Page 1


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO A textura macia, o cheiro característico e o sabor único fazem do peixe um alimento irresistível à mesa, seja ele frito, assado, grelhado ou cozido.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO Mas os atrativos não param por aí: são inúmeros os benefícios que o peixe oferece à alimentação de pessoas de todas as idades e, por isso, o seu consumo é recomendado por médicos e nutricionistas.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO Benefícios nutricionais: Fonte abundante de proteínas os pescados têm importante papel: No crescimento e manutenção do organismo; Na digestão; Na produção de anticorpos; Na coagulação do sangue; No controle da taxa de colesterol.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO Rico em SAIS MINERAIS tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo… Rico em VITAMINAS A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO A GORDURA do peixe é insaturada, ou seja, não é prejudicial à saúde. Possui o complexo ômega-3, de grande importância para as atividades do cérebro e do coração.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO Além de um poderoso antioxidante, o consumo de peixe auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro e doenças inflamatórias.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO No cérebro, o ômega-3 aumenta a atividade dos sinais nervosos que ajuda na memória, concentração, humor, habilidade motora, velocidade de reação…


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Além dos benefícios, já referidos o peixe ajuda a: Diminuir o colesterol; Diminuir o risco da arterosclerose (endurecimento e espessamento da parede das artérias); Aliviar dores e inflamações, pois atua como antiinflamatório; Controlar a pressão alta; Controlar o apetite; Em mulheres grávidas, previne a depressão pós parto; No feto, auxilia no desenvolvimento cerebral.


IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO Todos esses elementos fazem do peixe um excelente alimento para uma dieta variada e saudável, principalmente para crianças, mulheres grávidas e em período de amamentação.


Peixe é saúde! Faz bem pensar em si!


PEIXE GRELHADO COM MOLHO DE CAMARテグ


Ingredientes: 4 colheres (sopa) de azeite Casaca ralada de 1 limão Sumo de 2 limões 4 filetes de peixe (150g cada um) 250g de camarão médio limpo 150g de folha de minirrúcula

450g de tomate maduro 1 cebola grande Sal e pimenta-do-reino ½ chávena de água 1 colher (sopa) açúcar 1 colher (chá) de alecrim fresco

Modo de Preparação: 1.Numa frigideira, aqueça 2 colheres de sopa do azeite e refogue, em lume brando, a cebola (cortada em fatias finas) temperada com sal por dois minutos. 2.Junte a água e o açúcar e deixe cozinhar, cerca de 15 minutos. 3.Retire a tampa e deixe cozinhar até a cebola começar a caramelizar. 4.Acrescente o alecrim picado, o tomate (cortado em pedaços), a casaca e metade do sumo de limão e cozinhe por cinco minutos. 5.Tempere com sal e pimenta e reserve. 6.Tempere o peixe e o camarão com sal, pimenta, o sumo de limão e o azeite restantes e grelhe por três minutos de cada lado. 7.Regue o peixe com o molho e sirva com as folhas de minirrúcula temperadas com sal, azeite e pimenta (moída na hora a gosto).


SALMÃO ASSADO COM ERVAS AROMÁTICAS


Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite 4 postas de salmão 30g de manteiga 4 colheres de sopa de ervas aromáticas (salsa, cebolinho, orégãos) Sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação: 1.Aqueça previamente o forno a 180ºC 2.Corte quadrados de papel de alumínio, de 30cmX30cm, o tamanho suficiente para embrulhar a tranche de salmão e fechá-la numa bolsa com os bordos dobrados por duas vezes. 3.Unte o lado mais brilhante dom papel de alumínio com ½ colher de sopa de azeite. 4.Tempere com sal e pimenta. 5.Lave as tranches de salmão em água fria e seque-as com papel absorvente. 6.Disponha cada tranche num dos quadrados de papel de alumínio. 7.Misture a manteiga, à temperatura ambiente com ervas e reparta pelas quatro tranches. 8.Embrulhe o peixe, dobrando as bordas de papel de alumínio pelo menos duas vezes, para ficar bem fechado. 9.Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 min., dependendo da altura da tranche (pode abrir para verificar se o peixe está pronto). Retire depois do papel de alumínio e sirva.


POSTAS DE SALMテグ GRELHADAS


Ingredientes: 4 posta(s) de salmão 1 ramo funcho q.b. sal

1 limão 4 c. sopa azeite q.b. pimenta em grão

Para salada: 4 tomates 2 bolbos de funcho 4 c. sopa salsa picada q.b. sal

1 cebola roxa 2 c. sopa vinagre

750 g batatas q.b. azeite

1 cebola roxa q.b. vinagre

Preparação: 1. Passe as postas de salmão por água e seque-as em papel absorvente. Tempere com sal e pimenta e prenda as extremidades com um palito. 2. Coloque-as num tabuleiro e, por cima, disponha metade do limão cortado em rodelas, a cebola roxa picada e o funcho. Regue com o sumo de meio limão. 3. Misture o azeite com o vinagre e verta sobre o peixe. Tape e deixe no frigorífico durante pelo menos 2 horas. Passado esse tempo, leve as postas a grelhar, pincelando-as de vez em quando com o líquido da marinada. 4. Entretanto, lave e corte o tomate em gomos e o funcho em fatias. Descasque e corte as batatas em cubos e coza-as em água temperada com sal. 5. Junte-as à salada, adicione a cebola roxa cortada em rodelas e salpique com a salsa. Tempere a gosto.


BACALHAU GUISADO


Ingredientes: 600g de bacalhau 4 batatas 2 cebolas 2 tomates 2 dentes de alho

50 ml de azeite 1 dl de vinho branco 2 dl de água 1 ramo de salsa Sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação: 1.Lasque o bacalhau e retire-lhe as espinhas. Corte as batatas, as cebolas, os dentes de alho e o tomate em rodelas. 2.Num tacho, verta o azeite e depois coloque camadas alternadas de cebola, alho e tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos. 3.Acrescente o bacalhau e regue tudo com vinho e água. Tempere com sal e pimenta. Tape o tacho e leve a lume brando até cozinhar. Retire e sirva com salsa.


SALMÃO NO FORNO COM ALHO FRANCÊS


Ingredientes: 4 postas de salmão 500g de batas às rodelas ligeiramente cozidas 3 alhos franceses 250ml de alpro – alternativa de soja às natas de culinária Sal e pimenta q.b. Pimentão doce em pó 250 ml alpro bebida de soja sem açúcar

Modo de Preparação: 1.Prepare um tabuleiro para ir ao forno 2.Coloque as batas ás rodelas no fundo e espalhe sobre elas o alho francês laminado. 3.Coloque por cima o salmão. 4.Verta sobre o preparado a alpro, alternativa de soja às natas culinárias, e a alpro bebida de soja sem açúcar. Tempere a gosto com sal, pimenta, pimentão doce. 5.Leve ao forno a 180º durante 15 minutos.


BACALHAU À BRÁS


Ingredientes: 600g de bacalhau demolhado 1 kg batatas 3 cebolas 2 dentes de alho 6 ovos

2 dl de azeite Salsa picada q.b. Sal e pimenta q.b. Azeitonas pretas q.b.

Modo de Preparação: 1.Escalde o bacalhau, tire-lhe a pele e as espinhas. Coloque o bacalhau dentro de um pano e esfregue para o desfiar bem 2.Descasque as batatas e corte-as em palha e frite-as em óleo, escorra sobre papel absorvente e reserve-as. 3.À parte, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as no azeite, retirando-as com uma espátula quando ficarem translúcidas. No mesmo azeite frite o bacalhau até ficar um pouco rijo. Depois misture tudo muito bem e retire do lume. 4.Bata os ovos temperando-os com sal e pimenta e junte-os ao preparado. Volte a levar ao lume, mexendo constantemente com uma espátula até os ovos coagularem, mas de modo a ficarem macios. 5.Sirva de imediato numa travessa aquecida, polvilhando com a salsa picada e decorando com azeitonas.


SALMテグ COM ALHO E ALECRIM


Ingredientes: 2 alhos inteiros com casaca 3 colheres de sopa de sumo de limão 1 colher de chá de alecrim desidratado ¼ de chávena de azeite extra virgem de oliva 2 filetes de salmão

Modo de Preparação: 1.Pré-aqueça o forno a 150ºC. Envolva os alhos de maneira frouxa com papel manteiga de preferência e coloque diretamente no forno. 2.Asse o alho por 45 minutos ou até os dentes estarem bem macios quando testados com um garfo. Retire os alhos do forno e deixe arrefecer. 3.Descasque, descartando a pele. Num liquidificador misture o alho, o sumo de limão, o azeite e o alecrim e liquidifique até ficarem em puré. 4.Passe esse puré no salmão. Coloque o salmão numa travessa e deixe assar por 20 a 30 minutos.


RED FISH ASSADO NO FORNO


Ingredientes: 1 Red fish grande 1 kg de batatas 1 cenoura grande em rodelas 2 dentes de alho picados 1 copo de vinho branco Sal e pimenta q.b. Pimentão doce em pó q.b.

Modo de Preparação: 1.Arranjar o Red fish e colocá-lo numa assadeira, rodeá-lo com batatas em cubos, a cenoura em rodelas, o alho picado e regar com um fio de azeite. 2.Temperar com sal, pimentão doce em pó e deitar vinho branco por cima. 3.Levar ao forno a 180ºC até as batatas e o peixe assarem. Tendo cuidado para não deixar muito tempo pois o peixe pode secar. 4.Servir com vagem cozida rodeando o peixe.


SARDAS MARINADAS


Ingredientes: 4 sardas grandes Sal e pimenta q.b. 1 folha de louro 3 dentes de alho picado Sumo de limão Farinha de trigo

2 ovos Azeite 1 tigela de favas 300g de cenoura baby Vinagre Salsa picada 1 cebola picada

Modo de Preparação: 1.Amanhe, lave e enxugue os peixes. 2.Abra cada um dos filetes e retire a espinha do meio. 3.Tempere os filetes com sal, pimenta, louro, alhos e sumo de limão. 4.Aguarde 2 horas, virando os filetes uma vez. 5.Passe-os depois por farinha e por ovos batidos. 6.Frite os filetes em azeite até alourarem. 7.Coza as favas e as cenouras separadamente, em água com sal. 8.Escorra e tempere com azeite, vinagre, salsa e cebola. 9.Mistura e sirva com os filetes.


BACALHAU À BRAS COM PRESUNTO


Ingredientes: 400g de Migas de Bacalhau 150g de Presunto Fatiado 8 Ovos 1dl De Azeite

5 00g de Batata Palha 2 Cebolas Grandes 3 Dentes de Alho Azeitonas Q.B Salsa Q.B. Pimenta Q.B.

Modo de Preparação: 1. Demolhe atempadamente as migas de bacalhau, depois escorra bem e reserve. Descasque e leve as cebolas e os dentes de alho corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos .Corte o presunto em tirinhas, demolhe-as durante 5 minutos em agua quente e depois escorra-as. 2. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e fique douradinha. Junte depois o bacalhau e o presunto e deixe cozinhar ate que o bacalhau fique sem o aspeto de cru. Tempere com pimenta. 3 .Junte então a batata palha, envolva, regue com os ovos previamente batidos e mexa ate que os ovos fiquem cozinhados. Retire do lume, deite numa travessa, polvilhe com salsa picada, decorre com azeitonas e sirva.


BACALHAU COM NATAS


Ingredientes: Bacalhau confitado e lascado Alho laminado Azeite Cebola picada Cravinho

Cebola em gomos Ingredientes Béchamel Farinha

Batatas Leite

Modo de Preparação: 1.Confite o bacalhau em azeite e lasque-o. 2.Salteie a cebola em gomos até ficar translúcida e reserve. 3.Corte as batatas aos quadrados, e frite-as em azeite. 4.Comece por fazer um bechamel da seguinte maneira: Puxe num tacho a cebola picada, o alho e o cravinho em azeite, em seguida adicione a farinha e deixe cozinhar em lume brando, deite o leite previamente fervido aos poucos e deixe engrossar até ficar com textura de creme. Reserve. 5.Numa tigela misture a cebola, as batatas fritas aos cubos, o bacalhau confitado lascado e o bechamel. Envolva com cuidado para não desfazer o bacalhau. Leve a gratinar e sirva


PESCADA DEITADA


Ingredientes: 2 postas de pescada com 160 g cada . Sal q.b. 1 cenoura média. 1 cebola 1 ramo de salsa 2 dentes de alho 0.5dl de azeite. 750g de batatinhas novas papel de alumínio

Modo de preparação: 1.Limpe as postas de pescada e tempere-as com sal, coza as batatinhas em água temperada com sal, depois escorra-as e retire-lhes a pele. 2.Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Pique a salsa. Descasque a cenoura e rape-a. 3.Ponha tudo num tabuleiro e regue com o azeite. Cobra-o o tabuleiro com o papel de alumínio e leve ao forno, previamente aquecido durante 20 minutos. depois retire e sirva.


BIFES DE ATUM


Ingredientes: 2 bifes de atum Sal e pimenta q.b. Vinagre q.b. 0,5 copo de vinho branco q.b. 3 colheres de sopa de Coentros & Alho 1 colher de chá de farinha

Azeite q.b. 4 dentes de alho 1 colher de chá de mostarda 1 limão grande

Modo de Preparação: 1.Num recipiente coloque os bifes de atum e tempere-os com sal e pimenta, com uma pitada de vinagre, com o vinho branco, o sumo do limão, com os dentes de alho picados, azeite a gosto e com 2 colheres de sopa de coentros e alho. Deixe marinar uma hora. 2.Findo o tempo, numa frigideira aqueça azeite suficiente para fritar, uma colher de chá de mostarda e uma colher de sopa de coentros e alho e misture bem com a ajuda de um garfo. 3.Escorra os bifes, reservando a marinada, e coloque-os na frigideira. Deixe ficar a fritar por uns 5 minutos de cada lado, com o lume no mínimo. 4.Assim que os bifes estiverem prontos retire-os da frigideira, ao molho da fritura adicione a marinada reservada e uma colher de chá de farinha para engrossar o molho. Reserve. 5.Disponha os bifes em pratos, acompanhe com batatinhas novas cozidas e regue tudo com o molho reservado.


MIMOS DE PESCADA COM CAMARテグ


Ingredientes: 800grs de Mimos de Pescada 200grs de Camarão 1kg de Batatas Pequenas Sumo de Limão q.b. Salsa Picada q.b. Sal e Pimenta q.b.

Modo de Preparação:

Molho: 1 Lata Pequena de Tomate Pelado 1 Cebola 3 Dentes de Alho 30grs de Azeite Sumo de Limão q.b. Sal e Pimenta q.b.

1.Descongele os mimos e os camarões. 2.Tempere os camarões e o peixe com sumo de limão, sal e pimenta. Deixe marinar durante uma hora. 3.Passado este tempo coza o peixe e os camarões e reserve. 4.Entretanto coza as batatas. Enquanto cozem preparado o molho para os mimos. 5.Descasque e lave a cebola e os alhos e pique-os leve ao lume a refogar um pouco com o azeite, junte o tomate pelado, sal e pimenta e deixe refogar durante 10 a 15m. 6.Centrifugue tudo muito bem. 7.Disponha os mimos numa travessa e à volta disponha as batatinhas já cozinhas e regue com o molho anteriormente preparado, disponha os camarões e sirva polvilhado com salsa picada ou em raminhos como na foto.


SALMテグ GRELHADO AO MOLHO CREMOSO


Ingredientes: 4 Filetes (250 g cada um) de salmão sem pele Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 Colheres (sopa) de azeite

O molho: 1 Xícara de creme de leite 1 Colher (chá) de mostarda 2 Colheres (sopa) de suco de limão 2 Colheres (sopa) de dill (endro) picado 1 Colher (chá) de açúcar mascava Sal e pimenta-do-reino a gosto Ramos de dill para decorar

Modo de preparação: 1.Numa tigela, tempere o salmão com sal e pimenta. 2.Numa frigideira antiaderente grande, aqueça o azeite e frite os filetes dos dois lados até que dourem.

Prepare o molho: Numa tigela, misture bem todos os ingredientes. Sirva o salmão com o molho de mostarda, decorado com dill.


CATAPLANA DE TAMBORIL


Ingredientes: 8 pedaços de tamboril com 50 g 1/2 kg de tomate 125 g de miolo de mexilhão 150 g de camarão 80 g de presunto 1 copo de vinho branco salsa

1/2 kg de batatas 1/2 kg de cebolas 1 pimento verde 11/2 dl de azeite 125 g de miolo de berbigão 500 g de amêijoas com conchas 50 g de linguiça 2 dentes de alho sal piripiri coentros

Modo de Preparação: 1.Picar a cebola, o alho e metade dos coentros. 2.Cortar em cubos os tomates, pimento verde, o presunto e a linguiça. 3.Numa caçarola levar a refogar em lume brando com o azeite. 4.Colocar o refogado no fundo da Cataplana, sobrepor o tamboril, as amêijoas, os camarões e os coentros. 5.Espalhar o miolo do mexilhão e o berbigão. Deitar o vinho branco. 6.Fechar a Cataplana e deixar cozinhar durante 15 minutos em lume médio, rodando ligeiramente a Cataplana de vez em quando. 7.Abrir a Cataplana a mesa. 8.Acompanhar com pão caseiro e vinho branco bem fresco.


SOPA DE PEIXE


Ingredientes: 1dl- De azeite 4- Postas de pescada 1- Folha de louro 1- Pitada de colorau Água

1- Cebola média 1- Tomate médio 1- Pitada de pimenta

1- Dente de alho 1- Raminho de salsa Sal

Modo de Preparação: 1. Coze-se o peixe com a água temperada com sal. 2.Depois de cozido, reserva-se a água da cozedura retira-se o peixe deixando-se arrefecer um pouco e reserva-se também. 3.Faz-se um refogado com o azeite, a cebola, o alho, o louro, a pimenta, o colorau, a salsa e o tomate. 4.Depois de estar tudo bem alourado passa-se o refogado com a varinha, leva-se novamente ao lume e junta-se a água da cozedura do peixe 5.Deixa-se ferver algum tempo e vão-se rectificando os temperos. 6.Entretanto, limpa-se o peixe da pele e das espinhas e desfaz-se em pequeninas lascas e juntam-se à sopa e deixa-se ferver novamente. 7.Serve-se com tostinhas.


LAGOSTINS SUADOS COM ARROZ


Ingredientes: 3(c.s) de azeite 2 Cebolas grandes 2 Dentes de alho 2 Tomates grandes (sem pele e sementes) Pimento vermelho (sem sementes) 2 (c.s) de aguardente 5 dl de vinho branco 2 (c.s) de caldo de marisco sal (q.b.) \ piripiri (q.b.) 1 kg de lagostins

Modo de Preparação: 1.Num tacho coloca-se o azeite e de seguida as cebolas, tomates, alhos e pimento previamente tudo triturado. 2.Acrescenta-se a aguardente, vinho branco, o caldo de marisco o sal e o piripiri (q.b) e por fim os lagostins. 3.Deixa-se suar durante mais ou menos 25 minutos em lume brando. 4.Acompanha-se com arroz cozido


ARROZ DE TAMBORIL COM GAMBAS


Ingredientes: 1 dl de azeite 3 (c.s) polpa de tomate 1 (c.s) massa de pimentão 2 Cebolas 1 Tomate (s\ pele e sementes) 2 Dentes de alho 1/2 Pimento vermelho e pimento verde 750 ml água 1kg tamboril 10 Gambas 250 g arroz agulha Sal, piripiri, orégãos (q.b) Coentros frescos

Modo de Preparação: 1.Num tacho coloca-se o azeite, pica-se as cebolas e os alhos e deixa-se alourar um pouco. 2.Corta-se o tomate e os pimentos aos pedaços, põe-se a polpa de tomate a massa de pimentão, 750ml de água e o tamboril. 3.Tempera-se com sal e orégãos a gosto. 4.Deixa-se ferver -cerca de 5 minutos e quando o peixe estiver quase cozido acrescenta-se o arroz e as gambas. 5.Quando o arroz estiver quase cozido põe-se coentros frescos picados a gosto.


ALMOFADINHAS DE PEIXE


Ingredientes: Para a massa:

225 gramas de farinha de trigo

Para o recheio:

2,5 dl de água

400 gramas de corvina ou outro peixe, cozido e desfiado 2 colheres de sopa cheias de margarina 1,5 dl de leite 1 colher de chá de salsa picada sal q.b. noz-moscada q.b.

1 dl de azeite 1 cebola 1 colher de sopa de farinha de trigo 1 colher de chá de sumo de limão pimenta moída na altura q.b.

Modo de preparação: da massa: 1. Deite numa caçarola a água, o azeite e o sal. Leve ao lume e deixe levantar fervura. 2.Junte de imediato a farinha e mexa energicamente com uma colher de pau, sempre sobre o lume brando, até a massa formar uma bola, que se desloca da caçarola. 3.Deite a massa sobre a mesa e deixe arrefecer.

do recheio: 1.Leve um tachinho ao lume com a margarina e a cebola picada. 2.Deixe refogar um pouco sem alourar demasiado a cebola. 3.Adicione o peixe e a farinha. 3.Mexa tudo e adicione o leite quente, mexendo sempre até o preparado começar a borbulhar, retirando do lume. 4.Junte a salsa picada e tempere com sal, pimenta, noz-moscada e o sumo de limão. 1.Estando a massa fria, amasse-a com a mão para ganhar elasticidade e homogeneidade. 2.Em seguida estenda porções de massa com o rolo, de modo que fique o mais fina possível. 3.Coloque pequenas porções do recheio com intervalos de 4 dedos uns dos outros. 4.Dobre a massa sobre o recheio e dê-lhes um jeito com as mãos. 5.Corte as almofadinhas de forma rectangular. 6.Frite-as em óleo quente. 7.Acompanhe com arroz de berbigão ou uma salada mista.


PEIXE GRELHADO COM LEGUMES À GONÇALO


Ingredientes: 4 postas de salmão 2 limões (sumo) 4 dentes de alho picados 3 pitadas de oregãos Salsa picada q.b. 1 fio de azeite Modo de Preparação: 1.Tempera-se o peixe com o sumo dos limões, orégãos, alho, salsa picada e deixa-se repousar por ½ h para tomar o gosto. 2.Depois aquece-se bem a grelha (deixe-a bem quente) 3.Num prato coloque o fio de azeite e passe as postas do peixe dos dois lados 4.Coloca-se o peixe na grelha, virando ambos os lados. 5.Acompanhe com uma boa salada e um pouco de batata cozida.


PEIXE ASSADO NO FORNO


Ingredientes: 1 Pargo (outra hipótese 2 postas de pescada grandes) 2 cebolas 2 alhos q.b. de salsa q.b. de sal 1 folha de louro 1/2 chouriço (para cozer) q.b. de azeite 2,5dl de vinho branco 2 batatas grandes 400g de tomate pelado (inteiro ou já aos pedaços) Modo de preparação: 1.Dar um ou 2 golpe no pargo (a meio ou 2 afastados) 2.Forrar o fundo do tabuleiro com a cebola às rodelas. 3.Colocar o peixe 4.Adicionar o alho, a salsa, o louro e o sal. 5.Espalhar as rodelas de chouriço e colocar algumas nos golpes do peixe 6.Colocar o tomate 7.Dispor à volta as batatinhas cortadas aos quadrados. 8.Regar com azeite e vinho branco. 9.Levar ao forno a 190ºC durante cerca de 30 / 40m.


PESCADA GRELHADA COM MOLHO PICANTE


Ingredientes: 700 g lombos de pescada sem pele; 5 gotas de molho de tabasco; 1 colher sopa de óleo 1 colher sopa creme de rábano 1 colher chá sal 1 colher sopa molho inglês Modo de Preparação: 1. Ligue o grelhador , unte a grelha e coloque os lombos de peixe. Á parte misture o sumo de tomate com o molho de tabasco , o óleo , a mostarda , o rábano , o sal e o molho inglês. Barre bem o peixe com este preparado. 2. Leve ao grelhador e deixe grelhar durante 5 minutos ou mais conforme a grossura dos lombos. Não vire o peixe , que estará pronto quando se desfizer facilmente em lascas.


BACALHAU COM BROA


Ingredientes: 4 Postas de Bacalhau 2 Alhos Vinho Branco 1 folha louro

1 Cebola Sal Broa de Milho

Azeite Pimenta Coentros

Modo de Preparação: 1.No fundo de um tabuleiro disponha a cebola cortada às rodelas e sobreponha as postas de bacalhau cruas. Coloque 1 folha de louro. Tempere com sal, pimenta e vinho branco (pouco). 2.Regue com azeite e leve ao forno para alourar. 3.Entretanto pique a broa com os alhos e os coentros. 4.Disponha generosamente esta pasta por cima do bacalhau, por forma a cobrir todo o tabuleiro. Regue com azeite. 5.Leve ao forno a alourar até que a broa fique tostadinha por cima. Nota: Também pode acompanhar com batatas a murro


PESCADA COM JULIANA DE VERDURAS


Ingredientes: Pescada-4 postas de 150g cada um Feijão verde-150g Cenouras-2 Alho-francês-1 Azeite-4 colheres Sal e pimenta

Modo de preparação: 1.Limpar as cenouras, o feijão e o alho francês, e corta-los em juliana. Pô-los a cozer durante uns 15 minutos numa panela com água a ferver com sal. 2.Limpar e secar a pescada. Colocar as postas num tacho e uma chávena do caldo de cozedura destas. 3.Regar com o azeite, temperar com sal e pimenta e deixar cozer em lume brando, com o recipiente tapado, durante 10 ou 12 minutos, conforme a espessura da pescada. Servir.


PEIXE ASSADO NO FORNO


Ingredientes: 1 Pargo (outra hipótese 2 postas de pescada grandes) 2 cebolas 2 alhos q.b. de salsa q.b. de sal 1 folha de louro 1/2 chouriço (para cozer) q.b. de azeite 2,5dl de vinho branco 2 batatas grandes 400g de tomate pelado (inteiro ou já aos pedaços)

Modo de Preparação: 1.Dar um ou 2 golpe no pargo (a meio ou 2 afastados) 2.Forrar o fundo do tabuleiro com a cebola às rodelas. 3.Colocar o peixe 4.Adicionar o alho, a salsa, o louro e o sal. 5.Espalhar as rodelas de chouriço e colocar algumas nos golpes do peixe 6.Colocar o tomate 7.Dispor à volta as batatinhas cortadas aos quadrados. 8.Regar com azeite e vinho branco. 9.Levar ao forno a 190ºC durante cerca de 30 / 40m.


CALDEIRADA MEDITERRÂNEA


Ingredientes: 300 g de camarão 300 g de lula em anéis 300 g de robalo 5 unidades de tomate 2 dente de alho picado 2 unidades de cebola picada 50 ml de azeite 30 g de salsa picada 50 ml de vinho branco 100 ml de caldo de peixe quanto baste de sal quanto baste de pimenta branca

Modo de preparação: 1.Aqueça o azeite. Refogue a cebola e o alho em fogo baixo. Use uma panela funda. 2.Quando começar a dourar, adicione os tomates, o vinho branco e o caldo de peixe. Cozinhe por uns 10 minutos. Tempere com sal. 3.Adicione primeiro o peixe, deixe cozinhar por três minutos, adicione o camarão, a lula e deixe cozinhar por mais três minutos ou até ficarem no ponto. 4. Desligue o fogo, adicione a pimenta branca, a salsa e sirva.


TRANCHES DE SALMテグ NO WOK


Ingredientes: 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro pimento vermelho q.b. azeite q.b. 4 tranches de salmão (pacote congelado) Delícias do mar q.b.

Modo de preparação: 1.Coloca-se no wok a cebola cortada em rodelas, junta-se o alho cortado em bocadinhos, a folha de louro, o pimento vermelho cortado às tirinhas e o azeite. Leva-se a refogar. 2.Junta-se um pouco de água para fazer o molho e as tranches de salmão. 3.Quando já estiverem quase prontas, juntam-se as delícias do mar ao preparado e deixam-se cozê-las na água do molho.

Outra opção é utilizar um pacote de mariscada congelada para substituir as delícias do mar.


EMPADテグ DE POLVO


Ingredientes: 1 Polvo Médio (aprox. 1kg); 1 chouriço de carne corrente; 1 c. de sopa de massa de Alho; 1 c. de sopa de massa de Pimentão; 1 c. de sopa de margarina ou manteiga 1 caldo de Peixe; 1 dl de Azeite; 1 cebola média; 4 ovos 1dl de vinho branco; 250 gr de puré instantâneo; Leite; 2 colheres de chá de farinha Maizena e um pouco de água fria; Noz-moscada a gosto.

Modo de Preparação: 1.Num tacho com o leite coza o polvo até este estar bem cozido e tenro. Retire o Polvo e reserve. 2.Aproveite o leite onde cozeu o Polvo para fazer o puré com a manteiga ou margarina. Se necessário adicione mais um pouco de leite. 3.Quando este estiver consistente adicione os 2 ovos inteiros e envolva-os bem. 4.Adicione um pouco de Nozmoscada para dar gosto ao puré. 5.Num outro tacho, sem adicionar sal, coloque a cebola picada, o azeite, a massa de alho, a massa de pimentão e o caldo de peixe e leve a refogar em lume brando. 6.Corte o polvo em pedaços pequenos e junte-os ao refogado assim como o chouriço cortado em pedaços bem pequenos. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. 7.Se o molho estiver muito liquido, dissolva a farinha Maizena num pouco de água fria e junte ao preparado para engrossar o molho. 8.Num tabuleiro de pirex espalhe uma camada de puré com cerca de 1,5 cm de altura. 9.Deite o preparado com o polvo e espalhe bem por todo o tabuleiro. Cubra com mais uma camada de puré de cerca de 1,5 cm bem espalhado. Com um garfo faça sulcos não muito fundos e ao longo do puré que espalhou. 10Bata as 2 gemas e espalhe-as uniformemente sobre o puré aproveitando o garfo e os sulcos feitos. 11.Leve ao forno o tempo necessário para o puré ficar bem dourado. Pode decorar com umas Azeitonas.


ARROZ DE TAMBORIL


Ingredientes: 300 g tamboril em cubos 350 g arroz 1 cebola 1 dente de alho 50 g margarina 1 c. sopa azeite 2 c. sopa polpa de tomate 1 ramo salsa 1 folha de louro q.b. sal q.b. Pimenta

Modo de Preparação: 1.Lave e deixe escorrer o arroz. 2. Coza o tamboril em água temperada com sal. Escorra o peixe e corte-o em cubos e reserve o líquido da cozedura. 3. Pique a cebola e o alho e aloure-os em margarina e azeite. Junte a polpa de tomate, o ramo de salsa e a folha de louro. 4. Deixe cozer durante 1 minuto e regue com água da cozedura do tamboril, o equivalente ao dobro da quantidade do arroz. Deixe ferver durante 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. 5. Introduza o arroz e deixe cozer. A meio da cozedura (cerca de 6 minutos depois), introduza o tamboril.


BACALHAU SIMPLES À SÁ


Ingredientes: 500 Gr. de Bacalhau desfiado, 6 Batatas Médias, 4 Cebolas Médias, 6 Ovos, 2 Colheres de Sopa de Margarina, 2,5 Dl de Azeite 1 Colher de Sopa de Massa de Alho, 1 Caldo de Peixe, 1 colher de chá de Molho Inglês, 1,5 Dl de Vinho Branco.

Modo de Preparação: 1.Num tacho coza as batatas cortadas às rodelas médias, os Ovos e o Bacalhau desfiado durante cerca de 25 a 30 minutos. Quando cozidos, escorra a água. 2. Retire os Ovos e descasque-os. 3. Noutro tacho coloque a Margarina, o Azeite, a Massa de Alho, o caldo de peixe e o Molho Inglês e leve ao lume. Adicione as Cebolas as rodelas com o Vinho Branco e deixe refogar até a cebola focar bastante macia. 4. Num pirex coloque dois ovos cortados em pedaços, espalhe por cima metade do bacalhau e das batatas depois de escorridos e por cima, parte da cebolada. Disponha mais dois ovos cortados, o resto das batatas e Bacalhau e o restante da cebolada distribuindo o molho uniformemente e terminando com os dois últimos ovos cortados


QUICHE DE ATUM E DELÍCIAS DO MAR


Ingredientes: ½ embalagem de massa folhada 2 latas de atum escorridas 6 delicias do mar 1 cenoura orégãos salsa picada 1 lata de cogumelos de conserva pimenta sal 4 ovos ½ chávena de chá de leite ½ chávena de chá natas margarina

Modo de Preparação: 1.Começa-se por untar a forma com margarina e estender a massa. 2.Dentro da cavidade colocam-se os cogumelos escorridos, as delícias do mar cortadas em rodelinhas, o atum escorrido, a cenoura ralada e polvilha-se com os orégãos e a salsa picada. 3.Na liquidificadora, colocam-se os ovos, as natas, o leite, a pimenta e o sal, e misturase bem. despeja-se este preparado sobre o recheio e vai a forno bem quente (220ºC) durante 40 min, ou até ficar loirinha. 4. Deve deixar arrefecer antes de desenformar. Serve-se morna, ou mesmo fria.


BACALHAU COM BROA E FRUTOS SECOS


Ingredientes: 400 g de espinafres limpos 500 g de bacalhau cozido 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de miolo de noz e amêndoa

Sal e pimenta q.b. 2 cebolas 1 dl de azeite 300 g de miolo de broa Salsa picada q.b.

Modo de Preparação: 1.Coza os espinafres em água a ferver temperada com sal, durante 3 minutos. Depois passe-os por água fria e deixe-os escorrer. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e lasque-o. 2.Descasque as cebolas e os alhos, pique os alhos e aloure-os em metade do azeite. Junte depois a cebola cortada em meias-luas finas e o louro, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. 3.De seguida, acrescente o bacalhau à cebolada, misture e rectifique o sal. Tempere com uma pitada de pimenta e mexa. 4.Ligue o forno a 180º C. Corte o miolo da broa em pedaços, deite-os para uma picadora, junte o miolo de noz e amêndoa, ligue e deixe picar. Transfira para uma taça, adicione o restante azeite e misture bem. 5.Espalhe os espinafres no fundo de um prato de forno, cubra com a mistura do bacalhau e espalhe por cima a mistura da broa. Leve ao forno até ficar douradinho e sirva quente, salpicado com salsa picada.


CAVALAS DE ESCABECHE


Ingredientes: 8 cavalas (ou sardas) médias 1 cebola 1 folha de louro 1 pimento verde 1 pitada de cominhos em pó 3 colheres (sopa) de vinagre Óleo para fritar

Sal e pimenta q.b. 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 pimento vermelho 1 colher (chá) de orégãos Farinha para passar

Modo de Preparação: 1.Limpe as cavalas, retire-lhes a cabeça, lave-as, seque-as e tempere-as com sal. 2.Descasque a cebola e os alhos, pique os alhos e corte a cebola em meias-luas finas. Deite a cebola e os alhos para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. 3.Lave os pimentos, corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e as peles brancas, corte-os em tiras finas, junte-as ao tacho, mexa e tempere com sal e pimenta. Junte os cominhos e os orégãos e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte depois o vinagre e retire do lume. 4.Passe as cavalas por farinha e leve-as a fritar em óleo. Depois escorra-as, regue-as com a mistura dos pimentos e sirva polvilhados com mais orégãos.


DOURADA À MODA DE PARIS


Ingredientes: 1kg de dourada 15g de sal 1 kg de batatas 0,5 l de azeite 2 dentes de alho grandes

Modo de Preparação: 1.Ponha 10g de sal na dourada e grelhe-a . 2.Ferva água e ponha as batatas a cozer. 3.Vá sempre vendo a dourada para ver se está pronta para virar. 4.Quando as batatas estiverem cozidas escorra a água. 5.Depois deite o azeite numa frigideira e junte-lhe os dentes de alho partidos e deixe estar a aquecer durante 18 minutos. 6.Quando tudo estiver pronto deite o molho em pequena quantidade no peixe. 7.Prepare uma salada se quiser.


PEIXE FRITO COM ARROZ DE CAMARテグ


Ingredientes: Peixe q.b. (carapaus, cação…) Arroz 1 cebola 2 ou 3 dentes de alho 1folha de louro Azeite Tomate Miolo de camarão a gosto Sal

Modo de Preparação: Arranja-se o peixe, põe-se o sal frita-se e reserva-se. Faz-se o refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Junta-se o tomate cortado miudinho e deixa-se refogar tudo um bocadinho. Junta-se o miolo da camarão, tempera-se de sal e deixa-se ferver lentamente na água que vai largando. Deita-se água no dobro do volume do arroz, deixa-se ferver e em seguida junta-se o arroz. Coze em lume brando e acompanha-se com o peixe frito e uma salada.


As professoras de Ciências Naturais de 2º ciclo agradecem a colaboração de todos os que participaram na recolha destas receitas. Pretendemos que este pequeno livro digital promova o hábito saudável do consumo diário de peixe,

para bem da sua saúde! Coordenação: Prof. Ana Mafalda Martins e Prof. Helena Guimarães

2013/2014

Receitas de Peixe  

Coletânea de receitas de peixe recolhidas pelos alunos de 6º ano do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, no âmbito da disciplina de Ciências...

Advertisement