Page 1


Um pouco de histรณria


Um pouco de história • O mel é um adoçante macio e xaroposo, a que o poeta romano Virgílio chamou “dádiva do céu”. É apreciado pelo homem há milhares de anos. • Os primeiros registos do consumo de mel datam do ano 5500 antes de Cristo, no antigo Egipto. O sul do país era conhecido naquela época como “Terra das Abelhas”. • Foram encontrados potes de mel relativamente em bom estado em sítios arqueológicos no Egipto.


Um pouco de história • Apesar dos egípcios serem considerados os pioneiros na criação de abelhas, a palavra colmeia vem do grego, pois os gregos colocavam os enxames em recipientes com forma de sino feitos de palha trançada, a que chamavam colmo. • As abelhas tinham um papel sagrado para várias civilizações, surgindo várias lendas e cultos a partir desses insetos. • As abelhas passaram a assumir um papel de grande importância para a economia destes povos, sendo consideradas um símbolo de poder.


Um pouco de história • Os egípcios utilizavam o mel tanto para adoçar bebidas e alimentos, como para embalsamar as suas múmias. • Os gregos usavam o mel na sua alimentação e consideravam-no, também, um poderoso medicamento. • À medida que o Cristianismo se foi expandindo, as colmeias também se foram multiplicando, pois o mel era utilizado para a produção de velas. • Por volta do ano de 1600 o uso do mel como adoçante entrou em declínio, devido ao aparecimento do açúcar de cana.


Estrutura da Abelha


Estrutura da Abelha • No seu aparelho bucal, a abelha usa as mandibulas para cortar e manipular a cera, própolis, pólen, alimentar larvas e limpar favos. A língua é usada para colher alimento, desidratar o néctar e evaporar água para controlar a temperatura da colmeia. • O néctar vai para o papo (estômago de mel), onde a ação de enzimas salivares o transformam em mel. Na colmeia é expelido e armazenado nas células (hexágonos). Depois é retirado o excesso de humidade para evitar fermentações.


Estrutura da Abelha • A abelha humedece as pernas dianteiras e recolhe o pólen que colheu e que se encontra espalhado pelo seu corpo, transferindo-o ao último par de pernas, onde um único pêlo prende a carga de pólen, que esta transporta. • Os pêlos, existentes em grande quantidade, têm a função de fixar os grãos de pólen, quando a abelha entra em contacto com as flores. • Apenas as abelhas operárias e as rainhas apresentam o ferrão na sua estrutura. • Após a ferroada, ele fica preso na picada e, ao tentar voar, a abelha rompe o abdómen, acabando por morrer.


Estrutura de uma colmeia • As abelhas são muito organizadas e cada uma tem uma tarefa específica que cumpre sem problemas, apresentando uma estrutura social muito bem definida. • Em termos de organização comunitária, é uma espécie muito desenvolvida, com uma colónia composta por três grupos: a rainha, os zangões e operárias ou obreiras.


Estrutura de uma colmeia


Estrutura de uma colmeia • Numa colmeia existe apenas uma rainha. Esta é responsável por colocar os ovos e decidir quais serão fêmeas (operárias) e machos (zangões). A rainha não é criada numa célula comum do favo, mas sim numa construída para ela, especial e maior. Alimenta-se de geleia real, tem esperança de vida de três anos e liberta feromonas para regular todas as atividades da colmeia. • Os zangões são os únicos machos da colmeia e a sua principal função é fecundar a rainha. • As abelhas operárias são todas do sexo feminino. São responsáveis por procurar comida e água, cuidar das larvas e proteger a colmeia.


Propriedades do Mel

• O mel é um tipo de açúcar produzido pelas abelhas a partir do néctar retirado das flores. Durante a sua digestão, as abelhas decompõem esse néctar, através de reações químicas, em dois tipos de açúcares mais simples, a frutose e a glicose. Estes são armazenados nos favos da colmeia, convertendo-se no alimento que conhecemos como mel puro de abelha. • Além de glicose e frutose, o mel é, também, fonte de proteínas, vitaminas (B, C, D e E) e minerais (ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio, manganês e selénio) indispensáveis à saúde. • Um bom mel, puro e de qualidade, cristaliza, sendo este um processo natural e que se deve à separação da glicose e da frutose, formando cristais, sem que sejam alteradas as suas propriedades ou benefícios aquando do seu consumo.


Propriedades do Mel • O mel tem propriedades que permitem o seu uso e abuso em tratamentos de beleza e é um excelente anti-séptico e cicatrizante. • O mel fortalece o sistema imunológico, auxilia no processo de digestão e também melhora o funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais. • Tem propriedades antibióticas e ajuda a prevenir danos cerebrais. • Apresenta, também, propriedades antienvelhecimento, oferecendo grandes benefícios para a saúde e bem estar do organismo humano.


Benefícios do Mel • O mel tem ação na prevenção da perda de memória. • Combate a insónia. • O mel é um dos alimentos doces que tem a rara qualidade de ajudar a ter mais controle sobre a insulina que produzimos, regulando o açúcar no sangue. • Melhora a resistência do corpo, sendo um bom alimento, antes de qualquer treino físico, pois fornece energia.


Benefícios do Mel • Pode acelerar e estimular o metabolismo, ajudando na dieta.

• O mel serve, então, como uma alternativa mais nutritiva ao açúcar e aos adoçantes, podendo ser utilizado sem trazer riscos à saúde, mas sempre tendo em atenção para que o seu consumo seja feito com moderação, nunca esquecendo as regras de uma alimentação equilibrada e segura.


Benefícios do Mel • Cuida da saúde dos ossos. O mel tem a capacidade de agir como portador e transportador de nutrientes para todo o corpo, principalmente do cálcio. Isso ajuda o corpo a absorvê-lo com maior facilidade. • É bom contra a dor de garganta e tosse e alivia alergias.


Benefícios do Mel • Aos benefícios do mel, se aliarmos os do leite ou os do limão, encontramos combinações de receitas que, para além de saudáveis, são bastante deliciosas. • Leite com mel, uma receita simples e saudável, antes de dormir influencia na profundidade e na qualidade das horas de sono. • Chá de limão com mel, outra das receitas simples e saudável, sempre a primeira quando os sintomas da constipação aparecem, considerando o mel, como um bom ajudante para a hidratação das mucosas e o limão, rico em vitamina C que auxilia na limpeza das toxinas do corpo.


Ingredientes:

 1 copo de leite  1 colher de chá de mel

Preparação:

*Aquecer bem o leite e adicionar o mel, mexendo até este se dissolver. *Deve-se beber quente.

Sugestão:

*Adicione 2 ou três folhas de erva cidreira, o que lhe proporcionará um efeito muito calmante, permitindo uma noite bastante tranquila.

Ingredientes:

 1 copo de leite  1 colher de sopa de mel  1 colher de chá de canela em pó

Preparação: *Aquecer bem o leite e adicionar o mel, mexendo até este se dissolver. *Polvilhar por cima com a canela e servir ainda quente.


Ingredientes:

 1 limão  2 colheres de sopa de mel  0,5 l de água fervente

Preparação: *Cortar o limão em 4 partes; tirar o sumo de uma parte e misturar no mel. *Levar esta mistura ao lume, juntando a água e as restantes partes do limão, inteiras. *Deixar ferver por 10 minutos. *Retirar os partes do limão e espremer o restante sumo. Deixar ferver por mais dois minutos. *Deitar o chá no bule, tapado, deixando repousar por alguns minutos. *Servir quente e acompanhado com mel.


Ingredientes:    

1 limão 2 colheres de sopa de mel 2 dentes de alho 2 copos de água

Preparação:

*Colocar a água num tacho e levar ao lume. *Picar os dentes de alho e cortar o limão em 4 partes. *Quando a água levantar fervura, adiciona-se o sumo de limão e os alhos, deixando ferver durante cinco minutos. *Junta-se o mel, mexendo bem. Tapar o tacho e deixar repousar durante outros cinco minutos. *Coar o alho e retirar os pedaços de limão. *Deve-se servir ainda quente.


Ingredientes:    

Sumo de 1 limão 150 ml de mel 30 g de gengibre ralado ou picado 500 ml de água

Preparação: *Colocar todos os ingredientes numa panela e deixar apurar em lume alto, aproximadamente, durante 40 minutos. *Guardar num frasco com tampa e tomar 1 a 2 colheres de sopa por dia.


Ingredientes:

 200 g de açúcar  6 ovos  2 dl de mel

   

2 dl de azeite 1 colher de sobremesa de canela em pó 1 limão 250 g de farinha

Preparação: *Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o mel, o azeite, a canela e a raspa de limão. *À parte bata as claras em castelo e junte o açúcar peneirado, pouco a pouco. *Misture devagar o preparado de gemas, mel e azeite com as claras batidas. *Finalmente, adicione a farinha previamente peneirada. *Deite a massa numa forma bem untada e leve a cozer em forno a 180ºC.


Ingredientes:     

1 chávena de chá de mel 2 ovos 1 chávena de chá de açúcar 2 colheres de sopa de manteiga 1 chávena e meia de farinha

Preparação: *Bater a manteiga, o açúcar e o mel. *Adicionar os ovos depois de bem batidos e, por último, a farinha de trigo. *Colocar a mistura em forno quente, numa forma untada e polvilhada de farinha, durante uma hora. *O fermento é dispensável, porque o mel exerce o mesmo efeito.


Ingredientes:    

250 g de farinha de trigo 150 g de mel 100 g de açúcar 1dl de azeite

 5 ovos  1 colher de chá de fermento  Canela em pó q.b.  Margarina para untar

Preparação: *Unte uma forma com margarina e ligue o forno a 180ºC. *Coloque numa tigela o mel, o azeite com o açúcar e os ovos e bata tudo muito bem até que fique um creme fofo e bem batido. De seguida, adicione o fermento e a farinha aos poucos, batendo sempre muito bem. *Verta o preparado para a forma e leve ao forno durante 40 minutos até que fique cozido. *Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Decore com canela e sirva.


Ingredientes:    

2 chávenas de farinha 2 chávenas de açúcar 2 chávenas mal cheias de leite 3 ovos

 1 colher (chá) de canela    

1 colher e meia (chá) de bicarbonato de sódio 1 colher (café) de sal 3 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de mel

Preparação: *Bate-se a manteiga com o açúcar. *Adicionam-se os ovos, misturando bem, e de seguida o leite, que deve estar morno. *Misturar a farinha com a canela, o bicarbonato e o sal, e envolver bem com o preparado anterior. Por fim junta-se o mel, mexendo bem. *Verter a mistura para uma forma previamente untada e polvilhada com farinha. *Levar ao forno a 180ºC durante 40 a 50 minutos (deve fazer o teste do palito para verificação da cozedura).


Ingredientes:

 3 colheres de sopa de mel  320 g de farinha de trigo  120 g de açúcar mascavado  1 colher de sopa de gengibre em pó.  100 g de manteiga  2 iogurtes naturais  2 ovos

 Açúcar em pó para polvilhar  Manteiga para untar  Papel vegetal

Preparação: *Leve ao lume brando um tacho com a manteiga e deixe derreter, junte o açúcar e o mel e mexa. *Retire do lume e junte os iogurtes naturais, adicione também os ovos e envolva bem. *Peneire a farinha e o gengibre e junte à massa. *Forre uma forma com papel vegetal, unte-a com manteiga e verta por cima a massa. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, durante 30 minutos.


Ingredientes:      

3 ovos médios 2/3 chávena de chá de mel ½ chávena de chá de açúcar 1/3 chávena de chá de açúcar mascavado 1 chávena de chá de óleo de girassol 3 ¼ chávena de chá de farinha

     

2 colheres de chá de canela 1 colher de chá de fermento em pó 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 pitada de sal 4 maçãs 1 chávena de chá de nozes picadas

Preparação:

*Aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar de farinha uma forma redonda de 25 cm. *Numa tigela grande peneirar a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal. Misturar bem e reservar. Picar as maçãs grosseiramente, mantendo a casca. *No liquidificador coloca-se os ovos, o mel, o óleo, os açúcares e as maçãs. Bater até obter um creme liso e homogéneo. *Adicionar o batido à mistura de farinha que se havia reservado, anteriormente. Deve-se mexer com um batedor de arames para que a massa fique homogénea. *Juntar as nozes picadas, misturando-as com uma espátula. *Levar ao forno, aproximadamente, durante 40 minutos.


Ingredientes:  200 g de farinha  0,5 dl de mel  0,5 dl de leite  4 ovos

 1 colher de sopa de canela em pó  1 colher de chá (bem cheia) de fermento em pó  Azeite para untar  Farinha para polvilhar

Preparação: *Unte uma forma com o azeite e polvilhe-a com farinha.

*Ligue o forno a 180ºC. *Aqueça o mel e mexa-o bem, junte-lhe o azeite e os ovos, um a um, batendo sempre muito bem entre cada adição. *Adicione de seguida a canela, o fermento e a farinha aos poucos, batendo sempre. *Verta este preparado na forma e leve ao forno, durante 40 minutos. *Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.


Ingredientes:    

270 g de farinha 150 g de açúcar amarelo 150 g de mel 150 ml azeite suave de boa qualidade (Oliveira da Serra)

    

5 ovos 1 colher de café de canela em pó (Margão) Raspa de casca de 1 limão 1 colher de sobremesa de fermento Royal Margarina para untar q.b.

Preparação:

*Ligue o forno nos 180º C. *Numa tigela bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura esbranquiçada e fofa, junte o azeite, o mel, a raspa do limão e a canela. Volte a bater. *Noutro recipiente à parte, junte a farinha peneirada com o fermento, vá adicionando ao preparado anterior batendo sempre. *Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as no preparado anterior. *Verta para uma forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, leve ao forno aproximadamente 40 minutos. Convém fazer o teste do palito para verificar se o bolo está cozido. *Retire-o do forno, desenforme e deixe arrefecer.


Ingredientes:  275 g de farinha  125 g de açúcar  2,5 dl de mel  8 gemas  8 claras

 2 dl de azeite  1 colher de café de canela  1 colher de café de fermento em pó  Manteiga

Preparação: *Bate-se o mel com o açúcar. Passado um bocadinho junta-se o azeite e de seguida as 8 gemas

previamente batidas. *Adiciona-se a farinha, o fermento e a canela e, por fim, juntam-se as 8 claras batidas em castelo. *Bate-se tudo muito bem e leva-se imediatamente ao forno em forma untada de manteiga.


Ingredientes:

 500 g de farinha de trigo T55  250 g de açúcar  10 g de canela em pó  10 g de erva doce em pó

Preparação:

 50 ml de azeite  3 colheres de sopa de mel  2 ovos  30 a 50 ml de leite  Frutos secos (opcional) q.b.  1 gema para pincelar

*Amasse todos os ingredientes, juntando leite pouco a pouco, até obter uma massa homogénea e que seja fácil tender as broas. *Coloque as broas num tabuleiro untado (ou forrado com folha de silicone), pincele com gema de ovo (pode juntar uma colher de sobremesa de leite à gema) e leve a cozer ao forno bem forte, até estarem bem douradinhas. *Para ser mais fácil tender as broas, molhe as mãos, retire o excesso de água e de seguida então forme bolinhas de massa, rolando pequenas quantidades de massa entre as palmas das mãos; desta forma a massa não se agarra tão facilmente às mãos. Repita esta operação quantas as vezes que achar necessário.


Ingredientes:     

500 g de farinha de trigo sem fermento 260 g de açúcar amarelo 75 g de nozes picadas grosseiramente 250 ml de azeite 200 ml de mel

Preparação:

     

500 ml de água Meia colher de café de sal 5 g de erva-doce em pó 5 g de canela em pó Farinha para polvilhar Açúcar branco para polvilhar

*Num tacho largo leve ao lume a água, o azeite, o mel, a canela em pó, a erva-doce, o sal e o açúcar amarelo. Mexa e deixe ferver. *Quando começar a ferver, baixe o lume. *Adicione as nozes e a farinha de uma só vez. Sem parar de mexer, deixe cozer em lume brando durante 3 minutos. Passados os 3 minutos e quando a massa descolar do fundo, retire. *Coloque a massa por cima da bancada polvilhada com farinha. Deixe arrefecer ligeiramente até que a consiga moldar. Com bolinhas de massa faça broas pequenas em formato de folha e acalque ligeiramente. Coloque as broas num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha. Com a ajuda de uma faca utilizando o lado contrário da lâmina faça losangos na superfície da broa. * Leve ao forno pré-aquecido nos 230º e deixe cozer entre 15 a 20 minutos. Quando as broas estiverem loirinhas, retire-as. *Deixe arrefecer ligeiramente. Coloque-as num prato e polvilhe-as com açúcar. Depois de frias estão prontas a servir. *Se quiser, coloque numa caixa e pode guardar até 1 mês.


Ingredientes:

 1 kg de farinha de trigo  0,5 kg de açúcar  70 g de erva-doce  1 colher de chá de fermento  1 colher de café de sal

 4 ovos  4 colheres de mel  2,5 dl de azeite  2,5 dl de leite  Nozes picadas, passas e pinhões (a gosto)

Preparação: *Escalda-se a farinha com o azeite a ferver, junta-se o mel, o açúcar, a erva-doce, o fermento e o sal.

*Adiciona-se as nozes picadas, as passas e os pinhões. *Vai-se amassando, alternando com os ovos e o leite. *Logo de seguida, fazem-se pequenas broas e leva-se ao forno, aproximadamente, durante 20 a 25 minutos.


Ingredientes:  3 ovos  125 g de açúcar  2 colheres de sopa de mel

 1 colher de sopa de canela  150 g de farinha de trigo  1 colher de chá de fermento em pó

Preparação: *Preaqueça o forno a 180ºC . Forre as formas de queques com formas de papel. *Numa batedeira elétrica, bata na velocidade média os ovos e o açúcar até obter uma mistura homogénea. Adicione o mel, a canela e misture cerca de 2 a 3 minutos até incorporar bem. Reduza para a velocidade mínima, adicione a farinha misturada com o fermento em pó e bata até ficar uma mistura cremosa e homogénea. *Deite pequenas porções do creme dentro das formas de papel. Leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos (o tempo depende do forno). Espete um palito no meio do queque, se o palito sair seco o queque está cozido. *Retire os queques do forno, deixe arrefecer até à temperatura ambiente e sirva.


Ingredientes:    

250 g de farinha 1 colher de sopa de fermento 1/2 colher de chá de bicarbonato 2 ovos pequenos ou 1 ovo grande

    

120 g de manteiga amolecida 120 g de creme de leite fresco 70 ml de mel 100 ml de leite Mel para decorar

Preparação: *Preaqueça o forno a 180ºC. *Prepare forminhas de papel cupcake dentro de formas de metal para cupcake. *Bata no liquidificador o ovo, a manteiga, o mel, o creme de leite fresco e o leite. *Acrescente o restante dos ingredientes e bata. *Coloque nas forminhas até um pouco mais de metade. *Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até furar com uma faca e sair limpa. *Deixe arrefecer e coloque um pouco de mel por cima.


Ingredientes:  2 chávenas e meia de farinha com fermento  2/3 chávena de flocos de aveia  1/3 chávena de sultanas

   

1 ,1/4 chávena de leite 1/2 chávena de mel 1 ovo, levemente batido 90g de manteiga derretida

Preparação: *Preaqueça o forno a 180º C. Unte ligeiramente uma forma antiaderente. *Peneire a farinha num recipiente grande. Acrescente 1/2 chávena de flocos de aveia e as sultanas. Mexa até que tudo fique incorporado. Faça um buraco no centro. *Ponha leite, ovo, manteiga e mel num recipiente e misture. Coloque essa mistura no buraco. *Com uma colher, misture muito bem até tudo ficar devidamente incorporado. *Divida o preparado entre os pequenos buracos da forma. Coloque por cima os flocos de aveia que restarem. *Coza durante 20 minutos ou faça o teste do palito. *Deixe arrefecer ao longo de um minuto.


Ingredientes:  1 ¼ chávena de farinha de trigo  ¼ de chávena de farinha de amêndoas (que pode ser substituída por farinha de trigo)  1 colher de chá de bicarbonato de sódio  1 colher de chá de fermento em pó  ¼ de colher de chá de sal

 2 ovos  ½ chávena de mel  ½ chávena de puré de maçã (1 maçã sem casca e sem sementes batida no liquidificador)  3 colheres de sopa de manteiga derretida  3 bananas amassadas  ⅓ de chávena de nozes picadas  manteiga e farinha para untar a forma

Preparação: *Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma para muffins. *Numa taça, misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal. Adicione os ovos, o mel, o puré de maçã, a manteiga derretida e mexa até formar uma massa homogénea. Acrescente as bananas amassadas, as nozes e misture bem. *Coloque a massa na forma e leve ao forno por 18-20 minutos.


Ingredientes:    

1 colher (café) de erva-doce 1 colher (sobremesa) de canela 1 colher (sobremesa) de fermento 200 ml de azeite

     

200 g de açúcar 200 ml de mel 420 g de farinha de trigo 5 gemas manteiga q.b. raspa de 1 laranja

Preparação: *Junte o açúcar com a farinha e o fermento. *Leve ao lume o mel com o azeite e aqueça bem, sem deixar ferver. *Retire e misture no preparado ini-cial. Bata bem, junte as gemas batidas, as espe-ciarias e a raspa de laranja. *Amasse bem, tape com um pano e deixe repousar durante 20 mi-nutos. *Ligue o forno a 190° C. *Molde pequenos bolinhos, coloque-os num tabuleiro untado com manteiga e achate-os um pouco. Leve a cozer cerca de 10 a 15 minutos.


Ingredientes:    

1 copo de mel 1 copo de açúcar 1 colheres de manteiga 1 colher de sal amoníaco

   

1 colher de canela em pó 1 colher de chá de cravo bem moído 3 ovos Farinha de trigo

Preparação: *Bata a manteiga com açúcar e vá acrescentando os ovos um a um, sem parar de bater. *Em seguida acrescente o mel, a canela e o cravo. *À parte dissolva o sal amoníaco no leite e acrescente à massa. Depois vá juntando farinha de trigo até dar o ponto de abrir a massa. Abra-a na espessura de meio centímetro e corte as bolachas no formato que quiser. *Leve ao forno em forma untada. Assim que as tirar do forno pincele com água e mel.


Ingredientes:    

3 colheres (de sopa) de mel 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavado 2 colheres (de sopa) de manteiga 1 ovo

 1 chávena (de chá) de aveia  1 chávena (de chá) de farinha de trigo  1 colher (de chá) de fermento em pó

Preparação: *Numa tigela coloque o mel, o açúcar mascavado, a manteiga e o ovo e misture bem. *Depois junte a aveia e a farinha de trigo e misture novamente. Por último acrescente o fermento. *Com duas colheres vá colocando porções de massa numa forma untada com manteiga. *Leve ao forno médio preaquecido (cerca de 180 graus) por uns 15 minutos. Assim que o biscoito dourar em baixo pode tirar que está pronto. *Se quiser dar um sabor diferente, pode acrescentar um pouco de essência de baunilha, raspas de limão/laranja ou canela em pó.


Ingredientes:     

100 g de natas p/ bater 125 g de frutas cristalizadas 2 colheres (sopa) de água 4 claras 4 colheres (sopa) de mel

    

5 colheres (sopa) de vinho do Porto branco 6 colheres (sopa) de açúcar 75 g de amêndoas s/ pele 75 g de avelãs s/ pele frutos vermelhos q.b.

Preparação: *Passe as frutas cristalizadas por água, escorra-as e ponha-as numa tigela. Regue com o vinho do Porto e guarde cerca de 30 minutos. *Numa caçarola, misture o açúcar, o mel e a água. Leve ao lume, mexendo, até obter uma calda muito espessa e reserve. Bata as natas até espessarem e guarde no frigorífico. *Pique as avelãs e as amêndoas e leve-as a dourar no forno. *Bata as claras em castelo e, aos poucos, adicione metade da calda de mel, batendo sempre. *Acrescente as natas geladas, as amêndoas, as avelãs e as frutas cristalizadas picadas. Misture delicadamente. *Deite em formas individuais e guarde o doce no frigorífico até ficar consistente (aproximadamente 6 horas). *Desenforme e decore com a restante calda, apurada e em fios. *Acompanhe a sobremesa gelada com um molho de frutos vermelhos esmagados.


Ingredientes:    

1 chávena e meia de arroz 1 chávena de leite 1 chávena de mel 1 chávena de leite condensado

    

1/2 chávena de açúcar Raspas de laranja q.b. Cravo-da-índia em pó q.b. Canela em pó q.b. Água q.b.

Preparação: *Lavar o arroz e cozinhar com o açúcar, o cravo, a canela e raspas de laranja. *Quando estiver cozido, colocar o leite, o mel e o leite condensado. Misture tudo e leve ao lume novamente, deve-se ir mexendo, de vez em quando, para não pegar ao fundo. *Desligar o lume. *Servir em tacinhas e polvilhado com canela.


Ingredientes:    

1 ovo grande 1 chávena de açúcar 2 c. sopa de mel 1 c. sopa de manteiga

    

1 chávena de leite 1 chávena de farinha de trigo 1 c. café de canela em pó 1 c. chá de fermento em pó Margarina para untar a forma

Preparação: *Bata muito bem o ovo inteiro com o açúcar e o mel até obter um creme. *Junte a manteiga amolecida. Depois de bem incorporada na gemada, acrescente o leite e de seguida a farinha de trigo misturada com a canela e o fermento. *Bata a massa durante dez minutos e deite-a dentro de uma forma untada com margarina. *Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 40 a 45 minutos.


Ingredientes:    

8 metades de pêssego em calda 4 iogurtes gregos 8 c. sopa de mel 50 g de amêndoa laminada torrada

Preparação: *Escorra as metades de pêssego e coloque-as, aos pares, em taças ou copos fundos. Junte o iogurte por cima e leve ao frio até ficar bem fresco. *Antes de servir, adicione 2 colheres (sopa) do mel a cada copo, polvilhe com a amêndoa laminada torrada e sirva bem fresco.


Ingredientes:  2 bananas  1 abacate  2 colheres de sopa de cacau em pó

 1 colher de sopa de iogurte grego sem açúcar  2 colheres de sopa de mel

Preparação: *Esmagar muito bem as bananas juntamente com o abacate e o iogurte até obter uma papa. *De seguida junta-se o mel , mexendo bem, e por fim o cacau, misturando muito bem , todos os ingredientes até se obter um creme homogéneo. *Levar ao frigorífico até ficar consistente. *Antes de servir, sugere-se decorar a gosto.


Ingredientes:  12 ovos  1 colher (chá) de canela  1 colher (sopa) de azeite  2 colheres (sopa) de mel

 500 g de açúcar  raspa de 1 limão  manteiga q.b. p/ untar a forma

Preparação: *Misture muito bem todos os ingredientes, sem bater demasiado. *Deite o preparado numa forma untada com manteiga. *Leve a cozer cerca de 1 hora em banho-maria, com o forno numa temperatura moderada (170º C).


Ingredientes:  4 costeletas de porco  20 colheres de sopa de mel de alecrim  1 copo de vinho Xerez

 1 chávena de caldo de carne  Banha de porco  Azeite  Sal e pimenta q.b.

Preparação: *Preaqueça o forno a 180ºC durante 10 minutos.

*Cubra uma travessa com banha de porco e coloque as costeletas com uma pitada de sal e pimenta. *Adicione 10 colheres de sopa de mel de alecrim sobre a carne. Regue com azeite e com metade do caldo de carne e do vinho Xerez. *Após 15 minutos, vire a carne e acrescente mais 10 colheres de mel, caldo de carne e vinho restantes. *Leve ao forno por mais 10 minutos.


Ingredientes:  1 frango  4 colheres de sopa de mel  Sumo de 1 laranja e 1 limão  Sal e pimenta q.b.

Preparação: *Corte o frango em pedaços e tempere com sal e pimenta.

*Mistura o mel com o sumo de laranja e do limão e regue os pedaços de frango com essa mistura. *Coloque o frango no assador e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, regando diversas vezes a carne com a mistura de mel. *Sirva quente com rodelas de laranja, arroz e salada de vegetais.


Ingredientes:    

4 c. sopa de manteiga sem sal Meia chávena de mel 2 c. sopa de mostarda 2 c. sopa de mostarda com grãos

 1 colher e meia de chá de caril em pó  Meia c. de chá de sal  4 peitos de frango desossados e sem pele (cerca de 1 kg no total)

Preparação: *Aqueça o forno a 180ºC . *Derreta a manteiga numa frigideira pequena em lume médio-baixo. Adicione o mel, a mostarda, o caril e o sal e mexa algumas vezes para dissolver o mel e a mostarda e mistura tudo uniformemente. Retire do lume. *Coloque os peitos de frango numa assadeira ou travessa que vá ao forno, de modo que fiquem dispostos numa única camada.. Despeje o molho sobre o frango e mexa bem para que todos os pedaços estejam bem cobertos de molho.


Ingredientes:  4 coxas de frango  2 c. sopa de sumo de limão  2 c. sopa de coentros e hortelã  1 dente de alho

 2 c. sopa de azeite  1 c. sopa de manteiga  1 c. sopa de mel  1 c. sopa de mostarda  Sal q.b.

Preparação: *Fazer uma marinada para o frango com o alho picado, os coentros, a hortelã, o azeite e o sumo de

limão. Inserir a mistura entre a pele e a carne da coxa do frango. Temperar com sal. *Numa frigideira quente, com o fio de azeite, marcar bem as coxas de frango e deixar cozinhar com a tampa. *Adicionar de seguida a manteiga, o mel e a mostarda à restante marinada. Mexer bem até homogeneizar o molho e pincelar o frango. *Tapar e deixar dourar.


Ingredientes:  1 frango em pedaços grandes  1 chávena de mel  4 dentes de alho  4 c. sopa de mostarda

 3 c. sopa de farinha de trigo  q.b. de limão  q.b. de sal  q.b. de pimenta-do-reino branca

Preparação: *Lave os pedaços de frango com limão. Passe água e tempere com bastante sal.

*Coloque no frigorífico durante 3 horas. *Faça uma mistura com o resto dos ingredientes. Seque o frango e aplique a mistura. *Coloque os pedaços numa bandeja untada e asse em forno previamente aquecido (200ºC) durante cerca de 45 minutos.


Ingredientes:  1,2 kg de lombo de porco  250 ml de caldo de galinha  2 cebolas cortadas em fatias

 1 colher de sopa de mostarda  2 colheres de sopa de mel  1 dente de alho espremido  sal e pimenta

Preparação: *Preaqueça o forno a 180 graus.

*Combine a mostarda, o mel e o alho, até obter um molho espesso. *Cubra o lombo com este molho. Tempere com sal e pimenta. *Num refratário disponha as cebolas em camada. Coloque a carne sobre as cebolas. *Adicione o caldo de galinha, cubra o assado e coloque no forno por cerca de 1h30. *Para verificar a cozedura, use um palito. Se ele penetrar facilmente, o assado está pronto.


Ingredientes:  1 pernil desossado aproximadamente 1,5 kg,  1/3 de chávena (de chá) de shoyu  2 colheres (de sopa) de mel

   

Raspas e sumo de 2 laranjas 3 dentes de alho 1 cebola Sal, pimenta, cebolinha e salsinha a gosto.

Preparação: *No liquidificador coloque todos os temperos exceto as raspas de laranja e bata até obter uma pasta. Coloque o pernil numa assadeira e tempere com o batido dos dois lados, cubra com as raspinhas de laranja. Cubra com película aderente e deixe no frigorífico de um dia para o outro (se estiver congelado deixe por 24 horas na marinada para ir descongelando). * No dia de preparar o assado, preaqueça o forno a 200°C, retire a película e leve o pernil ao forno durante 1 hora e meia aproximadamente, vire o pernil no meio do tempo e regue com a marinada que está no fundo. *Volte a capa de gordura para cima e deixe dourar. *Sirva fatiado com o molho que está no fundo da assadeira à parte ou sobre o pernil.


Ingredientes:  4 lombos de salmão  sal e pimenta  2 colheres de sopa de sumo de limão

 3 colheres de sobremesa de mel  1 colher de sobremesa de mostarda  azeite  sementes de papoila

Preparação: *Coloque os lombos de salmão num recipiente que possa ir ao forno e tempere-os com sal e pimenta,

acabada de moer. *Misture o sumo de limão com o mel e a mostarda, deite sobre os lombos de salmão e deixe a marinar. *Ligue o forno e regule-o para os 200 °C. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. *Uns minutos antes de tirar do forno, polvilhe os lombos de peixe com sementes de papoila.


Ingredientes:  200g de camarão limpo  1 colher (sopa) de azeite  1 colher (sopa) de mel

 Sumo de 1 limão e ½  ½ colher (chá) de sal  ½ colher (chá) de pimenta  1 dente de alho

Preparação: *Numa tigela misture o azeite, o mel, o sumo de limão, o sal, a pimenta e o alho.

*Junte o camarão limpo e deixe descansar por 20 minutos. *Numa frigideira bem quente adicione um pouco de manteiga e junte o camarão com a marinada. *Frite até que a marinada evapore e o camarão começar a caramelizar.


Ingredientes:    

¼ de abóbora menina cortada em fatias grossas 1 colher (sopa) de azeite 4 colheres (sopa) de mel Sal a gosto

Preparação: *Unte uma assadeira baixa com um pouco de azeite. Disponha as fatias na assadeira com uma distância de aproximadamente 1 cm. *Numa tigela pequena, misture o azeite e o mel. Pincele a mistura por todas as fatias e reserve o restante. Polvilhe com um pouco de sal. *Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC por 20 minutos. *Retire do forno, vire as abóboras com cuidado, polvilhe mais um pouco de sal e volte ao forno a 230ºC por mais 15 minutos. *Sirva com o restante da mistura de mel e azeite, à parte.


Ingredientes:

Ingredientes:

 6 colheres de sopa de mostarda  4 colheres de sopa de mel  1 colher de sopa de azeite

 1 parte de maionese  1 parte de mostarda amarela em pasta  1 parte de mel  1 parte de água  Salsa picada a gosto

Preparação: *Numa taça misture bem a mostarda e o mel. *Acrescente o azeite e mexa até estar bem incorporado. *Leve ao frigorífico por 10 minutos. *Sirva com saladas ou peixes e aves.

Preparação: Misture bem todos os ingredientes


Ingredientes:  1 pé de alface lavado e cortado em tiras  ½ pimentão verde picado  2 talos de aipo cortado grosseiramente  1 cenoura cortada em tiras finas

 1 tomate cortado em cubos  4 cebolinhas picadas bem fininhas  ½ chávena de queijo ricota  Molho de mel com mostarda

Preparação: *Depois de todos os ingredientes picados e cortados, prepare a salada na ordem que preferir.

*Regar a salada com o molho de mel e mostarda, na quantidade que se preferir.


As professoras de Ciências Naturais de 2º ciclo agradecem a colaboração de todos os que participaram na recolha destas receitas. Pretendemos que este pequeno livro digital promova o hábito saudável do consumo de MEL,

para bem da sua saúde! Coordenação: Prof. Helena Marques Prof. Helena Guimarães Colaboração : Prof. Ana Mafalda Martins

2018/2019

Profile for Maria Helena Borges Guimarães

Livro de Receitas com Mel  

Compilação de receitas com mel feita por alunos de 6ºano da Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Lourinhã, integrado no projeto "Alimentaçã...

Livro de Receitas com Mel  

Compilação de receitas com mel feita por alunos de 6ºano da Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Lourinhã, integrado no projeto "Alimentaçã...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded