Page 1


• A sopa é um há hábito a recuperar. • A perda de bons há hábitos como o de comer sopa, têm levado ao aparecimento de doenç doenças como, a obesidade.


• O consumo de sopa traz grandes benefí benefícios para todos nó nós! Não só só é muito saborosa, como tem nutrientes que nos ajudam a ter uma alimentaç alimentação variada e muito saudá saudável!


A sopa é uma excelente soluç solução para CONSUMO DE VEGETAIS, pois podem ser reduzidos a puré puré sem perderem as suas propriedades alimentares. Oferece uma grande riqueza de VITAMINAS E SAIS MINERAIS


Pode ser enriquecido com PROTEÍ PROTEÍNAS (Carne, Peixe, Ovo ou Leguminosas). Apresenta baixo teor caló calórico, prevenindo assim, a OBESIDADE.


A sopa é um alimento que é també também uma garantia de QUALIDADE ALIMENTAR: - É fervida (destró (destrói os microorganismos nocivos à saú saúde); - É fácil de conservar durante alguns dias (no frigorí frigorífico ou congelada).


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

É de fá fácil digestão É saciante É reguladora do apetite Oferece uma grande riqueza de vitaminas e minerais Tem uma grande quantidade de fibras Fornece muitas substâncias antioxidantes e protectoras Não gera substâncias carcinogé carcinogénicas Geralmente apresenta um baixo valor caló calórico Previne a obesidade É importante para o bom funcionamento intestinal É reguladora dos ní níveis de colesterol Equilibra dietas desequilibradas


A sopa deve consumirconsumir-se no iní início da refeiç refeição contribuindo assim para a regulaç regulação do apetite.


– Portugal é o 1º 1º consumidor de sopa da Europa. A nível mundial ocupa o 3º 3º lugar. – A gastronomia portuguesa tem um forte enraizamento no consumo de sopa. – Muitos dos pratos hoje utilizados como principais derivam da sopa. Exemplos disso são: a caldeirada, o ensopado, a jardineira, … que não são mais do que sopas mais “secas” secas” que viram o conteú conteúdo de água diminuir.


Ingredientes: 3 cenouras grandes 2 courgettes 1 alho francês 4 dentes de alho 1 nabo 2 chuchos ½ Kg de abó abóbora Água 1 colher de sopa de sal 1 colher de sopa de azeite Confeção: DescascamDescascam-se os legumes e cortamcortam-se aos pedaç pedaços. ColocamColocam-se numa panela com água a ferver durante 10 minutos. Com a trituradora transformatransforma-se em puré puré. AcrescentaAcrescenta-se o azeite e o sal. E está está pronto!


Ingredientes: 300 g de cenouras 1 courgete 4 batatas mé médias 2 cebolas Sal Azeite Um molho de espinafres Confeção: Corte as batatas, as cenouras, as cebolas e a courgete em pedaç pedaços pequenos. Leve a cozer em água com sal e um fio de azeite. Quando os legumes estiverem cozidos, triture a sopa em puré puré e leve novamente ao lume. Junte as folhas de espinafres lavadas e deixe cozer bem.


Ingredientes: 2 alhos franceses 3 batatas 1 courgette ½ cabeç cabeça de nabo pequena 1 cenoura 75g de agriões arranjados e lavados Sal q.b. Azeite q.b. Confeção: Lave e descasque todos os legumes, cortandocortando-os em pequenos pedaç pedaços. Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e junte os legumes deixandodeixando-os saltear e suar um pouco. Acrescente água a ferver apenas até brando ndo até cobrir os legumes e tempere com sal. Deixe cozinhar em lume bra até até os legumes estarem bem macios. Com a varinha má mágica triture bem os legumes e acrescente mais água quente até até a sopa ter a consistência desejada. Retifique de sal e coloque novamente a panela ao lume até até levantar fervura. Acrescente os agriões e deixe cozinhar dois ou três minutos. Sirva quente com um fio de azeite se desejar.


Ingredientes: 4 cenouras 3 batatas 1 alho francês 1 cebola Sal e pimenta q.b Azeite Confeção: Descasque a cebola e corte-a em meias luas. Lave e descasque as cenouras, o alho francês e as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Leve uma panela ao lume com um fio de azeite, a cenoura e as batatas aos pedaços, envolva bem e acrescente água fervente até cobrir os legumes. Tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Passe depois a sopa com a varinha mágica até obter um creme. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta moída na hora. Bom Apetite!


Ingredientes: 2 batatas médias 1 cebola + 1 cebola pequena 1 alho francês 1 pedaço de abóbora 2 cenouras Sal Azeite Confeção: Cozem-se os legumes devidamente cortados e lavados. Depois de cozidos passam-se com a varinha. Ao puré acrescenta-se sal a gosto. Antes de terminar a cozedura, pica-se uma cebola. Ao desligar o fogão junta-se o azeite.


Ingredientes: 4 ou 5 batatas 1 cenoura Sal e azeite q.b 0,5 knorr de legumes 200g de mistura de legumes (nabo, cenoura e couve lombarda – cortadas em tiras muito finas) Confeção Descasque as batatas e a cenoura e cortecorte-as em cubos. Coloque numa panela, cubra com água e tempere com o knorr, knorr, sal e um fio de azeite. Quando cozido, triture tudo em puré puré. Adicione a mistura de legumes cortados em tiras fininhas e deixe cozer. Retifique os temperos e sirva.


Ingredientes: 200 g de Abó Abóbora 200 g de Batata 200 g de Cebola branca 200 g de Cenouras 200 g de Couve Branca 200 g de Nabos 100 g de Azeite 100 g de Margarina Confeção: Fazer uma pasta (varinha má mágica) com alguns dos legumes, numa panela com água e sal. Depois, adicionar o restante dos legumes, cortados em pedaç pedaços muito pequenos. Deixar ferver lentamente, retificar o tempero, e servir. servir


Ingredientes: 3 batatas mé médias 1 cebola 2 cenouras 0,5 Kg de abó abóbora 1,5 l de água 1 dl de azeite 4 dentes de alho 400g de feijão verde 1 raminho de hortelã Sal q.b Confeção: batatas, s, a Refogue o azeite e os dentes de alho. Descasque e lave as batata cebola, as cenouras e a abó abóbora, corte aos pedaç pedaços e adicioneadicione-as ao refogado. Cubra com a água. Deixe cozer durante 30 minutos. Triture e Corte--o às tiras, na passe pelo passador. Arranje e lave o feijão verde. Corte diagonal, e juntejunte-o à sopa, temperada com sal. Deixe cozer mais 10 minutos. Perfume com hortelã e minutos antes de servir.


Ingredientes: 500g de galinha 1 cebola 70g de massa em forma de cuscus 1 raminho de hortelã Sal q.b. Confeção: Arranje a galinha, tirandotirando-lhe as gorduras. CozaCoza-a em água a ferver, temperada com sal, juntamente com a cebola picada. Depois de cozida, retireretire-a e deixedeixe-a arrefecer um pouco. Entretanto coe o caldo num passador de rede. LeveLeve-o de novo ao lume e, assim que ferver, junte a massa. Deixe cozer, durante 15 minutos. Entretanto, retire a pele à galinha, desossedesosse-a e cortecorte-a em pequenos pedaç pedaços. AdicioneAdicione-os à canja e sirvasirva-a com folhas de hortelã.


Ingredientes: 300g de feijão encarnado 400g de carne de vaca 2 cenouras 1 cebola pequena 1 dente de alho Chouriç Chouriço q.b. Batatas q.b. Sal q.b. Água q.b. lombarda rda q.b. Batata, cenoura, massinhas e couve lomba Confeção: Na panela de pressão, coloque a carne de vaca, o feijão (reservando (reservando algum deste para o fim) e a água. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 30 minutos em pressão. Apó Após esse tempo, verifique se a carne está está tenra e então comece por deitar as batatas, as cenouras, a cebola, cebola, o dente de alho e o chouriç chouriço. Leve ao lume a cozer. Quando os legumes estiverem cozidos, retire retire a carne e o chouriç chouriço e reduza a puré puré o resto na panela (sem ficar muito espesso). Retifique o tempero. Corte a carne em cubos e o chouriç chouriço em rodelas e junte ao puré puré. Por fim, adicione uns pequenos cubos de batata, de cenoura, algumas algumas massinhas e um pouco de couve lombarda desfeita em pedacinhos. Leve Leve a reservados. os. cozer e quando estiverem quase cozidos junte os feijões reservad Depois é só servir.


Ingredientes: 200 g de pão duro 1 cebola 1 colher de azeite 500 g de tomate 0,5 pimento 0,5 pepino Oré Orégãos Sal Vinagre Água fria Confeção: Deve cortar o pão, a cebola, o tomate e o pepino em cubos pequenos pequenos e colocar num recipiente onde adiciona o azeite, o vinagre o sal e os oré está á pronto a orégãos. Mexa bem, rectificando o sal e o vinagre e est servir. Observaç Observação: Em algumas zonas do Algarve o pão é substituí substituído pela batata.


Ingredientes: Uma cabeç cabeça de peixe (garoupa (garoupa, garoupa, Cherne, Corvina) 2,5 l de água Sal q.b. 2 cebolas 4 dentes de alho 3 colheres de sopa de azeite Piripiri 3 tomates 200g de massa (grossa) 1 molho de coentros Preparação: Coza a cabeç cabeça de peixe na água temperada com sal. Escorra, reserve o caldo e limpe o peixe da pele e espinhas. Pique as cebolas e os dentes de alho e leve a alourar com o azeite. azeite. Tempere com piripiri e junte o tomate pelado e sem grainhas cortado em bocadinhos. bocadinhos. Deixe estufar, tapado sobre o lume brando até até o tomate estar macio, regue com o caldo de cozer o peixe, e reduza a puré puré com a varinha. Quando retomar a fervura, junte a massa, o peixe desfiado e os coentros coentros picados. Retifique o sal e deixe ferver suavemente, até até a massa estar cozida. Pode enriquecer esta sopa com a introduç introdução de outros peixes ou mariscos.


Ingredientes: 250 g de ervilha 1,5 l de água Manteiga Cebola

Bacon Sal Confecção: Deixe a ervilha de molho em água morna por 2 horas. Escorra e leve para cozinhar com a água e sal até começar a desmanchar. Bata no liquidificador. Numa panela, coloque 1 colher de sopa cheia de manteiga, junte as cebolas e o bacon picado. Acrescente a ervilha batida e deixe cozinhar até atingir a consistência de creme. Querendo, acrescente mais água. Para acompanhar, corte umas fatias de pão de forma em cubinhos e leve ao lume com 1 colher de sopa cheia de manteiga, orégãos e queijo ralado até ficarem dourados.


Ingredientes: 700 g de tomate maduro 1 cebola grande 2 colheres de sopa de azeite 1 dente de alho 1 ramo de salsa 1 folha de louro 1 l de caldo de carne 4 colheres de sopa de arroz sal e pimenta 1 colher de sopa de manteiga Confecção: Pique a cebola, alourealoure-a com o azeite e junte o tomate sem peles e sem grainhas, o dente de alho esmagado, a salsa e o louro. Tape e deixe estufar durante 5 minutos. Regue com o caldo de carne, deixe levantar fervura, junte o arroz e tempere com pimenta. Deixe Deixe sopa a cozer durante 20 minutos. Retire a salsa e o louro e passe a sop pelo passador. Retifique o sal e, jå jå fora do lume, junte a manteiga.


Ingredientes: 1 cebola 2 batatas ¼ de pimento verde ¼ de pimento amarelo 1/ de pimento vermelho ¼ de pimento laranja 2 colheres de sopa de azeite 1 dl de natas Sal e pimenta q.b. Confeção: Corte a cebola, as batatas e os pimentos aos cubos, reservando uma pequena porç porção destes últimos, cortados em tiras para a decoraç decoração. Refogue tudo no azeite, junte água em quantidade suficiente para a sopa e deixe cozinhar. Depois de cozido, triture bem. Adicione as natas e tempere. Branqueie um pouco os pimentos cortados em tiras e disponhadisponha-os sobre a sopa, no momento de servir.


Ingredientes: 3 batatas grandes 4 cenouras 2 cebolas 3 dentes de alho 1 cabeç cabeça de nabo 1 batata doce 1 molho de nabiç nabiças 300g de feijão maduro Azeite e sal q.b. Confeção DeitaDeita-se numa panela todos os ingredientes em pedaç pedaços pequenos. Quando estiver cozido, trituratritura-se tudo. Depois de tudo triturado juntajunta-se o feijão e as nabiç nabiças, deixadeixa-se cozer tudo bem.


Ingredientes: 500g de feijão previamente demolhado 1 colher de café café de sal grosso 2 cenouras cortadas em cubinhos 2 batatas grandes cortadas em cubinhos 1 quarto de couve lombarda, ripada 1 nabo cortado em cubinhos 1 cebola cortada em quartos 1 folha de louro 200g de massa, cotovelos Azeite q.b Confeção Ponha o feijão junto com a água onde o demolhou, na panela de pressão, junte a cebola, a folha de louro e sal. A água deve cobrir, se esta não chegar ponha mais água. Tape e leve ao lume até até o feijão estar cozido. Depois com uma escumadeira, retire a folha de louro, retire també também a maior parte do feijão para uma tigela e triture o restante que ficou na panela para obter o caldo mais espesso. Junte na panela os legumes todos, a massa e deixe ferver. A sopa fica mais 15 minutos ao lume para cozinhar os legumes. legumes. No fim junte os feijões que reservou, deite um fio de azeite e sirva. sirva.


Ingredientes: 4 cenouras 1 nabo 2 dentes de alho 1 cebola pequena 6 batatas 1 colher de azeite 250g de couve ralada 15 rodelas de chouriç chouriço de carne Confeção Primeiro descascadescasca-se as batatas, cenouras, o nabo, os 2 dentes de alho e lavalava-se muito bem. Em seguida põepõe-se todos estes legumes numa panela a cozer juntamente com a colher de sopa de azeite. Quando estiverem cozidos, passapassa-se tudo pela varinha má mágica bem passado. De seguida misturamistura-se a couve ralada e as rodelas de chouriç chouriço. DeixaDeixase cozer mais 15 minutos e está está pronta a comer e é uma delí delícia.


Ingredientes: 1 chá chávena de feijão seco 2 batatas comuns 1 talhada de abó abóbora 1 quarto de lombardo 1 mão cheia de massa 3 colheres de sopa azeite 1 batata doce 3 cenouras 1 olho de couve portuguesa 2 mão cheias de arroz 1 colher de sopa de banha Sal q.b Confeção De vé véspera deixe o feijão de molho, bem coberto de água fria. PonhaPonha-o depois a cozer com outra água. Entretanto descasque os dois tipos de batata, as cenouras e a abó abóbora. Corte tudo em pedaç pedaços. Lave e corte as couves em juliana grossa. Junte estes ingredientes ao feijão já já cozido. Junte també também o arroz e a massa. Tempere com sal, azeite e banha. Cozinhe até até todos os ingredientes ficarem macios. Verifique os temperos e apure durante mais uns minutos. minutos. Sirva muito quente.


Ingredientes: 2 cebolas 1,2l de água 100g de chouriç chouriço em rodelas 200g de batata 50g de massa cotovelo 2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho 500g de carne de borrego com osso 1 raminho de hortelã 250g de couve coraç coração de boi 200g de feijão vermelho cozido cozido Sal e pimenta q.b.

Confeção Pique as cebolas e os alhos e coloquecoloque-os no fundo de uma panela. Verta a água e junte a carne, o chouriç chouriço e a hortelã. Escorra a carne e o chouriç chouriço cozidos reservando o caldo; deixe arrefecer. Descasque as batatas e cortecorte-as em cubos, assim como a couve. Adicione ambos ao caldo, tempere com sal e pimenta e coza, por dez dez minutos. Entretanto, limpe a carne de ossos, cortecorte-a em cubos e corte o chouriç chouriço em rodelas. Decorrido o tempo, junte a massa, o feijão, a carne e o chouriç chouriço à sopa, e cozinhe durante mais dez minutos. Retifique os temperos, verta o azeite e sirva.


Ingredientes: 3 batatas mé médias 3 cebolas 7 cenouras 3 dentes de alho 1 molho de coentros 3 ovos Confeção Na panela colocacoloca-se água, deixadeixa-se ferver depois juntajunta-se, as batatas, cebolas, cenouras, o alho e sal q.b. DeixaDeixa-se cozer os legumes, depois de cozidos trituratritura-se com a varinha até até ficar em puré puré, volta ao lume e juntajunta-se os coentros já já lavados e picados. DeixaDeixa-se ao lume até até cozer os coentros. À parte cozecoze-se os ovos e picampicam-se e juntajunta-se à sopa na hora de servir. Bom Apetite!


Ingredientes: Batatas Cebola Cenoura ou abó abóbora 1 alface Sal q.b. Azeite q.b. Confeção Na panela colocacoloca-se água, juntajunta-se, as batatas, cebola e cenouras ou abó abóbora e sal q.b. DeixaDeixa-se cozer os legumes, depois de cozidos trituratritura-se com a varinha até até ficar em puré puré, volta ao lume e juntajunta-se então a alface já lavada e ripada e um fio de azeite e deixadeixa-se cozer pouco tempo. Bom Apetite!


Ingredientes: 2 l de água 3 Batatas mé médias 2 cenouras 1 cebola mé média 1 dente de alho 1 bró brócolo pequeno Sal q.b. Azeite q.b. Confeção Coloque dentro de uma panela 2 litros de água. Descasque três batatas mé médias, duas cenouras, uma cebola mé média, um dente de alho e sal q.b.. Coloque tudo dentro da panela. Lave bem um bró brócolo pequeno, cortecorte-o em quatro e coloque també também dentro da panela. Leve ao lume e quando os ingredientes estiverem cozidos retire do lume e coloque um fio de azeite e triture tudo. A sopa está está pronta a servir!


Ingredientes: 500g de abó abóbora 2 cebolas 1 dente de alho grande 30g de aletria 500g de tomate 100g de toucinho 1,5 kg de ervilhas 50g de manteiga 2l de caldo de legumes Confeção PicaPica-se o toucinho, a cebola e o alho e refogarefoga-se. MisturaMistura-sese-lhe a abó abóbora cortada aos bocados, as ervilhas e o tomate limpo de peles e sementes. Deixe ferver em lume brando, durante 20 minutos. Depois temperatempera-se com sal e mexemexe-se de vez em quando para não pegar. JuntaJunta-se o caldo a ferver e em estando tudo cozido, passapassa-se pelo passador. À parte cozecoze-se a aletria, escorreescorre-se e deitadeita-se naquele puré puré, com manteiga.


Ingredientes: 500 g de cogumelos frescos 1 colher de sobremesa de cebola picada 2 colheres de sopa de farinha 2 dl de natas

50 g de manteiga manteiga 0,5 l de leite 7,5 dl de caldo de galinha Sal e noz noz moscada ralada q.b.

Confecção: Prepare o caldo de galinha. Limpe e lave muito bem os cogumelos e cortecorteos em fatias. Faç Faça um refogado com 25 g de manteiga e a cebola. Junte os cogumelos e tempere com sal. Vá Vá mexendo até até à água dos cogumelos se ara a evaporar. Retire duas colheres de sopa dos cogumelos e reserve ppara decoraç decoração. Prepare um molho branco: ferva o leite e, à parte, derreta a restante manteiga. Junte a farinha e mexa rapidamente com uma colher colher de pau, para não encaroç encaroçar. Adicione aos poucos o leite a ferver, mexendo sem parar, deixando cozinhar durante 5 minutos. Misture na panela panela dos cogumelos, adicione o caldo de galinha, misture bem e deixe cozinhar cozinhar liquidificador. r. durante mais uns minutos. Retire do lume e bata no liquidificado Rectifique os temperos e junte as natas e um pouco de noz moscada moscada ralada. Leve ao lume, sem deixar ferver. Deite a sopa numa terrina terrina e enfeite com os cogumelos reservados. Pode servir com torradinhas. torradinhas.


Ingredientes: 1 molho de coentros (ou metade coentros, metade poejos) 3 dentes de alho 1 colher de sopa de sal grosso 1 dl de azeite 1,5 l de água a ferver 300 g de pão caseiro (duro) 4 ovos Confecç Confecção: Esmague os coentros num almofariz com os dentes de alho e o sal grosso, até até obter uma pasta, e deitedeite-a numa terrina, regando com o azeite e escaldando com a água a ferver. Mexa, junte o pão cortado em fatias e os ovos previamente escalfados.


Ingredientes: 1 colher de sopa de margarina 0,5 kg de cebolas 300 g de batatas 1 l de caldo de carne 1 gema de ovo 1 colher de sopa de natas Noz moscada, sal e pimenta Confeção: Derreta a margarina e acrescente as cebolas, deixandodeixando-as alourar ligeiramente, até até ficarem transparentes. Junte as batatas cortadas em cubinhos e o caldo de carne. Assim que levantar fervura, deixe cozer cerca de meia hora, com o tacho tapado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reduza a puré puré. Bata a gema com as natas e acrescente, pouco a pouco, algumas colheres do puré puré. Adicionar cuidadosamente esta mistura à sopa, para que não talhe, mexendo sempre e deixar cozer mais 2 minutos, sem ferver.


Ingredientes: 250 g de camarão 1 copo de vinho branco 2 cenouras 3 cebolas 1 alho 1 folha de louro Azeite 2 nabos 3 tomates maduros 1 colher de sopa de farinha bocadinhos de pão frito ou torrado Confecção: Coza os camarões em água, e depois de cozidos tiretire-os com uma escumadeira e deite na água o vinho branco, as cenouras inteiras e 2 das cebolas. Com a outra cebola, o alho, a folha de louro e um fio fio de azeite faç faça um refogado, e depois de o passar por um passador juntejunte-o ao caldo, assim como os nabos e os tomates. Leve ao lume para cozer os legumes, esmagueesmague-os com o passepasse-vite, vite, e engrosse o caldo com a farinha, previamente torrada numa frigideira no forno. Deite depois depois os camarões descascados dentro da sopa e sirva com os bocadinhos de pão.


Ingredientes: 1 frasco de grão cozido 4 batatas 2 cenouras 1 cebola pequena 0,5 cubo knorr de legumes 350 g de carne de porco/frango Esparguete e couve q.b. Sal q.b. Confecção: Corte a carne aos cubos e tempere com sal. Descasque as batatas, as cenouras e a cebola e corte tuo em cubos grossos. Coloque-os numa panela, junte o grão (reservando algum) e cubra-os com água. Tempere com sal (não muito). Depois de cozido triture tudo a puré. Estando com uma textura aveludada, então junte o knorr, a carne, o grão reservado, esparguete partido e umas folhas de couve partidas. Deixe cozer tudo. Rectifique o tempero e sirva!


Ingredientes: 6 batatas 1 cebola 1 ramo de salsa 2 ovos 4 colheres de sopa de azeite Confeção: CozemCozem-se as batatas, a cebola e os alhos numa panela com um pouco de água. JuntaJunta-se o azeite e deixadeixa-se ferver bem. Quando tudo está está cozido, passapassa-se a sopa com a varinha má mágica. CortaCorta-se um ramo grande de salsa, muito picadinha e deitadeita-se dentro da sopa. À parte batembatem-se os ovos e misturammisturam-se na sopa. DeixaDeixa-se levantar fervura. Quando se for servir, juntamjuntam-se uns quadradinhos de pão frito em cada prato.


Ingredientes: 3 Batatas grandes 2 cenouras 1 cebola pequena 0,5 caldo knorr de legumes Sal q.b. Folhas de Nabiç Nabiça q.b. Confeção: Descasque e corte em cubos todos os legumes, coloquecoloque-os na panela e cobracobra-os com água. Tempere com o knorr de legumes e sal. Quando estiverem cozidos, triture tudo com a varinha má mágica (se estiver muito grosso junte mais água). Junte a nabiç nabiças e deixe cozinhar mais um pouco. Verifique o tempero e sirva!


Ingredientes: 4 colheres de sopa de banha de porco 2 batatas grandes 1 nabo 250 g de castanhas piladas 1 cebola 100 g de cotovelinhos (massa) sal q.b. Confeção: Deixe de vé véspera as castanhas de molho em água à temperatura ambiente. Retire a pele às castanhas e ponhaponha-as a ferver numa panela com a água. Quando começ começar a levantar fervura adicione o nabo partido em pequenos cubinhos, as batatas partidas em quartos, a paladar. adar. cebola previamente picada e a banha. Rectifique o sal ao seu pal Quando as batatas estiverem cozidas, retireretire-as, esmagueesmague-as e volte a adicionaadiciona-las ao caldo. Por fim junte os cotovelinhos de massa. Rectifique novamente os temperos e deixe ferver até até a massa estar cozida. Sirva em pratos de barro. Bom apetite!


Ingredientes: 0,5 l de feijão frade 1 dl de azeite 3 cabeç cabeças de nabo 3 cenouras 1 couve 1 ramo de poejos sal e água Confeção: Coza o feijão com água, sal e o ramo de poejos. Depois de cozido, junte os nabos e as cenouras cortadas aos quartos, a couve migada como para caldo verde, mas grossa, e o azeite. Deixe cozer cozer e sirva numa terrina.


Ingredientes: 1 pepino 2 iogurtes naturais 5 dentes de alho 1 colher de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de endro Sal e pimenta q.b. Confeção: Descasque, retire as sementes e desfaç desfaça em puré puré o pepino. Bata o iogurte até até ficar homogé homogéneo, misture com o puré puré, o endro e os alhos esmagados. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com salsa. Sirva bem frio.


As professoras de Ciências Naturais de 2º 2º ciclo agradecem a colaboraç colaboração de todos os que participaram na recolha destas receitas. Pretendemos que este pequeno livro digital promova o há hábito saudá saudável do consumo de sopa diá diário,

para bem da sua saúde! Coordenação: Prof. Ana Mafalda Martins

2012/2013

Livro de receitas de sopa  

Importância do consumo de sopa. Compilação de receitas de sopa. Trabalho da disciplina de Ciências Naturais, 6º ano, Escola Dr. Afonso Rodri...