Page 1

Grandes

Chef ’s


2

Grandes Chefs


EDITORIAL

Grandes Chef ’s é uma revista para os amantes da cozinha, contando a vida de chef ’s famosos e algumas de suas grandes experiências.

ÍNDICE:

4

Cake boss

6

Master Chef

8

Paola Carosella

10

Erick Jacquin

11

Enrique Fogaça

12

Rodrigo Anunciato

EXPEDIENTE:

Grandes Chef ’s Projeto laboratorial do curso de Publicidade e Propaganda da UniSantos, com orientação do prof. Me. Gil Menin (Proj. Lab. PP II). Edição e editoração Hana Hammoud. Ano 1, nº 0, Projeto Piloto, sem fins lucrativos, de cunho acadêmico para práticas de TICs e softwares gráficos. www.unisantos. hanah.hammoud@ gmail.com. Novembro/2019.


4

Grandes Chefs

Cake Boss

T

ambém conhecido como Cake Boss, Buddy Valastro representa a quarta geração de padeiros da família Valastro. Nascido em Hoboken, Nova Jersey, mostrou ainda cedo seu talento para a decoração de bolos. Perdeu o o pai, Buddy, com apenas 17 anos e desde então assumiu as responsabilidades do patriarca ao lado da família, expandindo a padaria Carlo’s Bakery. A primeira filial fora de Hoboken foi inaugurada em 2013, com três novas padarias, ambas em Nova Jersey. Descendente de italianos cozinheiros, Buddy usou “Descendente de italianos cozinheiros, receitas italianas clássicas para Buddy usou receitas italianas clássicas para abrir seu primeiro restaurante, abrir seu primeiro restaurante.” o Buddy V’s, em Las Vegas. Em Hoboken, ele supervisiona as padarias da família. Fez sua estreia na TV em 2009, à frente do reality show “Cake Boss” exibido pelo canal americano TLC e também no Discovery Home & Health. A série mostra o cotidiano de Buddy Valastro com sua mãe, irmãs, cunhados, sobrinhos e primos. No ano seguinte, em dezembro, estreou o “Next Great Baker”,


PROJETO 1

Equipe e família de Buddy Valastro

reality show americano exibido pelo TLC. Em 2011, comanda outra atração, o “Kitchen Boss”. Em 2015, Buddy Valastro é contratado pela TV Record para comandar o programa “Batalha dos Confeiteiros Brasil”. Com formato da Discovery e produzido pela Endemol Shine Brasil, o programa estreia em setembro e mostra uma competição entre talentosos confeiteiros do país. Buddy desafiará os participantes. O vencedor vai administrar a primeira loja Carlo’s Bakery no Brasil, a primeira franquia fora dos Estados Unidos.

5


6

Grandes Chefs

Masterchef ’s avaliam prova em navio. Depois de competição em equipe, participantes são apavorados na eliminatória de confeitaria com uma difícil sobremesa francesa no duelo final

D

epois de um mata-mata em meio a muita correria na semana passada com direito a muitas lágrimas dos participante e pouca emoção para os espectadores, foram eliminados metade dos 20 candidatos ao MasterChef, agora com o aposto A Revanche. Nesta terça (22), às 22h45, os 10 participantes vai enfrentar o primeiro duelos de equipes. Sob os olhos dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin “O desafio é cozinhar no maior navio (Le Bife) e Henrique Fogaça da Marinha Brasileira” (Sal Gastronomia e Cão Véio) estarão divididos em dois grupos. O desafio é cozinhar no maior navio da Marinha Brasileira, o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico e alimentar 150 tripulantes com um prato principal e uma sobremesa para 150 tripulantes. No salve-se quem pudem, um time estará livre da eliminação.


Grandes Chefs

Enrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin são os jurados dessa edição.

Do conforto do mezanino, os participantes podem ver seus colegas se digladiando na eliminação. A prova promete assustar quem acabou de entrar e já está com o pé na porta. Dos cinco remanescente, os dois piores serão escolhidos pelos chefs para duelo que tem como tema a confeitaria francesa. Os rivais vão fazer um doce que os mestres se arriscam a preparar: um croquembouche, uma torre de carolinas, recheadas e cobertas de caramelo. Como se sabe, que se der mal com o açúcar deixa a cozinha. Nesta noite, se conhecerá o primeiro eliminado de verdade.

7


8

Grandes Chefs

Sou cozinheira.

Paola Carosella, a hermana mais querida da TV brasileira

N

asci na Argentina em 1972, numa família de imigrantes italianos, onde as mulheres ainda plantavam, colhiam e cozinhavam intensamente. Cresci na horta, no pomar, rodeada de galinhas e coelhos. Meu avô Lino era um grande pescador e caçador, em casa tínhamos sempre rãs, caracóis, peixes de rio e de mar, lebres, porcos selvagens, javalis, pombos, codornas; todo tipo de bicho que ia parar na panela após horas de limpeza: tirávamos as penas, a lama, milhões de espinhos, abríamos as conchas, separávamos os músculos dos ossos e peles. A cozinha sempre foi e continua sendo o meu lugar preferido da casa, do mundo inteiro. Após terminar o colegial, em 1992, comecei a trabalhar em cozinhas de restaurantes. Assim foi e continua sendo. É o que eu faço, o que amo e o que me dá alguma certeza, o que entendo, o que me acalma. Comecei em Buenos Aires, onde trabalhei com grandes cozinheiros como Paul Azema e Francis Mallmann, viajei para Paris e trabalhei em lugares como Le Grand Vefour, Le Celadon e Le Bristol. Na California trabalhei no Zuni Café; no Uruguai, no Los Negros; no 1884 em Mendoza, Argentina, no Patagonia Sur, em Buenos Aires,


Grandes Chefs

no Patagonia West em Nova Iorque, entre outras viagens e lugares. Em 2001 cheguei a São Paulo para abrir e dirigir a cozinha do Figueira Rubaiyat junto a Francis Mallmann e Belarmino Fernandes Iglesias. Em 2003 abri o Julia Cocina, uma homenagem a Julia Child: um restaurante pequeno com a cozinha aberta para o salão, com um cardápio minúsculo que mudava quase todo dia e que me deu enorme prazer, muitas dores, muito aprendizado e vários prêmios. Em 2008 abri o Arturito, um restaurante de cozinha simples, feita com os melhores ingredientes disponíveis na cidade, com foco na cozinha clássica mediterrânea mas também misturando as minhas raízes, origens e desejos. Coisas que penso, vejo, como, o que meu coração sente vontade e o meu talento tem alcance. Em 2014 abri junto com meu sócio Benny Goldenberg o La Guapa Empanadas Artesanais e Café, um pequeno café de empanadas e doces latinos artesanais. Eu acredito: Nos ingredientes: Frescos, de boa procedência, naturais, bem criados, simples, nobres (é melhor pouco de algo muito bom, que muito de algo mais ou menos) Numa mão suave e delicada, mas firme e bem intencionada. No respeito: pelo ingrediente, pelo colega, pelo fogo, pelo cliente, pelo agricultor, pelo pescador, pelo lixeiro, pela natureza. Na constância: todos os dias, a mesma coisa, dia após dia, sem reclamar. Na paciência, saber esperar, muitas coisas na cozinha demoram muitas horas, muitos dias, muitos meses para ficarem prontas. Assim como na vida... tudo tem seu tempo. Na coerência: respeito as nossas raízes, ao lugar, ao clima, ao momento. Na humildade: O prato é quem fala, não é o cozinheiro. No desejo. Por que sem desejo não atravessamos nem a rua.

9


10

Grandes Chefs

Chef francês Erick Jacquin com tômpero

E

rick Jacquin é um chef de cozinha francês e um dos jurados do programa de culinária “MasterChef Brasil”, exibido pela Band desde 2014. Nasceu em 1964, em Dur Sur Auron, uma pequena e tradicional cidade do Departamento de Cher, no centro da França, perto do Vale do Loire. Após fazer curso na Escola de Hotelaria, Erick seguiu para Paris e por lá trabalhou em vários restaurantes franceses renomados. Chegou ao Brasil em 1995 após comandar o restaurante Au Comte de Gascogne, em Paris. No país, foi chef do restaurante Le Coq Hardy, em São Paulo, e acabou sendo eleito chef do ano diversas vezes. Em 1999, Jacquin o Café Antique, “Não tem um chef melhor que inaugurou considerado o melhor o outro, cada um tem a sua restaurante Francês no mesmo ano. Em 2004, abriu especialidade e experiência.” o restaurante La Brasserie Erick Jacquin, também em São Paulo. Em 2013, o chef passou a se dedicar em eventos e palestra através da empresa Erick Jacquin Événement. Atualmente, atua como chef responsável pela cozinha do Tartar&Co e como chef consultor do La Cocotte Bistro, além deser responsável pela gastronomia do Restaurante La Brasserie de la Mer em Ponta Negra, em Natal, no Rio Grande do Norte. Em dezembro de 1998, Erick foi nomeado Maître Cuisinier de France (a mais alta honraria da Gastronomia Francesa). Ele foi o primeiro chef francês a receber esse título no Brasil e na América do Sul.


Grandes Chefs

Este é o título 1 ou chamada desta página

H

enrique Fogaça é um chef e empresário brasileiro nascido em Piracicaba, interior de São Paulo. Ele também faz parte do time de jurados do programa “MasterChef Brasil”, exibido pela Band e que estreou em 2014. Seu interesse por gastronomia iniciou por volta dos 22 anos, quando foi morar em São Paulo com a irmã. Na época, ele tinha que se virar fazendo a própria comida e pedia receitas para a mãe e a avó. Formado em arquitetura, Henrique cursava comércio exterior, mas estava desanimado com o curso. Foi quando tomou conhecimento dos cursos de gastronomia que surgiam em São Paulo e então decidiu se matricular no curso de chef executivo das Faculdades Metropolitanas Unidas ( FMU), em 2001. Enquanto estudava, ele não perdeu a chance de fazer estágios em renomados restaurantes de São Paulo. Em 2005, depois de um ano trabalhando no extinto Namesa e acumulando experiência em pequenos eventos, abriu um pequeno café na Galeria Vermelho, o Sal Gastronomia, que acomodava “A cozinha realmente cerca de 16 pessoas. Com o transforma vidas e mais vidas. tempo o espaço foi ganhando Eu sou uma pessoa que me mais mesas e dois anos depois, Fogaça sentiu a necessidade transformei pela gastronomia.” de ampliar o restaurante em função da demanda e do conforto que queria oferecer aos clientes. Em 2012, criou a Feira Gastronômica de comida de rua em São Paulo. No ano seguinte, inaugurou seu gastropub Cão Véio e, em 2014, abriu seu American Bar na parte superior do Sal Gastronomia.

11


B IO G R A F I A Rodrigo Anunciato Neto da famosa apresentadora Ofélia Anunciato

C

hef de cozinha, neto da famosa apresentadora Ofélia Anunciato, no programa Cozinha Maravilhosa de Ofélia. Ministra diversas disciplinas, entre elas Habilidades Básicas, Práticas Avançadas, Cozinhas Clássica e Contemporânea e Cozinha Asiática. Possui cursos de ensino continuado no The Culinary Institute of America, situado em Hyde Park, NY. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Paulista (1997). Atualmente é professor do ensino superior da Universidade Católica de Santos. Professor responsável pelos estágios em Gastronomia. Chef Executivo e Chef Consultor de vários estabelecimentos na Baixada Santista. Mestre em Administração pela Universidade Católica de Santos. Professor e autor na modalidade à distância na Universidade Metropolitana de Santos.


Profile for hanah.hammoud

Grandes Chef's  

EXPEDIENTE: Grandes Chef’s Projeto laboratorial do curso de Publicidade e Propaganda da UniSantos, com orientação do prof. Me. Gil Menin (Pr...

Grandes Chef's  

EXPEDIENTE: Grandes Chef’s Projeto laboratorial do curso de Publicidade e Propaganda da UniSantos, com orientação do prof. Me. Gil Menin (Pr...

Advertisement