Page 17

9:00 antes do programa começar __________________________________________________________________________ O futuro perfeito denota uma ação ou evento no futuro que estará terminado antes que outro evento ou ação ocorra. Nota: Han skal ha spist também pode significar “Presume-se que ele tenha comido”.

Condicional

FORMA: Auxiliar + infinitivo skulle/ville spise FUNÇÃO: a. Han skulle spise da jeg kom. (Ele estava prestes a comer quando eu vim.) O modo condicional denota o futuro a partir de uma orientação do pretérito. b. Jeg skulle ønske han kom snart. (Eu queria que ele viesse cedo.) O modo condicional é muitas vezes usado para expressar um desejo ou esperança que possivelmente seja concretizada. Em vários outros idiomas o subjuntivo é muitas vezes usado neste contexto. Perceba que uso do pretérito na oração seguinte segue o verbo condicional denota o futuro a partir de uma orientação do pretérito, embora a referência seja ao futuro. Veja mais na seção sobre modais auxiliares.

Condicional perfeito

FORMA: Auxiliar + (ha) + passado particípio skal/vil (ha) spist FUNÇÃO: a. Jeg skulle (ha) repartet bilen før ferien begynte. (Eu deveria ter consertado o carro antes do começo dos feriados.) O condicional perfeito é usado para expressar algo que deveria ter sido feito, mas não foi. (Você lamenta não ter consertado o carro antes dos feriados.) O fato para o qual agora é tarde demais é mostrado pelo pretérito do verbo na segunda oração (begynte). b. Jeg skulle (ha) repartet bilen før ferien begynner. (Eu devo consertar o carro antes do começo dos feriados. Ainda não é tarde demais, como mostra o segundo verbo principal (“começar”). O condicional perfeito indica algo que deve ser feito antes de algo mais. c. Jeg skulle gjerne ha snakket med hedme. (Eu gostaria de falar com ela.) Os condicionais são freqüentemente usados para fazer um pedido respeitoso e polido. Uma forma muito diferente de fazer o mesmo pedido é Jeg vil snakke med hedme, mas o condicional e o condicional perfeito neste contexto é normalmente [to be preferred]. veja mais na seção de Auxiliares Modais.

02 gramatica essencial de noruegues