Page 8

08

Saúde e Ciência Saúde e Ciência Envelhecimento no Contexto Sociocultural OBJETIVO:

Elenice M. G. Araújo Nutricionista do Lar S. J. D.

Apresentar uma revisão bibliográfica sobre as questões do envelhecimento, analisando os aspectos mais significativos envolvendo a terceira idade e seu papel na sociedade . REVISÃO DA LITERATURA: O envelhecimento: processo inerente à vida, constituindo um fenômeno complexo que afeta o ser humano de modo muito particular.

Fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais geram diferentes experiências no envelhecimento determinando a existência humana (LINHARES et al, 2003). A população brasileira vem envelhecendo de forma rápida desde o inicio da década de 60, quando a queda das taxas de fecundidade começou a alterar sua estrutura etária, estreitando progressivamente a base da pirâmide populacional, reduzindo assim a disponibilidade de cuidadores domiciliares.A Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que em 2025 o país ocupará o sexto lugar entre as nações com maior número de idosos, daí a importância de investigações que conduzam a novos rumos no sentido de melhores condições de vida para os idosos, com programas, ações e políticas que enfoquem a necessidade deste grupo etário.

INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSO - ILPI: São consideradas um sistema social organizacional, promovendo uma assistência que atende as necessidades mais amplas possíveis, desde os cuidados básicos da enfermagem à integração da equipe multidisciplinar, que também está envolvida no planejamento e execução dos cuidados, levando ao bem-estar e satisfação dos idosos ( C R E U T Z B E RG , 2 0 07 ) . A internação em uma IPL é uma alternativa em certas situações, mas quando definitiva,em idosos com baixos níveis de dependência causa uma importante deterioração na capacidade funcional e na autonomia. Tal subjetividade transforma a decisão de internar numa função da disponibilidade da assistência domiciliar provida pelo tripé família-Estado-sociedade. (CHAIMOWICZ, 1997, KINSELLA, 1994).Numa sociedade marcada pelo envelhecimento e por grandes mudanças sociais, torna-se necessário proporcionar ao idoso institucionalizado uma assistência digna, uma continuação do lar, abrangendo a vida social e emocional, as necessidades diárias, como também assistência à saúde. TRABALHO E APOSENTADORIA: O trabalho tem um papel insubstituível no desenvolvimento pessoal, na construção do próprio valor e na contribuição de cada um para a formação do patrimônio histórico-cultural humano (CLOT 2007). Dada a importância do trabalho, a aposentadoria em especial, pode mudar a vida do indivíduo nos aspectos físicos, sociais, psicológicas e econômicas.

Fraternidade Hospitaleira  

Informativo do Lar São João de Deus de Itaipava. Informações da Casa, da Ordem Hospitaleira e sobre Terceira Idade

Fraternidade Hospitaleira  

Informativo do Lar São João de Deus de Itaipava. Informações da Casa, da Ordem Hospitaleira e sobre Terceira Idade

Advertisement