Page 1

HelLagPhotos

Agosto 2012


Este é o meu primeiro livro publicado neste espaço e é um exemplar experimental. Nele poderão observar fotos relacionadas com a minha profissão, razão pela qual lhe chamei “DoOutroLado”! Um mundo que todos ouvimos falar, nem todos conhecem mas que muitos já vivenciaram; este é o meu olhar. Torna-se sempre mais fácil fotografar para trabalhos académicos pois as imagens têm uma função específica e o interesse científico está normalmente no acto médico, na técnica usada, no equipamento utilizado, no material consumido, na cirurgia, entre outros aspectos. Claro que há temas que visam assuntos menos técnicos e cuja importância são a relação estabelecida com as pessoas, a forma de comunicar, de escutar activamente, a linguagem corporal, o toque, a postura, a reacção e muito mais. Numas teremos imperativamente de proteger a identidade das pessoas.


Costumo dizer que não “tiro fotografias”; prefiro dizer que capto imagens que falam comigo. Mas a maior parte das imagens que falam comigo, falam de emoções, de sentimentos, de vivências muito pessoais e em contextos muito difíceis tanto para os utentes como para os familiares, até mesmo para os profissionais. E neste sentido, o respeito pelas pessoas sobrepõem-se a tudo o que queiramos divulgar mesmo que certa fotografia esteja o “máximo” em termos de imagem mas que desrespeita a individualidade de cada um. Confronto-me frequentemente com este dilema; divulgo ou não divulgo? Mesmo que tenha havido consentimento informado, o mesmo é sempre dado para um determinado contexto académico e/ou científico e como tal, não estará implicitamente para efeitos de divulgação pública mesmo em sites pessoais. Assim, e como é um mundo diferente, também prefiro editar a maior parte das fotos, transmitindo uma ambivalência entre o real e o imaginário.


Existem pessoas que tratam e cuidam de outras pessoas


N達o lhes vemos as caras e vestem-se todos de igual


Mas sentimos o seu olhar, espreitamos a sua alma

Para lá destas portas, há sentimentos e emoções


Há pessoas por detrás das máscaras, há sorrisos e más disposições, há esforço e cansaço, há alegrias e tristezas, há satisfação e também desilusão


HĂĄ cor e vida

E outras vezes nĂŁo!


Neste mundo


Hรก profissionalismo, responsabilidade nos actos


Hรก amor, carinho e compaixรฃo


Há o dar a mão, há o tocar e ouvir com atenção


No meio de todo o equipamento técnico à disposição


No meio dos fios, dos monitores, das bombas e muito mais


Está ali, bem ali, o alvo da nossa atenção!


Produçþes Atelier Lagartinho helenafigueiredolagartinho@gmail.com

DoOutroLado  

fotos que falam comigo, dum mundo diferente mas que todos julgamos conhecer

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you