Page 1


Importância do consumo de fruta De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) devem consumir-se diariamente entre três a cinco porções de fruta, dependendo das necessidades de cada pessoa. É importante consumir diferentes tipos de fruta.


A fruta é uma peça fundamental numa alimentação saudável que deve ser consumida diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo. Os antioxidantes são nutrientes essenciais na proteção das células. Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protetoras que fazem da fruta um alimento vital.


Importância do consumo de fruta Porém, e de acordo com a "Balança Alimentar Portuguesa 1990-2003" revelada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os portugueses apresentam uma dieta alimentar desequilibrada com uma alimentação deficiente em frutos, produtos hortícolas e leguminosas secas. Os números indicam que os portugueses consomem pouco mais de uma peça de fruta por dia.


A consequência faz-se sentir com o aumento da obesidade entre as crianças e os jovens e o desenvolvimento das doenças cardiovasculares junto da população adulta.


Importância do consumo de fruta Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protetor.


O melhor caminho é ter em atenção que a sua saúde começa pela boca, ou seja, a alimentação é a melhor forma de prevenir preocupações futuras.


Importância do consumo de fruta A vitamina C é rainha das vitaminas, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Por isso mesmo é sempre aconselhável incluí-la na alimentação. Pode ser encontrada na laranja, morango, kiwi, limão e outros.


A vitamina E tambĂŠm tem um papel relacionado com a defesa do organismo e pode ser encontrada no abacate.


Importância do consumo de fruta A vitamina A é responsável por proteger o organismo das infeções, ao formar uma espécie de barreira contra os vírus. A vitamina A é de grande importância para a pele e olhos e ajuda a manter a saúde dos cabelos. Encontra-se nas frutas amareladas e vegetais verdeescuros: laranja, manga, abacaxi e outras.


O complexo B ĂŠ considerado o grande amigo dos anticorpos que protegem o corpo da invasĂŁo de agressores. Encontra-se na laranja e no morango.


Importância do consumo de fruta O magnésio é um mineral que ajuda no funcionamento e desenvolvimento das células imunológicas. São muitas as pessoas que não consomem quantidade suficiente desse mineral que pode ser encontrado na banana e nos frutos secos.


Jรก comeu fruta hoje?


Propriedades medicinais das frutas Cada fruta Ê uma fonte de nutrientes que não deve ser esquecida. Conheça as principais propriedades medicinais de algumas frutas.


A banana, por ser rica em potĂĄssio, ajuda no controle da tensĂŁo arterial. As bananas maduras controlam a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.


Propriedades medicinais das frutas O figo é laxante, sendo ainda indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações.


A laranja ajuda na resistência às infeções, dá mais vitalidade às gengivas e ajuda o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, para além de combater o stress.


Propriedades medicinais das frutas O limão ajuda no combate à fadiga, gripe, dor de cabeça, alergias e stress.


A manga ajuda a purificar o sangue e no combate Ă bronquite, pelo seu efeito expetorante.


Propriedades medicinais das frutas A melancia ĂŠ recomendada a quem tenha problemas relacionados com a tensĂŁo alta e reumatismo. Ajuda a limpar o estĂ´mago e intestino e ainda no tratamento da obesidade.


A pera contribui para a boa formação dos ossos. Ajuda no combate da prisão de ventre e inflamação do intestino e da bexiga.


Filetes de peixe com pera


Ingredientes:     

2 filetes de peixe sem espinhas 2 peras Azeite Alho granulado Canela

Preparação: Leve os filetes de peixe ao micro-ondas cerca de 10 minutos. Durante esse tempo corte as fatias de pera e guarde num recipiente. Adicione alho granulado, canela e azeite e misture com a pera. Assim que o peixe estiver pronto coloque por cima a pera com o alho granulado, a canela e o azeite.


Bacalhau com peras


Ingredientes:    

4 lombos de bacalhau demolhado 2 dl de leite 3 cebolas 4 dentes de alho e uma folha de louro  3 tomates bem maduros  8 peras pequenas

     

3 dl de azeite 1,5 dl de vinho branco 1 dl de vinho do Porto Salsa picada ½ limão Farinha, sal e pimenta acabada de moer

Preparação: 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Regue o bacalhau com o leite. Descasque a cebola, corte em meias luas, descasque e pique os alhos. Pele as peras e regue com sumo de limão. Escorra o bacalhau e seque. Passe o bacalhau pela farinha e leve a fritar no azeite por uns minutos de cada lado (rápido sem ganhar cor). Retire e guarde. Deite o azeite de fritar para um tacho e leve ao lume. Junte os alhos picados até dourarem. Junte a cebola e o louro, o tomate cortado e o vinho branco. Tempere e deixe ferver. Acrescente as peras e deixe-as cozer em lume, tapadas, por 10 minutos. Junte as postas de bacalhau e o vinho do Porto. Tape e deixe cozinhar mais 10 minutos. Sirva polvilhado de salsa picada.


Salada de frutas tropicais


Ingredientes:       

1,5 l de água 150g de açúcar 2 estrelas de anis 2 paus de canela 2 ramos de erva-príncipe Raspa de 1 limão Sumo de ½ limão

Preparação:

      

1 ramo de hortelã ½ abacaxix 1 manga 1 papaia 4 kwis 1 banana 1 maracujá Sorvete de limão

Para preparar a calda de açúcar junte água e açúcar para a calda. Ferva a água e adicione as especiarias: 2 estrelas de anis, 2 paus de canela, erva príncipe com um corte a meio e raspa de limão. Retire a calda do lume assim que ferver, coloque numa taça e junte um ramo de hortelã e sumo de limão. Enquanto deixa arrefecer, corte abacaxix, manga, papaia, banana e kiwi em pedaços. No final deite maracujá por cima. Misture a fruta e perfume-a com a calda. Reserve no frigorífico durante uma hora antes de servir. Acompanhe com sorvete de limão e maracujá por cima.


Salada de frutas do meu pai


Ingredientes:        

Banana Uva Kiwi Morangos Pêssegos Ananás Pera laranja

Preparação: Cortar a fruta em pedaços pequenos, juntar toda numa taça. Depois juntar algum suma das frutas embaladas e provar como está doce, poderá adquirir um pouco de sumo com gás, pôr açúcar e um cálice de vinho do Porto. Meta no frigorífico.

Nota: Pode utilizar outros tipos de fruta para realizar uma salada, será sempre uma ótima sobremesa.


Doce de maçã


Ingredientes:      

4 maçãs Açúcar Canela 3 ovos 1 l de leite 2 pacotes de pudim flan

Preparação: Corta-se as quatro maçãs em meias luas finas, cobre-se o fundo da travessa com as maçãs, espalha-se o açúcar e a canela a gosto por cima das maçãs e vai ao forno. Entretanto faz-se o pudim flan levando 1 l de leite ao lume à parte mistura-se 2 pacotes de pudim com 7 colheres de sopa de açúcar e 3 gemas, mistura-se ao leite mexe-se até levantar fervura, verte-se o pudim na travessa por cima da maçã e vai ao forno. Bate-se as claras em castelo bem firmes, acrescenta-se açúcar a gosto, espalhe as claras ao preparado anterior e polvilhe com canela e volta ao forno durante 5 minutos. Retire do forno aos 5 minutos, deixe arrefecer e vai ao frigorífico.


Torta de coco


Ingredientes:     

250 g de açúcar 125 g de coco ralado 25 g de margarina 6 gemas 3 claras

Preparação: Bata o açúcar, as gemas e a margarina até ficar uma mistura cremosa. A seguir, junte o coco e as claras em castelo. Leve ao forno num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal também muito bem untado. Depois da massa estar cozida, retire o tabuleiro do forno e vire com um pano polvilhado com açúcar e coco. Enrole a torta e deixe arrefecer.


Semifrio de Maracujรก


Ingredientes:     

½ litro de polpa de maracujá 1 lata de leite condensado 400 ml de natas 2 saquetas de gelatina de ananás 250 ml de água

Preparação: Ferver a água, juntar a gelatina e mexer bem para que toda a gelatina se dissolva. Deixe arrefecer. Numa tigela deitar o leite condensado e a polpa de maracujá e mexer, adicionar a gelatina arrefecida e envolver tudo muito bem. Bater as natas em ponto de chantilly e juntar ao preparado de maracujá, envolvendo bem. Molhar uma forma, deitar este preparado e levar ao frigorífico cerca de 6 horas até solidificar.


Doce de Banana


Ingredientes:    

1 Kg de açúcar 18 bananas ½ colher de chá de chocolate em pó 1 lata de leite condensado

Preparação: 1. 2. 3. 4.

Coloque o açúcar na panela e mexa até virar caramelo. Depois disso amasse a banana e misture com o caramelo no fogo. Depois misture o chocolate também no fogo. Depois deixe esfriar e coloque o leite condensado.


Maçã no Forno


Ingredientes:          

3 maçãs ½ limão (sumo) 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo 1 dl de água 4 gemas 2 colheres (sopa) de maisena 4,5 dl de leite quente ½ limão (raspa) 2 colheres (sopa) de adoçante Manteiga e açúcar q.b.

Preparação: 1. Descasque as maçãs, lamine-as e regue-as com o sumo de limão. Leve o açúcar ao lume com a água. Deixe ferver, acrescente a maçã e ferva sem desfazer; retire e reserve. 2. Misture as gemas com a maisena. Junte o leite quente, a raspa de limão e o adoçante; envolva tudo. Ligue o forno a 180°C. Unte um tabuleiro com a manteiga e polvilhe-o com açúcar. Disponha metade das lâminas de maçã no mesmo e preencha com o creme. Sobreponha a restante maçã e polvilhe com açúcar. Leve ao forno, 25 minutos, até dourar.


Pudim de laranja


Ingredientes:

Molho:

     

    

130 g de açúcar 1 colher de chá de farinha maisena 6 ovos Raspa e sumo de laranja 5 dl de leite meio gordo Caramelo líquido de compra para untar

½ xícara (chá) de suco de maracujá 1 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de mel ½ colher (sopa) de maisena Amêndoas em lascas para decorar

Preparação: Misture o açúcar com a farinha maisena. Junte-lhes os ovos, a raspa e sumo de laranja e, por fim adicione leite. Mexa bem com uma vara de arames. Unte uma forma com caramelo líquido e verta o preparado. Coloque a forma num tabuleiro, a 180°C, durante 40 minutos. Findo o tempo, retire e deixe arrefecer bem e desenforme para um prato de servir.


Torta de laranja


Ingredientes:    

4 ovos 150 g de açúcar 1 colher de farinha Sumo de 2 laranjas

Preparação: Barra-se um tabuleiro com manteiga e forra-se com papel vegetal que se barra com manteiga. Bate-se 4 ovos com 150g de açúcar e uma colher de sopa de farinha e sumo de 2 laranjas. Bate-se tudo e coloca-se no tabuleiro, e vai ao forno a cozer. Tira-se do forno e coloca-se em cima de papel vegetal e polvilhe com açúcar. Enrola-se e fica assim até arrefecer.


Mousse de morangos


Ingredientes:       

50 g de morangos 1 limão 6 folhas de gelatina 2 dl de natas 2 claras 6 colheres de sopa de açúcar em pó Molho de morangos q.b.

Preparação: 1. Lavar os morangos, cotá-los ao meio ou em pedaços pequenos. Junte o sumo de limão e um cálice de vinho do Porto. 2. Reduza a puré, junte as folhas de gelatina demolhadas em água fria e derretidas. Junte ao puré de morangos. 3. Bater as natas e junte ao puré de morangos. 4. Bater as claras em castelo, adicione o açúcar em pó, junte tudo e leve ao frio numa forma molhada com água fria. 5. Servir com molho de morangos.


Bolo de banana


Ingredientes:      

6 bananas 4 ovos 1 ou ½ chávena de chá de farinha 2 chávenas de chá de açúcar 1 colher de chá de fermento 2 chávenas de chá de creme de natas

Preparação: 1. Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se a farinha misturada com o fermento e depois as claras batidas em castelo. 2. Deita-se em forma redonda untada com manteiga e leva-se a cozer em forno forte. 3. Depois de arrefecer, corta-se em três partes e recheia-se em creme de natas e rodelas de banana. 4. Cobre-se com o creme que sobejou e enfeita-se com banana.


Mousse de limĂŁo


Ingredientes:   

1 lata de leite condensado Sumo de 3 limões e raspas 2 iogurtes naturais

Preparação: Bata tudo no liquidificador. Coloque no frigorífico e sirva 2 horas depois.


Bolo de Tâmaras


Ingredientes:      

½ chávena de manteiga 2 ovos 1 chávena de açúcar 300g de tâmaras (demolhadas em água quente) 2 colheres de chá de fermento 1 chávena e meia de farinha

Preparação: Batem-se os ovos inteiros com açúcar e a manteiga. Deitam-se as tâmaras com um pouco de água e a seguir a farinha misturada com o fermento e torna-se a bater. Vai ao forno médio em forma untada.


Coroa de maçãs


Ingredientes: Massa:  300g de farinha  250g de manteiga  Sal e água q.b.

Recheio  4 maçãs reinetas  Sumo de ½ limão  100g de manteiga + manteiga para untar a forma  60g de açúcar amarelo  1 saqueta de açúcar baunilhado Preparação: 1. Para preparar a massa, junte a farinha e o sal diluído na água e trabalhe a massa até ligar bem. Divida a manteiga em 3 porções iguais. Estenda a massa, espalhe sobre ela 1 das porções da manteiga e enrole como um tapete. Repita essa operação mais 2 vezes até se esgotar a manteiga. No final, deixe a massa descansar durante 20 minutos. 2. Aqueça o forno a 210°C. Descasque e desencaroce as maçãs e corte-as em fatias finas. Reserve-as numa tigela. 3. Borrife as fatias de maçã com o rolo numa superfície enfarinhada e forre uma tarteira de 24cm de diâmetro, previamente untada, e pique a massa com um garfo. 4. Coloque as fatias de maçã sobre a massa. Distribua metade da manteiga sobre a maçã e polvilhe com 30g de açúcar baunilhado. 5. Leve ao forno durante 15 minutos, retire a tarte, distribua o resto da manteiga e do açúcar amarelo. 6. Volte a levar ao forno até que as maçãs estejam caramelizadas. Sirva quente ou morna.


Bolo fresco de frutas e chantilly


Ingredientes:    

6 Ovos 8 colheres de sopa de açúcar 4 colheres de sopa de fécula de batata 1 colher sopa de vinagre

 1 colher sobremesa de fermento  Chantilly e frutas a gosto q.b

Preparação: Batem-se as 6 gemas com o açúcar até obter uma gemada cremosa. junta-se a fécula de batata, o fermento e o vinagre, batendo muito bem. por último, e à parte, batem-se as claras em castelo firme e envolvem-se no preparado mas sem bater. leva-se ao forno a cozer em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha. Quando cozido deixa-se arrefecer, cortando no sentido longitudinal, recheando e cobrindo todo o bolo com o chantilly e as frutas que desejar. Nota: Coze muito rápido. O forno não deverá estar muito quente.


Bolo rico com frutas cristalizadas


Ingredientes:    

130g açúcar 60 g manteiga amolecida 4 ovos 2 colheres de sopa de rum

 300 g frutas cristalizadas e secos  250g farinha  1 colher de sopa de fermento

Preparação: Bata o açúcar com a manteiga até obter creme, adicione os ovos batendo sempre. Acrescente o Rum e os frutos mexendo sempre. Envolva a farinha com o fermento e misture bem e deixe repousar cerca de 10 minutos. Volte a amassar e verta para uma forma untada com manteiga polvilhada de farinha. Decore com um Glace: Bata uma clara em castelo e junte-lhe 100g de açúcar em pó e uma colher de chá de sumo de limão e mexa muito bem. Quando o bolo estiver morno desenforme e decore o bolo.


Maçã de chocolate


Ingredientes:  50 g barra de chocolate de leite fracionada  12 maçãs médias  Coco, confete, granulado…

 Palito de madeira

Preparação: 1. Pique a barra de chocolate em pedaços, coloque no micro-ondas de 30 em 30 segundos até derreter. 2. Lave as maçãs e seque bem e espete um palito de madeira em cada uma. 3. Em seguida mergulhe no chocolate derretido e polvilhe a seu gosto, com granulado, coco, confete…


Maçã do amor


Ingredientes:  6 maçãs  6 palitos de gelado Calda:  ½ colher de chá de glucose de milho  2 colheres de chá de açúcar  4 gotas de corante vermelho

Preparação: Lave as maçãs e enxague bem. Introduza um palito de gelado no local do cabo. Reserve. Calda: Numa panela coloque o açúcar e a glucose. Leve ao lume e deixe ferver por aproximadamente 8 minutos. (não mexa mais) Após isto, junte 4 gotas de corante. Cozinhe por aproximadamente um minute e desligue. Passe pela calda as maçãs reservadas. Coloque-as sobre uma assadeira virada ao contrário e untada com manteiga. Deixe secar.


Geleia de amora


Ingredientes:  250 g de amora fresca  3 dl de água  1 colher de café de raspa de limão

 ½ canela de pau  80 g de açúcar refinado

Preparação: 1. Bater no liquidificador a amora com a água. 2. Levar a mistura ao fogo baixo, acrescentando as raspas de limão e a canela. 3. Deixar cozinhar até ficar com a textura desejada.


Geleia de morango


Ingredientes:  1 Kg de morangos  1 Kg de açúcar  2 colheres (de chá) de sumo de limão

Preparação: Coloque numa panela os morangos e leve ao lume, até soltar líquidos, coloque as duas colheres de sumo de limão, despeje o açúcar e deixe cozinhar por meia hora. Deixe arrefecer e sirva-se.


Doce de banana


Ingredientes:    

1 Kg de açúcar 18 bananas ½ colher de chá de chocolate em pó 1 lata de leite condensado

Preparação: Coloque o açúcar na panela e mexa até virar caramelo. Depois amasse a banana e misture com o caramelo no lume. Depois misture também no lume o chocolate. Deixe arrefecer e coloque o leite condensado.


Semifrio de Frutos Vermelhos


Ingredientes:     

1 lata de leite condensado 1 pacote de 200 ml de natas 2 iogurtes naturais 8 folhas de gelatina 400g de frutos vermelhos congelados

   

6 colheres de sopa de açúcar Hortelã fresca para decorar Açúcar em pó para decorar Óleo para untar a forma

Preparação: Unte a forma com óleo. Bata o leite condensado, as natas e o iogurte natural. Coloque de molho as folhas de gelatina num pouco de água fria, esprema bem, junte ao batido e bata de novo. Encha a forma com o preparado e leve ao frigorífico até ficar bem firme. Num Tacho junte os frutos vermelhos com o0 açúcar e leve ao lume. Deixe ferver até ao ponto de compota. Desenforme o semifrio, regue com a calda de frutos vermelhos e sirva bem fresca.


Sobremesa de suspiro e gelatina


Ingredientes:  1 embalagem de gelatina  6 suspiros  Uma fruta ao seu gosto

Preparação: Siga as instruções na caixa da gelatina. Leve a gelatina ao frigorífico até solidificar. Depois retire. Coloque os suspiros partidos sobre a gelatina. Por fim triture a fruta de época e decore a gosto.


Tarte de AmĂŞndoa


Ingredientes: Massa:  100g de açúcar  100g de manteiga  2 ovos  3 colheres de sopa de leite  250g de farinha  1 colher de chá de fermento

Recheio:  150g de amêndoas palitadas  100g de açúcar  100g de manteiga  3 dl de leite  Manteiga q.b.

Preparação: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Unta-se uma tarteira de fundo amovível com manteiga. Liga-se o forno a 180°C. Bate-se o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Junta-se os ovos, um a um, batendo-se bem entre cada adição, o leite, a farinha e o fermento. Amassa-se tudo. Verte-se na tarteira e leva-se ao forno durante 25 minutos. Entretanto, prepara-se o recheio, levantando a lume brando todos os ingredientes. Mexe-se ocasionalmente e deixa-se engrossar. Retira-se a tarte do forno e com a ajuda de uma escumadeira, coloca-se por cima o preparado de amêndoa. 10. Aumenta-se a temperatura do forno para 220°C e deixa-se cozer até alourar. 11. Retira-se do forno, deixa-se arrefecer e desenforme.


Papaia Recheada


Ingredientes:    

2 papaias 4 folas de gelatina incolor 1 banana Sumo de um limão

   

2 claras 180g de açúcar 2 dl de natas Morangos para decorar

Preparação: Corte as papaias ao meio e retire a polpa eliminando as sementes. Reserve as cascas. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Descasque a banana e corte-a em pedaços. Triture-a juntamente com a polpa da papaia e reserve. Leve ao lume um tachinho com o sumo de limão, até amornar. Retire do calor e transfira para um recipiente. Escorra as folhas de gelatina e junte-as ao sumo. Deixe dissolver. Incorpore a polpa dos frutos, triturada e misture. Bata as claras com o açúcar a meio castelo e adicione-as ao preparado anterior. Envolva por último as natas, suavemente. Disponha as cascas das papaias e preencha-as com recheio. Leve ao frigorífico para refrescar. Sirva decorado com morangos.


Bolo de maçã


Ingredientes:        

1 chávena de açúcar ½ pacote de manteiga 2 chávenas de farinha 3 ovos Sumo de laranja 3 colheres de fermento 1 colher de café de baunilha 2 ou 3 maçãs cortadas aos quadrados

Preparação: Mexe-se muito bem a margarina e o açúcar. Deita-se 1 gema de cada vez e continua-se a bater bem. Depois de bem batido deita-se lentamente a farinha, o fermento, o sulo de uma laranja e a baunilha e por fim as claras que devem estar bem batidas. Polvilhe as maçãs com a farinha e mistura-se na massa muito lentamente para não ir ao fundo. Leve ao forno até a massa estar cozida e alourada.


Bolo Floresta


Ingredientes: Bolo:  5 ovos  200g de açúcar  120g de farinha  1 c. (de chá de fermento em pó  20g de chocolate em pó  Manteiga q.b.

Creme:  100g de tablete de chocolate  30g de açúcar  1 dl de leite  30 g de manteiga Recheio:  2 folhas de gelatina incolores  2 dl de natas  3 c (de sopa) de açúcar Preparação:  600g de morangos frescos 1. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Bata as gemas com o açúcar. Peneire a farinha, o fermento e o chocolate e envolva o preparado de gemas. Envolva as claras batidas em castelo à massa. Verta-a no tabuleiro e alise com uma espátula. Leve a cozer a meio do forno preaquecido a 180°C durante 12 minutos. Desenforme e descole o papel vegetal, deixe arrefecer. Apare as extremidades e corte o bolo ao meio. 2. Prepare o creme, parta o chocolate em pedaços e derreta-os em banho-maria com açúcar, o leite e a manteiga, mexendo de vez em quando. Deixe arrefecer um pouco e divida o creme em 2 partes. Com uma das partes, barre os 2 retângulos de bolo.


Bolo Floresta (continuação)


Preparação: (continuação) 3. Para o recheio: demolhe a gelatina em água fria. Bata as natas e junte o açúcar. Com este recheio, barre novamente os bolos. Arranje os morangos. Faça uma caixa de papel vegetal com a medida dos bolos, colando as pontas com fita-cola. 4. Disponha no fundo uma base do bolo. Sobreponha as natas reservadas. Preencha com os morangos e coloque mais natas, por cima. Cubra com a outra base do bolo e deixe solidificar no frigorífico. Retire cuidadosamente a caixa de papel e decore o bolo a gosto.


Marmelada


Ingredientes:  800g de marmelo com casca, mas sem caroço  800g de açúcar  1 limão descascado, sem caroços

Preparação: Coloque num tacho os ingredientes e triture. Leve ao lume 30 minutos e vá mexendo. Por fim coloque num recipiente e está pronto a comer!


Batido de Fruta


Ingredientes:    

200g fruta a gosto 250 dl de leite Açúcar 3 a 4 pedras de gelo

Preparação: Coloque no copo misturador todos os ingredientes e triture. Servir em copos com palhinhas.


Bolo de Laranja HĂşmido


Ingredientes: Bolo:       

5 ovos 100g de margarina 1 ½ chávena de açúcar 2 chávenas de farinha 2 colheres (chá) de fermento Sumo de 2 laranjas Raspa de ½ laranja

Calda:  Sumo de 1 laranja  3 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Bolo: Derreta a margarina com a raspa de laranja. Bata as gemas com o açúcar. Junte a farinha, o fermento, margarina e o sumo das laranjas. Por fim, adicione as claras batidas em castelo. Deite a massa numa forma untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido durante 40 minutos. Depois de cozido, prepare a calda. Calda: Leve ao lume o sumo da laranja com o açúcar até que este fique bem dissolvido. Regue o bolo com a calda. Decore com açúcar em pó.


Gelatina de amĂŞndoas Com morangos


Ingredientes:     

200 g de morangos 4 folhas de gelatina 40g de miolo de amêndoa 40g de açúcar em pó 1 colher de sopa de ovo

   

1,5 dl de leite meio gordo 40g de açúcar 2 dl de natas Hortelã q.b.

Preparação: 1. Ponha a gelatina de molho em água fria. 2. Pique finamente o miolo de amêndoa, junte-lhe o açúcar em pó e a clara de ovo e volte a picar até obter um preparado homogéneo. Adicione o leite, mexa bem e deixe descansar. 3. Lave os morangos, retire-lhes os pés e pique 50 g em cubos pequenos, reservando os restantes. 4. Coloque os morangos picados num tacho, com o açúcar, e leve ao lume até fazer estrada (quando o fundo do tacho se torna visível no local “raspado” pela colher). 5. Distribua o doce de morango por 6 formas e reserve no frigorífico. 6. Bata as natas até ficarem bem firmes, junte-lhes o preparado de amêndoas e mexa delicadamente, até estar tudo bem incorporado. 7. Escorra a gelatina, derreta-a no microondas durante 30 segundos e junte-a à mistura de natas e amêndoas. 8. Divida o preparado pelas formas com o doce de morango e leve ao frigorifico até solidificar. 9. Para servir, desenforme e decore com os morangos reservados cortados em quartos ou metades e com folhas de hortelã.


Tarte de morangos


Ingredientes:

Base:  125g de açúcar  60 g de manteiga  2 ovos  260g de farinha  Aroma de baunilha q.b.

Recheio:  250g de açúcar  1,25 dl de água  1,25 dl de leite  40g de farinha  150g de morangos  1 ovo  3 gemas  Baunilha q.b. Preparação: 1. Amasse os ingredientes para a base envolvendo-os em película aderente. Reserve no frigorífico. 2. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Forre a tarteira de fundo amovível previamente untada com manteiga. 3. Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver cerca de dois minutos. Aqueça o leite, verta-o sobre a farinha, previamente bem misturada com o ovo e as gemas. Misture bem. 4. Junte a calda de açúcar e a baunilha, verta na tarteira e espalhe os morangos à superfície. Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C e deixe cozer cerca de 40 minutos.


As professoras de Ciências Naturais de 2º ciclo agradecem a colaboração de todos os que participaram na recolha destas receitas. Pretendemos que este pequeno livro digital promova o hábito saudável do consumo de Fruta, para bem da sua saúde! Coordenação: Prof. Ana Mafalda Martins

2016/2017

Receitas com Fruta  

Compilação de receitas com fruta elaborada pelos alunos de 6º ano do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, na disciplina de Ciências Naturais,...

Advertisement