Gym Factory Gestão Nº3 Outono 2014

Page 24

empresários

• Informatize todos os processos do seu clube: rentabilização de tempo dos profissionais e o seu no controle e gestão, poupa no papel e melhora a imagem dos postos de trabalho; Onde investir? Essencialmente na eficiência energética das instalações, no Marketing online, gestão do tempo e formação de profissionais. Além dos vossos próprios clientes existentes, segundo Philip Kotler, é até 6 vezes mais dispendioso angariar novos clientes do que reter os existentes. Aqui ficam alguns conselhos: • Adquira e instale chuveiros e torneiras economizadoras com sistema venturi (a injeção de ar na corrente de água, mantem uma boa pressão e bom conforto aos clientes, mas reduz significativamente o consumo de água e consequentemente de gás); • Obrigatório ter temporizadores e redutores de caudal nos duches e lavatórios; • Se ainda não tem, faça as contas e pondere a colocação de caixilhos de duplo vidro com pelo menos 1 cm de caixa-de-ar e 5x4mm de vidro. O ideal é ter corte térmico caso seja em alumínio ou então em PVC, mas estes últimos poderão não compensar face à relação investimento/retorno;

22

• Se tem muitos vidros com exposição solar, as películas adesivas anti calor resistentes são indispensáveis; • Portas da rua estanques e com fecho automatizado ou de mola (Podemos encontrar nos Shoppings, as portas de vidro com comando automático de abertura e fecho mediante o movimento num determinado raio de ação), desta forma evita dispêndios energéticos desnecessários; • Aposte na formação dos seus profissionais, ficarão mais gratos e identificados com a sua empresa. Irão estar melhor preparados e confiantes, pelo que produzirão com mais quantidade e qualidade. Desta forma poderá vir a ter um aumento de rendimento sem aumento do número de Recursos Humanos, nem de custos fixos para a sua empresa; • Invista na Gestão de Tempo e Agenda de cada Equipa e de cada Profissional, verificará um aumento de produtividade, foco e rentabilidade (os mesmos profissionais sem aumentar no centro de custos dos RH irão aumentar a performance e rentabilidade); • Investimento obrigatório nas redes sociais: Baixo investimento e grande abrangência de potenciais clientes. Chega de folhetos todos os meses! São importantes? Sim! Mas nem todos os clubes tem dimensões financeiras capazes de suportar esse investimento, pelo que deverá investir na internet em “Pay-Per-Click” = Paga se alguém clicar!; • Onde posso investir mais?

Nos clientes atuais, premei-os com serviços/produtos internos existentes no seu clube. Clientes satisfeitos referenciam mais! O Marketing mais eficaz e mais barato é o “Boca a Boca”; • Tem algum software de Gestão e controlo de acessos? Se não tem, invista e utilize-o: a sistematização e automatização de processos irão rentabilizar o seu tempo e o das suas Equipas para direcionarem esse tempo “livre” para tarefas de Angariação e Retenção; Toda e qualquer negociação deve assentar numa estratégia Win Win que visa a otimização e desenvolvimento da empresa e dos seus fornecedores/parceiros, ao ir de encontro da velha máxima que juntos somos mais fortes. Desta forma, se a empresa ajudar o fornecedor/parceiro a melhorar o seu processo produtivo este também pode oferecer melhores preços e com uma qualidade crescente. O objetivo fica cumprido quando todos ganham. Ao planear quais os custos a diminuir, é necessário manter a atenção na qualidade e na eficiência do atendimento, para que o corte não cause uma impressão negativa nos clientes. Para finalizar, não esquecer que, qualidade é a perceção real que os clientes têm relativamente aos serviços/produtos que as nossas empresas fornecem.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.