Issuu on Google+

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

FICHA TÉCNICA PRODUTO: HAGENCOLA

Código: 822-01-0 Página: 1 / 2 Revisão: 04 Data: 14/08/2012

ADESIVO PARA ARGAMASSA E CHAPISCO Descrição do produto É um adesivo compatível com cimento Portland e cal, desenvolvido para ser utilizado como ligante e adesivo para argamassas e confecção de chapiscos. Características Líquido branco leitoso. Densidade: 1,00 kg/L. pH: 6,0. Base química principal: Resina acrílica. Efeitos principais e vantagens 

Proporciona alta aderência das argamassas sobre os mais diversos substratos.



Confere à argamassa, quando a ela incorporada, maior poder de adesão e maior elasticidade.



Aumenta a impermeabilidade.



Evita fissuras de retração.



Resiste à ação da água, podendo ser empregado em superfícies expostas.

Efeitos secundários 

Aumenta a resistência ao desgaste mecânico e aos choques.

Aplicação 

HAGENCOLA é indicado para uso como aditivo adesivo de argamassas e chapiscos e em ponte adesiva aumentando consideravelmente o poder de colagem.



Como aditivo é recomendado para chapiscos, estucagem de concreto aparente e em trincas de alvenaria.



Como ponte adesiva é recomendada na camada de ligação entre o concreto e o contra piso.



Como aditivo ou como ponte adesiva é recomendado para uso em reparos em concreto e em argamassas em geral.



É também indicado como fixador de caiação.

Dosagens, métodos de aplicação, consumos e resultados foram determinados baseados em testes realizados pela HAGEN® DO BRASIL em condições especiais de laboratório, com materiais selecionados e temperatura controlada e tem caráter restrito ao desenvolvimento dos produtos, não sendo atestado tácito ou explícito de desempenho em situação de campo ou obra. Cabe ao cliente ou à sua ordem confirmar, aprovar e validar seus traços / produtos, métodos executivos, qualificar seus insumos e pessoal de aplicação, seja por si só ou por terceiros.

Este documento poderá ser revisado a qualquer tempo, sem informe prévio. Consulte nosso site: www.hagendobrasil.com.br A-PLAB-007-00


SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

FICHA TÉCNICA PRODUTO: HAGENCOLA

Código: 822-01-0 Página: 2 / 2 Revisão: 04 Data: 14/08/2012

Modo de usar 

O substrato deve estar limpo, isento de impurezas e partículas soltas. É importante estar atento para que a superfície (piso, parede e forro) que receber a argamassa não esteja muito lisa, resinada ou com excesso de desmoldantes, para se garantir uma perfeita aderência. Essa superfície deve ser lavada, escovada ou até mesmo apicoada.



Como aditivo adesivo de chapiscos utilizar dissolvido na água na proporção volumétrica 1: 2 a 1: 3 (HAGENCOLA: água).



Nas pontes adesivas do contra piso no concreto usar massa fluida composta de cimento Portland e areia fina na proporção volumétrica 1: 2 e água misturada com HAGENCOLA na proporção volumétrica 1: 1, lançando a argamassa de contra piso sobre a ponte adesiva antes do início de pega.



Nos reparos de concreto usar argamassa estrutural e HAGENCOLA como aditivo na proporção 1: 2 (HAGENCOLA: água) ou como ponte adesiva de mesma composição indicada para aderência de contra piso no concreto.



Nas estucagens de concreto aparente utilizar espessura de, no máximo, 0,5 cm. A aplicação é feita a broxa e a igualação superficial com desempenadeira de feltro, podendo-se misturar cimento Portland branco com cimento Portland cinza para se obter tonalidades variadas. Neste caso, adotar HAGENCOLA dissolvido em água na proporção volumétrica 1: 2 (HAGENCOLA: água).



No reparo de trincas não térmicas de alvenarias, removidas todas as partes soltas e vedadas as saídas da argamassa de enchimento, prepara-se uma massa fluída de 1 parte de cimento/ 2 partes de areia fina e seca. Amolentar com 1 parte da solução HAGENCOLA: água - 1:1. Preencher a junta com argamassa preparada.

Consumo aproximado 

Estucagem: 0,4 litros/m2/cm.



Composto adesivo: 0,3 litros/ m2/cm.



Argamassa Plástica: 0,4 litros/ m2/cm.

Embalagem Balde com 18 Litros, Bombona plástica com 20 e 50 Litros e Tambor metálico com 200 Litros. Armazenamento e validade Até 6 meses da data de fabricação na embalagem original, lacrada e em local seco e arejado sobre paletes. Instruções de segurança Consultar FISPQ. Dosagens, métodos de aplicação, consumos e resultados foram determinados baseados em testes realizados pela HAGEN® DO BRASIL em condições especiais de laboratório, com materiais selecionados e temperatura controlada e tem caráter restrito ao desenvolvimento dos produtos, não sendo atestado tácito ou explícito de desempenho em situação de campo ou obra. Cabe ao cliente ou à sua ordem confirmar, aprovar e validar seus traços / produtos, métodos executivos, qualificar seus insumos e pessoal de aplicação, seja por si só ou por terceiros.

Este documento poderá ser revisado a qualquer tempo, sem informe prévio. Consulte nosso site: www.hagendobrasil.com.br A-PLAB-007-00


FT_HAGENCOLA_rev4