Page 1

Sold to helioencoge@gmail.com

Croquis com o moose

Š 2018 por HÊlio Moose correia Encoge. Direitos autorais


obrigado! Obrigado por adquirir o tutorial Croquis com o Moose. Espero estar trazendo informações úteis e ajudando a desenvolver suas habilidades para conseguir alcançar melhores resultados, se manter inspirado e desenhando. Divirta-se! Sucesso

-Hélio Moose correia Encoge#croquizandocomomoose

2


click nos Ă?cones

para manter contato, siga , ou apenas deixe um comentario!

3


guia de leitura

Este tutorial é criado como um PDF interativo. Isso significa, que você pode clicar nos capítulos e ser automaticamente direcionado a página correspondente no tutorial. O mesmo se aplica aos itens externos. É recomendado baixar as páginas de trabalho para melhor aprendizado das habilidades e técnicas aprendidas, as páginas sempre vêm indicadas com IMPRIMA! a interatividade será ativada por completo na versão completa, nessa versão apenas os itens externos estão disponíveis.

Bons cróquis!

4


conteúdo Como funciona.........................................................................p.6 capítulo 1 Linhas e Objetos 2D..............................................p.7 capítulo 2 Regras basicas de perspetiva............................p.17 capítulo 3 sombras, texturas & materiais.........................p.25 capítulo 4 humanizando o seu cróqui..................................p.34 capítulo 5 Adicionando vegetação.......................................p.39 capítulo 6 cróquis interessantes.......................................p.46 considerações finais..............................................................p.57 referencias Bibliográficas...................................................p.58 sobre mim.................................................................................p.59

5


como FUnciona O conteúdo contido neste tutorial está dividido em O que e Por quê? 6 capítulos. Cada capítulo está dividido em 4 partes o que vamos aprender, e Porquê essa habilidade ou técnica é (como pode ser observado no lado direito). Primeira- importante para cróquis de arquitetura. mente explico o que será ensinado, depois mostro as técnicas e dou algumas dicas cruciais. Depois você poderá aprender praticando, no fim de cada capítulo contém um exercício para testar a nova habilidade adquirida.

aprendendo Afinal, a prática leva à perfeição? não sei, mas por experiência própria, posso afirmar que para croquis funciona. Use as páginas de trabalho para ajudar a começar.

aplicando

Dicas e truques

hora do exercício final, onde você pode aplicar todas as técnicas aprendidas e praticadas. Se quiser me enviar, ficarei muito feliz por ver o resultado que conseguiu alcançar e publicarei os que eu achar mais interessantes.

técnica e conselhos do que fazer. é mais para nortear, qualquer regra pode ser quebrada.

6

1

2

3

4


capítulo 1 Linhas & Objetos 2D Se vem prestando atenção aos croquis de arquitetura, provavelmente já percebeu que eles são formados por diferentes linhas. Algumas são onduladas, outras em zig-zag e retas. Elas não são usadas apenas para os contornos, mas também para construção, sombreamento, preenchimento e texturas. No primeiro capítulo, vamos aprender a desenhar diferentes tipo de linhas. Com a mão relaxada, com boa postura e fazendo os movimentos usando o ombro como alavanca e não o punho.

diferentes tipos de linha

objetos 2d 7


Tipos de linha Ondulada

escalonada

zig-zag tortuosas pontilhada traรงo-ponto sรณlida

8


IMPRIMA!

Pรกgina de trabalho Cรกp. 01 a Ondulada sua vez

escalonada

sua vez

zig-zag sua vez

9


IMPRIMA!

Pรกgina de trabalho Cรกp. 01 b pontilhada sua vez

traรงo-ponto sua vez

tortuosas sua vez

sรณlida sua vez

10


Linhas retas Para construção de objetos 2d e posteriormente perspectivas, será necessário usar linhas retas. A melhor técnica para praticar linhas retas é criar 2 pontos e tentar ligar-los. Basicamente nos vamos precisar de 3 tipos - vertical, horizontal e diagonal. Todas serão usadas na construção dos croquis. Dica- Tente desenhar as linhas com um distanciamento de 1 cm.

linhas horizontais

linhas diagonais

linhas verticais 11


IMPRIMA!

Pรกgina de trabalho Cรกp. 01 c

12


Desenhando objetos 2d Uma vez que se sentir confiante desenhando linhas retas, você pode começar a desenhar formas básicas de objetos 2D. Precisará aprender a desenhar, quadrados, triângulos, círculos e semicírculos. Quando está desenhando objetos 2D, é importante que cada face seja desenhada com apenas uma única linha, como nos exemplos mostrados ao lado, não é recomendado desenhar mais de uma linha para cada face, pois apenas se torna confuso, por mais que não fique perfeito na primeira vez continue praticando que irá melhorar. Se for necessário use um lápis bem fraquinho e depois que escolher a linha que realmente vai querer usar, use a caneta e na sequência limpe o desenho. Sempre crie interseções quando estiver desenhando, vai causar um visual mais técnico para o desenho.

objetos 2d

13

construção


IMPRIMA!

Pรกgina de trabalho Cรกp. 01 d

14


Exercício O exercício para praticar as linhas e objetos 2D é um croqui da vista da sua cidade favorita. Se não tiver nenhuma em mente fique a vontade para pesquisar no google, Pinterest ou qualquer fonte que lhe interesse. O objetivo com esse exercício não é buscar um nível de complexidade muito alto e sim treinar as linhas, objetos 2D e ir se familiarizando com o peso das linhas. Não se preocupe em buscar a perfeição, o foco deve estar em ganhar confiança. ao lado temos alguns exemplos.

Dica preste atenção no peso da linha, e como é usada para dar profundidade e no nível de detalhamento.

15


capítulo 1 recapitulando Essa página serve para rever as dicas e técnicas aprendidas no capítulo sobre linhas e objetos 2D. devem ser usadas apenas para nortear, sinta-se a vontade para usar apenas o que for melhor para você.

#01

#02

#03

#04

#05

#06

Lembre-se da postura.

é permitido usar o lápis, só ``não`` pode usar a borracha - aprenda com os erros.

desenhe usando toda extensão do braço, use o braço como alavanca e não o punho.

Use linhas com pesos diferentes para criar profundidade, clareza, enfatizar e criar um desenho com mais contraste.

16

Sempre comece desenhando com traços leves e só depois carregue eles.

crie interseções


capítulo 2 Regras basicas de perspetiva A forma com que vemos o mundo é guiada pelas regras da perspectiva - cônica e isométrica. Nesse capítulo vamos aprender a desenhar com um, dois e três pontos de fuga ou múltiplos, como preferir chamar, e isso será a base para os teus desenhos de arquitetura. O importante a se ter em mente é que em todos os desenhos para se ter uma sensação mais realista é necessário aplicar a regras de perspectiva. A perspectiva funciona como um grid ajudando a ter uma noção espacial de composição. é a forma de se fazer acontecer um plano 3D em um plano 2D. Não há motivos para se ter medo de desenhos em perspectiva, pois nem sempre requer um conhecimento muito profundo, com apenas algumas regras básicas já é possível desenhar em perspectiva.

perspectiva com1 ponto de fuga

perspectiva com 2 pontos de fuga

perspectiva com 3 pontos de fuga

17

perspectiva múltiplos com pontos de fuga


Conceitos da perspectiva vamos dar uma olhada no croqui do lado direito da página. É um croqui simples com um ponto de fuga, e alguns elementos. Dê uma olhada nas caixas abaixo para melhor compreensão. Dica os pontos cruciais para qualquer perspectiva são linha do piso, ponto de fuga, linha do horizonte e plano de imagem. Plano de imagem É onde a imagem imaginária do 3D é formada. Linha do horizonte é uma linha imaginaria na altura do olho. Ponto de fuga é o ponto onde convergem as linhas Linha do piso é a linha paralela a linha do horizonte no piso. Ponto de fuga

Linha do horizonte altura dos olhos

Linha do piso

18

Plano de imagem


Mais sobre perspectiva Nas ilustrações a seguir na página, você pode explorar usando algumas regras de perspectiva, tendo a percepção sob vários ângulos.

vista em perspectiva com 1 ponto de fuga

vista em perspectiva com 2 pontos de fuga

vista de cima

vista de cima Plano de imagem Plano de imagem

observador observador

distorcido

distorcido

Pf 1 Pf

não distorcido distorcido

distorcido

Linha do piso

Pf 2

distorcido

não distorcido

19

distorcido

Linha do piso


Mais sobre perspectiva Hora de colocar em pratica! Pegue uma caixa e a posicione sob a mesa bem a sua frente - por estar abaixo da sua linha do horizonte será capaz de ver a face superior, se movimentar a caixa e colocar acima da linha do horizonte, será capaz de ver a face inferior. é interessante mudar os ângulos e tentar desenhar o cubo de várias formas.

1 ponto de fuga

tenha em mente que se a linha do horizonte cortar o objeto que está sendo desenhado, não é possível visualizar a superfície superior nem a interior.

2 pontos de fuga

cubo acima do nível dos olhos

Linha do horizonte

vista do cubo de cima

cubo no nível dos olhos

cubo acima do nível dos olhos Linha do horizonte Linha do horizonte

cubo abaixo dos olhos

cubo no nível dos olhos Linha do horizonte

cubo abaixo dos olhos Ponto de fuga

Ponto de fuga

20


Exercício O seu exercício para pratica de perspectiva é criar a mão livre, croquis usando 1 ou 2 pontos de fuga - com no mínimo 3 volumes. Primeiramente recomendo começar usando formas básicas como quadrados e retângulos. E depois ir interseccionando alguns volumes somando e subtraindo. O objetivo do exercício é entender as regras de perspectiva, treinando composição e proporção. O foco não é buscar realismo, então sinta-se a vontade para criar. Tente várias vezes para achar o melhor equilíbrio possível e faça o maior croqui possível. Se estiver difícil criar a partir da imaginação sinta-se a vontade para buscar inspiração, indo pra rua, assistindo algum filme, ou em qualquer coisa que ache relevante.

Dica Comece pequeno, pois se tentar fazer um croqui muito complicado de cara, pode acabar se estressando e desistindo. Teste diferentes ideias de composição, como (regra dos terços, composição em diagonal) para nortear onde colocar os volumes no croqui. Primeiro comece desenhando os volumes, somente depois detalhe.

Exemplo 1 - usando 1 ponto de fuga (museu de arte contemporânea de Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa)

exemplo 2 - 2 pontos de fuga, usando a imaginação

21


IMPRIMA!

Pรกgina de trabalho Cรกp. 02 a

22


IMPRIMA!

Pรกgina de trabalho Cรกp. 02 a

23


capítulo 2 recapitulando Essa página serve para rever as dicas e técnicas aprendidas no capitulo sobre perspectiva. devem ser usadas apenas para nortear, sinta-se a vontade para usar apenas o que melhor pra você.

#01

#02

faça estudos para avaliar a composição.

Sempre comece desenhando formas básicas, somente depois detalhe.

#03

#04

#05

#06

crie dinamismo nos seus desenhos, fazendo linhas em varias direções.

Use regras as composição.

24

Use os conceitos básicos de desenho como, consistência, equilíbrio e contraste.

Brinque com a adição, subtração e interseção de volumes.


referências bibliográficas Publicações físicas - SARAH SIMBLET, Sketch book for the artist. Published in the United States by DK Publishing, 2005, - Dease, Carole, and collective, Complete Drawing Course, London, 2001, - David Drazil, Sketch like an architect, 2017, - Wilk, Sabrina, Construction and Design Manual - Drawing for Landscape Architects, Berlin, 2014.

Publicações Online - themodmin - Youtube Channel, URL:<https://www.youtube.com/channel/UCDc6T1atX7GdfM-ZA0T-bJw>, - Dan Hogman‘s Youtube Channel, URL:<https://www.youtube.com/danhogman>, - Doug Patt‘s Youtube Channel, URL:<https://www.youtube.com/user/howtoarchitect>, - Life of an Architect, URL:<http://www.lifeofanarchitect.com/>.

58


Sobre mim Hélio Moose Correia Encoge, também conhecido por Moose, é um arquiteto e urbanista angolano graduado pelo centro universitário Iesb, que se encontra em brasília, Brasil. Moose, sempre foi apaixonado pelo processo de design, do croqui ao estágio final. Acredita que o modelo em estágio inicial é o que possui maior relevância no processo de design. Para ele, o croqui é uma ferramenta intrínseca a arquitetura que o garantiu estar no caminho certo, já que na sua infância e adolescência gostava de desenhar. Após 6,5 anos na faculdade de arquitetura, ele saiu com o seu amor pela criação fortalecido, pois se viu capaz de se expressar e deixar o seu contributo ao mundo de alguma forma. Moose concluiu o se sonho de se tornar arquiteto e urbanista em uma jornada longa e longe de sua família. 59

Croquis com o moose  

Seja bem vindo ao meu curso, se quer começar a desenhar arquitetura e não sabe por onde começar, posso lhe garantir que está no lugar certo...

Croquis com o moose  

Seja bem vindo ao meu curso, se quer começar a desenhar arquitetura e não sabe por onde começar, posso lhe garantir que está no lugar certo...

Advertisement