Page 1


• A sopa é um há hábito a recuperar. • A perda de bons há hábitos como o de comer sopa, têm levado ao aparecimento de doenç doenças como, a obesidade.


• O consumo de sopa traz grandes benefí benefícios para todos nó nós! Não só só é muito saborosa, como tem nutrientes que nos ajudam a ter uma alimentaç alimentação variada e muito saudá saudável!


A sopa é uma excelente soluç solução para CONSUMO DE VEGETAIS, pois podem ser reduzidos a puré puré sem perderem as suas propriedades alimentares. Oferece uma grande riqueza de VITAMINAS E SAIS MINERAIS


Pode ser enriquecido com PROTEÍ PROTEÍNAS (Carne, Peixe, Ovo ou Leguminosas). Apresenta baixo teor caló calórico, prevenindo assim, a OBESIDADE.


A sopa é um alimento que é també também uma garantia de QUALIDADE ALIMENTAR: - É fervida (destró (destrói os microorganismos nocivos à saú saúde); - É fácil de conservar durante alguns dias (no frigorí frigorífico ou congelada).


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

É de fá fácil digestão É saciante É reguladora do apetite Oferece uma grande riqueza de vitaminas e minerais Tem uma grande quantidade de fibras Fornece muitas substâncias antioxidantes e protectoras Não gera substâncias carcinogé carcinogénicas Geralmente apresenta um baixo valor caló calórico Previne a obesidade É importante para o bom funcionamento intestinal É reguladora dos ní níveis de colesterol Equilibra dietas desequilibradas


A sopa deve consumirconsumir-se no iní início da refeiç refeição contribuindo assim para a regulaç regulação do apetite.


– Portugal é o 1º 1º consumidor de sopa da Europa. A nível mundial ocupa o 3º 3º lugar. – A gastronomia portuguesa tem um forte enraizamento no consumo de sopa. – Muitos dos pratos hoje utilizados como principais derivam da sopa. Exemplos disso são: a caldeirada, o ensopado, a jardineira, … que não são mais do que sopas mais “secas” secas” que viram o conteú conteúdo de água diminuir.


Ingredientes: 3 cenouras grandes 2 courgettes 1 alho francês 4 dentes de alho 1 nabo 2 chuchos ½ Kg de abó abóbora Água 1 colher de sopa de sal 1 colher de sopa de azeite Confeção: DescascamDescascam-se os legumes e cortamcortam-se aos pedaç pedaços. ColocamColocam-se numa panela com água a ferver durante 10 minutos. Com a trituradora transformatransforma-se em puré puré. AcrescentaAcrescenta-se o azeite e o sal. E está está pronto!


Ingredientes: 300 g de cenouras 1 courgete 4 batatas mé médias 2 cebolas Sal Azeite Um molho de espinafres Confeção: Corte as batatas, as cenouras, as cebolas e a courgete em pedaç pedaços pequenos. Leve a cozer em água com sal e um fio de azeite. Quando os legumes estiverem cozidos, triture a sopa em puré puré e leve novamente ao lume. Junte as folhas de espinafres lavadas e deixe cozer bem.


Ingredientes: 2 alhos franceses 3 batatas 1 courgette ½ cabeç cabeça de nabo pequena 1 cenoura 75g de agriões arranjados e lavados Sal q.b. Azeite q.b. Confeção: Lave e descasque todos os legumes, cortandocortando-os em pequenos pedaç pedaços. Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e junte os legumes deixandodeixando-os saltear e suar um pouco. Acrescente água a ferver apenas até brando ndo até cobrir os legumes e tempere com sal. Deixe cozinhar em lume bra até até os legumes estarem bem macios. Com a varinha má mágica triture bem os legumes e acrescente mais água quente até até a sopa ter a consistência desejada. Retifique de sal e coloque novamente a panela ao lume até até levantar fervura. Acrescente os agriões e deixe cozinhar dois ou três minutos. Sirva quente com um fio de azeite se desejar.


Ingredientes: 4 cenouras 3 batatas 1 alho francês 1 cebola Sal e pimenta q.b Azeite Confeção: Descasque a cebola e corte-a em meias luas. Lave e descasque as cenouras, o alho francês e as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Leve uma panela ao lume com um fio de azeite, a cenoura e as batatas aos pedaços, envolva bem e acrescente água fervente até cobrir os legumes. Tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Passe depois a sopa com a varinha mágica até obter um creme. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta moída na hora. Bom Apetite!


Ingredientes: 2 batatas médias 1 cebola + 1 cebola pequena 1 alho francês 1 pedaço de abóbora 2 cenouras Sal Azeite Confeção: Cozem-se os legumes devidamente cortados e lavados. Depois de cozidos passam-se com a varinha. Ao puré acrescenta-se sal a gosto. Antes de terminar a cozedura, pica-se uma cebola. Ao desligar o fogão junta-se o azeite.


Ingredientes: 4 ou 5 batatas 1 cenoura Sal e azeite q.b 0,5 knorr de legumes 200g de mistura de legumes (nabo, cenoura e couve lombarda – cortadas em tiras muito finas) Confeção Descasque as batatas e a cenoura e cortecorte-as em cubos. Coloque numa panela, cubra com água e tempere com o knorr, knorr, sal e um fio de azeite. Quando cozido, triture tudo em puré puré. Adicione a mistura de legumes cortados em tiras fininhas e deixe cozer. Retifique os temperos e sirva.


Ingredientes: 200 g de Abó Abóbora 200 g de Batata 200 g de Cebola branca 200 g de Cenouras 200 g de Couve Branca 200 g de Nabos 100 g de Azeite 100 g de Margarina Confeção: Fazer uma pasta (varinha má mágica) com alguns dos legumes, numa panela com água e sal. Depois, adicionar o restante dos legumes, cortados em pedaç pedaços muito pequenos. Deixar ferver lentamente, retificar o tempero, e servir. servir


Ingredientes: 3 batatas mé médias 1 cebola 2 cenouras 0,5 Kg de abó abóbora 1,5 l de água 1 dl de azeite 4 dentes de alho 400g de feijão verde 1 raminho de hortelã Sal q.b Confeção: batatas, s, a Refogue o azeite e os dentes de alho. Descasque e lave as batata cebola, as cenouras e a abó abóbora, corte aos pedaç pedaços e adicioneadicione-as ao refogado. Cubra com a água. Deixe cozer durante 30 minutos. Triture e Corte--o às tiras, na passe pelo passador. Arranje e lave o feijão verde. Corte diagonal, e juntejunte-o à sopa, temperada com sal. Deixe cozer mais 10 minutos. Perfume com hortelã e minutos antes de servir.


Ingredientes: 500g de galinha 1 cebola 70g de massa em forma de cuscus 1 raminho de hortelã Sal q.b. Confeção: Arranje a galinha, tirandotirando-lhe as gorduras. CozaCoza-a em água a ferver, temperada com sal, juntamente com a cebola picada. Depois de cozida, retireretire-a e deixedeixe-a arrefecer um pouco. Entretanto coe o caldo num passador de rede. LeveLeve-o de novo ao lume e, assim que ferver, junte a massa. Deixe cozer, durante 15 minutos. Entretanto, retire a pele à galinha, desossedesosse-a e cortecorte-a em pequenos pedaç pedaços. AdicioneAdicione-os à canja e sirvasirva-a com folhas de hortelã.


Ingredientes: 300g de feijão encarnado 400g de carne de vaca 2 cenouras 1 cebola pequena 1 dente de alho Chouriç Chouriço q.b. Batatas q.b. Sal q.b. Água q.b. lombarda rda q.b. Batata, cenoura, massinhas e couve lomba Confeção: Na panela de pressão, coloque a carne de vaca, o feijão (reservando (reservando algum deste para o fim) e a água. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 30 minutos em pressão. Apó Após esse tempo, verifique se a carne está está tenra e então comece por deitar as batatas, as cenouras, a cebola, cebola, o dente de alho e o chouriç chouriço. Leve ao lume a cozer. Quando os legumes estiverem cozidos, retire retire a carne e o chouriç chouriço e reduza a puré puré o resto na panela (sem ficar muito espesso). Retifique o tempero. Corte a carne em cubos e o chouriç chouriço em rodelas e junte ao puré puré. Por fim, adicione uns pequenos cubos de batata, de cenoura, algumas algumas massinhas e um pouco de couve lombarda desfeita em pedacinhos. Leve Leve a reservados. os. cozer e quando estiverem quase cozidos junte os feijões reservad Depois é só servir.


Ingredientes: 200 g de pão duro 1 cebola 1 colher de azeite 500 g de tomate 0,5 pimento 0,5 pepino Oré Orégãos Sal Vinagre Água fria Confeção: Deve cortar o pão, a cebola, o tomate e o pepino em cubos pequenos pequenos e colocar num recipiente onde adiciona o azeite, o vinagre o sal e os oré está á pronto a orégãos. Mexa bem, rectificando o sal e o vinagre e est servir. Observaç Observação: Em algumas zonas do Algarve o pão é substituí substituído pela batata.


Ingredientes: Uma cabeç cabeça de peixe (garoupa (garoupa, garoupa, Cherne, Corvina) 2,5 l de água Sal q.b. 2 cebolas 4 dentes de alho 3 colheres de sopa de azeite Piripiri 3 tomates 200g de massa (grossa) 1 molho de coentros Preparação: Coza a cabeç cabeça de peixe na água temperada com sal. Escorra, reserve o caldo e limpe o peixe da pele e espinhas. Pique as cebolas e os dentes de alho e leve a alourar com o azeite. azeite. Tempere com piripiri e junte o tomate pelado e sem grainhas cortado em bocadinhos. bocadinhos. Deixe estufar, tapado sobre o lume brando até até o tomate estar macio, regue com o caldo de cozer o peixe, e reduza a puré puré com a varinha. Quando retomar a fervura, junte a massa, o peixe desfiado e os coentros coentros picados. Retifique o sal e deixe ferver suavemente, até até a massa estar cozida. Pode enriquecer esta sopa com a introduç introdução de outros peixes ou mariscos.


Ingredientes: 250 g de ervilha 1,5 l de água Manteiga Cebola

Bacon Sal Confecção: Deixe a ervilha de molho em água morna por 2 horas. Escorra e leve para cozinhar com a água e sal até começar a desmanchar. Bata no liquidificador. Numa panela, coloque 1 colher de sopa cheia de manteiga, junte as cebolas e o bacon picado. Acrescente a ervilha batida e deixe cozinhar até atingir a consistência de creme. Querendo, acrescente mais água. Para acompanhar, corte umas fatias de pão de forma em cubinhos e leve ao lume com 1 colher de sopa cheia de manteiga, orégãos e queijo ralado até ficarem dourados.


Ingredientes: 700 g de tomate maduro 1 cebola grande 2 colheres de sopa de azeite 1 dente de alho 1 ramo de salsa 1 folha de louro 1 l de caldo de carne 4 colheres de sopa de arroz sal e pimenta 1 colher de sopa de manteiga Confecção: Pique a cebola, alourealoure-a com o azeite e junte o tomate sem peles e sem grainhas, o dente de alho esmagado, a salsa e o louro. Tape e deixe estufar durante 5 minutos. Regue com o caldo de carne, deixe levantar fervura, junte o arroz e tempere com pimenta. Deixe Deixe sopa a cozer durante 20 minutos. Retire a salsa e o louro e passe a sop pelo passador. Retifique o sal e, jå jå fora do lume, junte a manteiga.


Ingredientes: 1 cebola 2 batatas ¼ de pimento verde ¼ de pimento amarelo 1/ de pimento vermelho ¼ de pimento laranja 2 colheres de sopa de azeite 1 dl de natas Sal e pimenta q.b. Confeção: Corte a cebola, as batatas e os pimentos aos cubos, reservando uma pequena porç porção destes últimos, cortados em tiras para a decoraç decoração. Refogue tudo no azeite, junte água em quantidade suficiente para a sopa e deixe cozinhar. Depois de cozido, triture bem. Adicione as natas e tempere. Branqueie um pouco os pimentos cortados em tiras e disponhadisponha-os sobre a sopa, no momento de servir.


Ingredientes: 3 batatas grandes 4 cenouras 2 cebolas 3 dentes de alho 1 cabeç cabeça de nabo 1 batata doce 1 molho de nabiç nabiças 300g de feijão maduro Azeite e sal q.b. Confeção DeitaDeita-se numa panela todos os ingredientes em pedaç pedaços pequenos. Quando estiver cozido, trituratritura-se tudo. Depois de tudo triturado juntajunta-se o feijão e as nabiç nabiças, deixadeixa-se cozer tudo bem.


Ingredientes: 500g de feijão previamente demolhado 1 colher de café café de sal grosso 2 cenouras cortadas em cubinhos 2 batatas grandes cortadas em cubinhos 1 quarto de couve lombarda, ripada 1 nabo cortado em cubinhos 1 cebola cortada em quartos 1 folha de louro 200g de massa, cotovelos Azeite q.b Confeção Ponha o feijão junto com a água onde o demolhou, na panela de pressão, junte a cebola, a folha de louro e sal. A água deve cobrir, se esta não chegar ponha mais água. Tape e leve ao lume até até o feijão estar cozido. Depois com uma escumadeira, retire a folha de louro, retire també também a maior parte do feijão para uma tigela e triture o restante que ficou na panela para obter o caldo mais espesso. Junte na panela os legumes todos, a massa e deixe ferver. A sopa fica mais 15 minutos ao lume para cozinhar os legumes. legumes. No fim junte os feijões que reservou, deite um fio de azeite e sirva. sirva.


Ingredientes: 4 cenouras 1 nabo 2 dentes de alho 1 cebola pequena 6 batatas 1 colher de azeite 250g de couve ralada 15 rodelas de chouriç chouriço de carne Confeção Primeiro descascadescasca-se as batatas, cenouras, o nabo, os 2 dentes de alho e lavalava-se muito bem. Em seguida põepõe-se todos estes legumes numa panela a cozer juntamente com a colher de sopa de azeite. Quando estiverem cozidos, passapassa-se tudo pela varinha má mágica bem passado. De seguida misturamistura-se a couve ralada e as rodelas de chouriç chouriço. DeixaDeixase cozer mais 15 minutos e está está pronta a comer e é uma delí delícia.


Ingredientes: 1 chá chávena de feijão seco 2 batatas comuns 1 talhada de abó abóbora 1 quarto de lombardo 1 mão cheia de massa 3 colheres de sopa azeite 1 batata doce 3 cenouras 1 olho de couve portuguesa 2 mão cheias de arroz 1 colher de sopa de banha Sal q.b Confeção De vé véspera deixe o feijão de molho, bem coberto de água fria. PonhaPonha-o depois a cozer com outra água. Entretanto descasque os dois tipos de batata, as cenouras e a abó abóbora. Corte tudo em pedaç pedaços. Lave e corte as couves em juliana grossa. Junte estes ingredientes ao feijão já já cozido. Junte també também o arroz e a massa. Tempere com sal, azeite e banha. Cozinhe até até todos os ingredientes ficarem macios. Verifique os temperos e apure durante mais uns minutos. minutos. Sirva muito quente.


Ingredientes: 2 cebolas 1,2l de água 100g de chouriç chouriço em rodelas 200g de batata 50g de massa cotovelo 2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho 500g de carne de borrego com osso 1 raminho de hortelã 250g de couve coraç coração de boi 200g de feijão vermelho cozido cozido Sal e pimenta q.b.

Confeção Pique as cebolas e os alhos e coloquecoloque-os no fundo de uma panela. Verta a água e junte a carne, o chouriç chouriço e a hortelã. Escorra a carne e o chouriç chouriço cozidos reservando o caldo; deixe arrefecer. Descasque as batatas e cortecorte-as em cubos, assim como a couve. Adicione ambos ao caldo, tempere com sal e pimenta e coza, por dez dez minutos. Entretanto, limpe a carne de ossos, cortecorte-a em cubos e corte o chouriç chouriço em rodelas. Decorrido o tempo, junte a massa, o feijão, a carne e o chouriç chouriço à sopa, e cozinhe durante mais dez minutos. Retifique os temperos, verta o azeite e sirva.


Ingredientes: 3 batatas mé médias 3 cebolas 7 cenouras 3 dentes de alho 1 molho de coentros 3 ovos Confeção Na panela colocacoloca-se água, deixadeixa-se ferver depois juntajunta-se, as batatas, cebolas, cenouras, o alho e sal q.b. DeixaDeixa-se cozer os legumes, depois de cozidos trituratritura-se com a varinha até até ficar em puré puré, volta ao lume e juntajunta-se os coentros já já lavados e picados. DeixaDeixa-se ao lume até até cozer os coentros. À parte cozecoze-se os ovos e picampicam-se e juntajunta-se à sopa na hora de servir. Bom Apetite!


Ingredientes: Batatas Cebola Cenoura ou abó abóbora 1 alface Sal q.b. Azeite q.b. Confeção Na panela colocacoloca-se água, juntajunta-se, as batatas, cebola e cenouras ou abó abóbora e sal q.b. DeixaDeixa-se cozer os legumes, depois de cozidos trituratritura-se com a varinha até até ficar em puré puré, volta ao lume e juntajunta-se então a alface já lavada e ripada e um fio de azeite e deixadeixa-se cozer pouco tempo. Bom Apetite!


Ingredientes: 2 l de água 3 Batatas mé médias 2 cenouras 1 cebola mé média 1 dente de alho 1 bró brócolo pequeno Sal q.b. Azeite q.b. Confeção Coloque dentro de uma panela 2 litros de água. Descasque três batatas mé médias, duas cenouras, uma cebola mé média, um dente de alho e sal q.b.. Coloque tudo dentro da panela. Lave bem um bró brócolo pequeno, cortecorte-o em quatro e coloque també também dentro da panela. Leve ao lume e quando os ingredientes estiverem cozidos retire do lume e coloque um fio de azeite e triture tudo. A sopa está está pronta a servir!


Ingredientes: 500g de abó abóbora 2 cebolas 1 dente de alho grande 30g de aletria 500g de tomate 100g de toucinho 1,5 kg de ervilhas 50g de manteiga 2l de caldo de legumes Confeção PicaPica-se o toucinho, a cebola e o alho e refogarefoga-se. MisturaMistura-sese-lhe a abó abóbora cortada aos bocados, as ervilhas e o tomate limpo de peles e sementes. Deixe ferver em lume brando, durante 20 minutos. Depois temperatempera-se com sal e mexemexe-se de vez em quando para não pegar. JuntaJunta-se o caldo a ferver e em estando tudo cozido, passapassa-se pelo passador. À parte cozecoze-se a aletria, escorreescorre-se e deitadeita-se naquele puré puré, com manteiga.


Ingredientes: 500 g de cogumelos frescos 1 colher de sobremesa de cebola picada 2 colheres de sopa de farinha 2 dl de natas

50 g de manteiga manteiga 0,5 l de leite 7,5 dl de caldo de galinha Sal e noz noz moscada ralada q.b.

Confecção: Prepare o caldo de galinha. Limpe e lave muito bem os cogumelos e cortecorteos em fatias. Faç Faça um refogado com 25 g de manteiga e a cebola. Junte os cogumelos e tempere com sal. Vá Vá mexendo até até à água dos cogumelos se ara a evaporar. Retire duas colheres de sopa dos cogumelos e reserve ppara decoraç decoração. Prepare um molho branco: ferva o leite e, à parte, derreta a restante manteiga. Junte a farinha e mexa rapidamente com uma colher colher de pau, para não encaroç encaroçar. Adicione aos poucos o leite a ferver, mexendo sem parar, deixando cozinhar durante 5 minutos. Misture na panela panela dos cogumelos, adicione o caldo de galinha, misture bem e deixe cozinhar cozinhar liquidificador. r. durante mais uns minutos. Retire do lume e bata no liquidificado Rectifique os temperos e junte as natas e um pouco de noz moscada moscada ralada. Leve ao lume, sem deixar ferver. Deite a sopa numa terrina terrina e enfeite com os cogumelos reservados. Pode servir com torradinhas. torradinhas.


Ingredientes: 1 molho de coentros (ou metade coentros, metade poejos) 3 dentes de alho 1 colher de sopa de sal grosso 1 dl de azeite 1,5 l de água a ferver 300 g de pão caseiro (duro) 4 ovos Confecç Confecção: Esmague os coentros num almofariz com os dentes de alho e o sal grosso, até até obter uma pasta, e deitedeite-a numa terrina, regando com o azeite e escaldando com a água a ferver. Mexa, junte o pão cortado em fatias e os ovos previamente escalfados.


Ingredientes: 1 colher de sopa de margarina 0,5 kg de cebolas 300 g de batatas 1 l de caldo de carne 1 gema de ovo 1 colher de sopa de natas Noz moscada, sal e pimenta Confeção: Derreta a margarina e acrescente as cebolas, deixandodeixando-as alourar ligeiramente, até até ficarem transparentes. Junte as batatas cortadas em cubinhos e o caldo de carne. Assim que levantar fervura, deixe cozer cerca de meia hora, com o tacho tapado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reduza a puré puré. Bata a gema com as natas e acrescente, pouco a pouco, algumas colheres do puré puré. Adicionar cuidadosamente esta mistura à sopa, para que não talhe, mexendo sempre e deixar cozer mais 2 minutos, sem ferver.


Ingredientes: 250 g de camarão 1 copo de vinho branco 2 cenouras 3 cebolas 1 alho 1 folha de louro Azeite 2 nabos 3 tomates maduros 1 colher de sopa de farinha bocadinhos de pão frito ou torrado Confecção: Coza os camarões em água, e depois de cozidos tiretire-os com uma escumadeira e deite na água o vinho branco, as cenouras inteiras e 2 das cebolas. Com a outra cebola, o alho, a folha de louro e um fio fio de azeite faç faça um refogado, e depois de o passar por um passador juntejunte-o ao caldo, assim como os nabos e os tomates. Leve ao lume para cozer os legumes, esmagueesmague-os com o passepasse-vite, vite, e engrosse o caldo com a farinha, previamente torrada numa frigideira no forno. Deite depois depois os camarões descascados dentro da sopa e sirva com os bocadinhos de pão.


Ingredientes: 1 frasco de grão cozido 4 batatas 2 cenouras 1 cebola pequena 0,5 cubo knorr de legumes 350 g de carne de porco/frango Esparguete e couve q.b. Sal q.b. Confecção: Corte a carne aos cubos e tempere com sal. Descasque as batatas, as cenouras e a cebola e corte tuo em cubos grossos. Coloque-os numa panela, junte o grão (reservando algum) e cubra-os com água. Tempere com sal (não muito). Depois de cozido triture tudo a puré. Estando com uma textura aveludada, então junte o knorr, a carne, o grão reservado, esparguete partido e umas folhas de couve partidas. Deixe cozer tudo. Rectifique o tempero e sirva!


Ingredientes: 6 batatas 1 cebola 1 ramo de salsa 2 ovos 4 colheres de sopa de azeite Confeção: CozemCozem-se as batatas, a cebola e os alhos numa panela com um pouco de água. JuntaJunta-se o azeite e deixadeixa-se ferver bem. Quando tudo está está cozido, passapassa-se a sopa com a varinha má mágica. CortaCorta-se um ramo grande de salsa, muito picadinha e deitadeita-se dentro da sopa. À parte batembatem-se os ovos e misturammisturam-se na sopa. DeixaDeixa-se levantar fervura. Quando se for servir, juntamjuntam-se uns quadradinhos de pão frito em cada prato.


Ingredientes: 3 Batatas grandes 2 cenouras 1 cebola pequena 0,5 caldo knorr de legumes Sal q.b. Folhas de Nabiç Nabiça q.b. Confeção: Descasque e corte em cubos todos os legumes, coloquecoloque-os na panela e cobracobra-os com água. Tempere com o knorr de legumes e sal. Quando estiverem cozidos, triture tudo com a varinha má mágica (se estiver muito grosso junte mais água). Junte a nabiç nabiças e deixe cozinhar mais um pouco. Verifique o tempero e sirva!


Ingredientes: 4 colheres de sopa de banha de porco 2 batatas grandes 1 nabo 250 g de castanhas piladas 1 cebola 100 g de cotovelinhos (massa) sal q.b. Confeção: Deixe de vé véspera as castanhas de molho em água à temperatura ambiente. Retire a pele às castanhas e ponhaponha-as a ferver numa panela com a água. Quando começ começar a levantar fervura adicione o nabo partido em pequenos cubinhos, as batatas partidas em quartos, a paladar. adar. cebola previamente picada e a banha. Rectifique o sal ao seu pal Quando as batatas estiverem cozidas, retireretire-as, esmagueesmague-as e volte a adicionaadiciona-las ao caldo. Por fim junte os cotovelinhos de massa. Rectifique novamente os temperos e deixe ferver até até a massa estar cozida. Sirva em pratos de barro. Bom apetite!


Ingredientes: 0,5 l de feijão frade 1 dl de azeite 3 cabeç cabeças de nabo 3 cenouras 1 couve 1 ramo de poejos sal e água Confeção: Coza o feijão com água, sal e o ramo de poejos. Depois de cozido, junte os nabos e as cenouras cortadas aos quartos, a couve migada como para caldo verde, mas grossa, e o azeite. Deixe cozer cozer e sirva numa terrina.


Ingredientes: 1 pepino 2 iogurtes naturais 5 dentes de alho 1 colher de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de endro Sal e pimenta q.b. Confeção: Descasque, retire as sementes e desfaç desfaça em puré puré o pepino. Bata o iogurte até até ficar homogé homogéneo, misture com o puré puré, o endro e os alhos esmagados. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com salsa. Sirva bem frio.


As professoras de Ciências Naturais de 2º 2º ciclo agradecem a colaboraç colaboração de todos os que participaram na recolha destas receitas. Pretendemos que este pequeno livro digital promova o há hábito saudá saudável do consumo de sopa diá diário,

para bem da sua saúde! Coordenação: Prof. Ana Mafalda Martins

2012/2013

Profile for Maria Helena Borges Guimarães

Livro de receitas de sopa  

Importância do consumo de sopa. Compilação de receitas de sopa. Trabalho da disciplina de Ciências Naturais, 6º ano, Escola Dr. Afonso Rodri...

Livro de receitas de sopa  

Importância do consumo de sopa. Compilação de receitas de sopa. Trabalho da disciplina de Ciências Naturais, 6º ano, Escola Dr. Afonso Rodri...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded