Page 1


Índice As notas Musicais........................... 03 Os Grupamentos............................. 07 O Dó Central................................... 08 Tríades Maiores.............................. 09 Fluência em tríades Maiores........... 11 Tríades Menores............................. 12 Fluência em Tríades Menores........ 13 Aplicando X e Xm (Yellow).............. 15 Dobrando o Baixo........................... 16 Gostava Tanto de Você........... 17 Debaixo dos Caracóis............. 17 Alterando o Voicing......................... 18 É o Amor................................. 19 Como é Grande o Meu Amor.. 19 O Pedal........................................... 20 Balada 1 e 2.................................... 21 Leitura Básica 1.............................. 22 Acorde X7M.................................... 23 Mentiras.................................. 24 Exercício Vai e Vem........................ 25 Passada do Polegar........................ 26 Ode à Alegria.................................. 27 Bossa Nova.................................... 28 Faz Parte do Meu Show......... 28 Teste de Continuidade................. 29 Acorde Xm7.................................... 30 Leitura 5 notas................................. 31 Rock Inglês..................................... 32 O Sol....................................... 33 Acima do Sol........................... 34 Rock Inglês - Aula 2........................ 35 One......................................... 35 Só Hoje................................... 36 Como dividir o Rock Inglês............. 37 Patience.................................. 38 Mais uma de Amor.................. 38 Black....................................... 39 Diamonds on the inside.......... 40 À Sua Maneira........................ 41 Levada X5....................................... 42 O Poderoso Chefão........................ 44 Caribean Blue................................. 45 Green sleeves................................. 46 Titanic.............................................. 48 Acorde X7....................................... 49 Acorde X9 e Xm9............................ 50 Movimento X9................................. 52 Aplicando o Movimento X9............. 53 Ovelha Negra.............................. 54

Adendo X9...................................... 55 Inversões......................................... 58 Inversões - A escrita correta............ 59 Inversões - Cadências Padrão........ 60 Flores do Mal........................... 61 Todo Sentimento...................... 62 Cond. Mão esq. em Inversões......... 63 Levada ECM.................................... 64 Meu Eu em Você..................... 65 Pássaro de Fogo..................... 65 Levada ECM Facilitada................... 66 A Estrada................................. 67 All Star..................................... 68 Condução Arpejada......................... 69 Condução Arpejada Variação.......... 70 Levada POP Básica......................... 72 Give Your Heart a Break.......... 72 Acorde X7sus4(9)............................ 73 Exercício X - X7sus4(9)................... 74 Exercício I - V7sus4(9).................... 75 Lumiar...................................... 75 Planeta Água........................... 76 Finalização X9 e Xm9...................... 78 Finalização I IVm/5 I...................... 79 Precisão Rítmica - Set Fire ............. 80 Precisão Rítmica - No One ............. 82 Aplicação X7sus4(9) - O Vento........ 83 Ex de Cond. Arpejada - Aconchego. 84 Exercícios Básicos de Técnica........ 85 Ciclo de 4as (todos os acordes)...... 86 Condução com baixo isolado: Amazing Grace........................ 87 Tema de ‘Her’.......................... 88 Fascinação.............................. 90 Você........................................ 92 The Entertainer........................ 93 PROVA Prática .............................. 95

Para eventuais correções, consulte ‘Arquivos de Apoio’ em nosso site e clique no link ao lado:

Errata deste livro:

2766


Tríades Maiores o

- Cada dedo deve incidir perpendicularmente no plano do teclado. Não é necessário seguir severamente esta regra, pois em alguns acordes muito abertos, você vai ver que é impossível que todos os dedos fiquem ‘em pé’. Tente sempre deixar o mais perpendicular possível. Preste atenção para que os dedos não fiquem caídos no teclado.

TECLADO

90

# -Serve para aumentar em 1/2 tom a nota em questão b -Serve para diminuir

em 1/2 tom a nota em questão

Repare que as notas brancas não têm sustenidos ou bemóis, estes só aparecem para dar nome às notas pretas do teclado.

C D E F G A B

Seus pontos de referência visual são o Dó (C) e o Fá (F). Decore as cifras o mais rápido possível.

Dó= C Ré= D Mi= E Fá= F

Sol= G Lá= A

Si= B

Intervalo - Distância em semitons (trastes) entre 2 notas quaisquer. Estas distâncias têm um nome. Por exemplo: Da nota "C" para a nota "E" podemos contar 2 tons, então, dizemos que "E" é a terça maior de "C". Não se preocupe com isso agora, tudo isso vai ser visto a fundo na aula de INTERVALOS. Nesse momento, memorize apenas estas duas distâncias como ‘distâncias importantes’. Depois. nos aprofundaremos no assunto. As distâncias importantes para a aula de HOJE são: Distância de 2 tons = Terça maior (3M) = Soa como: Eu sei que vou te amar... Distância de 3 e 1/2 tons = Quinta justa (5J) = Soa como: Trombetas, Superman...

Os primeiros acordes que estudaremos serão chamados tríades maiores. Eles são formados quando temos uma nota qualquer, terça maior desta nota + quinta justa da mesma nota soando ao mesmo tempo ou arpejadas. Então:

Acorde maior de X = X

+

(tônica)

C

+

(2 tons acima de X) (3M)

/1 2

1

Db C#

D 3M

1 /1 2 Eb D#

2

2 /1 2

E F

(3 1/2 acima de X) (5J)

3

3 /1 2

4

4 /1 2

5

5 /1 2

Gb F#

G

Ab G#

A

Bb A#

B C

5J

www.maisquemusica.com.br Página 09

6


D

E

F 5J

C

T

T

3M

T

T

3M

5J

3M

5J

3M

5J

Vejamos então, os acordes maiores (Tríades Maiores):

G

A

B

F#

FAÇA VOCÊ...

Exercício: Produzimos dois tipos de acompanhamentos para o seu estudo O % significa: ‘Toque novamente’ o que você tocou no compasso anterior.

& C

%

D

%

E

%

F

%

G

%

A

%

B

308 ao 312

%

2605 ao 2608

TOQUE a música ‘A SUA’ de Marisa Monte: (CLIQUE e faça este exercício em vídeo)

&

D

D G C

D

D

G

2100

E G A

DESAFIO! Esse é BEM intenso!

313 até 317

016 até 025

Base alternativa.

&

C

Db

D

Eb

E

F

&

Gb

G

Ab

A

Bb

B

www.maisquemusica.com.br Página 10

4

3

2

4

3

2

4

3

2

Base com baixo

Base de bateria

2612 até 2616


Fluência em Tríades Maiores Vamos trabalhar a fluência! Não basta ‘saber’ tocar os acordes. Você tem que saber muito rápido! Nesta série de exercícios, a sequência de acordes será sempre a mesma. Concentre-se em ganhar AGILIDADE. Citando como exemplo de aplicação de tríades: ‘O Sol’ de Jota Quest

3 T

A

3 5

T

E

3 5

T

3

5

T

G

5

D

Veja o vídeo:

2066

Agora, os acordes são quase iguais aos anteriores, então, vamos puxar MAIS na velocidade. Citando com exemplo de aplicação de tríades: ‘Fly Away de Lenny Kravitz

A

C

G

D

Veja o vídeo:

2067

Nesse momento, não importa a letra da música. É apenas um exercício de agilidade! Faremos uma bateria de exercícios! NÃO mostraremos mais o desenho dos acordes... Você tem que memorizar.

Agora usaremos acordes com #’s e b’s ( É a mesma coisa! Tão fácil quanto os outros!) Citando com exemplo de aplicação de tríades: ‘Born this way’ de Lady Gaga

F#

E

B

www.maisquemusica.com.br Página 11

F#

Veja o vídeo:

2069


Dobrando o Baixo - 1 Para fazermos os acordes soarem como você ouve nas gravações «piano e voz», vamos precisar de um pouco mais de peso e, para isso , vamos repetir algumas notas do acorde. Sabemos que o acorde é formado apenas por tônica, terça e quinta mas tenha isso sempre em mente: Você PODE repetir as notas para chegar a essa sonoridade mais cheia.

Usaremos o Polegar e o dedo Mínimo para tocar a mesma nota e com a mão direita faremos o restante do acorde

DOMINANDO A OITAVA Estas são as ‘HABILIDADES’ que precisamos para executar estas levadas: 1 - Precisamos saber montar e achar rapidamente as tônicas. 2 - Ter ,‘na mão’, a medida entre uma nota e a oitava dela. Os acordes com a mão direita já foram trabalhados na aula anterior. O objetivo é que você deixe essa abertura de mão com a medida de uma oitava, MUITO automatizada, MUITO rápida, pois vamos usar esse recurso para SEMPRE. Estes exercícios vão te ajudar a ganhar este reflexo. Toque SOMENTE a Tônica oitavada.

1o PASSO Começaremos fixando as notas Dó e Fá pois serão nossos primeiros

PONTOS de REFERÊNCIA. Toque a nota oitavada, BATA em seu joelho e volte a tocar a nota oitavada. Isso vai trabalhar o seu reflexo de ‘achar a nota’ no teclado e de chegar a ela já com a distância da oitava na ponta dos dedos. Toque sempre oitavando e batendo com a mão na perna 1554 ao entre cada toque. Vamos fazer séries de UM minuto, mas você nem vai sentir 1557 como um exercício. A Mais que Música preparou uma base para deixar essa 1560 etapa mais agradável, sem perder o conteúdo didático! Toque ‘In the air of ao 1564 Night’ (Phill Collins) !

C

F

2o PASSO

&

D

‘ DICA:

1565 ao 1568

Agora, um passo a frente. Tente neste ciclo de 8 notas.

Eb

E

F

A

D

G

C

‘Mire’ pelo seu polegar de mão esquerda, ou seja, não tente ver as duas notas e acertar uma por vez. O que se faz é mirar a nota pelo dedo POLEGAR e a oitava (a nota grave), será tocada pela abertura da mão, que já estará na ‘medida’ certa. Veja como:

Entenda o método. Com estes exercícios estamos fixando... Leitura de Cifras + Notas no Teclado + Abertura da oitava.

& C F

C Eb F

Eb

APLICANDO!

Para citar um exemplo de aplicação com este baixo dobrado, vamos usar os acordes de ‘Gostava tanto de você’ de Tim Maia. Use, neste momento, o VOICING ao lado. Oitave a tônica para dar peso ao acorde e monte ( T + 3 + 5 ) com a mão direita.

C

2767

C G Eb F C G

Mão Esquerda

C

1626 ao 1629

C

www.maisquemusica.com.br Página 16

Mão Direita

C

E

G


Alterando o voicing Sabemos que o acorde é formado apenas por tônica, terça e quinta mas tenha isso sempre em mente. Você PODE repetir e alterar a ordem das notas. Fazendo isso, dizemos que você está alterando o VOICING do acorde. A única parte do acorde que você não deve alterar é o baixo (a nota mais grave e que dá nome ao acorde). Se você fizer isso, estará aplicando uma inversão e isso veremos mais adiante.

Baixo Dobrado T+T

Mão Esquerda

T

Mão Direita

T

T

3

Na Aula “Dobrando o Baixo” nós sugerimos um voicing (ordenação das notas no acorde) de T8 835. Hoje, vamos tentar fazer com T8 358. Desta forma, fica mais fácil adicionar uma 7a ( M ou m) e também fazê-lo sus2 (sem terça, mas com 2M).

5

Altere a oitavada da TERÇA e da QUINTA.

T

T

DICA:

3

5

Veja o exemplo de como você tocaria um "C" usando as duas mãos. Repare que você pode repetir notas quantas vezes quiser!!!

T

Visualize o acorde na posição fundamental, pelo «meio». Veja como dá para pensar nele bem no meio do voicing e ‘encher’ com notas repetidas para o lado grave e para o lado agudo.

T

T

1 PASSO O

3

2 PASSO O

3 PASSO O

T

CLIQUE e entenda melhor este conceito.

D

C

D

Veja como...

1648 ao 1650

Como esse pode ser considerado um acorde novo para você, pratique o acesso imediato ao

`E`. Toque o acorde, DESMONTE a forma da mão e o toque novamente. Faça isto 10 x. Agora, adicione o acorde de `E` à sequência.

C 4 PASSO

5

& ===

Veja como...

Aplique a levada NESTE VOICING, alternado entre `C` e `D`.

C

O

Voicing 3+5+8

D

E

C

D

E

Veja como...

1654 ao 1656

Veja como...

1651 ao 1653

Agora, adicione o acorde de `F` à sequência.

C

D

E

F

C

D

E

www.maisquemusica.com.br Página 18

F


O Pedal O pedal de sustain serve para manter as notas soando, mesmo sem as teclas apertadas. Funciona assim: Se você estiver tocando, por exemplo, quatro notas e pisar no pedal, mesmo que você pare de tocar estas notas, elas VÃO continuar soando como se você ainda estivesse com as teclas pressionadas. Veja:

SEM PEDAL MOVIMENTO

Toque um ACORDE

Levante a mão para tocar o próximo ACORDE

Próximo ACORDE

Toque um ACORDE

Levante a mão para tocar o próximo ACORDE

Próximo ACORDE

SOM

USO do PEDAL

COM PEDAL MOVIMENTO

SOM

USO do PEDAL

Exercício 1: Toque somente C e G ou qualquer outros dois acordes que sejam extremamente fáceis para você. Toque o primeiro acorde, pise no pedal e TIRE as mãos do teclado, conte 4 tempos e ouça como o pedal sustenta o som enquanto você vai para o próximo acorde. O objetivo é fazer com que o som dos dois acordes estejam ‘ligados’ , sem nenhum espaço de silêncio entre eles.

&

C

Veja como:

G

0026 ao 0032

2677

Exercício 2: Programamos uma música muito simples para que sua atenção seja focada 100% no uso do pedal. Essas formas de estudo geram mais MOTIVAÇÃO!

Veja como:

1684 ao 1686

2678

&

C

F

C

G

C

www.maisquemusica.com.br Página 20

F

G

C


Levada Balada 1 Vamos usar o termo popular LEVADA para caracterizar conduções rítmicas como, por exemplo, Baladas, Salsa, Bossa , Rock, etc.

C Veja o vídeo:

& =========

0366

========= As duas mãos juntas

Só a mão direita

Só a nota mais grave

Repita o que acabou de fazer!

Levada Balada 2

C Veja o vídeo:

& =========

0367

========= Exercício. Produzimos dois tipos de acompanhamentos para o seu estudo O % significa: ‘Toque novamente’ o que você tocou no compasso anterior.

& C

%

D

%

E

%

F

%

G

%

A

%

B

%

308 ao 312

Sugestões de Músicas: Let it be, No Woman no Cry, Againt all odds, Dois Rios (Skank) e muitas outras. Essa levada pode ser aplicada a praticamente toda música que tenha uma pulsação mais lenta. www.maisquemusica.com.br Página 21

2605 ao 2608


Leitura Básica 1 A leitura no pentagrama é vista como uma barreira para muitas pessoas. O que acontece de fato, é que, no início, se lê tão lentamente que não de ‘sente’ a música, por isso, o estudo se torna tedioso. A Mais que Música desenvolveu uma ideia inovadora. Sabemos que não existe mágica para fazer você ler rapidamente desde seu primeiro contato, mas existe uma maneira para você ‘sentir’ a música acontecendo, mesmo que você ainda leia muito lentamente! Programamos uma série de animações em que você lerá somente a primeira semínima do compasso e o sistema Mais que Música vai completar o compasso. Assim, você ouve a linha melódica completa, mesmo lendo devagar. O processo se torna prazeroso e você estuda MAIS! Dessa forma, você passa mais rapidamente por esta fase de leitura lenta que é inevitável. O sistema é absolutamente exclusivo, concebido e desenvolvido pela Mais que Música. Não existe NADA parecido em nenhum lugar do mundo.

Estes exercícios estão disponíveis somente em SALA de sula ou via DVD Em sala de aula: O professor abrirá o livro digital e clicará nas notas para ativar a animação. Em DVD: Se você estuda via DVD, a animação será um dos capítulos. Basta dar ‘Play’ e estudar quantas vezes quiser. Clique no link ao lado e entenda melhor esta ferramenta.

Estas serão as notas trabalhadas: Clique aqui ou dê ‘play’ em seu DVD.

Estas serão as notas trabalhadas: Clique aqui ou dê ‘play’ em seu DVD.

& =========

& =========

& =========

& =========

& =========

& =========

Veja como:

2747

& =========


Rock Inglês Está é a condução rítmica mais usada em música POP atualmente. Geralmente, ela é conduzida por instrumentos de corda como o violão ou guitarra, mas podemos traduzir esta levada para o piano, veja:

Veja o vídeo:

1935

C

& ========= 1

========= 5

Entenda em três partes: O que parece complicado na escrita é em decorrência da sustentação de notas que temos que registrar. Veja este esquema simplificado em que NÃO coloquei as durações de notas, apenas os ataques. PENSE em TRÊS partes, se você usar esses passos didáticos, fica fácil! Veja este exemplo, agora, em SOL maior:

G

& =========

========= 1

5

Parte 1 - ‘Tudo junto’, depois toque a mão direita inteira.

Parte 2 - Alterne o dedo do meio Parte 3 - Moleza... Mão da mão direita com o baixo grave. direita no tempo e baixo Faça isso duas vezes grave no contra-tempo.

www.maisquemusica.com.br Página 32


Passo 1 Faça a levada somente no acorde de SOL MAIOR. Use TODAS as graduações de andamento e pense em todos os silêncios que acontecem entre um ataque e outro.

Veja como ...

1964

1943 ao 1947

Passo 2 Faça a levada alternando entre G e Am. Use TODAS as graduações de andamento.

Veja como ...

1965

1943 ao 1947

Passo 3 Faça essa levada alternando entre Am e G. É aquela música do SKANK (Acima do Sol). Claro que ainda é um ‘exercício disfarçado de música’... Ela só tem DOIS acordes e fica dois compassos em cada um! É SUPERFÁCIL. Além disso, programamos a melodia inicial para você se concentrar em UMA COISA por vez. Agora, não cante, tente apenas acompanhar a bateria e a melodia na base produzida pela Mais que Música. A letra está na página seguinte.

Veja como ...

1966

1948 ao 1952

Passo 4 Vamos usar como exemplo de aplicação: O SOL (Jota Quest)

1953 ao 1963

Antes, vamos colocar todos os acordes ‘na mão’, para que esta troca não seja problema quando aplicarmos a levada rítmica.

Toque SOMENTE o ataque no UM nesta sequência abaixo:

A

E

Veja como ...

1981

G D

Nesta música teremos UM acorde que ainda não foi visto no sistema Mais que Música, porém, não vamos descartar um ótimo exemplo por causa disso! Por enquanto, memorize o acorde e logo o apresentaremos formalmente.

Veja como ...

1982

A7sus4(9) A

O Sol - Jota Quest G D A E Hey dor ... Eu não te escuto mais. Você não me leva a nada A E G D Hey medo... Eu não te escuto mais. Você não me leva a nada

Didática Aplicada: - Pouco acordes - Andamento médio .

A E D A E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol... É pra lá que eu vou A E D A E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol... É pra lá que eu vou A7sus4(9) A A7sus4(9) Yeh Amigo Sol..... Ahh ahhh

A A7sus4(9) A A7sus4(9) Amigo Sol Amigo Sol..... Ahh ahhh

www.maisquemusica.com.br Página 33

A Amigo Sol

Volta ao Refrão.


Veja: Para que usaremos esta matéria?

Levada X5

1993

Esta é uma levada rítmica extremamente simples para a mão esquerda. Vai te ajudar a começar a tocar melodias e acompanhamentos ao mesmo tempo. Nesta levada nós excluímos as terças dos acordes, então, ela vai funcionar tanto para acordes Maiores quanto para menores. Na verdade, vai funcionar para QUALQUER acorde, exceto os que tem Quinta diferente de justa (por exemplo, acordes diminutos ou aumentados). Lembre-se desta regra musical importante: No geral, você pode TIRAR coisas... Mas você não pode colocar coisas a mais que não deveriam estar ali. Por exemplo: Você pode NÃO TOCAR a 3a de um acorde, mas NÃO pode colocar uma 5a diminuta num acorde que deve ter 5a justa. Por outro lado, se neste mesmo acorde do exemplo você optar por NÃO TOCAR a 5a , os outro graus que você optar por tocar DEVEM SER os graus corretos do acorde.

Passo 1 Toque o padrão duas vezes para cada tônica. Neste primeiro passo , estaremos tocando em Semínimas.

C

D

E

F

G

% % % % % ========= ? Para todos os casos, as notas ficam todas da mesma cor (todas pretas ou todas brancas), mas o ‘B’ é DIFERENTE: No ‘B’, teremos: branca + preta + branca. . . B F# B Já no ‘Bb’, teremos: preta + branca + preta. .Bb F Bb

5J

B #

8J

A

T

8va

Use esta digitação:

% % ========= ?

Veja como:

1992

0308 ao 0312

Passo 2

Precisamos colocar essa levada na mão. A Mais que Música preparou diversos exercícios que focam no mesmo ponto (levada X5) mas com diversas sonoridades, o processo fica mais agrádavel e você estuda mais! Acompanhe a melodia de ‘Right here waiting for you’. Agora, estaremos tocando ‘dobrado’ (em colchêias).

C

G

Am

F

Veja como:

1994

Gostou do sistema? Então, tente este exercício EXTRA! Acompanhe a cifra pela TELA. Pratique a levada X5 o máximo possível, pois para entrarmos com a mão direita, a mão esquerda (que estará fazendo a levada X5) tem que estar MUITO fácil para você. Sem dificuldade alguma! Clique em nossos arquivos de apoio, no número 2001 e confira esta inovação Mais que Música!

Exercício EXTRA:

2001

www.maisquemusica.com.br Página 42

1996 ao 2000


X9 e Xm9 Como estamos vendo no curso de Harmonia, a ‘9' é apenas um sinônimo da ‘2'. Lembre-se de que a cifra não diz em que oitava a nota acontece, então, não é porque está escrito ‘9' que deve ser agudo... Tampouco escrever ‘2' significa que esta nota esteja mais grave. O fato de às vezes escrever ‘9' e, às vezes ‘2', é uma questão de gramática musical, mas NÃO faz alusão à oitava em que a nota deve ser tocada. Nosso voicing padrão vai ser o T T 9 3 8. Com a mão direita, use os dedos 1, 2 e 5. veja como faremos inicialmente um C9 e um Cm9

3 T 2 3

T

Esquerda

5

Direita

C9

T 2

T

Esquerda

5

Direita

Cm9

& ========= b

=========

Esse vai ser o primeiro voicing que colocare-mos ‘na mão’, mas você sabe que pode colocar a 9 em outra região. Basta ter todas as notas necessárias (T 9 3 5) para se dizer que é um C9. Elas podem estar em qualquer ordem ou ter qualquer repetição contanto que o ‘C’ seja a nota MAIS GRAVE. Se, ao alterar a ordem, você colocar a 3a, a 5a ou a 7a como notas mais graves, estaremos fazendo uma inversão.

Agora vamos começar a colocar o acorde ‘na mão’! Toque os acordes abaixo, tocando somente o primeiro ataque. Se ficar fácil demais, pode fazer com a nossa balada básica e aumentar o andamento gradualmente do link 16 até o link 25. PASSO 1

&

C9

D9

E9

F9

016 ao 025

2558

308 ao 312

2559

Veja como ...

PASSO 2

&

C9

D9

E9

F9

G9 A9 B9

www.maisquemusica.com.br Página 50

Veja como ...


PASSO 3

Para ganhar fluência sem deixar de ser estimulante, usaremos sequências de músicas conhecida!. Born this Way (Lady Gaga)

&

F#9

E9

B9

F#9

Veja como ...

Vídeo de apoio:

2560

2070

Veja como ...

Vídeo de apoio:

2561

2067

Veja como ...

Vídeo de apoio:

2562

2068

Fly Away (Lenny Kravitz)

&

A9

C9

G9

D9

With or Without You (U2)

&

D9

A9

Bm9 G9

PASSO 3

Toque todas as tônicas como X9. Use as diversas bases para deixar o exercício mais estimulante.

Base de bateria Veja como ...

2563

016 ao 025

Base com Baixo

Base alternativa

313 ao 317

&

C9

Db9

D9

Eb9

E9

&

Gb9

G9

Ab9

A9

Bb9

2564 ao 2565

F9 B9

PASSO 4

Toque todas as tônicas naturais (notas brancas) como acordes Xm9.

Base de bateria

016 ao 025

Base com Baixo

350 ao 354

PASSO 5

Este é um exercício intensivo para Xm9. Funciona da mesma forma que o anterior, só que, agora, use acordes Xm9.

Base de bateria

016 ao 025

Base com Baixo

355 ao 359

Base alternativa

2566 ao 2568

&

Cm9

Dbm9

Dm9

Ebm9

Em9

Fm9

&

Gbm9

Gm9

Abm9

Am9

Bbm9

Bm9

www.maisquemusica.com.br Página 51


Movimento X9 Hoje veremos um movimento MUITO simples que gera grande interesse. Você vai manter suas mãos na posição original, só que vamos ordenar as notas de forma que gerem uma pequena melodia usando apenas notas que compõem o acorde.

& ========= T

T

Veja como ...

2569

5a

G9

5a

=========

Ouça este movimento aplicado a:

C9

T

Bb9 F9

T

T

PASSO 1

Faça o movimento somente para C9. Um compasso de 2/4 COM o movimento e outro apenas a mínima. Use o metrônomo nos links 1957 até 1963 como base para todos os passo desta página. 1957 até 1963 4

Metrônomo:

3

%

2

&

C9

Veja como ...

2570

PASSO 2

Alterne entre C9 e F9. Um compasso COM o movimento e outro apenas a mínima.

&

C9

%

F9

%

Veja como ...

2571

PASSO 3

Alterne entre A9 e D9. Um compasso COM o movimento e outro apenas a mínima.

&

A9

%

D9

%

Veja como ...

2572

PASSO 4

Agora, aplique o movimento em todos os acordes.

&

C9

G9 Bb9

F9

A9

E9

D9

Veja como ...

2573

PASSO 5

&

G9

Veja como ...

2574 www.maisquemusica.com.br Página 52


Aplicando o movimento X9 Nesta fase, vamos aplicar o movimento às músicas que JÁ CONHECEMOS. Assim, você não gastará atenção em memorizar novas sequências, etc. Este não é o foco aqui. O que queremos é que você ganhe fluência na aplicação deste movimento e consiga fazer isso na hora que quiser e no acorde que quiser.

PASSO 1 Aplique o movimento nos pontos em vermelho. Lembre-se, todos os acordes do tipo tríade maior podem levar nona. Para praticar:

OVELHA NEGRA

Veja como ...

2575

(Rita Lee)

D G D G D G sossegada Gostava de sombra e água fresca A A A A D G A Meu Deus quanto tempo eu passei sem saber... hum D G D D G D G G Foi quando meu pai me disse filha, você e a ovelha negra da família A A D G A A A Agora e hora de você assumir... hummm e sumir F G Bm Bb Baby baby não vale a pena chamar C G A A Quando alguém está perdido, procurando se encontrar G Bm Bb F C G A A Baby baby não vale a pena esperar. Tire isto da cabeça. Ponha o resto no lugar... D

G Levava uma vida

Opcional: Tente usar somente neste trecho a levada de Rock Inglês

A7sus4(9) % A % A7sus4(9) % A % Aaaa aaahammm tchu tchu tchu Aaaa Solo sobre (G Bm Bb F C G A A )

PASSO 2 Aplique o movimento a todos os acordes, mas ATENÇÃO: Isso é um exercício! Não toque assim ao se apresentar. Vamos tocar em todos os acordes para garantir que você esteja apto a aplicar esse movimento no momento que quiser .

Como seria no ROCK INGLÊS?

Ouça como este movimento pode ser inserido a qualquer condução que você conheça.

2576

Veja como ...

2577

PASSO 3 Estes são os acordes de ‘O Sol’ (Jota Quest). Aplique nonas em todos os acordes. Aplique o movimento ao Ré. Tente cantar ao mesmo tempo.

&

Veja como ...

A

E

G

D*

Veja como ...

2578

PASSO 4 Aplique o movimento a todos os acordes acima, mas ATENÇÃO: Isso é um exercício! Não toque assim ao se apresentar.

Veja como ...

2579 www.maisquemusica.com.br Página 53


Inversões - Cadências Padrão Existem algumas sequências que usam inversões e são MUITO usadas em POP, Rock, MPB, especialmente em Gospel e outraos. Então, vamos colocá-las ‘na mão’!

I - V/3 - VI Aqui, há um movimento descendente. Dentro das cadências que envolvem inversões, esta é a cadência MAIS USADA, por isso é muito importante ter fluência e praticá-la em diversos tons.

&

C9 G/B

Am

Base com baixo

2625 ao 2627

Veja como ...

2618

Base com baixo

&

G9 D/F#

Em

2628 ao 2630

Veja como ...

2619

Base com baixo

&

A9 E/G#

F#m

2631 ao 2633

Veja como ...

2620

VI - VI/7 - IV Este é outro movimento que acontece bastante: Base com baixo

&

Am Am/G

F

2634 ao 2636

Veja como ...

2621

Base com baixo

&

Em Em/D

C

2637 ao 2639

Veja como ...

2622

Base com baixo

&

F#m F#m/E

D

2640 ao 2642

Veja como ...

2623

I - IV/5 - I Este é facílimo e muito bonito. Basta manter a tônica do ‘I’ no baixo. (Ex: Bridge over trobled water) Base de bateria

&

G

C/G

G www.maisquemusica.com.br Página 60

016 ao 025


Condução Arpejada

& ========= T

a

5a

5a

5

T

========= Veja como ...

2697

Mão Esquerda

Mão Direita

PASSO 1 - Objetivo: PRECISÃO RÍTMICA. Metrônomo

&

G9

Am7

Bm7

D7sus4(9)

1957 ao 1963

Veja como ...

2698

PASSO 2 - Objetivo: PRECISÃO RÍTMICA. Pra não dizer que eu não falei das Flores (Geraldo Vandré) (Am % G % ) : É assim SEMPRE... Não muda NUNCA! Lembre-se de que esta música é TERNÁRIA, então, para adaptar a levada, basta retirar os útimos dois toques, ou seja: A condução só vai na direção do grave para o agudo e NÃO volta.

Metrônomo

2701 ao 2705

Veja como ...

2699

Am % G % Am % G % Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais, braços dados ou não Nas escolas, nas ruas, campos, construções, caminhando e cantando e seguindo a canção Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer | x2 | Pelos campos, há fome em grandes plantações, pelas ruas marchando indecisos cordões Ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão Refrão Há soldados armados, amados ou não. Quase todos perdidos de armas na mão. Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição. De morrer pela pátria e viver sem razão. Nas escolas, nas ruas, campos, construções. Somos todos soldados, armados ou não. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais braços dados ou não.

PASSO 1 - Objetivo: PRECISÃO RÍTMICA. Metrônomo

&

F#m

Bm7

E

F#m7

1644 ao 1647

Veja como ...

2712

PASSO 1 - Objetivo: PRECISÃO RÍTMICA. (aqui toque a levada original, em 4/4) Metrônomo

&

C

%

Dm

%

G

%

C

%

www.maisquemusica.com.br Página 69

2707 ao 2711

Veja como ...

2706


Finalização I9 IVm/5 I9 Essa é uma finalização que pode ser usada tanto no maior como no menor, mas tem um efeito muito mais evidente em um centro tonal maior. No caso das musicas menores, elas JÁ TÊM um quarto grau menor que as tonalidades maiores não têm, então dê preferência para usá-las em musicas maiores, assim você vai conseguir um ‘cor extra’.

Por exemplo, em um C: Finalize a música, MANTENHA o baixo e toque a tríade MENOR do quarto grau deste acorde, neste caso, um Fm e retorne para o C

T

T 9 3

5

T

T

Exercícios: Vamos simular o final de diversas músicas tocando o I e ADICIONANDO este final. Lembre-se de que isso não estará escrito. É você que vai adicionar isso à música.

Veja como ...

2732

A7M

Dm/A

A7M

C9

Fm/C

C9

G9

Cm/G

G9

E9

Am/E

E9

Você pode usá-la para tonalidades menores, mas, nesses casos, não soma tanto. Ouça:

Am9

Dm/A

Am9

Em9

Am/E

Ouça a aplicação nestes exemplos práticos:

Em Dm Em Dm------G C9 e eu... Gostava tanto de você, gostava tanto de você

Bm--F#m Terra,

F#m G9 A7sus4(9) planeta á...gua

D9

Fm/C C9

Am/D D9

Am D G9 Cm/G G9 Que faz eu esquecer que a vida é feita pra viver www.maisquemusica.com.br Página 79

Em9


Condução com baixo isolado no grave Hoje trabalharemos uma condução de mão esquerda mais ‘ampla’. Você vai ter que dar saltos para tocar o baixo e, em seguida, completar o acorde. Esta habilidade vai ser muito usada nesta e em diversas outras conduções rítmicas. Para criar uma sequência super gradual e didática, escolhemos Amazing Grace, pois a forma é simples (não tem partes A, B, C, etc.), a tonalidade é Dó e é bem LENTA. Além disso, para completar o acorde, usaremos, na maioria das vezes, somente tônica e terça. Vamos lá!

Preparação didatica: Toque uma sequência em 3/4 que vai ajudar a dominar a música: Com a mão direita toque SEMPRE a nota dó em semínimas (três por compasso) Com a mão esquerda, toque o campo harmônico de Dó, assim: *1a semínima: A tônica grave *2a semínima: oitava + Terça *3a semínima: PAUSA

Veja como ...

2746

Amazing Grace

C

C

C

C7

F

F

C

C

C

C

C

F

G

G

G7

C

Veja como ...

Você pode fazer alterações no desenho rítmico da melodia para deixar a interpretação mais ‘humana’:

www.maisquemusica.com.br Página 87

2759


The Entertainer - Parte 1

Arranjo simplificado: Heitor Castro

(Scott Joplin)

pรกgina 1 de 2 Veja como ...

2764 Trecho 1

1

4 5 3 1

2

1

1

Trecho 1

Trecho 2

C

5

1

5

F 1

5

1

2

G

5

1

2 3

4 1

C 2 3

1

3

2

Trecho 4 Trecho 3

9

C

F

D 4 3

2

1 2 4

G 3 2

1

3

Trecho 5

13

C

F

G

C

Trecho 5

17

C

C7/Bb

F/A

Fm/Ab

G

www.maisquemusica.com.br Pรกgina 93

C


Conservar não é só pensar ecologicamente. É agir e tomar decisões que materializem essa necessidade urgente. É claro que preferiríamos que as folhas deste livro fossem completamente brancas. Elas teriam uma aparência melhor, a leitura ficaria mais fácil e ainda seria MAIS BARATO. Mas decidimos pagar esse preço e fazer a coisa certa. Opções como essa sempre exigirão mais esforço e mais investimento. Vamos deixar de falar tanto em reciclagem e vamos começar a VIVER dessa forma!

Para os alunos que estudam via DVD: Para que este curso funcione como esperado, você TEM que estar cursando as duas aulas semanais: A Prática e a de Harmonia/Percepção Tudo foi pensado para que os dois cursos se complementassem. Alguns assuntos são abordados aqui de forma superficial porque foram vistos a fundo na aula de Harmonia/Percepção. Não faça o curso pela metade. Aprenda de forma consistente.

Mais que musica piano demonstração  
Mais que musica piano demonstração  
Advertisement