Issuu on Google+


2


ÍNDICE

Carta do Presidente ................................................................ 4 Direcionadores Organizacionais ......................................... 5 Definição de Ética e Moral ................................................... 6 Código de Ética Grupo Altenburg ....................................... 7 Sistematização (procedimentos de denúncias e resolução de conflitos) do Código de Ética do Grupo Altenburg ................................................................ 22 Glossário ..................................................................................... 24


Carta do Presidente

A Altenburg ao longo de sua história tem buscado conduzir suas atividades e negócios de forma ética e com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nosso Código de Ética reflete este posicionamento que a partir da Missão, Visão e Valores orienta de maneira prática, no dia a dia, o comportamento e decisões com os públicos de relacionamento: público interno, fornecedores de produtos e serviços, representantes, clientes e consumidores, comunidade, acionistas, governo e sociedade e meio ambiente. Além disso, tem como objetivo estimular e promover de forma educativa o diálogo e o amadurecimento organizacional e pessoal. A construção deste documento contou com a participação de aproximadamente 10% dos colaboradores das mais diversas áreas e diferentes níveis hierárquicos. Desta forma, o código aplica-se a todos que trabalham no Grupo Altenburg: Altenburg, Altenburg Nordeste, Altenburg Store e Bom Sono. Nas próximas páginas apresentamos o Código de Ética do Grupo Altenburg que está organizado por públicos de relacionamento. Cabe a cada colaborador assumir a responsabilidade pela aplicação do conteúdo deste código e fazer dele ferramenta de consulta diária. Assumimos com este código o compromisso com o cumprimento das condutas estabelecidas.

Rui Altenburg

Presidente Grupo Altenburg

4


Direcionadores Organizacionais

VISÃO Estar em todos os lares brasileiros e ser o melhor fornecedor de soluções para bem dormir e bem viver.

MISSÃO Vestir a cama para o bem estar das pessoas com beleza, conforto e qualidade, surpreendendo clientes e consumidores, gerando relacionamentos e resultados com responsabilidade socioambiental

VALORES Pessoas Relacionamentos Responsabilidade socioambiental Paixão/Amor Respeito, disciplina, organização, ética e transparência Qualidade Inovação e excelência Resultados

5


Definição de Ética e Moral

Ser ético: “Refletir as escolhas, importando-se com os outros, procurando fazer o bem e responder pelo que faz”.

Ser moral: “Agir de acordo com os costumes e observar as normas coletivas”. Fonte: Henry Srour, no livro “Ética Empresarial”

Ética empresarial: “ Refere-se a padrões e princípios que orientam o comportamento e as relações no universo das empresas e de seus negócios”.

Fonte: João Luís de Almeida Machado, do site www.planetaeducação.com.br

É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados? Fonte: Prova Quádrupla - Rotary Internacional

6


Código de Ética Grupo Altenburg

1. Relacionamento com Público Interno: (Colaboradores, Aprendizes, Estagiários, Trainees)

1.1. Compromisso com a Gestão de Pessoas A Altenburg, atenta às necessidades das pessoas, proporciona um ambiente de trabalho agradável e busca cumprir as regulamentações e leis que regem as relações de trabalho.

Orientadores de Conduta Os colaboradores devem comprometer-se com o cumprimento da legislação vigente e normas internas. Os salários praticados são adequados à natureza e responsabilidade de cada função, respeitando a convenção coletiva da categoria e legislação vigente e políticas internas. As faltas ao trabalho, independente da causa, devem ser justificadas e, na ausência destas, a empresa aplicará os procedimentos disciplinares conforme norma interna e legislação. O horário de trabalho e de intervalos deve ser respeitado, independente de turno, setor ou unidade. É dever dos colaboradores manter-se em atividade profissional até o momento de saída e registro do ponto. A alimentação quando oferecida nos refeitórios é um benefício e atende aos critérios de Segurança Alimentar, em especial aos de higiene e qualidade no preparo e conservação dos alimentos.

7


Guardar bolsas e objetos pessoais nos armários individuais, quando a empresa e/ou filial dispor destes móveis. Na área produtiva somente é permitida a entrada com pochetes e penais de acordo com a norma interna. Brindes ou presentes recebidos em treinamentos poderão ser aceitos pelos colaboradores e comunicados a liderança imediata. Os colaboradores têm a oportunidade de participar de processo seletivo, desde que os mesmos atendam aos requisitos do cargo e estejam de acordo com os critérios da política de recrutamento interno. A capacitação dos colaboradores é estimulada e apoiada pela empresa, conforme política de desenvolvimento profissional e empregabilidade.

1.2 Sigilo e proteção de informações confidenciais Para a Altenburg, as informações confidenciais são estratégicas para o relacionamento das pessoas e sucesso do negócio.

Orientador de Conduta Os colaboradores, independente da função, nível hierárquico e área, devem atuar sempre em defesa dos interesses da empresa, mantendo sigilo absoluto sobre negócios, operações e informações relevantes, tanto em ambientes internos, externos com clientes, fornecedores, representantes, pessoas de relacionamento, quanto em locais públicos.

1.3 Oportunidades de Expressão A Altenburg respeita e valoriza ideias novas que visam melhorias para a empresa, colaboradores e parceiros.

Orientador de Conduta O colaborador interessado em contribuir com sugestões poderá expressar-se através das lideranças, caixa de sugestões ou do GPQ (Grupos de Produtividade e Qualidade) e GAIA (Grupo de Apoio Inovação Altenburg).

8


1.4 Comprometimento com os Resultados A Altenburg entende que o alcance das metas estabelecidas depende do envolvimento e dedicação de todos os colaboradores. A busca pela excelência deve ser uma prática diária para a sustentabilidade e longevidade da empresa.

Orientadores de Conduta Todo colaborador deve ser responsável pelo resultado da empresa, através do comprometimento e desempenho na função, realizando-o de acordo com os programas estabelecidos: Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), GPQ, 5S e Liderança para Resultados. É papel das lideranças orientarem suas equipes, motivando e proporcionando as condições adequadas para o alcance dos objetivos e resultados.

1.5 Comunicação A Altenburg e seus colaboradores comprometem-se em manter um diálogo permanente, aberto e transparente.

Orientador de Conduta A comunicação formal (murais, jornal Altenburg Post, e-mails, reuniões) e informal entre os colaboradores, turnos e setores devem ocorrer de forma clara, objetiva e com respeito.

1.6 Conflito de Interesses Os interesses individuais e de áreas específicas devem estar alinhados aos interesses gerais da organização.

9


Orientadores de Conduta Durante a jornada de trabalho, assuntos de interesse pessoal devem ser evitados, assim como o uso de celulares. Quando houver a necessidade, deverá ser levado ao conhecimento da liderança imediata. A comercialização particular de produtos e serviços (por exemplo: venda de mercadorias, alimentos e empréstimo) não é permitida nas dependências da empresa. Não são toleradas alterações ou rasuras em documentos e registros, como também a omissão de informações que favoreçam interesses individuais.

1.7 Saúde e Segurança É compromisso da Altenburg garantir aos seus colaboradores condições de trabalho seguras através do cumprimento de leis e normas de Saúde e Segurança, como também desenvolver programas que visam a promoção da saúde e qualidade de vida.

Orientadores de Conduta Os colaboradores devem seguir rigorosamente as normas de saúde e segurança no trabalho (externas e internas), utilizar adequadamente os EPI’s e evitar atos inseguros. A empresa conta com o apoio dos colaboradores e com o comprometimento da liderança para a sinalização de riscos de acidentes e ação preventiva imediata, com o objetivo de garantir a segurança no ambiente de trabalho. É proibido o porte, o uso ou estar sob o efeito de bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas nas dependências da empresa. O consumo de cigarros é permitido somente durante os intervalos do horário de trabalho e em locais destinados a esse fim. O propósito é preservar a saúde de todos, controlar o risco de incêndios e manter a produtividade, sendo justo com todas as pessoas. A alimentação complementar (lanches, balas, chocolates) deve ser realizada somente nos locais destinados para este fim (refeitório e copa).

10


De acordo com a norma interna, os colaboradores devem apresentar-se ao trabalho em condições de asseio pessoal e roupas adequadas conforme norma interna.

1.8 Uso dos recursos da organização Os recursos da Altenburg são considerados fundamentais para a boa execução das suas atividades e devem ser protegidos e preservados pelos colaboradores.

Orientador de Conduta Os recursos pertencentes à Altenburg como: veículos, equipamentos, materiais de escritório, móveis, máquinas, matérias-primas, tecnologia, sistemas, correio eletrônico, conhecimento e informações, devem ser utilizados com zelo e exclusivamente para os fins a que se destinam na empresa

1.9 Não à discriminação A Altenburg respeita as diferenças entre as pessoas e não tolera qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Orientadores de Conduta: Não são permitidas atitudes de discriminação, desqualificação, intimidação e constrangimento em função de raça/etnia, cor, sexo, orientação sexual, religião, convicção política, origem/nacionalidade, classe social, idade, deficiência, estado civil e/ou nível hierárquico. Não é admitido qualquer tipo de manifestação política ou religiosa que possa interferir na rotina de trabalho.

11


1.10 Assédios A Altenburg não permite no ambiente de trabalho qualquer tipo de comportamento que caracterize assédio moral, sexual, político ou religioso.

Orientador de Conduta: Independente do cargo, posição hierárquica ou influência não será tolerado nenhum tipo de assédio entre colaboradores, equipes ou grupos de trabalho.

1.11 Postura da Liderança É papel da liderança representar a Altenburg junto aos colaboradores. Assim, deve adotar uma postura ética e conduta exemplar, que inspire confiança, transparência e coerência, de forma a ser seguida pelos demais colaboradores.

Orientadores de Conduta: Independente do nível hierárquico, turno, setor ou unidade, não é permitido qualquer tipo de favorecimento nas relações de trabalho. É inaceitável qualquer atitude de abuso de autoridade que provoque ameaça, intimidação ou constrangimento. É papel da liderança manter um canal de diálogo aberto, transparente, respeitoso e acessível aos colaboradores. O Manual de Liderança para Resultados deve ser a base de consulta e orientação para as lideranças. Situações não contempladas pela política da organização serão analisadas pela área de Recursos Humanos (RH) e Direção.

12


1.12 Relacionamento entre colaboradores A Altenburg valoriza o respeito, trabalho em equipe e o bom relacionamento entre colaboradores, setores, turnos de trabalho, unidades e empresas do grupo.

Orientadores de Conduta: O respeito deve sempre estar presente nas relações. Isto implica em ouvir os colegas, prezar pelo trabalho em equipe e evitar comentários que possam gerar duplas interpretações ou inverdades. Não é permitido agressão de qualquer natureza entre os colaboradores. A empresa não se opõe quanto a relacionamentos amorosos entre colaboradores, desde que não exista relação hierárquica direta ou que este não interfira no ambiente de trabalho e no desenvolvimento das atividades diárias. Relações de parentesco são permitidas desde que não interfiram no desempenho profissional. O tratamento entre os colaboradores deve ser feito pelo nome ou sobrenome, conforme identificado no crachá, não fazendo uso de apelidos.

13


2. Relacionamento com Fornecedores de Produtos e Serviços

A relação entre a Altenburg e seus fornecedores de produtos e serviços deve ser transparente e duradoura, pautada em critérios técnicos e impessoais de forma a garantir a competitividade na cadeia produtiva, o melhor desempenho e assegurar resultados.

Orientadores de Conduta A relação da Altenburg com seus fornecedores deve ser pautada nos princípios da transparência, clareza e respeito mútuo. A seleção de fornecedores é baseada em critérios de escolha técnica, o que evita o favorecimento e oportuniza a concorrência leal. Os critérios de avaliação de desempenho e qualidade devem ser comunicados de maneira clara e transparente na negociação com o fornecedor, anteriormente à contratação do serviço ou compra do produto. Preferencialmente devem ser contratados fornecedores que adotam práticas legais, preservação ambiental e de segurança no trabalho. A fidelização de fornecedores é estimulada através da adequação aos critérios estabelecidos pelo contrato e requisitos de qualidade da Altenburg. É compromisso e responsabilidade dos fornecedores garantirem a conformidade com os requisitos pré-estabelecidos e confidencialidade em relação aos produtos e serviços contratados pela Altenburg. Empréstimos antecipados aos fornecedores sob a condição de devolução através de serviços ou produtos devem ser evitados. Empréstimos aos fornecedores sob a condição de devolução através de serviços ou produtos devem ser evitados. Presentes oferecidos por fornecedores não devem ser aceitos, salvo cortesias habituais nas práticas comerciais, tais como:

14


brindes institucionais (Exemplo: canetas, agendas com a logomarca, cesta natal, bebida) que serão distribuídos pela empresa na festa natalina ou de acordo com a necessidade dos colaboradores para uso exclusivamente profissional. Almoços e jantares de negócios são permitidos e podem ser custeados pelo fornecedor. Hospedagens e passagens aéreas a trabalho, para treinamentos ou visitas a fornecedores, podem ser subsidiadas quando autorizadas pela direção. Em caso de dúvidas quanto a receber ou não um presente, brinde ou cortesia, orienta-se conversar com a liderança imediata ou direção.

15


3. Relacionamento com Representantes da Empresa

Para a Altenburg seus representantes são considerados parceiros da empresa e devem gerar resultados e compartilhar dos mesmos princípios éticos.

Orientadores de Conduta O relacionamento entre os representantes e a Altenburg deve ser baseado na transparência, cordialidade, confiança e respeito mútuo. A conduta dos representantes reflete para o cliente a imagem da empresa. Não é tolerada qualquer atitude que possa comprometer a empresa em função de interesses pessoais. É papel dos representantes identificar no mercado informações relevantes para a melhoria do desempenho da Altenburg. Os representantes têm o compromisso de assegurar o sigilo das informações sobre os clientes, políticas, produtos, serviços e estratégias e cumprir a política comercial da Altenburg. É responsabilidade dos representantes manterem treinados os colaboradores da sua equipe (funcionários, prepostos e promotores de vendas).

16


4. Relacionamento com Clientes e Consumidores

A Altenburg está focada em satisfazer e superar as expectativas dos clientes e consumidores através do constante aprimoramento, inovação e qualidade dos produtos, assegurando políticas coerentes de comercialização, fidelização e um bom negócio para ambas as partes.

Orientadores de Conduta A relação da Altenburg com os clientes está baseada em práticas comerciais legais, princípios éticos, respeito e confidencialidade. As negociações são realizadas com seriedade e clareza, prezando pelo cumprimento das condições acordadas. A Altenburg compromete-se em ser justa quanto aos critérios de avaliação dos produtos com problemas de qualidade e ágil na solução para satisfação dos seus clientes e consumidores. Os colaboradores e representantes devem estar comprometidos em agir de forma cordial e atenta com a finalidade de detectar qualquer oportunidade de melhoria no relacionamento com clientes e consumidores. Brindes institucionais ou produtos podem ser oferecidos de acordo com ações de marketing e prática comercial da empresa.

17


5. Relacionamento com a Comunidade

A Altenburg busca ser um agente apoiador, participando e contribuindo com iniciativas que favoreçam o bem estar e sustentabilidade da comunidade onde está inserida.

Orientadores de Conduta: Os colaboradores são estimulados a participar de grupos de voluntariado interno e externo. A Altenburg promove ações em parceria com órgãos municipais proporcionando o desenvolvimento de projetos sociais que atendam a comunidade em geral. As contribuições para projetos e ações sociais, compreendendo doações, patrocínios e apoios, são realizadas através de critérios claros e objetivos e aprovados pela Diretoria.

18


6. Relacionamento com Acionistas

A Altenburg conduz sua relação com os acionistas baseada em princípios de transparência e confiança, e compromete-se em gerar resultados com sustentabilidade, perenizando o negócio e a marca.

Orientadores de Conduta A comunicação entre a empresa e seus acionistas deve ser clara, pautada em informações e evidências objetivas. Os acionistas comprometem-se em administrar de forma distinta os recursos financeiros pessoa física (bens familiares) e pessoa jurídica (bens empresariais). As diretrizes estratégicas do negócio serão aprovadas pelo Conselho de Acionistas.

19


7. Relacionamento com Governo e Sociedade

A Altenburg defende seus interesses, levando em conta princípios éticos e o cumprimento às leis, regulamentos e normas vigentes. A Altenburg entende que o pagamento de todos os impostos proporciona meios para que o governo cumpra seu papel de gerenciar os recursos em favor da sociedade.

Orientadores de Conduta: A empresa participa ativamente de órgãos públicos e de classe buscando o bem comum da sociedade atual e futura. Apóia candidatos a pleito municipal, estadual e federal e assume a responsabilidade de indicar pessoas públicas que acredita estarem capacitadas para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do município, estado e país. As relações com os sindicatos da classe ocorrem de forma justa e transparente, com a finalidade de melhorar a relação empregador e colaborador. O relacionamento com a imprensa e meios de comunicação tem como base a divulgação de informações íntegras e confiáveis. A Altenburg combate a informalidade, pirataria e contrabando, bem como ações governamentais que comprometem o fundamento da competitividade.

20


8. Meio Ambiente

A Altenburg reconhece as suas responsabilidades com o meio ambiente e cumpre as normas e legislação ambiental vigente.

Orientadores de Conduta: Os objetivos da empresa são estabelecidos de acordo com princípios de preservação e desenvolvimento sustentável. A Altenburg trata a água captada do rio e não gera efluentes no seu processo industrial. Os colaboradores são sensibilizados com a finalidade de agir respeitando os princípios de produção limpa baseado nos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, minimizando os impactos ambientais. A Altenburg pratica a reutilização no processo produtivo, separação dos resíduos e os encaminha para coleta especializada. A Altenburg desenvolve e oferece ao mercado e ao consumidor produtos de materiais reciclados.

21


Sistematização (procedimentos de denúncias e resolução de conflitos)do Código de Ética Grupo Altenburg

Em caso de sugestões, dúvidas ou denúncias relacionadas ao conteúdo desse documento deve-se agir da seguinte forma:

Se você for um Colaborador Grupo Altenburg: 1. Procure esclarecer ou resolver a questão com a liderança imediata. 2. Caso você não se sinta a vontade em falar com sua liderança imediata, procure o RH ou o Comitê de Ética. 3. Se ainda assim você não se sentir a vontade use os canais de comunicação disponíveis como: formulário físico ou e-mail (etica@altenburg.com.br), endereçados ao Comitê de Ética.

Se você não for um Colaborador Grupo Altenburg: 1. Use o e-mail etica@altenburg.com.br. As informações e a identidade da pessoa que a registrou será mantida em sigilo. O Grupo Altenburg se compromete a não fazer qualquer tipo de retaliação a quem fizer qualquer tipo de denúncia. Todos os casos serão levados ao Comitê de Ética que irá apreciar, averiguar e investigar a situação, e fazer as devidas recomendações que serão validadas pela diretoria e presidência da empresa.

22


Comitê de Ética O Comitê de Ética Grupo Altenburg é independente e tem como finalidade a promoção, orientação e manutenção desse código.

Penalidades O não cumprimento desse código poderá acarretar em sanções e punições que serão sugeridas pelo Comitê de Ética, e que vão variar de acordo com a gravidade da questão.

Revisão do Código O Código de Ética Grupo Altenburg será revisado após o primeiro ano do lançamento e, posteriormente a esse período, a revisão será feita a cada 2 anos.

23


Glossário

Este glossário tem como objetivo esclarecer termos ou palavras utilizadas no Código de Ética Grupo Altenburg que possam gerar dúvida.

Segurança Alimentar - É um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos suportável, visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo. Conflito de Interesses – Existe conflito de interesse quando o indivíduo tem que optar entre promover seus próprios interesses, os interesses da empresa ou os interesses de algum outro grupo. A fim de evitá-los, os colaboradores precisam alinhar seus interesses particulares aos interesses da empresa. Favorecimento – Caracteriza-se quando se apadrinha, protege, auxilia ou promove pessoas ou organizações apenas por amizade, parentesco sem que se considerem avaliações objetivas e evidentes de aspectos profissionais e comportamentais que garantam o melhor desempenho do negócio.

EPI - Equipamento de Proteção Individual. Assédio Moral - Atitudes e condutas negativas dos chefes ou colegas em relação

a seus subordinados ou pares por meio de humilhações, intimidações e exigências acima do suportável, durante a jornada de trabalho ou fora dela. Será caracterizado assédio moral quando houver a continuidade de maneira reiterada e prolongada tornando-se um hábito do cotidiano.

24


Assédio Sexual - Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou

favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico, ascendência ou mesmo abusando da relação de confiança entre pares, durante a jornada de trabalho ou fora dela. Será caracterizado assédio sexual quando houver a continuidade de maneira reiterada e prolongada tornando-se um hábito do cotidiano.

Assédio Religioso - Constranger alguém com o intuito de impor a outros,

subordinados, superiores ou pares hierárquicos, a própria crença religiosa, divulgando de maneira inoportuna materiais, ideias, eventos ou cultos que possam ferir a liberdade de outros, durante a jornada de trabalho ou fora dela. Será caracterizado assédio religioso quando houver a continuidade de maneira reiterada e prolongada tornando-se um hábito do cotidiano.

Assédio Político - Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou

favorecimento político por meio da imposição de uma visão de mundo ou de ideias políticas ligadas ou não a um partido, beneficiando-se da condução de superior hierárquico ou mesmo entre pares durante a jornada de trabalho ou fora dela. Será caracterizado assédio político quando houver a continuidade de maneira reiterada e prolongada tornando-se hábito do cotidiano.

Discriminação – Tratamento diferenciado dado aos indivíduos na contratação,

remuneração, acesso à formação, promoção, baseado na raça, cor, nacionalidade, ou região de origem, religião, deficiência, gênero, idade, orientação sexual, filiação sindical ou política.

Efluente - Todos os resíduos fluidos (líquidos e gasosos), provenientes das diversas atividades humanas, quando são descartados no meio ambiente.

25


Empregabilidade- É a capacidade que uma pessoa tem de se qualificar e permanecer no mercado de trabalho.

Representantes – Pessoas física ou jurídica que representa e presta serviço. Desenvolvimento Sustentável – Desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Relação de Hierarquia Direta - É aquela na qual o indivíduo, o colaborador, está subordinado a uma liderança.

26


27



Codigo de Ética Altenburg