Page 1

Youtuber Pro

Capítulo 17 HERO, HUB E HELP

Introdução O mundo do YouTube pode assustar no início pela vastidão de material disponível para consumo, que é produzido por centenas de pessoas, que parecem ter ideias a partir do nada e fazem trabalhos incríveis acontecerem com uma dinâmica encantadora. Porém, o que muitos desconhecem é que existe uma estratégia de criação de conteúdo que auxilia significativamente o trabalho, organização e presença no YouTube como criador de conteúdo. Esse conceito é o Hero, Hub e Help. Vamos conhecer melhor?

Conteúdo HERO Antes que tu penses que estamos a falar de algum super-herói famoso nos cinemas, o conteúdo Hero faz menção a todo trabalho gerado para causar impacto na rede. Ele é feito para causar picos de acesso no teu canal, por ser um tipo de material que tem tamanho, amplitude e alcance de igual tamanho. Os vídeos classificados como Hero são produzidos para atrair a atenção de pessoas, mesmo que não sejam do público-alvo do criador de conteúdo. Um ótimo exemplo desse conteúdo é a música “Qual a senha do wi-fi?” do criador de conteúdo Whindersson Nunes, proprietário de um canal com o seu nome. O vídeo já conta com mais de 67 milhões de visualizações.

65

Bootcamp


Youtuber Pro

Um outro exemplo de alavancagem bem significativo é o material produzido pela youtuber “Bibi”, também proprietária de um canal com o seu nome. Seu vídeo “Isolados”, ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações.

O conteúdo Hero é semelhante às olimpíadas ou copa do mundo de futebol de campo, onde muito foco é trazido nas incríveis produções desses eventos desportivos. É claro que tu não precisas de investir milhões de euros, mas a ideia é ser um conteúdo lançado vinculado a algo que esteja em alta. Usando o exemplo do vídeo “Qual a senha do wi-fi?”, Whindersson Nunes aproveitou a alta da música “Hello”, da cantora Adele, e fez uma paródia divertida para lançar seu conteúdo hero. Já BIBI, aproveitou a alta da série “Isolados” do youtuber “Rezendeevil” e lançou a música. De forma geral, o conteúdo HERO tem como objetivo alavancar o canal de tempos em tempos, com produções bem produzidas e convencer pessoas que não são fãs/inscritos a fazerem parte do teu canal e acompanhar mais de perto as tuas produções.

Conteúdo HELP Como próprio nome já diz, o conteúdo “HELP” tem como objetivo ajudar as pessoas nas suas buscas feitas pelo YouTube. Como já sabemos, essa é uma plataforma gigantesca na qual muitas pessoas procuram vídeos para entretenimento, informação, etc... Porém, uma das grandes utilidades do site também é mostrar como se faz determinada coisa. Neste sentido, tu podes pesquisar: “Como abrir uma lata de refrigerante?” e certamente alguém lhe irá ensinar isso, não importa a época do ano em que tu pesquises o assunto. Os conteúdos Help tem como fundamento, expor um determinado material que traz utilidade ao dia a dia das pessoas. Grandes exemplos disso podem ser os canais de culinária, que se baseiam em ensinar como produzir determinado alimento. Mas nessa categoria de canais, enquadram-se pratos que podem ser feitos no dia a dia, e não pratos altamente gourmet.

66

Bootcamp


Youtuber Pro

Grande exemplo de um conteúdo help é o vídeo “Como criar um canal no YouTube pelo telemóvel?”, da criadora de conteúdo “Fiama Pereira”, proprietária de um canal com o seu nome. Apesar de ainda não contar com milhões de inscritos no seu canal, a youtuber produziu este conteúdo help e ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações.

Ao definir a criação do teu material help, sê criativo e não faças algo apenas como se fosse perguntas e respostas. Informa e divirte o teu público com a tua essência. Tu podes usar o “GOOGLE TRENDS” para descobrir pesquisas que estão em alta e fazer um material help mais assertivo. É valido mencionar que o material help deve ser pensando para não ter uma validade específica, por exemplo: o vídeo que tu viste “Como criar um canal no YouTube pelo telemóvel?”. Enquanto os smartphones existirem, ele será um vídeo relevante para ser consumido em qualquer época do ano.

Conteúdo HUB Já os vídeos Hub, são aqueles produzidos para serem lançados no dia a dia do teu canal, o famoso “Arroz com feijão”, pois é o tipo de conteúdo que tu produzes regularmente para manter o teu público interessado em acompanhar o teu canal. Grandes e pequenos youtubers recorrem a séries para lançar um vídeo por dia, como atrativo e, dessa forma, conseguem mantê-los em alta por poderem contar sempre com utilizadores da plataforma que estejam em busca de um novo criador de conteúdo para acompanhar.

Em suma, foca-te no teu público que já te acompanha e procura fazer lançamentos ou ter determinados acontecimentos nas tuas séries, sugeridas pelo teu público. Lembra-te: é esse público que tu deves honrar nas tuas publicações diárias, pois eles esforçam-se para acompanharte e ajudar a construir o teu sucesso. 67

Bootcamp


Youtuber Pro

Resumindo O conteúdo HERO é o tipo de material que envolve uma produção diferente, que destoe das demais de o teu canal e é lançado esporadicamente ao longo do ano. Normalmente, surfa a onda de algum tema em alta. O conteúdo HELP é um conteúdo lançado com frequência maior em comparação com o conteúdo hero, porém, com o intuito de mostrar como se faz algo, trazer à tona algum contexto de utilidade para o dia a dia. Ele não tem validade e é relevante o ano inteiro. O conteúdo HUB é lançado diariamente (ou com base nas a tuas definições de lançamento) para teu público no YouTube, com o objetivo de mantê-los fiéis a tu

68

Bootcamp

Profile for happycodeportugal

Youtuber Pro - Aula 17  

Youtuber Pro - Aula 17  

Profile for happycode