Page 1

1

Guia para Roadshow

Uma potente ferramenta para gerar contatos e indicações

Faça de cada contato um cliente e, de cada cliente, uma nova oportunidade.


2

O objetivo da ferramenta Roadshow é aproveitar o comparecimento massivo das pessoas a diversos perfis de eventos (desportivos, comunitários, feiras, convenções, congressos etc) e centros comerciais para divulgar os produtos e a Oportunidade de Negócio Herbalife. Com esta ferramenta, você, Distribuidor Independente Herbalife, poderá ter contato com potenciais clientes e falar-lhes diretamente, entregando-lhes convites para Autoavaliação de Bem-Estar, Espaço Vida Saudável, PIBE (Programa de Incentivo ao Bem-Estar), Tarde da Beleza, HOM / Jantar de Negócios, ou qualquer outra ferramenta, Método de Negócio ou atividade de apresentação da Herbalife e de seus produtos que você utilize. As pessoas costumam ir às compras todos os dias e, em eventos costumam estar mais abertas e disponíveis por isso, os centros comerciais e eventos respectivamente são lugares ideais para gerar excelentes contatos. Outro ponto a seu favor para gerar uma maior captação de prospectos é o fato de que cada vez mais pessoas estão interessadas em adquirir produtos que lhes permitam manter-se saudáveis e melhorar seu bem-estar. Aproveite a concentração de público dos eventos e dos centros comerciais e siga as instruções deste guia para aplicar a ferramenta Roadshow de forma eficaz e em total acordo com as Normas de Conduta e Diretrizes do Distribuidor Independente Herbalife. * Não é recomendada a instalação de Estandes ou Módulos Volantes em eventos voltados à comunidade médica, público infantil, político ou religioso afim de evitar qualquer associação entre a Herbalife e outra organização, associações terapêuticas ou conflito de interesses.


3

5 6

Localização do Estande ou Módulo Volante Operação do Estande ou Módulo Volante

Captação de clientes em potencial e indicações

8

Publicidade Venda e exibição de produtos Entrega de amostras de produtos, folhetos ou convites Contato com produtos de Nutrição Externa Bandeirolas 12 Estandes ou Módulos Volantes Vista a marca Herbalife Exemplos de convite O que fazer e o que não fazer O negócio

10

13

11

10

15

16

19

18

NOTA: Este guia se aplica a todos aqueles Estandes ou Módulos Volantes que estejam em lugares onde é realizada venda varejista ou em eventos. O objetivo é oferecer informações aos clientes potenciais sobre as diferentes oportunidades que a Herbalife oferece, tanto com os Produtos de Nutrição Interna e Externa, quanto sobre a Oportunidade de Negócio. É importante lembrar que nessa atividade é possível presentear as pessoas com amostras de produtos fechados como shake sache e sopas ou distribuição de catálogos, convites, folhetos entre outros materiais de divulgação e promoção (literaturas ou itens promocionais). Importante: Os produtos Herbalife não podem estar disponíveis para a venda nestas ocasiões (verifique a tabela “O que fazer e o que não fazer” da página 18 deste guia).


4

Uma ferramenta com possibilidade de gerar clientes Utilize esta ferramenta para gerar contatos de forma personalizada com o objetivo de convidá-los a participar das diferentes oportunidades de apresentação da empresa, produtos e oportunidade de negócios que você, como Distribuidor Independente Herbalife oferece (Espaço Vida Saudável, Autoavaliação de Bem-Estar, Tarde da Beleza, PIBE – Programa de Incentivo ao Bem-Estar, entre outros). Tenha sempre em mente a obediência a todas as leis, decretos, normas legais gerais de sua localidade, recolhimentos de taxa, regulamentos e códigos de ética aplicáveis, bem como as Normas de Conduta e Diretrizes do Distribuidor Independente Herbalife, as quais encontrará no Caderno 4* do Manual Internacional de Negócios: “Plano de Vendas & Marketing e Normas de Conduta”. Você é o único e exclusivo responsável por atender todas as exigências legais para que o Estande ou Módulo Volante esteja em conformidade com a lei do local. * O Caderno 4 está disponível no Kit Internacional de Negócios, no MyHerbalife.com, ou ainda, pode ser adquirido na Herbalife através do código #6149. A seguir, você encontrará alguns pontos importantes que deverão ser considerados para o correto desenvolvimento desta ferramenta.


5

Localização do Estande ou Módulo Volante Coloque seu Estande ou Módulo Volante em eventos, centros comerciais ou em locais e áreas onde é realizada a venda varejista, por exemplo, lugares de grande concentração de público. Todo Distribuidor Independente é responsável por adquirir e gerenciar a autorização da colocação de seu Estande ou Módulo Volante. Lembre-se que os Estandes e Módulos são volantes ou seja, têm caráter temporário, motivo pelo qual não podem ser espaços permanentes. O prazo máximo para que o estande seja considerado temporário, é de uma semana.

Escolha do local / Centro comercial Depois de pesquisar as diversas opções, escolha o local ou centro comercial com maior potencial: informe-se sobre o perfil da região, e sobre o perfil e número de frequentadores diários. Estas informações o auxiliarão na escolha do local e também na decisão sobre o tipo de abordagem a ser utilizada junto aos clientes em potencial.

Escolha do evento Depois de pesquisar as diversas opções, escolha o evento com maior potencial. Nem sempre o maior evento é o melhor. Por isso, é interessante que você se informe sobre o perfil do evento e dos visitantes / participantes. Estas informações o auxiliarão na escolha do evento e também na decisão sobre o tipo de abordagem a ser utilizada junto aos clientes em potencial.


6

Operação do Estande ou Módulo Volante O prévio planejamento e organização de todos os detalhes são essenciais para o melhor aproveitamento de seu investimento nesta ferramenta. Desta forma, seguem abaixo algumas dicas que podem facilitar: Planeje-se antecipadamente: Após escolher o local para abertura, centro comercial ou evento para montar seu Estande ou Módulo Volante e estudar o perfil dos clientes em potencial: • Determine quais produtos Herbalife você apresentará no Estande ou Módulo Volante, conheça seus benefícios e prepare bem a sua mensagem.* * O Cátalogo de Produtos, Guia de Produtos e Manual de Treinamento de Nutrição Externa são excelentes materias para estudo e consulta.

• Saiba mais sobre o local e o espaço que lhe será designado e antes da abertura de seu Estande ou Módulo Volante, faça uma lista de materiais necessários como papel, canetas, urna para colocação de cartões de visita dos clientes, formulário de cadastro e indicações etc.


7

Seja um expositor inesquecível: • Converse com sua equipe sobre o objetivo e defina metas. • Prefira qualidade à quantidade. • Questione e tome notas. • Lembre-se sempre das palavras de Mark Hughes: “Tenha uma atitude admirável.” • Percorra a área de exposição ou região onde está instalado seu Estande ou Módulo Volante e convide as pessoas a visitá-lo. • Solicite indicações e peça para os clientes em potencial preencherem um formulário de cadastro e indicações ou ainda, peça para que depositem seu cartão de visita dentro de uma urna. • Organize competições e sorteios: as pessoas costumam sentir-se motivadas com este tipo de iniciativa.


8

Captação de clientes em potencial e indicações Para um melhor uso da ferramenta, recomenda-se ainda: • Entregar um cartão de visitas a cada cliente em potencial com o qual você tenha contato, dessa maneira ele terá seus dados à mão. • Tenha à mão formulários de cadastro e indicações e anote os dados dos clientes em potencial que se aproximem do Estande ou Módulo Volante. Isso o ajudará a realizar um acompanhamento efetivo de cada cliente em potencial como parte de um excelente atendimento personalizado, que você, Distribuidor Independente Herbalife, é capaz de oferecer. • Caso um cliente em potencial se aproxime do Estande ou Módulo Volante com um cartão de algum Distribuidor Independente que também esteja operando no mesmo Estande ou Módulo Volante, mas que nesse momento não esteja presente, recomendamos anotar no formulário de cadastro e indicações como cliente em potencial convidado do dono do cartão comercial e informar o Distribuidor Independente em questão, assim que possível. • Utilize os formulários de cadastro e indicação para manter um acompanhamento de todas as pessoas contatadas somente com esta ferramenta. Dessa maneira você poderá verificar quais foram seus resultados e manter dados estatísticos dos resultados da ferramenta, que o apoiarão na construção e continuidade de sua “História de Sucesso”.


9 • Com o objetivo de preservar um bom relacionamento com outros distribuidores independentes, sugerimos não manter contato com clientes potenciais que não tiverem sido convidados por você. • Quando um contato se aproximar do Estande ou Módulo Volante mostre-lhe o Catálogo de Produtos e convide-o para*: - Participar de algum evento do sistema de treinamentos (HOM, QuickStart, STS etc). - Participar de alguma atividade como Tarde da Beleza, Autoavaliação de Bem-Estar, entre outras. - Visitar seu Espaço Vida Saudável ou escritório. * Verifique os modelos de convites disponíveis nas páginas 16/17 deste guia. Dicas para utilizar os Catálogos: • Conheça bem os produtos e o catálogo vigente. • Tenha sempre várias unidades de catálogo disponível para oferecer aos clientes. • Inicie uma conversa. • Tenha uma abordagem simples e cordial. • Seja claro e objetivo em sua apresentação: tire o máximo proveito do presente! • Utilize-o para responder dúvidas. • Tome notas. Quanto mais você souber sobre as pessoas, melhor poderá atendê-las em suas necessidades. • Peça indicação em todos os contatos. • Lembre-se de que não é permitido dar depoimentos massivamente nem utilizar ferramentas massivas de convocação no local ou para direcionamento ao Estande ou Módulo Volante. Por exemplo, não deverão ser instaladas cadeiras ou utilizado um megafone para convidar as pessoas a se aproximarem do seu Estande ou Módulo Volante. Você poderá utilizar somente o contato direto (de pessoa para pessoa).


10

Publicidade É importante ressaltar que existem Normas de Conduta em relação a publicidade dos produtos e Oportunidade de Negócio Herbalife que devem ser seguidas a fim de proteger a marca Herbalife e o desenvolvimento saudável de seu negócio. Ao final desta seção, confira a tabela “Roadshow - O que fazer e o que não fazer”.

Venda e exibição de produtos Lembre-se que quando você estiver operando um Estande ou Módulo Volante não é permitido realizar venda de produtos. Entretanto, a exibição dos produtos pode ou não ser permitida, dependendo do local onde será instalado o Estande ou Módulo Volante. Ao final desta seção, veja a tabela “Roadshow - O que fazer e o que não fazer” e confira as permissões para cada local.

Entrega de amostras de produtos, folhetos ou convites com a marca Herbalife Ao entregar uma amostra, você está dando a oportunidade de uma pessoa experimentar os produtos Herbalife. Esta iniciativa desperta o interesse das pessoas pelos produtos Herbalife. A probabilidade de que os clientes em potencial coloquem pedidos é maior após a experimentação* de um produto, pois podem usá-lo e aprová-lo. Esta pode ser uma excelente oportunidade para você e sua organização captarem novos clientes e indicações e incrementar as vendas. As amostras podem ser entregues desde que estejam em sua embalagem original. Podem ser entregues também folhetos, convites e catálogos de mão em mão, explicando a cada pessoa o que é Herbalife, os produtos e/ou a Oportunidade de Negócio.


11

Entretanto, lembre-se que a divulgação de Espaços Vida Saudável e PIBE (Programa de Incentivo ao Bem-Estar) deve ser feita apenas por meio de convite pessoal. A entrega de folhetos, nestes casos, não é permitida. Lembre-se ainda de utilizar somente os produtos disponíveis para amostra: shake sache e sopas.

*Não é permitido preparar nem degustar os produtos da Herbalife no Estande ou Módulo Volante. Dicas para distribuir amostras: • Conheça bem os produtos. • Utilize os itens promocionais da Herbalife. • Inicie uma conversa. • Conheça seu cliente em potencial: tome notas durante o contato. • Utilize a literatura oficial da Herbalife: Autoavaliação do Bem-Estar, Caderno de Apresentação, Catálogos de Produtos, Depoimentos de Resultado de uso de Produto. • Tenha sempre uma quantidade suficiente de amostras disponíveis para distribuição. • Para um melhor planejamento: - Documente suas atividades do dia (quantidade de contatos e indicações dentro do Estande ou Módulo Volante, quantidade de amostras distribuídas, vendas fechadas realizadas fora local para clientes captados através da ferramenta Roadshow etc). - Meça seus resultados e documente sucessos e fracassos.

Contato com produtos de Nutrição Externa Aproveite seu Estande ou Módulo Volante para permitir que interessados tenham contato com os produtos de Nutrição Externa da Herbalife. O recomendado é que a própria pessoa, se desejar, possa ter contato com a textura dos produtos e aprenda a utilizá-los para poder fazer isso sozinha.


12

Publicidade Bandeirolas Para identificação de seu Estande ou Módulo Volante, utilize os exemplos de bandeirolas abaixo.

Nota: não é permitido mudar o conteúdo e/ou o layout destas bandeirolas para utilização na ferramenta Roadshow.


13

Estandes ou Módulos Volantes A seguir, 4 exemplos do que você poderá utilizar. Estande ou Módulo Básico Mostrador: 1.10 m. de altura x 75 cm. base superior e 50 cm de base inferior.

Estande ou Módulo plus Bandeirola: 2 m. de altura x 1m. de largura. Mostrador: 1.10 m. de altura x 75 cm. base superior e 50 cm de base inferior.


14

Estande ou Módulo premium

Bandeirola: 2 m. de altura x 3m. de largura. Mostrador: 1.10 m. de altura x 75 cm. base superior e 50 cm de base inferior.

Os modelos de Estandes ou Módulos Volantes apresentados neste guia são meramente ilustrativos. Há disponível no mercado diversas opções de modelos (veja o exemplo a esquerda). Escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.

Nota: não é permitido mudar o conteúdo e/ou layout destas bandeirolas e mostradores para utilização da ferramenta Roadshow.


15

Vista a marca Herbalife O primeiro contato com o cliente em potencial é um convite pessoal para ir até o Estande ou Módulo Volante, assim, é importante causar uma boa impressão. A percepção de equilíbrio tem uma ação direta sobre as pessoas. Os clientes esperam encontrar sinais de harmonia e autoestima elevada.

É interessante que todos os Distribuidores Independentes que operem no Estande ou Módulo Volante, vistam a marca Herbalife. Recomenda-se o uso da camiseta HFF. A arrecadação da vendas destas camisetas assegura a manutenção do Programa Casa Herbalife que visa melhorar a vida de crianças em situação de risco promovendo um estilo de vida saudável, através da alimentação balanceada e da prática de atividade física.


18

² us ta çã o

m

eg D

pessoal

Sinalização Externa (além das utilizadas no próprio Estande ou Módulo

ge

(anúncios)

os tr a

Publicidade

m

Exibição Vendas Promover vendas de de produtos produtos via contato

A

Estande ou Módulo Volante

¹

O que fazer e o que não fazer

Volante)

Entrega e exibição de Materiais com a Marca (folhetos, catálogo, literaturas etc)

*Quiosques Temporários ou Estandes em centros comerciais (Shoping Centers, Outlets e Galerias comerciais) ou varejistas onde haja grande concentração de pessoas** (por exemplo, hipermercado)

SIM

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

SIM

Reuniões para troca ou venda de artigos usados, Mercados de Pulgas, Mercados ao ar livre, estandes de vendedores de rua

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

Eventos desportivos e comunitários (encontro, feira, convenção, congresso etc)

SIM

SIM

NÃO

SIM

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

Eventos para público infantil, político, religioso e para a comunidade médica (encontro, feira, convenção, congresso etc)

* Temporário é definido como ocasionalmente, não permanente. ** Não é permitida a utilização da ferramenta Roadshow em lojas ou mercados abertos ou fechados, farmácias, mercearias, lanchonetes, locais que vendem alimentos naturais, lojas de artigos militares etc. Locais permanentes não são permitidos.

1 Amostras permitidas para o shake sache e sopas, sendo que a distribuição ou manipulação de porções fracionadas de outros produtos não são permitidas. 2 A degustação a que nos referimos diz respeito a toda e qualquer manipulação de produtos.


19

O negócio Na Herbalife, você tem a possibilidade de realizar seus sonhos através de atitudes simples e divertidas. Utilizando as ferramentas disponíveis, lendo atentamente as normas, trabalhando com perseverança e participando dos treinamentos, os resultados aparecerão: • Espaço Vida Saudável • Autoavaliação do Bem-Estar • Amostras e Patrocínios Esportivos • Plano Total • PIBE (Programa de Incentivo ao Bem-Estar) • Método de Negócio Tradicional e, • USAR, VESTIR e FALAR (Sempre!)


NOTA: Sempre consulte as Normas de Conduta e Diretrizes do Distribuidor Independente Herbalife, que se encontram no Caderno 4 do Manual Internacional de Negócios: “Plano de Vendas & Marketing e Normas de Conduta” ou solicite-as ligando para o departamento de Serviço ao Distribuidor através do número (11) 3879-7822.

Guia de Normas para Road Show  

Material corporativo para exibição em feiras e eventos