Page 1

As nossas Receitas de Carnes Brancas


Peixe

Frango

Peru

Coelho


 O peixe e uma ótima fonte de proteína e tem como característica ótima digestibilidade.  Os peixes gordos como a sardinha ou o salmão tem altos níveis de ácidos graxos ómega 3, que são nutrientes essenciais que o corpo não produz por conta própria.


O frango é uma das carnes mais magras e com um perfil de ácidos gordos e de colesterol mais saudável. É também uma boa fonte de proteína magra que contém nutrientes essenciais tais como vitaminas, minerais e aminoácidos. Está entre as opções ricas em proteínas para quem está em dieta.  A carne de Frango tem uma quantidade de gorduras saturadas muito menor do que a carne bovina, e são essas gorduras as responsáveis pela maioria dos casos de problemas cardíacos atualmente.


Os benefícios do peru incluem a redução do colesterol e melhora na resistência do sistema imunológico. É também conhecido por seu alto teor de proteína, uma boa fonte de niacina, vitamina B6 e selénio.  Estes nutrientes ajudam na produção de energia. Selénio também serve como antioxidante e ajuda a aumentar a imunidade. A carne de peru também contém potássio, fosforo, zinco e ferro. Dois outros importantes nutrientes encontrados no Peru incluem triptofano e serotonina, que ajuda no aumento da imunidade.  O peru também incluem os níveis de insulina equilibrados.


A gordura das carnes brancas como o coelho é particularmente rica em ácidos gordos mono e polinsaturados e relativamente pobre em saturados. A carne do coelho é uma carne branca, macia e saborosa, rica em proteínas e com baixo teor de gordura e colesterol. É uma excelente fonte de vitaminas B3, B6 e B12, potássio, fósforo e ferro. Rica em ácidos graxos polinsaturados o que favorece o sistema imunológico e junto com todas suas qualidades, confere um elevado valor biológico. É recomendada por nutricionistas, para quem precisa baixar gorduras e colesterol, além de doenças cardiovasculares, substituindo a carne vermelha na dieta. Por conter menos ácido úrico que as demais carnes.


Canja de Galinha


Ingredientes:  1 galinha inteira  Massa pevide  Azeite  Sal  1 cebola grande Preparação: 1. Num tacho coloque a galinha a cozer com água, sal, um fio de azeite e a cebola descascada. 2. Depois da galinha cozida, retire-a e desfie-a. 3. Junte a massa ao caldo e deixe cozer. 4. Depois da massa estar cozida acrescente a galinha desfiada e sirva. 5. Pode servir com hortelã que dá um toque delicioso à canja.


Frango à Brás


Ingredientes:  Frango cozido e desfiado  1 cebola  3 dentes de alho  Azeite  Sal e pimenta q.b.  1 embalagem de batata palha  4 ovos  Salsa picada q.b. Preparação: 1. Num tacho coloque um fio de azeite com a cebola e o alho cortados finamente até alourar. 2. Junte o frango desfiado e tempera-se com uma pitada de sal, pimenta e salsa e deixa-se refogar um pouco, não deixando pegar. Retire do lume. 3. Batem-se os ovos com um garfo. 4. Junte a batata palha ao refogado e misture bem. 5. Sobre tudo, deite os ovos e mexa sempre. 6. Acompanhe com salada.


Almôndegas de Frango com Amêndoas


Ingredientes:

Molho:

  

    

   

400g de peito de frango 1 cebola grande 2 colheres 8sopa) de salsicha picada 1 pitada de pimenta 2 colheres (chá) de sal ¼ xícara (chá) de amêndoas torradas 2 xícaras (chá) de óleo de milho

½ xícara (chá) de suco de maracujá 1 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de mel ½ colher (sopa) de maisena Amêndoas em lascas para decorar

Preparação: No liquidificador, bata todos os ingredientes das almôndegas, menos o óleo. Unte bem as mãos com 1 colher (sopa) de óleo e faça 24 almôndegas. Numa panela, aqueça em lume alto o restante óleo e frite as almôndegas até ficarem douradas e cozidas por dentro. Noutra panela, em lume alto, cozinhe o suco de maracujá, a água, o mel e a maisena por 5 minutos, mexendo sempre para que a maisena não empole. Sirva as almôndegas com o molho e polvilhe com amêndoas em lascas.


Arroz de cabidela


Ingredientes:     

1 cebola 4 dentes de alho 4 colheres de sopa de azeite 1 folha de louro 4 tomates maduros

    

1 frango do campo com sangue Água q.b. 1 colher de sopa de sal 300g de arroz carolino 2 colheres de sopa de vinagre

Preparação: Descasque e pique a cebola e os dentes de alho, e leve-os a refogar num tacho com o azeite quente e a folha de louro. Entretanto pele o tomate, limpe-o de grainhas, pique em pedaços pequenos e junte ao refogado. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até o tomate estar macio. Adicione o frango cortado em pedaços, tempere com cerca de uma colher de sopa de sal e deixe cozinhar tapado durante cerca de 10 minutos sobre lume moderado. Adicione água quente até cobrir o frango, volte a tapar e deixe ferver suavemente durante mais 20 minutos. Acrescente um pouco mais de água a ferver de modo a ficar com cerca de 3 vezes e meia o volume do arroz, retificar o sal se for necessário e assim que retomar fervura introduza o arroz. Mexa, tape e passados cerca de 13 minutos adicione o sangue previamente misturado com o vinagre. Misture bem e deixe ferver mais 1 a 2 minutos. Retire do lume e sirva sem demora. Acompanhe com uma salada.


HambĂşrguer de Frango


Ingredientes:         

600 g peito de frango 100 g cenouras 60 g cebola roxa Salsa q.b. 2 dentes de alho 100 g milho doce 1 c. de sobremesa sal (+ 1 c. de café) pimenta q.b. 100 g chouriço de carne

        

1 + 1/2 c. de sopa azeite 8 ovos de codorniz 150 g iogurte grego natural 1 c. de sopa mel 1 c. de sopa mostarda cebolinho q.b. 4 fatias de pão de 8 cereais 1 embalagem agrião (150g) orégãos q.b.

Preparação: 1. Corte o peito de frango e passe-o pela máquina de picar uma vez. 2. Corte a cenoura em cubos muito pequenos, escalde-os em água a ferver e adicioneos ao frango, juntamente com metade da cebola, a salsa e metade do alho, previamente picados, e o milho. 3. Tempere com a colher de sobremesa de sal e a pimenta, envolva tudo muito bem e molde quatro hambúrgueres, dando-lhes uma forma alongada. Reserve. 4. Lamine o chouriço e salteie-o no azeite quente com o restante alho picado. Junte os ovos e deixe estrelar. Retire e reserve.


HambĂşrguer de Frango (cont.)


Preparação (continuação): 5. Aqueça uma chapa para grelhados e grelhe os hambúrgueres a gosto, de ambos os lados. Reserve. 6. Misture o iogurte com o mel, a mostarda e o cebolinho picado e tempere com a colher de café de sal e um pouco de pimenta. 7. Abra o pão ao meio e, na base, coloque o agrião e a restante cebola, cortada em rodelas. 8. Tempere com o molho de iogurte e, por cima, coloque o hambúrguer. 9. Por cima do hambúrguer disponha o chouriço com os ovos de codorniz, polvilhando com orégãos. Tape com a parte superior do pão ao hambúrguer e sirva.


Bife de Frango Gratinado


Ingredientes:        

4 peitos de frango 1 cebola Azeite ou óleo q.b. 1 lata pequena de cogumelos laminados 200 ml de natas Sal, pimenta e alho em pó Farinha q.b. Queijo mozarella q.b.

Preparação: Cortar os peitos de frango em bifinhos, ou deixar inteiros caso aprecie mais. Temperar com sal , pimenta e alho em pó. Reservar. Passar os bifes por farinha e fritá-los num pouco de óleo ou azeite, não precisa fritar muito. Colocá-los num tabuleiro de forno. A seguir fazer um refogado com a cebola picada e azeite. Juntar os cogumelos escorridos. Adicionar as natas, temperar com sal e pimenta. Distribuir bem este molho por cima dos bifinhos e espalhar queijo ralado por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180˚ o tempo suficiente para derreter o queijo e gratinar um pouco. Servir imediatamente com acompanhamento a gosto.


Asas de FrangoGrelhadas


Ingredientes:        

800g de asas de frango Sal Piripiri 2 dentes de alho 1 colher de sopa de azeite 1 dl de mel 3 limões maduros Arroz branco para acompanhar

Preparação: Chamusque, lave e seque as asas de frango. Coloca-se numa tigela e tempera com sal e piripiri. Junte-lhe os alhos descascados e picados, o azeite, o mel e o sumo dos limões. Misture tudo para uniformizar os sabores. Tape a tigela com película aderente e aguarde pelo menos 2 horas, mexendo a meio do tempo. Um pouco antes de servir, grelhe as asas, pincelando-as várias vezes com a marinada. Sirva de imediato com arroz branco.


Frango Ă Camponesa


Ingredientes:     

1 frango 1 Pimento Vermelho 1 pimento verde 1 cebola grande 3 dentes de alho

    

3 dl de vinho branco 4 colheres (sopa) de azeite 1 pitada de pimentão-doce 1 folha de louro Sal e piripiri q.

Preparação: 1. Arranje o frango, corte-o em pedaços e coloque-os numa tigela. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente e tempere o frango. Junte o vinho branco, o pimentão-doce, a folha de louro, sal e piripiri. Envolva muito bem e deixa marinar durante 20 minutos. 2. Descasque e lave a cebola e corte-a em rodelas. Arranje os pimentos, corte-os em rodelas e retire-lhes as pevides e peles brancas. Coloque num tacho uma camada de cebola, o pimento verde e o pimento vermelho. 3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte o frango escorrido e deixe fritar de ambos os lados. Coloque depois o frango no tacho, regue com a marinada e a gordura da frigideira, tape, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar apurado. Retire e sirva decorado a gosto


Frango no forno


Ingredientes:     

1 frango inteiro 10 batatas médias 80 g de bacon 1 cebola grande 1 dente de alho

 50 g de manteiga  Sal a gosto

Preparação: Pique o bacon e o alho e reserve. Limpe bem o frango por dentro e por fora. Faça uma pasta com a manteiga, sal, bacon e alho. Com a ajuda das mãos, passe a pasta por dentro e por fora do frango. Coloque a cebola inteira dentro do frango e costure para que não fique nenhuma parte aberta. Descasque e batatas e corte-as em pedaços. Numa assadeira, coloque alguns fios de azeite e cubra com as batatas. Coloque o frango, coberto com papel de alumínio, no forno médio por 40 minutos. Retirei o papel de alumínio e asse por mais 15 minutos. Sirva quente.


Arroz de Frango


Ingredientes:    

½ frango inteiro 2 cebolas 2 dentes de alho 2 cravinhos

   

1 folha de louro 1 + ½ chávena de arroz 1 linguiça Sal q.b.

Preparação: Comece por cozer o frango em água temperada de sal, juntamente com uma cebola descascada e cortada em 4, dois dentes de alho esborrachados, a folha de louro e os 2 cravinhos. Depois de cozido, retire o frango, mas reserve a água. Coe a água de cozer o frango, para retirar a cebola, os cravinhos e o louro, e leve a cozer o arroz nela, retificando de sal caso necessário. Desfie o frango. Numa caçarola, deite um fio de azeite, pique uma cebola, e os dentes de alho, e meia linguiça cortada aos cubinhos. Deixe refogar um pouco. Junte depois o frango desfiado e envolva. Junte então o frango ao arroz e envolva delicadamente tudo. Coloque num tabuleiro de forno, coloque rodelas de linguiça por cima do arroz, e leve ao forno, até dourar um pouco. Sirva com uma boa salada.


Escalopes de Frango com Cogumelos


Ingredientes:  Margarina  Alhos  sal

 2 pacotes de natas com cogumelos  1 lata de cogumelos laminados  700g de peito de frango

Preparação: Começa-se por picar os alhos e coloca-se numa frigideira com margarina. Em seguida corta-se o peito de frango em tiras pequenas e finas depois coloca-se na frigideira os cogumelos até ficarem cozinhados. Em seguida coloca-se as natas sobre a carne e cogumelos e deixa-se apurar. Pode acompanhar-se com batata frita, arroz e salada.


Frango à Fricassé


Ingredientes:    

1 frango 1 ou 2 cebolas médias 2 dentes de alho limão

   

Azeite 2 a 3 gemas de ovo Caldo do frango salsa

Preparação: Tirar a pele do frango, colocar num tacho com água quente e sal. À parte picar cebola. Alho azeite, louro e deixar refogar um pouco. Depois juntar o frango a esse refogado e juntar um pouco do caldo de cozer o frango. À parte bater as gemas, juntar o sumo do limão. Juntar ao frango e mexer tudo até o molho engrossar. Acompanhe com batata frita.


Frango com AmĂŞijoas


Ingredientes:       

 75g margarina  1 dl vinho branco  1 c. sopa polpa de tomate  1 folha de louro  1 c. chá de colorau  Salsa picada  Sal q.b.  Piripiri em pó q.b. Preparação: 1. Tempere com sal o frango, já sem pele e partido aos pedaços, colorau e um pouco de vinho branco. Lave bem as amêijoas para retirar a areia. 2. Leve o frango a alourar em margarina e guarde. 3. Noutro tacho, aloure a cebola em rodelas e os alhos esmagados, em azeite. Adicione o restante vinho e a polpa de tomate. Mexa e deixe levantar fervura. 4. Junte o frango, as amêijoas, depois de limpas e uma folha de louro, em pedaços. Tempere com sal e piripiri. 5. Acrescente o bacon cortado em pequenos cubos e o pimento em tiras, sobre o preparado. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando. 6. Sirva numa travessa com um pouco de salsa picada e acompanhe com arroz branco. 1 frango 1 kg de amêijoa 120g de bacon 1 cebola 2 dentes de alho 1 pimento vermelho 3 c. sopa de azeite


Espetada de Frango Marinado


Ingredientes:

   

4 Bifes de Frango ( 120 g cada ) 200 g de cogumelos 1 cebola em quartos 1 pimento verde cortado em cubos pequenos  1 pimento vermelho cortado em cubos pequenos  2 colheres de molho de soja  1 pitada de pimentão em pó

    

Para a marinada:

1 dente de alho esmagado sumo de 1 limão 1 colher de azeite 2 colheres de molho de soja sal, pimenta

Preparação: Aquecer previamente o grelhador, cortar os bifes de frango em cubos. Enfiá-los nos espetos, alternando com os cogumelos inteiros e os pedaços de cebola e pimento. Misturar os ingredientes da marinada e mergulhar nela as espetadas. Tapar e guardar no frigorífico durante 15 minutos. Numa tigela, misturar o molho de soja e o pimento em pó. Escorrer as espetadas da marinada e grelhar durante 10 minutos, voltando-as frequentemente e pincelando-as com a mistura de soja. Com um garfo, empurrar os pedaços de frango e os vegetais para os pratos, dando-lhes a forma que tinham nas espetadas. Servir imediatamente.


Frango Grelhado com Piripiri


Ingredientes:    

3 frangos pequenos Sal q.b. 4 malaguetas de piripiri seco 125g de margarina

Preparação: Dividem-se os franguinhos ao meio e salpicam-se com sal. Esfregam-se com piripiri seco frito na margarina e grelham-se. Vão-se untando continuamente até estarem grelhados.


Caril de Galinha


Ingredientes:     

1 galinha 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 c. sopa de margarina 250g de coco ralado ou 1 lata de leite de coco  7,5 dl de água

    

3 tomates pequenos 2 colheres de caril ½ chávena de leite 1 colher de sopa de farinha de trigo 1 gema de ovo.

Preparação: Faz-se um refogado com as cebolas, o alho, o piripiri e as gorduras. Junta-se a galinha, e tapa-se o tacho, de vez em quando, mexe-se. Juntam-se os tomates passados. À parte, ferve-se o coco na água, durante pouco tempo, após o que se coa por um pano (ou leite de coco). Junta-se este caldo à galinha, a pouco e pouco. Quando a galinha estiver quase cozida, mistura-lhe o caril desfeito no leite, juntamente com a farinha e a gema de ovo. Mexese para ligar e, assim que levantar fervura, retira-se do lume e serve-se com arroz branco.


Bife de PerĂş com Natas


Ingredientes:  5 bifes de peru  1 pacote de sopa de cebola  2 dl de natas  Salsa picada q.b.  Arroz  1 lata de ervilhas Preparação: Ligue o forno a 180˚C e envolva os bifes de peru na sopa de cebola. De seguida, coloque-os num prato próprio para ir ao forno, regue-os com natas e leve o preparado ao forno durante 15 minutos. Por fim, polvilhe com salsa picada a gosto e sirva com arroz de ervilhas. Dica: Sabia que pode optar por temperar os bifes de peru com leite. Desta forma, a carne fica mais saborosa e tenra.


Perna de Peru estufada com legumes


Ingredientes:  500 g Perna de peru (limpa, cortada aos pedaços)  Sal  Pimenta  2 dentes de alho  1 folha de louro  1 c. sopa de colorau em pó  1 dl de vinho branco  1 cebola

Preparação:

        

1 dente de alho 4 c. sopa de azeite 3 cenouras 5 a 6 batatas 400g de brócolos 2 tomates maduros 3 a 4 pés de salsa 1 a 2 pés de hortelã 50g de azeitonas laminadas

Tempere o peru com sal, pimenta, o alho esmagado, o louro em pedaços e o colorau. Regue com o vinho e marinar durante pelo menos 30 minutos ou, de preferência, de um dia para o outro. Aloure a cebola e o alho picados em azeite. Junte o peru escorrido e aloure de todos os lados. Corte as cenouras em rodelas, as batatas em cubos e separe os brócolos em raminhos. Corte o tomate em pedaços, limpo de sementes e sem pele. Junte tudo à carne. Regue com a marinada, adicione a salsa e a hortelã atadas num raminho, e deixe cozinhar em tacho tapado durante cerca de 10 a 15 minutos. Junte as azeitonas laminadas, mexa e retifique os temperos. Se necessário junte um pouco de água quente. Deixe cozinhar mais uns minutos até a carne ficar macia.


Bife de Peru com Batata Salteada


Ingredientes:      

Batatas médias/pequenas Alho Margarina 4 bifes de peru queijo ralado sal

    

pimenta maionese azeite ketchup salsa

Preparação: Descascar batatas e partir em quatro partes iguais, e deixar 10 min em água quente. Colocar margarina e alho picado num tacho para saltear as batatas. Depois da margarina derretida, deitar as batatas e salteá-las. Colocar os bifes temperados a gosto num recipiente para ir ao forno durante 15 min. Depois de salteadas, fritar as batatas em óleo. Quando os bifes estiverem assados, deitar queijo ralado em cima deles e levar ao forno por 5min. Num recipiente colocar duas colheres de sopa de maionese, alho picado, pimenta e sal a gosto, umas gostas de azeite, salsa picada e mexer tudo. Servir as batatas e o bife juntamente com o molho de maionese e um pouco de ketchup.


Peru Estufadinho com Legumes


Ingredientes:  500g Perna de peru já limpa e cortada em pedaços  1 Folha de louro  1 colher de sopa de colorau em pó  1 dl de vinho branco  4 colher de sopa de azeite  3 Cenouras  5 a 6 Batatas  400 gramas de brócolos

       

2 Tomates maduros 3 a 4 pés de salsa 1 a 2 pés de hortelã 50 gramas de azeitonas laminadas Sal Pimenta 1 Cebola 3 Dentes de alho

Preparação: Numa tigela larga, misture o sal, a pimenta, o alho esmagado, o louro em pedaços e o colorau. Deite o peru e tempere. Regue com o vinho. Deixe marinar durante pelo menos 30 minutos ou, de preferência, de um dia para o outro. Numa frigideira, aloure bem a cebola e os alhos picados em azeite. Escorra o peru e deite sobre a frigideira, deixando alourar de todos os lados. De seguida, corte para uma tigela, a cenoura em rodelas, as batatas em cubos e separe os brócolos em raminhos, depois corte o tomate em pedaços, limpe das sementes e retire toda a pele. Junte tudo à carne, que desta vez passará para um tacho.


Peru Estufadinho com Legumes (cont.)


Preparação: Regue com a marinada, adicione a salsa e a hortelã atadas num raminho, e deixe cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos. Junte as azeitonas laminadas, mexa e retifique temperos. Se necessário junte um pouco de água quente. Deixe cozinhar mais uns minutos, até à carne ficar macia.


Jardineira de Peru


Ingredientes:     

2 cenouras 300 gramas de batata 200 gramas de abóbora limpa 1 curgete pequena 350 gramas de peito de peru em cubos  70 gramas de margarina  200 gramas de cebola picada

     

100 gramas de linguiça sal pimenta de moinho 1 folha de louro 0,5 decilitros de vinho branco 4 a 5 colheres de sopa de polpa de tomate  200 gramas de ervilhas

Preparação: •Lave muito bem as batatas e as cenouras e descasque ambos legumes. •Depois deverá cortar os legumes em quadrados pequenos. Corte também a abóbora e a curgete em quadrados do mesmo tamanho. •Num tacho deite a margarina e deixe derreter. No momento seguinte, deverá deitar os cubos de peru e fazer com que possam ficar louros. •Depois, deve juntar ao cubos, a cebola picada e a linguiça, sem pele e cortada às rodelas. Tempere com uma pitada de sal e a pimenta e junte ainda a folha de louro e as cenouras. •Tape e deixe suar sobre o lume muito brando, durante cerca de 5 minutos.


Jardineira de Peru (cont.)


Preparação: •Findo esse tempo, acrescente as batatas, a curgete e a abóbora, misture bem e volte a tapar. Deixe continuar a cozinhar, mantendo o lume brando durante mais 10 minutos. •Entretanto, regue com o vinho branco, junte também a polpa de tomate e volte a tapar, deixando cozinhar mais uns 10 minutos. •Por fim, introduza as ervilhas, retifique os temperos e deixe cozinhar até os legumes estarem bem macios.


Bifinhos de Peru Recheados de Salsichas


Ingredientes:    

5 bifes de peru 5 salsichas sal e pimenta q.b. 5 colheres de sopa de óleo

   

5 fatias de bacon 1 dl de vinho branco 1 lata de cogumelos laminados 1 colher de chá de mostarda

Preparação: Para dar inicio à confeção desta receita, comece por temperar os bifes com sal e pimenta. De seguida, coloque por cima de cada bife, uma salsicha, enrole o bife e envolta de cada um, enrole uma fatia de bacon, prendendo-a com a ajuda de um palito. Numa frigideira, coloque o óleo, deixe aquecer um pouco, e leve os bifes enrolados a fritar até que fiquem douradinhos, de ambos os lados. Retire-os para um prato. Agora, coloque, na frigideira, o vinho, a mostarda, os cogumelos laminados, e deixe ferver um pouco. Coloque os bifes numa travessa, e deite por cima o molho obtido. Para acompanhar pode fazer arroz cozido ou batata frita.


Bifes de Peru grelhados com molho de manteiga


Ingredientes:    

7 bifes de peru finos 1 limão Sal e pimenta preta 1 c. sopa de manteiga

 Azeite q.b.  Salsa fresca  Alho em pó

Preparação: Aqueça bem a chapa e pincele-a com um fio de azeite. Tempere a carne com sal, pimenta, alho em pó e raspa de limão. Coloque os bifes na chapa a grelhar até ficarem alourados de ambos os lados. Leve a derreter a manteiga com o sumo de 1 limão e depois os bifes grelhados regue-os com este molho. Sirva de seguida com salada.


Rolinho de Peru com Fiambre e Mozarella


Ingredientes:     

Orégãos 2 bifes pequenos e finos de peru 2 fatias de fiambre de frango 2 fatias de queijo mozzarella light 2 tomates descascados e cortados aos bocadinhos (eu prefiro com casca)

     

1 cebola pequena picada Salsa picada Sal q.b. Pimenta q.b. Um fio de azeite Palitos

Preparação: Tempere os bifes com sal e pimenta. Coloque uma fatia de fiambre e depois uma fatia de queijo em cima de cada bife. Polvilhe com os orégãos e enrole. Depois coloque o palito para os manter enrolados. Ponha o fiozinho de azeite numa frigideira e quando este estiver quente, aloure os bifinhos de todos os lados. Retire e reserve. Ponha a cebola na frigideira e vá mexendo até ficar transparente. Junte o tomate e vá mexendo. tape e deixe em lume brando até os bifinhos estarem tenros. Acompanhe com uma salada de alface bem temperada.


Peito de Peru Balsâmico


Ingredientes:     

1 peito de peru grande Vinagre balsâmico 60g de cogumelos laminados Queijo ralado de 2 cores light Sal e pimenta

Preparação: Tempere o bife de peru com sal e pimenta e adicione o vinagre balsâmico, de forma generosa. Numa frigideira, aqueça o azeite e, quando estiver quente, junte os cogumelos. Vá mexendo e, depois de alguns minutos, junte o bife de peru. Vire o bife e polvilhe com queijo. Tape e deixe cozinhar até o queijo estar derretido. Acompanhe com uma salada de tomate e oregãos.


Empada de Coelho


Ingredientes:         

700 g coelho 1 c. de sopa sal Pimenta q.b. 1/2 limão 4 c. de sopa azeite 2 cebolas 6 dentes de alho 1 ramo de salsa 1 folha de louro

       

100 g alho-francês 300 g tomate 2 cenouras 2 c. de sopa vinagre 2 c. de sopa farinha de trigo 1 c. de chá mostarda 2 placas de massa quebrada 1 ovo

Preparação: 1. Limpe o coelho de peles e gorduras e corte-o em pedaços. Tempere com 1 colher de sobremesa de sal e pimenta q.b., e esfregue os pedaços de coelho com meio limão. Descasque as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Deite o azeite num tacho, deixe aquecer bem e junte os pedaços de coelho. Frite-os rapidamente, mexendo até alourarem de todos os lados. 2. Reduza o calor, junte as cebolas e os dentes de alho picados e o ramo de salsa atado com a folha de louro. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando cerca de 35 minutos, até o coelho estar macio (se necessário vá acrescentando água quente a pouco e pouco para evitar que se pegue ao fundo do tacho).


Empada de Coelho (cont.)


Preparação: 3. Corte o alho francês em rodelas, pele o tomate, limpe-o de grainhas, pique-o em pedaços e pele as cenouras, cortando-as em meias luas. 4. Quando o coelho estiver macio, retire-o do tacho para outro recipiente e deite no tacho o alho francês e as cenouras. Volte a tapar. Quando os legumes estiverem tenros, adicione os pedaços de tomate. Salpique com 1 pitada de sal e deixe cozinhar com o tacho tapado sobre lume brando, enquanto limpa os pedaços de coelho de ossos e desfia a carne. 5. Junte o coelho desfiado aos legumes, borrife com o vinagre, salpique com a farinha e junte a mostarda. Misture bem, retifique os temperos e retire do lume 5 minutos depois. Deixe arrefecer um pouco. 6. Ligue o forno a 180º C. 7. Forre uma forma alta para tarte com uma das placas de massa, encha com o recheio e, por cima, coloque a outra placa de massa. Faça aderir bem as bordas da massa e corte o excesso. Pincele a superfície da massa com a gema desfeita e pique a massa com um garfo. Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até a superfície estar dourada. 8. Acompanhe com salada ibérica temperada com um fio de azeite e vinagre balsâmico.

Receitas carnes brancas (1)  

Compilação de receitas de carnes brancas inserido no projeto "Alimentação Saudável", com referência à importância do seu consumo na alimenta...

Advertisement