de equipe Os líderes de equipe são responsáveis por garantir que as tarefas designadas para suas equipes sejam desempenhadas de forma profissional e em tempo adequado para o bom andamento do evento. Eles devem ter uma atitude prestativa e precisam estar prontos para ajudar os membros da equipe, além de servir como “organizadores” do grupo. Dependendo do tamanho da sala ou da quantidade de pessoas, não será necessária a utilização de equipes e sim de apenas uma pessoa para cada tarefa designada. Cabe ao Coordenador-geral esta decisão.

Antes →

Calcular o número de pessoas necessárias para desempenhar cada atividade. Obs.: Tente conseguir uma ou duas pessoas que sirvam como substitutos, no caso de algum membro da equipe ficar doente ou não estar disponível no último minuto. Coordenar a preparação e a disponibilidade de todos os materiais necessários para a boa execução das atividades da equipe. Reunir-se com a equipe para descrever e orientar sobre como desempenhar cada atividade. Estabelecer a hora de chegada e o tempo limite para a execução das atividades.

Durante →

→ →

Chegar cedo para encontrar-se com a equipe e verificar se tudo está em ordem e arrumar a sala. Certificar-se de que todos os materiais e recursos necessários para execução do trabalho da equipe estejam disponíveis. Organizar e coordenar as atividades de sua equipe. Estar disponível durante a Academia para dar apoio aos membros da equipe.

Depois → → →

Ajudar a equipe a arrumar a sala. Reconhecer o bom trabalho e agradecer à equipe. Transmitir ao coordenador-geral sua avaliação sobre eventuais problemas e o desempenho das atividades; estar preparado para fazer sugestões de melhoria.

- 11 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

Responsabilidades da equipe de registro →

→ → →

→ → →

Esta é a equipe responsável por coordenar todo o processo de registro (entrada) dos convidados e Distribuidores, assegurando que o processo seja agradável a todos participantes. Vestir-se de modo profissional, transmitindo aos convidados uma boa imagem como Distribuidor Independente Herbalife. Chegar uma hora antes do início da aula. Dar as boas-vindas aos participantes com um sorriso muito amigável. Certificar-se de que o espaço de registro são suficientes para atender aos participantes. Seguir o sistema de registro pré-estabelecido pelo coordenador-geral. Não discutir durante o registro. Carimbar a ficha de presença (a entrada e a saída) dos participantes da aula. Para receber o certificado e se graduar, o participante precisará ter comparecido às 18 aulas e estar presente no horário correto de início e fim – ou seja, precisa ter 36 carimbos de chegada e saída. Estabelecer um sistema de revezamento durante o evento para que sempre haja um membro de registro e/ou esclarecimentos de dúvidas aos participantes. Ter todas as informações necessárias para garantir o bem-estar dos participantes; estar preparado para responder sobre os horários de início e término das aulas e da programação completa da Academia. Só deixar entrar no recinto da aula os convidados/participantes autorizados a ali estarem. Reportar ao Coordenador-Geral , logo após término das aulas, o número de convidados, de Distribuidores, de Supervisores e o total de participantes no evento. Manter todos os livros de registro de convidados organizados e à disposição caso sejam solicitados.

- 12 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores Responsabilidades da equipe de apoio do salão → →

→ →

→ →

→ →

→ → →

→ →

→ → →

Chegar uma hora antes do evento. Verificar se a iluminação é suficiente para os participantes fazerem anotações e se há iluminação no palestrante. Verificar localização dos interruptores de luz para que possa apagá-las durante a exibição de filmes. Verificar arrumação da sala e necessidade de se ligar ventiladores ou ar-condicionado. Água e chás/shakes (caso forem ser servidos) devem estar disponíveis no canto ou no fundo da sala e numa mesa de apoio ao palestrante, desde o início até o final. Verificar se há lugares em número suficiente para a quantidade de pessoas estimadas e adequar arrumação das cadeiras para boa visibilidade da projeção. Verificar se haverá necessidade especial para algum convidado (cadeirante). Dar preferência a adicionar cadeiras quando necessário, ao invés de deixá-las vazias. Certificar-se de que a aula esteja preparada (aberta no projetor) antes de liberar a entrada na sala e que haja um responsável pela checagem de credenciais na porta (poderá ser desta equipe ou da de registro). A sala deve ser aberta 30 minutos antes da aula. Não é necessário reserva de lugares. Recomenda-se que os coordenadores, líderes e equipe de apoio sentem-se ao fundo da sala para que possam se locomover com facilidade sem gerar distrações. Ser amigável, prestativo e dar as boas-vindas a todos os participantes. Conduzir os participantes que chegarem atrasados para um assento livre. Encaminhar os fumantes para a área de fumantes, fora da área de aula e da área de registro em local aberto e ventilado para não incomodar os demais participantes Encaminhar achados e perdidos à área de registro. Ficar atento para grupos de conversas paralelas que se formam no fundo da sala ou à porta, gerando distrações. Peça gentilmente que as pessoas voltem aos seus lugares. Para garantir o bem-estar dos participantes, ter todas as informações necessárias sobre horários de início e término do evento e toaletes. Caso verifique que um participante está agindo de maneira inadequada, aproxime-se de maneira cordial, explique o comportamento esperado e sempre parta do princípio que a pessoa está agindo sem a intenção de prejudicar o bom andamento do evento. Importante: caso surja um clima de animosidade entre você e o participante, evite discussões; peça auxílio a alguém da equipe que não tenha participado da discussão e afaste-se para que o relacionamento cordial possa ser restabelecido. Verificar sempre o abastecimento de materiais nos toaletes e condições de limpeza Montar display de produtos e armá-lo em uma mesa (com saia), na frente da sala Os responsáveis pela sala podem ser úteis na coordenação do tempo, caso o palestrante solicite apoio, informá-lo sobre o andamento do tempo.

- 13 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores Responsabilidades da equipe de som e imagem → → →

Chegar uma hora antes do início da aula Fazer a montagem e verificar a qualidade do som e do equipamento audiovisual Certificar-se com o palestrante que a apresentação esteja atualizada com a última versão e com os vídeos inseridos (ou indicados) nos slides. No caso de indicação, e não inserção pedir a localização dos arquivos de vídeo. Testar todos os equipamentos a serem utilizados de áudio, microfones, multimídia e DVD, bem como os CDs e DVDs Sempre deve haver música tocando quando a sala for aberta; durante intervalos ou no início/fim de depoimentos; durante aplausos e até que 90% da sala tenha sido esvaziada ao fim da aula. Escolher música de boa qualidade e colocá-la em volume adequado para cada ocasião; evitar músicas que geram polêmicas ou que possam ofender. Exemplo: músicas com letras que expressam preconceito ou cujas letras tenham palavrões ou apelo sexual inadequados para uma reunião de negócios. Começar na hora certa! Comunique-se com o coordenador-geral e toque "Simply the Best" no inicio do evento e ao final Estar sempre a postos para colocar a música. Se tiver de se ausentar durante algum tempo, procure um substituto temporário. Explicar o funcionamento do equipamento (microfone, multimídia) ao palestrante.

Responsabilidades do mestre de cerimônias →

Numa Academia o Mestre de Cerimônias tem um papel simplificado, sendo responsável por abrir e fechar o evento, bem como introduzir o palestrante. É uma honra apresentar um palestrante convidado e chamá-lo ao centro da sala. Dê aos participantes algumas informações sobre o palestrante (mas fique atento para não contar a história do palestrante) e o tema do treinamento Certificar-se de que tem as informações corretas sobre a pessoa que estará apresentando Recomendamos que o Mestre de Cerimônias seja da equipe de Som e Imagem ou algum dos Tabuladores presentes.

- 14 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores Responsabilidades do palestrante Em qualquer evento Herbalife, corporativo ou não, você é um Embaixador da Marca Herbalife. → →

→ →

Aceitar o convite para ser palestrante e estar presente ao longo do treinamento Estudar sua apresentação, imprimindo e lendo as anotações. Elas contém o tema a ser desenvolvido, bem como instrução de como a aula está planejada. Certifique-se de que a sua apresentação segue as Normas e Regulamentos contidos no Manual de Oportunidade Internacional de Negócios (IBO) da Herbalife e que está de acordo com as práticas éticas do negócio. Exemplo: folhetos adequados às normas, Plano de Marketing conforme escrito etc. Reforçar sua posição de fazer parte da “Equipe de Distribuidores Independentes Herbalife” abstendo-se de reconhecimentos ao seu próprio grupo. Sua função é fazer com que todos se sintam parte da Herbalife – a razão principal para o nosso sucesso. Vestir-se sempre com elegância e ter comportamento profissional; palavrões e comportamentos arrogantes ou egocêntricos não são adequados na Academia. Nunca falar além do seu tempo – as aulas tem horário de início e término e os participantes se planejaram para o período anunciado. É interessante que o palestrantes insira sua história de sucesso, entretanto, o tempo reservado para sua história não deve exceder o tempo necessário para o bom andamento da aula. Estabelecer sempre um bom exemplo do que um líder Herbalife representa. A sua responsabilidade não termina quando acaba a sua apresentação. Empregue o conceito “sem problemas”. Concentre-se nos fatos, não nas emoções. Construa o conceito de equipe. Como palestrante, você está lá como um líder para fornecer soluções. Deixe os aspectos de sua “personalidade” em casa. Como treinador, você é parte da equipe. Os coordenadores podem até ter alguma divergência de opinião, mas devem sempre ter e demonstrar respeito mútuo. Ofereça a sua ajuda em outras funções, além de palestrar. Se todos nós ajudarmos uns aos outros, atingiremos o nosso objetivo pessoal mais rapidamente. Seja amável e gentil, mantenha-se sempre pronto para tirar fotos com todos. Fazer um reconhecimento e agradecer a todos os voluntários ao final da aula.

Como palestrante, você é um embaixador da marca que expressa suas informações seguindo as normas e diretrizes da empresa. Proteja sempre a Galinha dos Ovos de Ouro.

- 15 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores

4.

Informações adicionais

Como estudar o tema: ambientando-se com o PowerPoint A ferramenta PowerPoint foi escolhida como sendo a base de apresentação da Academia. Todas as aulas foram produzidas para serem utilizadas neste programa e contam com algumas características a serem explicadas. O PowerPoint permite que os usuários criem ou divulguem rapidamente apresentações dinâmicas e de alto impacto, enquanto integra maneiras de compartilhar facilmente essas informações. Com variadas possibilidades de agregar conteúdos como gráficos, figuras, vídeos, som e animação e recursos de formatação, o PowerPoint coloca o controle em suas mãos para gerar impacto na sua audiência. Uma das novidades desta edição da Academia de Sucesso é que além de prepararmos o conjunto completo do programa, estamos disponibilizando material adicional em alguns slides das apresentações para melhor preparar o palestrante. Este material adicional está inserido nos diversos arquivos de PowerPoint porém ele não aparece no momento de apresentá-lo. Por isso, é de extrema importância que você entenda onde está o material adicional e como pode acessá-lo. Anotações do Tema Alguns slides de PowerPoint foram criados com o recurso de “Anotações” que são simplesmente um texto explicativo do slide que não aparece na projeção quando em Modo Apresentação. O palestrante deverá estudar o tema antes da Academia, assim como um professor prepara sua aula, através da leitura das anotações e estudos dos slides. Os slides e suas anotações podem ser visualizados na tela do computador ou impressos (que facilita aos palestrantes que gostam de anotar ou salientar partes do texto de próprio punho). Para visualizar as anotações o PowerPoint deverá estar em Modo Normal ou em Modo de Anotações – vide exemplos a seguir:

- 16 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores PowerPoint em modo Normal – Note que o texto das Anotações é mais extenso que o próprio texto do slide

Slide a ser apresentado

Slides em miniatura

Anotações : visíveis em modo Normal

Botões de Modo

As Anotações também podem ser impressas para melhor absorção do conteúdo. Para isso utilize o Menu Arquivo -> Imprimir e mude a forma de impressão de “slides” para “anotações”– vide abaixo

Trocar a impressão de “Slides” para “Anotações”

- 17 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores PowerPoint em modo Anotações – anotações salientadas em rosa. Este modo se atinge através do Menu Superior -> Exibir -> Anotações.

Slide a ser apresentado

Anotações : em modo de Anotações

Inserindo outras informações na aula Um dos objetivos da nova Academia é homogeneizar o programa ministrado em todo o Brasil, por isso a utilização de modelos de apresentação coerentes em termos de construção gráfica e cores entre todas as aulas. Os palestrantes são livres para inserir conteúdos adicionais, desde que não se exceda o tempo planejado para cada aula, estejam coerentes com o tema, formatos, cores e sigam rigorosamente as normas do Manual do Distribuidor.

- 18 -


Academia de Sucesso Treinamento para Organizadores Buscando outras informações O programa completo e também as aulas estão prontas para serem disseminadas. Mas é bem capaz que cada palestrante queira colocar outras informações. No item acima já mencionamos como fazer isto, mas não demos sugestões para isso. Livros, internet, filmes (de assuntos como auto-ajuda / negociação / negócios / superação pessoal / finanças / vendas e marketing) e a sua própria história são bons celeiros de idéias, sempre lembrando que o assunto inserido deve sempre estar de acordo com as normas corporativas da Herbalife.

Pré-reunião da Academia → →

Com a participação de todos os membros envolvidos na produção da Academia. Excelente oportunidade para lembrar a todos que são envolvidos na Academia que os convidados e Distribuidores novos são a estrela e foco das aulas e, portanto, todos os demais devem direcionar seus esforços para proporcionar a eles um excelente curso. Recapitular tarefas e responsabilidades de todos da equipe de Coordenadores e voluntários.

Pós-reunião da Academia → → →

Reconhecimento de todos os colaboradores e palestrante. Todos podem contribuir com dicas de melhorias de forma construtiva. Verificar quais os temas e atividades cada um tem mais facilidade de executar e fazer os ajustes necessários.

Sucesso a todos!

- 19 -


manual academia v3