Issuu on Google+

Manual de Identidade Visual


Índice Apresentação da Marca ............................................ 3 Logomarca ............................................................... 5 Grid - Grade de Construção ...................................... 6 Cores ....................................................................... 7 Tipologia ................................................................. 8 Área de reserva ....................................................... 9 Redução Máxima ..................................................... 10 Versões preto e branco ........................................... 11 Versões monocromáticas ........................................ 12 Fundo Colorido ........................................................ 13 Usos incorretos ....................................................... 14


Apresentação

Manual de Identidade Visual

Apresentação da marca Um dos bens mais valiosos que uma organização possui é a sua marca. Por vezes ela chega a valer mais que os próprios bens e produtos que representa. Pois, antes de tudo, a marca é uma representação visual da organização, é a imagem que queremos diante do nosso público. Como diz Krapferer “uma marca não é um produto. É a essência do produto, o seu significado e a sua direção, que define a sua identidade no tempo e no espaço.” (1992, p.11) A criação deste manual se fez necessária a partir da compreensão de que a logomarca carrega a imagem institucional, e qualquer alteração pode gerar confusão e romper a continuidade da mensagem de valores que a marca comporta.

3


Apresentação

Manual de Identidade Visual

Zelar desse patrimônio significa ir além da sua utilidade prática, sua aplicação técnica e alcançar seu objetivo emocional e intangível: criar vínculos e relacionamentos. Desta forma, para que a imagem da organização seja consolidada e alcance seus objetivos, sua comunicação precisa ser clara, normatizada e planejada. Este manual contempla todos os aspectos relacionados à aplicação da marca da Jordal, primando pela efetividade, eficácia e eficiência de sua comunicação. Todas as dúvidas e sugestões quanto ao uso e aplicação da marca podem ser encaminhadas a Assessoria de Comunicação.

4


Logomarca

Manual de Identidade Visual

Logomarca

Vertical

A logomarca vertical é de uso prioritário, seguida da logomarca horizontal, utilizada em casos restritos orientados pela Assessoria de Comunicação. O fundo da logomarca é preferencialmente branco, salvo as exceções apresentadas neste manual. A logomarca completa é vertical com a denominação “ALIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO” e se desdobra em duas versões, de acordo com as denominações de cada ramo da empresa.

Horizontal

5


Grid

Manual de Identidade Visual

Grid - Grade de Construção

6


Cores

Manual de Identidade Visual

Cores

Pantone 704 C C:23 M:100 Y:100 K:24 R:159 G:31 B:39

Pantone 711 C C:23 M:100 Y:100 K:24 R:209 G:22 B:46

Pantone 533 C C:100 M:88 Y:37 K:49 R:35 G:50 B:83

Pantone RED 032 EC C:0 M:87 Y:60 K:0 R:239 G:82 B:95 Preenchimento Gradiente Linear

Pantone RED 032 EC C:0 M:87 Y:60 K:0 R:239 G:82 B:95

7

O padrão de cores é referencial e não deve ser negligenciado.


Tipologia

Manual de Identidade Visual

Tipologia Em sua constituição a marca desenvolvida possui duas fontes tipográficas. Ambas são de livre distribuição e foram adquiridas de forma gratuita, com a licensa de uso, pelo http://www.dafont.com/

O arquivo também está disponível junto ao manual.

Para a inscrição “Jordal”, inserida na logomarca é utilizada a fonte Harabara.

Para as denominações “ALIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO”, “ALIMENTOS” e “DISTRIBUIÇÃO” utiliza-se a fonte Futurist Fixed-width em caixa alta, centralizado de acordo com o Grid – Grade de Construção.

8


Área de reserva

Manual de Identidade Visual

Área de reserva A área de reserva destina-se a preservar a logomarca de outros elementos gráficos que podem interferir e diminuir seu impacto. A área de reserva da logomarca da Jordal é duas vezes o seu grid – grade de construção, representado na imagem pelo quadro pontilhado. Esta área deve ser utilizada na versão horizontal como na versão vertical, respeitando o grid.

9


Redução Máxima

Manual de Identidade Visual

Redução Máxima Os limites de redução máxima da logomarca devem ser rigorosamente obedecidos. Caso contrário a identificação será comprometida devido a falta de legibilidade.

O limite de redução é de 3 cm para materiais impressos e de 100 pixels para design e publicações digitais.

10


Versões preto e branco

Manual de Identidade Vis-

Versões preto e branco Na impossibilidade de usar a versão em cores da logomarca da Jordal serão admitidas as versões em preto e branco como exemplificadas neste manual.

Benday

Positivo

Negativo

11


Versões monocromáticas

Manual de Identidade

Versões monocromáticas Para garantir a solidez da marca serão admitidas versões monocromáticas somente nas cores:

Azul

Vermelho

Pantone 533 C C:100 M:88 Y:37 K:49 R:35 G:50 B:83

Pantone 704 C C:23 M:100 Y:100 K:24 R:159 G:31 B:39

12


Fundo Colorido Manual de Identidade Visual

Fundo Colorido Os fundos coloridos devem ser obtidos com as cores padronizadas da marca e sua versão negativa (branco)

No caso da aplicação da versão colorida da marca, em fundo que não seja o branco, deve-se primeiro consultar a Assessoria de Comunicação.

13


Usos Incorretos Manual de Identidade Visual

Usos Incorretos O trabalho de design não pode alterar as formas da logomarca em nenhuma hipótese. Toda proposta de utilização que não comportem as normas deste manual deve ser submetidas a Assessoria de Comunicação para aprovação. Não é permitida a utilização de efeitos sobre a marca, como sombreamentos, contornos e aplicações 3D.

14



Manual de Identidade Visual - Projeto Final de PGV