Revista Macrocosmo #7

Page 58

ASTRONOMIA OBSERVACIONAL

Bem, olhando através de 240 Km de ar, era de se esperar alguns problemas. As correntes de ar desviam os raios luminosos; isto dá a impressão do objeto se movendo ou mudando de forma. Bellatrix: E isto limita o meu poder de visão, não é? Prof. Betelgeuse: Sim, este é apenas um dos limites. Distorções são de um segundo de arco em alguns lugares. Bons, e pior nos demais. Bellatrix: Qual é outro problema que limita meu poder de visão? Prof. Betelgeuse: A própria luz. O telescópio forma uma imagem que não é um ponto perfeito de luz, mas aumentado pela difração das ondas luminosas. A mancha é chamada de disco de Airy. Para este telescópio de 8”, o disco de Airy é de mais ou menos um segundo de arco. Bellatrix: Certo mais... Prof. Betelgeuse: Lembre-se agora do tamanho aproximado da distorção e também do tamanho do disco de Airy no seu telescópio. Bellatrix: Então Júpiter é somente 45 desses discos de Airy? Prof. Betelgeuse: Sim. E lembre-se, mesmo com grandes telescópios, distorções limitam o poder de resolução para cerca de 1 segundo de arco. Bellatrix: Então, é por isso que as fotografias que vemos na minha revista tiradas com a Voyager mostram muito mais detalhes que os telescópios da Terra, mesmo os de 200 polegadas. Foi ótimo saber disso! Prof. Betelgeuse: E agora responda rápido esta: Quantas vezes maior, 360 vezes faz 1 segundo de arco parecer para você? Bellatrix: Esta é fácil, 360 segundos de arco. Prof. Betelgeuse: Você pode ver mais do que poderia com um menor aumento. Com 360 vezes você pode distinguir todos os detalhes que há para ver. Bellatrix: De qualquer forma, está maior e menos nítido também. Eu não acho que posso ver mais do que eu estava vendo com 180 vezes. A imagem está mais fraca. Prof. Betelgeuse: Isto é devido a você tentar ver a mesma quantidade de luz por um ângulo cada vez maior. Bellatrix: E eu posso ver a imagem tremendo

58

mais facilmente. Ei! Olhe para aquelas luas flutuando; elas parecem que estão dentro da água. Imagine como os astrônomos detestam a atmosfera. Prof. Betelgeuse: Bem, eles como nós, precisamos dela para respirar lembra-se? Bellatrix: Então, 360 vezes é um aumento que não adianta muito? Prof. Betelgeuse: Bem, você está aumentando tudo 360 vezes; é muito aumento, e isso diminui o seu campo de visão também. Bellatrix: O Sr. sabe como eu posso achar, o quanto eu estou vendo no meu campo de visão? Prof. Betelgeuse: Qual? O campo aparente na ocular ou o campo que o telescópio “vê” no céu, o campo real? Bellatrix: O campo real. Prof. Betelgeuse: Comece colocando Júpiter na borda do campo e conte quantos segundos ele demora para alcançar a outra borda. Eu contarei. 1,2,3,...30 Bellatrix: Aproximadamente 30 segundos, e agora? Prof. Betelgeuse: A rotação da Terra faz um objeto perto de Equador Celeste mover-se 360 grais em 24 horas, ou l grau em 4 minutos. Desde que 30 segundos é 1/8 de 4 minutos, então o seu campo é de 1/8 de grau ou arredondando para maior, 8 minutos de arco. Bellatrix: Aproximadamente 1/4 do diâmetro da Lua, não? Prof. Betelgeuse: Certo. Então, 360 graus dividido por 8 minutos de arco, chegamos a 45 graus. Bellatrix: 45 graus é o campo aparente, certo? É isso que eu vejo na ocular, não? Prof. Betelgeuse: Certo, mas oculares de grande campo são incomuns, porém elas dão uma imagem magnífica; você se sente como se estivesse lá, flutuando no espaço. Bellatrix: Eu estava planejando ver algumas galáxias em Leão hoje! Prof. Betelgeuse: Está bem. Mas antes vamos dar uma olhada em Saturno. Bellatrix: Aqui está. Mas me diga, eu li sobre “aumento pó polegada”. O que significa? Prof. Betelgeuse: Você pode responder por você. Divida o aumento que tem pelo diâmetro do telescópio. Bellatrix: 60X dividido por 8” me darão 7,5X/”

revista macroCOSMO.com | Junho de 2004


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.