Gym Factory Instrutores nº16

Page 10

60 / 61

nutrição desportiva

AMINOÁCIDOS

Os aminoácidos são compostos orgânicos que constituem as unidades básicas das proteínas. A sua estrutura envolve um carbono central α (C) ao qual se encontram ligados um grupo amina (NH2), um grupo carboxílico (COOH), um hidrogénio (H) e uma cadeia lateral genericamente representada pela letra “R”. Os grupos R variam de aminoácido para aminoácido e determinam as suas propriedades bioquímicas e funções.

EXISTEM MAIS DE 300 aminoácidos na natureza mas apenas 20 são usados na

formação das proteínas. A partir destes 20 aminoácidos o organismo consegue sintetizar milhares de proteínas com diferentes funções. O músculo-esquelético constitui o maior reservatório de aminoácidos, tanto na sua forma livre como ligados, designando-se por peptídeos. Os aminoácidos ligam-se através de ligações peptídicas que se estabelecem entre o grupo amina e o grupo carboxílico de dois aminoácidos diferentes, libertando uma molécula de água.

g y m fa c t o ry

16

Classificação A nível nutricional os aminoácidos podem classificar-se em essenciais ou não essenciais. Os aminoácidos essências são aqueles que o organismo não consegue sintetizar pelo que devem ser obtidos através da ingestão de alimentos. A este grupo pertencem 9 aminoácidos: isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano, lisina e histidina. Os aminoácidos não essenciais são sintetizados pelo organismo e incluem a glutamina, alanina, asparagina,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.