Issuu on Google+

Higienicamente ativo.

www.haefele.com.br

sempre e em todo lugar.


Bactérias e vírus. sempre e em todo lugar. sem Alasept.

Bactéria E. coli (latim Escherichia coli)

Vírus (latim Virus)

Estafilococo (latim Staphylococcus)


Alasept / Acabamento antibacteriano

sumário Alasept – acabamento antibacteriano para ferragens para móveis e arquitetura

Por que Alasept?

Como funciona o Alasept?

Alasept em uso

Ferragens com Alasept

página

página

página

página

Excelente proteção: por meio de um processo patenteado, superfícies em aço inox podem receber o acabamento.

Destruição de germes: a inovação na área de higiene da Häfele é eficiente sempre e em todo lugar.

Onde as pessoas se encontram: Diana Klinik e Hotel Ibis Styles Nagold.

Entrega rápida: Puxadores para móveis / maçanetas convencionais / maçanetas para Dialock / maçanetas de janelas.

Serviço Häfele 360° de apoio a projetos

Sobre a Häfele

página

página

Expertise em sistemas e consultoria para arquitetos, designers, construtoras e investidores. Material de apoio e certificados.

Ferragens e sistemas para construção civil e funcionalidade para móveis e ambientes.

06

30 4 / Alasept

12

36

20

24


06 por que alasept? Certificado de segurança.

20 Alasept em uso Desde hotéis, clínicas, hospitais, até centros de eventos e aeroportos.

Higiene no toque

30 serviço 360° Häfele – sua parceira para esclarecer dúvidas sobre Alasept.

36 sobre a Häfele Ferragens e sistemas para construção civil e funcionalidade para móveis e ambientes. 5 / Alasept


Quando as portas do hospital são abertas com as pontas dos dedos – é hora de mudar para Alasept.

por que Alasept?

6 / Alasept


7 / Alasept


Alasept / Por que Alasept?

Higienicamente ativo – sempre e em todo lugar Da sala de cirurgia até a maçaneta da porta. Onde há pessoas, há vida. As mesmas portas são abertas e fechadas – e sempre repletas de vírus, bactérias e outras patogêneses. Especialmente os hospitais, prédios públicos e salas de cirurgia são locais ideais para transmissão de bactérias e vírus perigosos. Mas aeroportos, escolas, clínicas e centros de eventos também tem o risco. Infecções ocorrem em centenas de milhares de casos e causam milhares de mortes. As mais temidas são as patogêneses multi resistentes tais como MRSa, que vem cada vez mais se tornando um problema especialmente em áreas sensíveis como clínicas e casas de repouso. As consequências são frequentemente doenças sérias como infecções cutâneas, pneumonia e endocardites, até mesmo infecções mais graves. Essas são algumas razões pelas quais os especialistas em higiene e outros proficionais da área de

microbiologia e prevenção de infecções trabalham intensivamente na prevenção e proteção de pacientes do risco de patogêneses e infecções graves. Alasept é a inovação de higiene da Häfele para áreas sensíveis. O acabamento de alta eficácia antibacteriana e antiviral é um processo patenteado de recobrimento pelo qual superfícies em aço inox tais como maçanetas podem ser protegidas contra germes. A tecnologia foi originada da engenharia médica e já está sendo utilizada com sucesso na proteção de implantes nas juntas como joelhos e bacia. Alasept foi testado e certificado de acordo com a norma internacional ISO 22196:2007-10 – e possui múltiplos benefícios para otimização da higiene.

Alasept – um adicional de higiene para sua saúde O acabamento antibacteriano altamente eficaz da Häfele para ferragens é a primeira solução certificada no mercado. Foi testado e certificado de acordo com a ISO 22196 em março de 2011. A certificação foi conduzida no instituto independente Hohenstein Laboratories GmbH & Co. KG e foi renovada e confirmada em fevereiro de 2013. 8 / Alasept


certificado

ISO 22196

alto padrão para Alasept

O selo de qualidade Hohenstein possui um alto nível de credibilidade por seus requisitos práticos e científicos.

9 / Alasept


Alasept / por que Alasept?

Alasept – benefícios Higienicamente ativo, alta qualidade, design neutro e durabilidade.

hafele.com.br

Alasept – proteção onde pessoas entram e saem Alasept, o acabamento eficaz antibacteriano invisível, combate bactérias e outros patogêneses – por exemplo, em alavancas de maçaneta – minimizando os riscos de infecção.

Alasept – redução de germes O acabamento especial à base de cobre – similar aos usados em implantes médicos de alta qualidade – é atualmente a única solução invisível no mercado com efeitos comprovados. As bactérias aderem também em superfícies com acabamento Alasept, mas a redução de germes tem efeito imediato. Testes comprovam que mesmo após 1 hora de exposição em superfícies protegidas há uma redução dos germes em mais de 99,9% contra bactérias e 99,9999% contra vírus.

za pe

Lim

a

sic

Alasept – trabalha 24 h O efeito antibacteriano de Alasept está sempre presente de forma confiável: antes e depois da desinfecção de superfícies. Utilizando este acabamento especial, você oferece uma barreira

ca

ási

b eza

p

Lim

10 / Alasept

adicional e eficaz e minimiza o número de patogêneses, particularmente em áreas sensíveis de saúde. Você também reduz o risco de transmissão por contato em maçanetas.


Alasept – promove sua imagem Maçanetas com acabamento antibacteriano demonstram uma grande preocupação com a higiene – um cuidado que seus pacientes, visitantes e clientes irão certamente apreciar. Um adicional para aumentar a fidelidade de clientes.

Alasept – visual moderno de design neutro Häfele é o único fabricante que oferece as vantagens do efeito devastador dos íons de cobre sobre os germes sem compromenter a estética. O acabamento invisível em ferragens em aço inox mantém o visual original. No passado, este tipo de prevenção de contaminações somente era possível utilizando peças sólidas de cobre, com visual pouco atraente.

Alasept – limpeza mais rápida e fácil

Alasept – robusto e resistente à arranhões

Para limpeza de ferragens, recomendamos o uso

A eficácia do acabamento antibacteriano Alasept não é redu-

de produtos de limpeza comuns, livres de ácido.

zida por impactos (por exemplo, riscos feitos por macas) ou

Os produtos com acabamento Alasept podem

por arranhões feitos com anéis. Naturalmente, se a maçaneta

ser desinfetados com a maioria das soluções

for destruída intencionalmente, como por exemplo com bati-

listadas pelo Instituto Robert Koch.

das de martelo, nestes casos o acabamento Alasept também pode ser danificado.

Alasept – para móveis e portas de passagem Com Alasept você tem uma opção consistente de proteção – tanto em ferragens para portas de passagem como em ferragens para móveis. 11 / Alasept


Quando as maçanetas de hotel só são tocadas em último caso – é hora de mudar para Alasept.

Como funciona o Alasept?

12 / Alasept


13 / Alasept


Alasept / como funciona o Alasept?

bactérias constroem pontes? Não sobre o acabamento Alasept – ao primeiro contato com a superfície, as bactérias são atacadas pelos íons de cobre e são destruídas. Alasept é baseado em um dos metais mais antigos conhecidos pela humanidade: o cobre. Mesmo Hipócrates, o pai da medicina antiga, já utilizava cobre para prevenir infecções. Patogêneses - tais como o Estafilococo, que se adapta facilmente a ambientes, passando por contato entre mãos, só consegue formar colônia e se multiplicar em ferragens com Alasept de forma limitada. Bactérias e vírus são destruídos de forma contínua pelo substrato de cobre, isto é, suas células são atacadas em vários pontos, e suas funções fisiológicas, tais como síntese protéica de membrana celular, são inativadas. Como resultado, a estrutura molecular da macromolécula é alterada, os processos metabólicos da bactéria são bloqueados e ela morre (GIBBIS & WARNER 2005). Uma eficácia que é demonstrada pela certificação ISO.

Vírus em % 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

55

Como funciona o Alasept? Alasept é um acabamento invisível de alta qualidade para maçanetas em aço inox. Testes mostraram que mesmo após 1 hora de exposição em superfícies protegidas, uma redução de mais de 99,9% de bactérias e 99,9999% de vírus é possível (Hohenstein Laboratories GmbH & Co. KG). Germes

Bactérias e vírus são eliminados.

Maçaneta em aço inox

Os íons de cobre destroem a parede celular do germe.

14 / Alasept

Acabamento Alasept

60

Tempo em min.


com Alasept

em qual delas vocĂŞ prefere tocar?

sem Alasept

15 / Alasept


16 / Alasept


a substância base para produção do alasept. Íons de cobre danificam a parede celular dos germes e os destroem permanentemente. O resultado é proteção e segurança.

17 / Alasept


Alasept / como funciona o Alasept?

acabamento antibacteriano altamente eficaz Autores: Prof. Dr. Hans-Georg Neumann e Dr. Cornelia Prinz, DOT GmbH

Alto risco de contaminação O risco de contaminação em hospitais aumentou nos últimos anos, especialmente devido à disseminação de germes resistentes a antibióticos. Na Europa, aproximadamente 3 milhões de infecções são adquiridas anualmente em hospitais, das quais 50.000 são fatais. Em parte, estes germes podem ser transferidos das mãos de uma pessoa para as superfícies de contato (maçanetas, corrimãos, barras de apoio, etc.). A transmissão pode ser prevenida por uma desinfecção seletiva nestas superfícies de contato, mas a frequência do uso e a realidade destes procedimentos de limpeza aumentam as possibilidades. Acabamentos efetivamente antibacterianos nestas superfícies fornecem uma contribuição adicional para interromper a trilha de infecções destes germes. Dr. Helmut Mucha, Cientista executivo no Instituto de Higiene e Biotecnologia no Hohenstein Institute em Bönnigheim.

O acabamento Alasept tem se mostrado altamente antimicrobial contra bactérias e vírus em testes normatizados sob condições realistas. Em testes cinéticos, foi mostrado que mesmo após uma exposição de 60 minutos em superfícies com Alasept, ocorre uma alta redução de germes de mais de 99,9% de bactérias e 99,9999% de vírus. Também se comprovou em testes práticos de transmissão que a transferência de microorganismos de superfícies para as mãos pode ser reduzida significativamente.

18 / Alasept

O efeito germicida do cobre O efeito antibacteriano do Alasept é baseado nas propriedades do cobre e suas ligas, que liberam íons para destruir as bactérias. As superfícies de cobre pode também ser eficazes contra vírus, fungos e algas. O efeito germicida do cobre já é conhecido desde a antiguidade. Ele tem sido utilizado para tratar infecções e desinfetar a água para consumo. O efeto é baseado em mecanismos antibacterianos muito complexos, que agem tanto nas células quanto na matriz extracelular. Assume-se que a estrutura tridimensional de proteínas é alterada pelos íons de cobre, ficando impedidas de desempenhar suas funções normais e as bactérias e vírus ficam inativos. O efeito ocorre em dois estágios sucessivos: inicialmente, os íons de cobre dão início ao desenvolvimento de radicais hidroxila que então interagem com membranas da bactéria por peroxidação de lipídios, as perfurando. O metabolismo celular é altamente enfraquecido por estes furos. Íons de cobre podem penetrar na célula através destes furos e impedir as reações bioquímicas que determinam a vida da célula. Os processos descritos aqui ocorrem de forma contí-


nua, utilizando uma quantidade suficiente de íons de cobre, e podem resultar na completa destruição da bactéria após 2 horas. Processos similares podem ser observados em outros micro-organismos. Somando-se a essas causas básicas do efeito antibacteriano no cobre, aproximadamente 10 mecanismos moleculares diferentes são discutidos, tais como o desenvolvimento de radicais, as mudanças estruturais das enzimas e a interação do cobre com o ferro e o zinco.

Efeito de longo prazo Em adição a superfícies feitas de cobre puro, as ligas de cobre também são antibacterianos eficazes. Estas permitem uma variedade de adaptações às suas respectivas características de performance. Como a eficácia antibacteriana é um efeito puramente superficial, um acabamento permanente é suficiente para garantir este efeito por longos períodos. A liga de cobre utilizada para o Alasept é evaporada no vácuo e depositada em superfícies de contato metálicas para serem modificadas antimicrobiamente para uma camada altamente adesiva, resistente à corrosão e visualmente neutra.

Alasept – redução de germes Testes de laboratório mostraram que superfícies de ligas de cobre antibacterianas podem reduzir continuamente a contaminação de bactérias. Após 2 horas de exposição testada, o número de bactérias vivas é reduzida em 5 log 10 níveis. Este valor é reduzido a um centésimo em repetidas contaminações, entretanto isso é suficiente para limitar de forma eficaz a colonização da bactéria e sua proliferação entre os ciclos regulares de limpeza. O uso do acabamento Alasept representa uma medida adicional às ações de rotina de higiene e desinfecção de instituições médicas. Durante os períodos sem uso ou sem limpeza, a redução de germes pode ocorrer no ambiente. Alasept pode reduzir a contaminação de uma superfície por bactérias e consequentemente o risco de infecções, mas não previne completamente a disseminação de bactérias.

Prof. Dr. Hans-Georg Neumann, diretor geral do DOT GmbH, empresa do grupo Eifeler.

Dr. a Cornelia Prinz, pesquisadora e desenvolvedora no DOT GmbH, uma empresa do grupo Eifeler.

O efeito do cobre em bactérias ainda é tema de intensa investigação. A resistência de bactérias contra o cobre, assim como antibióticos ainda não foi observada. Assume-se que a estrutura tridimensional de proteínas é alterada pelo cobre, e as proteínas não mais podem realizar suas funções normais, e bactérias e vírus são inativados. Adicionalmente à superfícies fabricadas em puro cobre, também aquelas em ligas de cobre são eficazes contra bactérias. Testes de laboratório mostram que superfícies antibacterianas de ligas de cobre podem reduzir continuamente a contaminação de bactérias. O número de bactérias vivas é reduzido em um milésimo após duas horas. Este valor é reduzido em um centésimo em contaminações repetidas, entretanto, é suficiente para limitar de forma eficaz a colonização da bactéria e sua proliferação entre ciclos normais de limpeza. O uso do acabamento de superfície Alasept é uma medida adicional, e não um substituto para as práticas de limpeza e desinfecção de superfícies de contato.

19 / Alasept


Se portas em casas de repouso são abertas apenas com a blusa – está na hora de utilizar Alasept.

Alasept em uso

20 / Alasept


21 / Alasept


Alasept / Alasept em uso

DianaKlinik

Alasept é “inaugurado” na DianaKlinik em Bad Bevensen A primeira instituição médica a receber o Alasept no mundo foi a DianaKlinik, em Bad Bevensen, Alemanha, tendo utilizado as ferragens para portas com o acabamento de alta eficácia antibacteriana desde julho de 2011. O centro médico de excelência com

22 / Alasept

capacidade para cerca de 600 leitos foi equipado com Alasept em várias portas, e ampliou outra área com o acabamento em 2012. “Nós estamos recebendo uma resposta muito positiva tanto de pacientes quanto de médicos sobre o Alasept.” André

Feldin, diretor técnico da DianaKlinik, se sente seguro com sua decisão de mudar para ferragens antibacterianas. O diretor geral Heinz-Josef Schüler está convencido: “Alasept nos ajuda a refinar nosso conceito de higiene e a reduzir os custos potenciais.”


Hotel ibis Styles

Alasept é aplicado no primeiro hotel no Ibis Styles Nagold Como o primeiro hotel do mundo a receber o Alasept, em novembro de 2012, o Ibis Styles em Nagold foi equipado com ferragens para portas com o acabamento antibacteriano para proteção e conveniência dos hóspedes e colaboradores.

é padrão na área de hotelaria,” afirma o “É um hotel especial, que não só é gerente geral Stefan Deisinger. caracterizado por conceitos especiais no design dos quartos e flexibilidade. Nós também temos orgulho de oferecer aos nossos hóspedes e colaboradores benefícios de higiene no uso de maçanetas com Alasept, que ainda não

23 / Alasept


Se as portas de centros de eventos são abertas com o cotovelo – Ê hora de mudar para Alasept.

ferragens com Alasept

24 / Alasept


25 / Alasept


Alasept / ferragens com Alasept

ferragens com Alasept

Disponíveis em estoque no Centro de Distribuição da Häfele em Nagold, Alemanha.

alasept O símbolo Alasept marca uma seleção de produtos no catálogo que pode ser fornecida com o acabamento antibacteriano.

Benefício especial: o moderno e eficiente centro de distribuição da Häfele É através dele que podemos garantir a entrega rápida para nossos clientes dos produtos para móveis e para portas de passagem apresentados aqui, com o acabamento Alasept. Você escolhe e solicita – nós entregamos! Outra competência da Häfele é a logística estruturada e orientada para o cliente, que economiza tempo e dinheiro através de inventário otimizado, embalagem e gerenciamento de expedição.

seus benefícios 26 / Alasept

> Ampla gama de maçanetas em aço inox, maçanetas para janela e puxadores para móveis > Linha de produtos com Alasept para tudo o que uma porta precisa. > Prazos curtos de entrega. > Apoio profissional na especificação.


para móveis Produtos para uso residencial e grandes projetos

1

2

3

4

5

6

Puxadores

Material / Acabamento

Largura / Diâmetro

Código

Aço inox, fosco escovado

69 mm

115.25.100

Aço inox, fosco escovado

128 mm

115.25.101

Aço inox, fosco escovado

128 mm

115.25.102

Aço inox, fosco escovado

128 mm

115.25.103

Aço inox, fosco escovado

128 mm

115.25.104

Aço inox, fosco escovado

32 mm

115.25.105

Aço inox, fosco escovado

20 mm

115.25.106

1 Puxador alça

2 Puxador alça

3 Puxador alça

4 Puxador alça

5 Puxador redondo

6 Puxador redondo

27 / Alasept


Alasept / ferragens com Alasept

para arquitetura Ferragens Startec para uso residencial e para grandes projetos conjuntos de maçaneta Interna (Chave interna)

outros

Externa (Cilindro europerfil)

Produtos sob consulta

Banho (Tranqueta)

1

PDH 4 / Maçaneta

2

3

Material / Acabamento

Espessura da porta

Código

PDH 4101 Interna

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.100

PDH 4101 Externa

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.101

PDH 4101 Banho

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.102

PDH 4102 Interna

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.103

PDH 4102 Externa

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.104

PDH 4102 Banho

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.105

PDH 4103 Interna

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.106

PDH 4103 Externa

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.107

PDH 4103 Banho

Aço inox, fosco

37 – 52 mm

903.79.108

1 PDH 4101 / Maçaneta

2 PDH 4102 / Maçaneta

3 PDH 4103 / Maçaneta

Estrutura: aço. Giro: maçaneta com pivot na roseta, com mola.

28 / Alasept


1

2

3

4

5

6

PDH 5 / Maçaneta (para porta/ janela)

Material / Acabamento

Espessura da porta

Código

PDH 5101 BB

Aço inox, fosco

38 – 63 mm

903.79.109

PDH 5101 PZ

Aço inox, fosco

38 – 63 mm

903.79.110

PDH 5101 WC

Aço inox, fosco

38 – 46 mm

903.79.111

PDH 5102 BB

Aço inox, fosco

38 – 63 mm

903.79.112

PDH 5102 PZ

Aço inox, fosco

38 – 63 mm

903.79.113

PDH 5102 WC

Aço inox, fosco

38 – 46 mm

903.79.114

PDH 5103 BB

Aço inox, fosco

38 – 63 mm

903.79.115

PDH 5103 PZ

Aço inox, fosco

38 – 63 mm

903.79.116

PDH 5103 WC

Aço inox, fosco

38 – 46 mm

903.79.117

1 PDH 5101 / Maçaneta

2 PDH 5102 / Maçaneta

3 PDH 5103 / Maçaneta

4 DT 100 / Maçaneta para Dialock Aço inox, fosco

902.79.100

Testado para 500.000 ciclos, 6 anos de garantia, folga do encaixe no pino <1mm, folga do movimento angular <1mm. Giro: alavanca com pivot na roseta, com mola interna encaixada na estrutura de aço, rolamentos de fricção livre de manutenção, com buchas de aço de suporte e parafusos embutidos que garantem uma fixação permantente.

5 PDH 5102 / Maçaneta para janela Aço inox, fosco

974.79.100

Aço inox, fosco

974.79.101

6 PDH 5103 / Maçaneta para janela

Versão: mecanismo de rolete à 90° para portas tipo Maxim-air, com pivot e pino quadrado de 7 mm.

29 / Alasept


Quando passageiros do aeroporto preferem esperar alguém abrir a porta – é hora de mudar para Alasept.

Serviço 360° de apoio a projetos

30 / Alasept


31 / Alasept


Alasept / serviço Häfele 360°

Serviço häfele 360° de apoio a projetos O “Serviço 360°” reúne a expertise da Häfele em sistemas e consultoria em benefício para arquitetos, designers de interiores, projetistas, construtoras e investidores

e

j e to a rq ui

óv e

is

pr o

lv im e n to

vo en es

usuário

st al

aM

en ate n

o

ta s

to r a

pr o p

r

ru

ga

po

tr e

a st

in

a

ã

en

ar op

ç ta

d

tud

en

o

co st

to

I m ple m

serviço 360°

ic o

n

en

dim

m

t

ôn et

e : s erv i ç o 3 6 0°

ação

io func

na

pa r

an

fe l

o

o

d

Pl

l

n s u lto ri a

ja

t

co

tu

Expertise em sistemas para projetos

Expertise no segmento hospitalar

O pilar central deste serviço é a consultoria neutra em relação a fornecedores em ferragens para móveis e para arquitetura. Os especialistas em projetos Häfele são parceiros competentes, orientados para oferecer soluções a arquitetos, designers, construtoras, investidores, projetistas e profissionais relacionados. Somando-se a isso, a Häfele também oferece um suporte abrangente em todas as fases do desenvolvimento de projeto. Por exemplo, materiais com planejamento de instalação facilitam o desenvolvimento e implementação de sistemas eletrônicos de acesso, iluminação no móvel e soluções para sistemas deslizantes. A pequena revenda de ferragens fundada em 1923 por Adolf Häfele veio a se tornar uma das principais empresas internacionais no segmento de ferragens para móveis e arquitetura. Em todo o mundo, mais de 6.000 colaboradores atendem a cerca de 160.000 clientes em 150 países. Atualmente, a matriz desta empresa familiar ainda está localizada em Nagold, Alemanha. Dentre as áreas de atuação, a empresa oferece soluções para o segmento de saúde, hospitalar, fabricantes de móveis, com soluções das principais marcas internacionais e marcas próprias.

Aliado ao Serviço 360°, há mais de 20 anos a Häfele vem acumulando experiências no setor de saúde e hospitalar, constituindo uma base ampla para elaboração de conceitos específicos para este segmento, mesmo para as necessidades mais complexas: seja com o acabamento antibacteriano Alasept, com o sistema eletrônico de acesso Dialock, ou sistemas especiais para mobiliário. Muitos projetos de hospitais em diversas categorias e com diferentes necessidades e equipamentos foram idealizados juntos à Häfele no mundo. Com sistemas e produtos para o setor de saúde, oferecemos soluções para implementação de conceitos para clínicas: tudo o que uma porta e que um móvel precisa. Nossos clientes destas soluções não só incluem grandes grupos hospitalares como Askleplos, Hellos ou Paracelsus, mas também pequenos hospitais de reabilitação ou casas de repouso. Atualmente, 40 colaboradores na área de projetos estão disponíveis para o planejamento e implementação de suas ideias. Isso resulta em edifícios e ambientes que garantem investimentos sustentáveis no atual cenário da saúde.

32 / Alasept


33 / Alasept


Alasept / Häfele 360°-Objektservice

informações adicionais Download Em www.hafele.com.br você pode fazer o download de impressos especiais e dos certificados apresentados nesta publicação.

Impressos especiais Informações detalhadas das áreas de aplicação do Alasept.

34 / Alasept


Certificados Certificados de respeitados institutos independentes de testes: Hohenstein e o Instituto de Higiene de Berlim.

asepticDOOR como um sistema completo Alasept utilizado em conjunto com outros componetes para portas.

35 / Alasept


Quando suas ferragens para portas e para móveis estão protegidas com Alasept – a higiene está ao seu alcance.

Sobre a Häfele

36 / Alasept


soluções inovadoras para seus desafios Mais informações em www.hafele.com.br

37 / Alasept


Alasept / sobre a Häfele

visão geral: o grupo Häfele no mundo

subsidiárias Häfele escritórios de negócios Häfele

Fundação: 1923 Faturamento 2011:

€ 1,035 bilhão.

Colaboradores em 2012: Aprox. 6.150 Competências centrais: Sistemas, ferragens e funcionalidade para móveis e construção civil, sistemas de fechamento mecânicos e eletrônicos. Direção: Sibylle Thierer: diretora geral / marketing e vendas Stefan Huber: mercados internacionais Robert Raith: desenvolvimento e fabricação Wolfgang Schneider: logística, organização, TI Gerhard Bosch: RH, formação, controladoria, financeiro e jurídico Linhas de produtos:

Ferragens para móveis, sistemas para interiores, ferramentas, ferragens para arquitetura de portas e janelas, sistemas eletrônicos de acesso.

Mercado: Internacional (aprox. 76 % exportações); 37 subsidiárias, inúmeros escritórios de vendas e negócios nacionais e internacionais. Fabricação: 5 fábricas próprias na Alemanha, 1 empresa em joint-venture em Budapeste. Qualidade: ISO 9001 + Programa aperfeiçoamento de acreditação, ISO 14001 38 / Alasept


matriz da H채fele, Nagold

39 / Alasept


H채fele Brasil Ltda. Rod. Jo찾o Leopoldo Jacomel, 4459, cjs 6 e 7 E-mail: info@hafele.com.br Telefone: +55 (41) 3034-8150 www.hafele.com.br

83302-000 Piraquara PR


Brochura Alasept: Higienicamente ativo