Page 1

A

i n f o r m a ç ã o

p r o f i s s i o n a l

i m p r e s c i n d í v e l PARCEIRO

www.gymfactory.pt

primavera 2017

6€

13

BOUTIQUES

LIÇÕES DAS BOUTIQUES

O que está a impulsionar o sucesso dos estúdios de fitness boutique e como outros clubes podem emular isto? CONSULTORIA

ANDA A PERDER CLIENTES? SAIBA PORQUÊ O que um novo sócio pode (deveria) encontrar nas primeiras visitas ao clube

RETENÇÃO

FISCALIDADE

NUTRIÇÃO EM HEATH-CLUBS: ISENÇÃO DE IVA? Qual o respetivo impacte no plano jurídico-tributário, em particular em sede de IVA?

COMO AUMENTAR A RETENÇÃO DAS EQUIPAS EM 5 PASSOS 5 Passos para Garantir uma Equipa Forte, Disciplinada e Duradoura

GYM FACTORY

La Feria del FITNESS®

e Instalaciones deportivas

26 y 27 de Mayo 2017 Recinto Ferial Juan Carlos I www.gymfactoryfairs.com

Se és um(a) profissional, não podes faltar!


DESCUBRA A NOVA

LINHA PROFISSIONAL DKN

Máquinas topo de gama, inovadoras devido à sua biomecânica, design renovado e preço atrativo • Design inovador de movimento convergente • Melhoramos a biomecânica de máquinas profissionais de fitness convencionais • O melhor preço do mercado profissional


A

i n f o r m a ç ão

pr of i s s i on al

i m pr e s c i n dível

editorial

primavera 2017 número 13 Editora: Inés Ledo editora@gymfactory.net Diretor: Armando Moreira portugal@gymfactory.net Equipa AGAP João Pimentel José Luis Costa Fabio Lopes Fernando Gonçalves Sara Faria portugal@gymfactory.net Administração Susana López administración@gymfactory.net Redação Teresa Carmona redacción@gymfactory.net Imprensa e comunicação Carlos Cordeiro prensa@gymfactory.net Audiovisuales Maximiliano Serrano info@gymfactory.net Design e layout Javier Ojeda redaccion@gymfactory.net Contribuições: Almeris Armiliato Rui Gomes Alexandre Miguel Mestre Leonor Madeira Miguel Rão Vieira João Pinheiro Pedro Quintanilha Stephen Tharrett Mark Williamson Edita: LENUGYM S.L. Domicilio social: Calle Espartaco 14 28794 Guadalix de la Sierra Publicidade Tel: 911 274 774 publicidad@gymfactory.net Distribuição: Ecological Mailing 916 78 00 09 - www.ecomail.es ISSN: 2174-6168 Depósito legal: M-675-2005 Proibida a reprodução total ou parcial de textos, desenhos, gráficos e fotos sem autorização prévia do editor. GYM FACTORY não se responsabiliza pelas opiniões expressas pelos autores, nem se identifica necessariamente com as mesmas.

Caro Leitor,

Bem-vindo à edição número 13 da revista Gym Factory, a revista oficial da AGAP. Uma dupla revista profissional para responsáveis e técnicos. Parece que começámos ontem mas, no entretanto, passaram 4 anos desde que a Gym Factory arrancou a sua atividade em Portugal, com mais de 170 artigos por dezenas de autores qualificados, a sua grande maioria de portugueses. Tem sido uma odisseia de conhecimento e partilha, para um mercado de fitness em franco crescimento, no número de operadores, membros e fornecedores, mas também em novos segmentos de mercado, inovações e disrupções. Nesta edição mantemo-nos atentos aos fenómenos das Boutiques e publicamos um excelente artigo de 2 autores que procura definir e caracterizar esta nova tendência. A par deste fenómeno, poderá também ler ainda um contributo sobre as Artes Marciais e o Fitness, algo que certamente vai continuar a invadir o mercado. Não perca mais tempo e mergulhe na leitura. Afinal, mesmo a ler esta revista no local de trabalho, não deixará de estar a trabalhar!!

FEIRA GYM FACTORY – 26 E 27 DE MAIO EM MADRID Tome nota na sua agenda e comece já a planear a viagem à fantástica cidade de Madrid para a Feira do Fitness e das Instalações Desportivas GYM FACTORY 2017, nos dias 26 e 27 de Maio. Um ponto de encontro ibérico, preenchido ainda com excelentes congressos especializados e muitas atividades paralelas. A AGAP terá um stand para receber a sua visita.

Armando Moreira diretor portugal@gymfactory.pt i) Somos uma revista em papel – é um facto – mas não deixamos de dar opção de consulta online de todas as edições anteriores em www.gymfactory.pt. ii) Gostaria de ter um artigo seu publicado? Entre em contacto através do portugal@ gymfactory.net e faça parte deste grupo.

13

g y m fa c t o ry

1

6


resumo 3  Notícias 6 Feiras 8 Boxes 12 Boutiques 16 Marketing 20 Consultoria 22 Retenção 26 Fiscalidade 28 Estratégia 30 Padel 32 Panorâmica de

mercado 36 Calendário de atividades 37 Especialistas Gym Factory 40 Directório de empresas 12

g y m fa c t o ry

13

prim a ve ra 2017

8

Boxes COMO SERÁ UMA BOX DE CROSSFIT DE REFERÊNCIA? A complexidade dos movimentos funcionais, a variabilidade dos treinos e a constante adaptação e personalização dos serviços prestados implicam uma orientação competente e experiente. Nada compatível com o esquema “low cost”.

16

Marketing ESTRATÉGIA SUN-TZU DIGITAL DE 5 PASSOS! Como desenvolver uma estratégia de marketing digital adequada para atingir os objetivos mais comuns como notoriedade, vendas e angariação de leads.

28

Estratégia OS NOVOS RUMOS DO FITNESS O mercado está hipertrofiado e não falta fôlego para esta indústria que já movimenta biliões. Mesmo com as cíclicas e costumeiras crises económicas mundiais, o mercado de atividade física e saúde cresce de maneira consistente.

30 Padel

PADEL – UMA MODALIDADE EM GRANDE EXPANSÃO Uma pessoa que experimente jogar Padel pela primeira vez tem 80 a 90% de probabilidade de voltar a jogar e 70% das quais tornam-se regulares na prática.


notícias

CONGRESSO ONLINE DE FITNESS

JORNADAS DE FITNESS AGAP 19 de Maio, ANJE, cidade do Porto

De 26 de Março a 2 de Abril

n Este Congresso organizado pela Bwizer toca transversalmente em todas as áreas do Fitness, e quem assistir em detalhe, vai aumentar significativamente o seu conhecimento e transformar-se num profissional muito mais completo e preparado. Trata-se de um evento imperdível para o profissional do fitness - não está previsto mais nenhum evento nestes moldes. Um evento de partilha 100% gratuita e 100% online, com mais de 1400 minutos de conteúdo, divididos por mais de 35 palestras levadas a cabo por profissionais de topo, e que conta com o apoio institucional da AGAP. Pode fazer o registo em www.confit.pt

n Antes mesmo do Encontro Nacional que este ano celebrará o 10º aniversário na sua habitual forma, a AGAP vai organizar umas Jornadas de Fitness no dia 19 de Maio no Porto, com um programa dirigido tanto a responsáveis como a profissionais, com sessões duplas sobre temas atuais e do maior interesse, além de um Tour com formações e novas experiências. Esteja atento(a) pois em breve vai conhecer o Programa - entre outras coisas vamos falar de Abertura e Transformação de ginásios, últimos dados do mercado do fitness em Portugal, otimização de custos energéticos, alavancar o Personal Training, novos rumos do marketing e da tecnologia, o treino funcional, etc. Inscreva-se em www.agap.pt.

GYM FACTORY, a feira do FITNESS e das Instalações desportiva® convida-os a visitar a feira com um desconto de 50%. Se és um(a) profissional, não podes faltar!

13

g y m fa c t o ry

3


notícias SISTEMA ABE: INTENSIDADE E DIVERSÃO COM MENOS IMPACTO

As plataformas ABE de dissipação de ar são uma maneira fácil e divertida de colocar em prática uma aula coletiva inovadora de baixo impacto articular. ®

n O Sistema ABE® é uma atividade coletiva inovadora que consegue um maior gasto energético com uma perceção de esforço muito menor. O sistema está baseado em movimentos que trabalham todo o corpo ao ritmo da música sobre as plataformas de dissipação de ar (patenteadas), que minimizam o impacto das articulações e incrementam o dispêndio de calorias. O Sistema ABE® está dirigido a todo tipo de pessoas, graças à sua intensidade, facilidade e diversão, conseguindo resultados como a perda de peso, a tonificação e uma boa forma física geral, de maneira rápida e segura. ABE® permite incorporar em qualquer ginásio mediante a aquisição de uma licença que inclui o material e a formação. Atualmente mais de 100 de ginásios oferecem ABE como atividade dentro do seu horário. www.sistemaabe.es

HE-9000ANDROID, A NOVA PASSADEIRA PREMIUM DA LINHA ONE DE F&H FITNESS

A GTF Formação aposta para 2017 na ampliação da sua oferta formativa e no estabelecimento de acordos com figuras de renome do fitness nacional para estar na vanguarda da excelência.

n A F&H Fitness apresenta a sua nova passadeira HE9000Android - Não deixe de estar conectado enquanto treina. Com a nova tecnologia smart treadmill, obtenha todas as aplicações e amenize o seu exercício. Concebido para todo o tipo de salas de fitness, o seu funcionamento percetível e fácil, permite uma utilização fácil, rápida e segura, facilitando a prática ao usuário. Solicite mais informações através de fyh@fyhfitness.com ou pelo número +34 964 538 447.

n O seu slogan, “aprenda com os melhores”, espelha o investimento que a empresa está a fazer para se tornar numa das empresas de formação mais competitivas no mercado do fitness com mais formações, uma nova tabela de preços, descontos, campanhas e promoções que te vão surpreender. Consulta o nosso site em www. gtf.edu.pt A GTF Formação disponibiliza também soluções à medida para cada ginásio, integradas com planos de desenvolvimento para as áreas de sala de exercício, aulas de grupo, treino personalizado e novas tendências de mercado. Como o HIIT e o CrossTraining. As formações internacionais TRX®, TriggerPoint® e Bosu® surgem renovadas, dando melhor resposta às necessidades práticas do PT’s e dos profissionais mais ligados à Performance. A GTF Formação prepara-se para de uma forma sustentada se tornar na referência de qualidade, rigor e inovação no contexto do Fitness Português.

KALORIAS - GAIA n No Inicio do mês de Março o Kalorias abre mais um clube, desta vez na cidade de Gaia. Este é já o décimo clube da marca Kalorias que neste momento é considerada uma cadeia de ginásios com maior prestígio a nível nacional. Este novo clube tem ao dispor dos clientes uma sala de cárdio-musculação equipada com a linha topo de gama da FFITTECH – Linha Full Strenght, diversas aulas de grupo e ainda uma zona destinada ao treino funcional totalmente equipada com AZAFIT.

4

g y m fa c t o ry

13

Mais uma vez e como não podia deixar de ser uma grande e prestigiosa marca nacional, une-se a uma marca de igual prestígio e notoriedade - A FFITTECH. Não é somente a marca que equipa os clubes Kalorias, mas também a marca que eleva o sentido de ginásio e o torna único. As máquinas de ultima geração, ergonomia perfeita e um elevado sentido estético, fazem da FFITTECH o parceiro ideal de qualquer ginásio. www.ffitness.pt


feiras

GYM FACTORY, a Feira do FITNESS e das Instalações Desportivas 2017 realiza-se no pavilhão 8 da Feira de Madrid

GYM FACTORY a Feira do FITNESS e das Instalações Desportivas 2017 muda-se para o pavilhão 8 da Feira de Madrid, com mais de 4.000 m 2 de área de exposição e outros 4.000 m 2 destinados a dinâmicas coletivas, demonstrações e inovações tecnológicas. Existirão outras áreas de atividades, totalizando assim nesta nova edição, 13.000 m 2 e 100 expositores previstos, incluindo novos segmentos de mercado e expositores de vários países europeus. AS ATIVIDADES paralelas continuam a crescer em quantidade e qualidade. Este ano destacamos o Congresso Nacional de Personal Trainers, que contará com David Marchante, mais conhecido como PowerExplosive - canal muito popular do YouTube e campeão mundial de elevações no ano passado.

5.000m2 para atividades desportivas Esta nova edição terá como foco principal a inclusão de novos segmentos de mercado e a organização de muitas

6

g y m fa c t o ry

13

atividades: 2.000 m2 dentro da área de exposição, além 1.800 m2 em núcleos de conexão e várias salas. Isto representa um aumento de 100% no espaço em relação com a edição de 2016.

Nova zona de medicina desportiva A Medicina Desportiva desempenha um papel muito importante nos ginásios e centros desportivos. Vimos como nos últimos anos têm vindo a aumentar os serviços de prevenção e cuidados de saúde nestes locais. Cada


vez é mais importante o estado físico dos praticantes de atividade física, especialmente as populações de risco. Entendemos que um segmento tão importante como este, que contempla a prevenção, o tratamento e a manutenção da saúde deve contar com um espaço na feira do Fitness. Queremos contar com uma representação das empresas que cuidam no seu dia-a-dia do bem-estar da população ativa. Uma forte aposta na medicina desportiva.

Durante os dois dias, Life Fitness powered by ICG, apresentará os seus master Trainers num evento.

Nenhum clube deve perder esta oportunidade de ver in-situ tudo o que se move no seu ambiente de negócios. Um espaço de 13.000m2 com 100 expositores e uma ampla gama de atividades essenciais para os responsáveis e profissionais de fitness terá lugar na Feira GYM FACTORY: Congressos, seminários, formação, demonstrações e aulas de grupo.

Apostamos novamente no Networking mas importante do Fitness Profissional na península ibérica, tornando o evento um grande aliado das empresas e dos clubes do nosso sector.

O Campeonato Mundial de Street workout ultimate battle realiza-se no sábado, 27, com a participação de mais de 30 atletas, entre os quais estão os campeões do mundo nesta categoria. No mesmo dia organiza-se o Congresso Nacional de Personal Trainer e o Campeonato indoor Triathlon. A Jornada de Boas Práticas sobre Atividade Física e Saúde, de âmbito local, organizada pela Direção Geral da Juventude e Desportos da Comunidade de Madrid, vai reunir um conjunto de experiências bem sucedidas na promoção da atividade física e do desporto para pessoas sedentárias, desenvolvidas nos municípios madrilenos realiza-se na sexta-feira, 26, tal como o Seminário de marketing digital para centros desportivos.

O networking mais importante da península ibérica

Este ano queremos que os proprietários de ginásios recuperem o hábito de visitar a Feira de Fitness. Em Espanha temos 4.300 ginásios e centros desportivos e 1.200 em Portugal, além de milhares de instrutores e técnicos. Os organizadores querem que ninguém perca a oportunidade de ver in situ as últimas tendências, a mais recente tecnologia, a vasta gama de produtos e serviços, além de poder participar em muitas atividades que acontecem durante os dias 26 e 27 de maio. Os expositores dispõem de um convite por m2, levando a que possam ser enviados mais de 4.000 convites, para além dos restantes a distribuir entre ginásios em toda a Espanha e Portugal, num total de 10.000 convites. GYM FACTORY tornou-se num dos momentos de networking mais importantes da Península Ibérica para os profissionais de fitness. Se é um profissional, tem que estar!

13

g y m fa c t o ry

7


boxes

Como será uma Box de CrossFit de referência? “É possível fazer uma aula grátis para experimentar?” ou “Vocês fazem descontos?” são as “frases low cost” tipicamente centradas nos preços e de quem procura numa Box um sítio como outro qualquer para treinar. 8

g y m fa c t o ry

13


A COMPLEXIDADE DOS MOVIMENTOS

funcionais, a variabilidade dos treinos e a constante adaptação e personalização dos serviços prestados implicam uma orientação competente e experiente. Nada compatível com o esquema “low cost”. Posto isto: como será uma Box de referência?

O Espaço Físico É agradável, arejado e iluminado? Está arrumado e organizado? Limpo e cuidado? Tem escritos em boards ou paredes os treinos diários e respetivos resultados? Há zonas evidentes e distintas para treino e convívio? É comum a presença de cães... mas estarão numa zona demarcada ou passeiam-se por toda a Box? Apetece ficar mais algum tempo por ali ou antes sair à procura da próxima?

O Equipamento “Uma Box que cuida e respeita os seus equipamentos é provavelmente uma Box que cuidará e respeitará os seus atletas!” Apesar de para muitos principiantes não ser fácil distinguir equipamentos de melhor ou pior qualidade, devem sempre dar uma volta pela Box: é fácil identificar os equipamentos disponíveis? Existem em quantidade suficiente?

A Higiene É, felizmente, um dos aspetos a que os portugueses são muito sensíveis. Uma Box é um espaço naturalmente “row” (cru), com magnésio espalhado por todo lado, t-shirts encharcadas perdidas pelo chão no final de cada treino e paredes marcadas. Mas sanitas, lavatórios e chuveiros pouco higiénicos será inadmissível.

A estrutura das aulas São possíveis modelos e estruturas muito diferentes de Box para Box. No entanto, todas devem garantir (i) o processo de (re)aprendizagem dos padrões de movimento; (i) a segurança (iii), a evolução técnica (iv) e os resultados. Observar um treino/aula permite verificar: (a)como é que os treinadores orientam o treino (b) que opções/alternativas utilizam (c) se os atletas estão concentrados, focados e empenhados (d) se há equilíbrio entre o esforço e a diversão. Quanto tempo de cada aula é dedicado à aprendizagem e prática dos padrões de movimentos (técnica)? Os treinadores estão mais ocupados com os atletas mais recentes ou com os já mais autónomos? O treino é orientado sem pressas nem atropelamentos e focado na qualidade dos seus movimentos?

As competências dos treinadores É no staff que assenta toda a qualidade da Box. As certificações em CrossFit devem estar bem visíveis. Mas não garantem mais do que uma abordagem e estilo de vida. Os curricula de cada treinador devem estar devidamente publicados no website da Box, por exemplo. Formações base, onde estudaram e em que Universidades. Que experiência e percurso profissional têm. Onde já trabalharam e que funções e cargos desempenharam. Têm alguma reputação no mercado do fitness? Porque é que são instrutores de CrossFit? Queiram sempre saber quem são aquelas pessoas cujo impacto nas vossas vidas, garanto-vos, será imenso e surpreendente!

Iniciação ao CrossFit Existe um programa de iniciação ao CrossFit? Os treinadores orientam todos os iniciados para a frequência

13

g y m fa c t o ry

9


boxes

deste programa? Acompanham os atletas na típica frustração dos insucessos antecedentes ao sucesso? Promovem a resiliência necessária aos objetivos atingidos? Os atletas têm consciência da sua evolução? Existe algum tipo de registo dos seus resultados?

Competição A dimensão competitiva do CrossFit faz deste um programa único no mercado do Fitness e dá resposta a uma procura cada vez maior por parte de praticantes que querem dedicarse a objetivos mais exigentes. Os atletas nestas condições têm já um elevado grau de autonomia e podem juntar-se aos treinos diários da Box, dedicar-se aos treinos de especialidade (Halterofilismo e Ginástica) e seguir uma programação mais exigente cujo focos central transvasa da saúde para a performance. Mas estes são 1 a 2% dos atletas da Box. São indiscutivelmente motores e símbolos da coesão da comunidade, mas toda a dinâmica da Box deve focar-se em todos os membros da comunidade, sobretudo naqueles que maior acompanhamento exigem.

Controlo de lesões As lesões acontecem e aquilo que distingue o bom do mau é muitas vezes a forma como se lida com elas. Apesar de tenderem a escassear nos atletas mais assíduos, que melhor comem e recuperam, não escapam aos nossos estilos de vida demasiado sedentários, tóxicos e stressantes. Por isso, muitas Boxes criam “redes” de profissionais de diversas áreas - nutrição, osteopatia, fisioterapia, reabilitação, medicina, etc. – que funcionam de apoio, quer ao atleta comum, quer aos atletas de competição.

A nutrição Sendo o comportamento alimentar a base da qualidade de vida, a abordagem à nutrição deve ir além de dicas aleatórias, conversas de balneário e grupos de Facebook. Poucos meses de CrossFit e os comportamentos alimentares mudam,

10

g y m fa c t o ry

13

muitas vezes de forma radical. Sem grandes constrangimentos, sem passar fome e muitas vezes da forma mais divertida possível.

A Recuperação Pode começar na alimentação e horas de sono, mas também em trabalho de mobilidade, por exemplo. Devem existir aulas desta natureza em horários nobres para que todos os atletas as possam frequentar com regularidade.

Estilo de Vida e longevidade As aulas para crianças –CrossFit Kids– permitem trabalhar um dos fatores preditores da manutenção da prática regular de atividade física ao longo da vida: a partilha do treino entre pais e filhos. Programas desenvolvidos com entidades vizinhas, como a juntas de freguesia, câmaras municipais e empresas privadas no âmbito da responsabilidade social. Arrastando assim “out of the Box” uma filosofia de vida mais saudável e muitas vezes bem mais feliz.

A Comunidade Surge naturalmente de todos os pontos anteriores. Apesar de cada Box ser muito particular e especial, há uma Comunidade mais alargada que envolve todas as Boxes e todos aqueles que reconhecem no CrossFit um estilo de vida. Posto isto, e para escolher a Box ideal para mim? Nada como olhar nos olhos dos seus treinadores, sentir confiança, segurança e empatia. Se experimentaram um treino e sentiram um ambiente inclusivo e acolhedor, então sejam muito felizes porque acabaram de entrar na Box certa! A vossa Box!

Leonor Madeira Gerente da IronBox CrossFit Alfragide Mestrado em Psicologia do Desporto (FMH - Universidade de Lisboa)


boutiques

Lições das BOUTIQUES EM 2015, 35% DOS CONSUMIDORES alegaram ser usuários de estúdios de fitness boutique - muito acima do número de pessoas que visitaram qualquer uma das formas mais tradicionais de ginásio - de acordo com o “IHRSA 2016 Health Club Consumer Report”. Não é de admirar, portanto, que vários operadores convencionais estejam a entrar no negócio do mercado boutique.

O que está a impulsionar o sucesso dos estúdios de fitness boutique e como outros clubes podem emular isto?

Mas mesmo aqueles que não têm tempo, dinheiro ou inclinação para se aventurar em novos setores devem aprender com estas dramáticas mudanças no comportamento do consumidor. Os profissionais de fitness devem garantir que entendem o que está a impulsionar o sucesso das boutiques, porque no coração deste sucesso estão lições de valor que qualquer negócio de fitness pode aproveitar para prosperar no futuro. Então, quais são os fatores por trás do poder das boutiques?

#1 – Especialização No seu livro Riches in Niches, a autora Susan Freeman diz: “Não importa o quê ou de quem estamos a falar, sejam filmes para quiropráticos ou livros para financeiros, o consumidor fica ansioso após a especialização.” Esse desejo de especialização também se estende ao mundo do fitness e é uma das forças primárias que alimentam o apelo e o crescimento de estúdios de fitness boutique. Então porque é que a especialização é uma força tão poderosa e influente? • Primeiro, ao concentrar-se num único produto ou experiência, liberta o operador para fazê-lo melhor do que qualquer outro e para um alvo muito objetivo, satisfazendo as necessidades de um público específico. • Segundo, os consumidores percebem a especialização como um sinal distintivo, pois acreditam que o talento é mais focado e melhor qualificado. • Terceiro, os consumidores associam a especialização à paixão. Eles acreditam que as pessoas que oferecem experiências especializadas, fazem-no com amor, conferindo um ar inspirador à experiência. Se quiser aproveitar o poder da especialização, primeiro precisa de descobrir onde pode fazê-lo. Tenha uma mente aberta sobre as capacidades core do seu negócio e esteja disposto a explorar o que os seus clientes mais querem. A chave é encontrar esse ponto de encontro perfeito entre o que o consumidor mais quer e o que o seu negócio de fitness faz de melhor.

#2 – Tribalismo Seth Godin, no seu livro “Tribos: Precisamos que nos liderem”, diz: “Organizações inteligentes reúnem tribos ... e são as tribos - não dinheiro, não fábricas - que podem mudar o nosso mundo, que pode mudar a política, que pode alinhar um grande número de pessoas.” A sua perspetiva, adotada por muitos outros no mundo dos negócios, é que, nos dias de hoje, na paisagem de negócios altamente competitiva e imitadora, as marcas ganhadoras são as tribais. Uma tribo é i) uma comunidade de pessoas ligadas por um senso de propósito profundamente enraizado e compartilhado, ii) uma ideologia convincente em torno de um determinado tópico ou prática e iii) uma crença compartilhada entre si. Tribos exigem líderes que falem

12

g y m fa c t o ry

13


mas, sobretudo, que conduzam a ideologia da tribo. As Tribos são enriquecidas por rituais e tradições que celebram as suas conquistas, mas mais importante que reforçam as crenças comuns e o propósito da tribo. A filosofia da tribo, e, finalmente, da marca, torna-se a filosofia do indivíduo. Seth Godin disse que as tribos podem mudar o mundo. Bem, se as tribos podem mudar o mundo, basta pensar no que elas podem fazer por um negócio. Na indústria do Fitness, tanto o CrossFit como o SoulCycle são um exemplo disso. Na verdade, não ter uma marca que promulgue uma tribo, clã ou culto no mundo de hoje é o caminho mais seguro para alcançar o anonimato na mente dos consumidores.

#3 – Atenção especial e resultados Porquê a atenção especial, ie, coaching orientado para resultados, é uma força tão influente para estúdios boutique? Bem, porque aborda duas das necessidades mais

importantes que os consumidores têm quando vêm comprar uma mensalidade ou o acesso a um ginásio: • Primeira é atingir objetivos. No trabalho que a nossa empresa ClubIntel faz para os ginásios, uma das perguntas que fazemos sempre é: “O ginásio ajudou-o(a) a atingir pelo menos um dos objetivos que tinha quando se inscreveu?” Os Membros que dizem sim (pontuação de 5 numa escala de 5 pontos ) são os membros que também dizem que adoram o clube e permanecerão. As Boutiques parecem cumprir melhor esta poderosa necessidade melhor do que operadores de fitness tradicionais. • Segunda, os consumidores de hoje querem saber se o ginásio se importa com eles. Duas perguntas que costumamos fazer aos membros são: 1) Sente que a Direção se preocupa consigo? e 2) Acha que a equipa se preocupa consigo? Em ambos os casos, quando os membros sentem um alto nível de carinho, correlacionam positivamente o amor para com o clube e um desejo de comprar mais, permanecem mais tempo e promovem o clube junto de amigos e familiares.

13

g y m fa c t o ry

13


boutiques

É aqui que os estúdios boutique têm uma vantagem competitiva distintiva sobre os seus concorrentes mais tradicionais, com dois atributos-chave que contribuem para a sua conveniência em tempo real: Se quiser aproveitar este poder exclusivo das boutiques, primeiro comece por demonstrar que realmente se importa. Em segundo lugar, aprenda o que cada cliente procura alcançar e forneça uma plataforma pessoal para que consigam.

#4 - Ser local Comprar local emergiu como uma poderosa tendência de compra do consumidor. Quer se trate de mercearias que oferecem frutas e legumes cultivados localmente, ou uma loja de livros operados localmente que permite aos seus clientes sentarem-se, tomar um café e desfrutar até que o sol se ponha, ser local tornou-se um desejo intenso.

• A sua especialização significa que são capazes de oferecer o que os consumidores querem várias vezes ao dia, todos os dias da semana. Enquanto o cliente de um ginásio tradicional pode ter que reorganizar a sua agenda para fazer uma aulas às 11 horas, o cliente de um estúdio boutique sabe que, se perder a aula das 11, pode fazer a mesma aula às 13, 15, 17 ou 19 horas. • Em segundo lugar, as boutiques realmente aproveitaram os dispositivos móveis, que hoje representam como a maioria dos consumidores - em particular os Millennials - procuram informações e fazem compras. Quando os consumidores podem ir ao seu telemóvel para encontrar, reservar e pagar pela sua aula favorita ... o que poderia ser mais conveniente?  

Ser local fala de dois fatores muito importantes na maneira como os consumidores agora tomam decisões de compra.

#6 - Liderança icónica

• Primeiro, os consumidores querem e esperam autenticidade das empresas que compram. Esperam que os itens ou experiências que compram sejam reais, não fabricados. Esperam ainda que as pessoas e as empresas a quem estes compram sejam genuínas, não falsas. A autenticidade está inexoravelmente ligada à confiança. Ser local é falar de autenticidade. • Segundo, os consumidores de hoje têm um maior desejo de comprar local: eles querem apoiar aqueles que vivem e trabalham na comunidade local em vez de enviar o seu dinheiro para fora da comunidade. Quando os consumidores compram localmente, sentem que estão a retribuir à sua comunidade e, consequentemente, a apoiar aqueles que tornam a comunidade a sua casa.

O ex-presidente dos EUA John Quincy Adams disse sobre liderança: “Se as suas ações inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais e a serem mais, você é um líder”. Um líder icónico é aquele que é bem reconhecido pela sua excelência - alguém que através das suas ações fornece a visão e inspiração para envolver as paixões dos seus seguidores. Eles conectam-se com os seus seguidores e, mais importante ainda, ajudam a conectarem-se uns aos outros. Seth Godin descreve efetivamente a influência de um líder icónico na seguinte citação: “Os líderes lideram quando tomam posições, quando se conectam com sua tribo e quando ajudam a tribo a se conectar consigo mesma”.  

#5 - Conveniência em tempo real Com a Internet das Coisas agora a ditar tantos aspetos das nossas vidas, a conveniência tornou-se imperativa em todas as experiências do consumidor - embora Ari Weissman da Revista UX diga: “Na elaboração de experiências de clientes, a perceção da conveniência é tão importante quanto os benefícios reais da poupança de tempo e esforço.” Não só é uma redução real no tempo e esforço necessários para interagir com sua marca vital; são também as perceções dos consumidores de que o ginásio vai fazerlhes economizar tempo e esforço.

14

g y m fa c t o ry

13

#7 – Ágil e rápido Hoje, graças à tecnologia e à mudança dos valores geracionais, o que os consumidores desejam e o que usam pode mudar num piscar de olhos. Tendências que costumavam levar anos a evoluir e a ganhar força, agora podem emergir rapidamente. As empresas devem responder igualmente rápido se quiserem alavancar uma tendência de vantagem competitiva. As grandes empresas de hoje devem adaptarse, tal como um camaleão, para ficar à frente da multidão. O nosso trabalho mostrou que as boutiques são significativamente mais rápidas e mais ágeis do que a maioria dos operadores tradicionais na forma como respondem e alavancam as tendências de consumo, graças a fatores como:


• Mente-aberta: Complacência e crença que o que sempre fez continuará a funcionar no futuro são a primeira barreira à agilidade. Como Albert Einstein afirmou tão eloquentemente: “Não podemos resolver os nossos problemas com o mesmo pensamento que usámos quando os criámos”. • Rápida tomada de decisão: O primeiro desafio para a agilidade é tomar uma decisão rapidamente e, em seguida, dedicar recursos para atuar sobre a mesma. Em Sillicon Valley falam sobre falhar rápido. Velocidade de ação, avaliação e implementação são a chave.

#8 - Intuitivo e divertido O design intuitivo tornou-se parte integrante da forma como as empresas projetam e entregam os seus produtos aos consumidores – particularmente experiências on-line, onde os consumidores esperam que tudo o que fazem seja simples e autoexplicativo. Numa experiência intuitivamente projetada, cada qual sabe imediatamente como usá-lo. Requer pouco ou nenhum pensamento – apenas ação. Os Estúdios de fitness Boutique fazem um excelente trabalho a este respeito. Os seus usuários não têm que criar o seu programa, não têm que seguir progressões e não têm que pensar o que fazer de seguida; tudo o que fazem é seguir o treinador e deixarem-se ir. Obtêm resultados sem sequer terem que pensar no Como. Ao adicionar diversão ao mix - que as boutiques fazem de variadas maneiras - tornam a experiência divertida e gratificante, bem como fácil – a fórmula torna-se ainda mais poderosa! Como diz o empresário norte-americano Tony Robbins: “Não estamos numa era da informação estamos numa era do entretenimento”. Claro, as boutiques não são as únicas instalações de fitness que podem oferecer experiências divertidas ou intuitivas - mas o tamanho, a natureza tribal, a especialização e a liderança significa que são mais propensas a serem capazes de aproveitar o elemento ‘entretenimento’.

e investidores uma menor barreira à entrada (menores custos de investimento de capital), melhor retorno sobre os seus ativos, menor volatilidade de lucro, maior flexibilidade e redução de custos adicionais. Em média, um estúdio boutique - de acordo com a pesquisa da Associação dos Estúdios de Fitness (AFS) – tem 343 m2. 75 por cento ocupam menos de 278 m2. Isto é cinco ou mesmo 10 vezes menor do que um ginásio tradicional, o que significa que o investimento necessário para desenvolver uma instalação boutique é muitíssimo menor quando comparado com a maioria dos clubes big-box.

#10 – Preços amigáveis do consumidor O E-commerce e o surgimento do mobile como uma plataforma de descoberta e compra mudaram a mentalidade do consumidor quando se trata do Preço. Os consumidores agora esperam encontrar o preço de tudo online. Também esperam ser capazes de comprar um produto Como e Quando querem. Em resposta a isso, a maioria dos estúdios de fitness boutique oferecem uma série de opções de ‘pagar e usar’, desde sessões individuais, pacotes de 20 aulas, a packs mensais ilimitados. Sem fidelização e, na maioria dos casos, sem contrato ou acordo de qualquer tipo. Além disso, os estúdios de fitness boutique são transparentes nos seus preços, com todos os detalhes abertamente disponíveis em praticamente todos os sites; os consumidores podem facilmente comparar preços e produtos associados antes de tomar uma decisão de compra. Embora não seja viável para os ginásios mais tradicionais replicarem o modelo anterior sem se apoiarem em aulas virtuais, certamente seria possível para a generalidade dos clubes fazerem um upgrade no que diz respeito ao uso da tecnologia, para melhorarem a conveniência, tanto a percebida como a real dos consumidores.

#9 – Capital ténue Isto refere-se ao princípio e à prática de não amarrar quantidades significativas de capital (dinheiro) em ativos depreciáveis - como melhorias de instalações e equipamentos - ou passivos operacionais fixos como alugueres. Os negócios de “capital leve” oferecem aos empresários

Stephen Tharrett Co-fundador do ClubIntel. Mais de 35 anos de experiência na indústria de Fitness.

Mark Williamson Co-fundador do ClubIntel. 30 anos de experiência em estudos de mercado.

Este artigo foi originalmente publicado na revista Health Club Management, uma publicação líder na indústria global de fitness, saúde e atividade física. Pode visualizar a edição atual em www.healthclubmanagement.co.uk/digital Pode receber uma cópia digital gratuita da Health Club Management todos os meses ao inscrever-se em www.healthclubmanagement.co.uk/signup

13

g y m fa c t o ry

15


marketing

Estratégia SUN-TZU digital de 5 passos! Todos sabemos que a batalha por novos sócios ocorre cada vez mais em terrenos digitais, pelo que, neste breve artigo apresento os 5 Passos essenciais para desenvolver uma estratégia de marketing digital adequada para atingir os objetivos mais comuns como notoriedade, vendas e angariação de leads.

16

g y m fa c t o ry

13


A 1

estratégia

será apresentada ao estilo militar utilizando algumas frases imortalizadas por Sun Tzu no seu manual de estratégia The Art of War, sendo o potencial cliente caracterizado como o adversário a derrotar (converter).

Compreensão: Conheça o seu adversário! “Se conheces o teu inimigo e te conheces a ti próprio, não precisas de temer o resultado de 100 batalhas.”

O primeiro passo para vencer é conhecer o seu inimigo e saber de que armas dispõe no seu arsenal para o derrotar. Quanto mais informação recolher sobre o seu adversário maior, a probabilidade de o encontrar e convencer a passar para o seu lado. Comece com uma folha em branco e aponte tudo aquilo que sabe sobre o seu target. Não avance sem antes saber quem ele é (dados demográficos), onde está (dados geográficos) e porque motivo este pretende adquirir os seus serviços (dados psicográficos). Crie diferentes personas e reflita sobre o estilo de vida, valores, hábitos de consumo, necessidades, dores e principais benefícios que cada uma dessas personas procura e valoriza. Cruze essa informação com os seus serviços e prepare o seu arsenal!

2

Alcançar: Escolha o campo de batalha! “Não existem mais do que 5 cores primárias (azul, amarelo, vermelho, branco e preto), no entanto quando combinadas geram mais cores do que alguma vez serão vistas!”

Agora que já conhece mais profundamente o seu adversário está na altura de decidir os campos de batalha onde irá enfrentá-lo. Tenha sempre em consideração que a escolha dos locais e contextos certos são essenciais para ser bemsucedido. É aqui que entram os diferentes canais de comunicação, cada um com o seu papel na batalha. Lembre-se que são o seu objetivo, target e estratégia que determinam quando e onde vai atacar o seu inimigo e não o contrário. Motores de busca - Ataque contextualizado! Utilize os motores de busca e atinja o seu inimigo quando este está mais vulnerável, ou seja, quando está à procura de um serviço como o seu ou procura solução para um problema. Otimize o seu site de forma a que apareça nos resultados de pesquisas de forma orgânica ou crie anúncios no Google Adwords para que o seu site surja nas palavras-chave mais relevantes. Redes sociais - Ataque segmentado! Apesar de este ser um momento de lazer e menos vulnerável, a elevada possibilidade de segmentação faz com que as redes sociais sejam bastante apetecíveis pois vamos mostrar a mensagem certa às pessoas certas. Construa alianças! Que outras fontes de informação têm a confiança e captam a atenção do seu inimigo? Procure blogs e sites de interesse na área e faça deles aliados, utilizando os seus recursos de comunicação para transmitir a sua mensagem.

13

g y m fa c t o ry

17


marketing

4

Captação: Momento do tudo ou nada! “Os especialistas em fazer o inimigo a agir fazem-no criando situações incontornáveis. Instigam-no com algo que é certo ele querer obter.”

Ao atacarmos o ponto fraco esperamos sempre desencadear uma ação e movimentar o inimigo. Caso a Acão pretendida seja a angariação de uma lead comercial, é recomendado que o seu inimigo seja direcionado para o seu site ou landing page. Existe uma realidade terrível no marketing digital: apesar de demorar horas a criar uma boa landing page, o visitante demora apenas alguns segundos a decidir se esta merece o seu precioso tempo.

Otimize recursos! Utilize a informação recolhida sobre cada persona e os seus objetivos para escolher os meios onde vai comunicar. Existem centenas de hipóteses, mas nem todas são adequadas e eficazes para atingir o seu objetivo digital.

3

Ação: Ataque o ponto fraco! “Podes avançar e ser absolutamente irresistível, se apontares para os pontos fracos do teu inimigo.”

Tal como na guerra, no processo de venda temos maior probabilidade de sucesso ao explorar a dor. No ponto anterior pretendemos contactar as pessoas certas no momento / contexto certo. Agora é altura de apresentar uma recompensa / oportunidade com maior probabilidade de suscitar interesse e desencadear a ação! Independentemente do seu objetivo, tenha em mente que para obter algo do seu inimigo terá sempre de lhe oferecer algo em troca! Quanto maior o nível de envolvimento ambicionado, maior deverá ser a recompensa que está disposto a oferecer. Se o seu objetivo é de baixo envolvimento (ex: Likes), então a recompensa pode ser apenas um momento engraçado que proporcionou. No caso dos objetivos de maior envolvimento (ex: preenchimento de formulário) a recompensa terá de ser maior. Seja criativo e pense em oportunidades que sejam interessantes para o seu inimigo e construa anúncios / conteúdos com mensagens simples ajustadas ao seu target respeitando sempre as best practices e guidelines de cada meio digital.

18

g y m fa c t o ry

13

Tendo este fator em consideração, a sua landing page deve ser curta e de fácil leitura, nunca defraudando as espectativas criadas pelo anúncio. Evite o excesso de informação e torne bem claro o que pretende que o visitante faça. Exemplo: Se é para preencher um formulário, este deverá estar bem visível com o botão do call-to-action em destaque!

5

Recomendações: Utilize espiões! “Sê subtil! Sê subtil! E utiliza os teus espiões para todo o tipo de atividades!”

Um inimigo convertido passa a ser um novo espião para a sua causa. Providencie ferramentas e argumentos aos seus clientes para que possam partilhar com os seus amigos as excelentes campanhas que o seu clube tem para oferecer e torne-os embaixadores da sua marca. Por melhor que seja o seu trabalho de targeting e posicionamento (Passo 1), os seus atuais clientes são quem melhor compreende e têm capacidade de influenciar os seus futuros clientes. “Todos podem ver as táticas das minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias.”

Miguel Rão Vieira miguelraovieira@gmail.com Director de Marketing Kangaroo Health Clubs Pós Graduação Marketing Digital @ INDEG-iul Iscte Executive Education Licenciatura Gestão de Marketing @ IPAM Lisboa


consultoria

ANDA A PERDER CLIENTES

Saiba porquê

O QUE UM NOVO SÓCIO PODE (DEVERIA) ENCONTRAR NAS PRIMEIRAS VISITAS AO CLUBE

A

tualmente

existe um grande esforço de atração de pessoas aos clubes. São utilizadas estratégias de comunicação em várias plataformas e em diversos meios, no sentido de se conseguir um nome e um telemóvel. Posteriormente há um grande empenho comercial para convidar as pessoas a visitar o clube e se inscreverem. Fazem-se campanhas de adesão, algumas no limiar do risco, assumindo que “depois de ter entrado, vai-se manter” o tempo suficiente que justifique o risco – pensamento de retenção mais aproximado de um sonho do que de um pensamento. Todos os players estão fundamentados sobre as variáveis que influenciam a retenção, as que são controláveis e as que não são… todos sabem, mas será que fazem?

ela ligue e quando pressiono o botão de mudança de canal, espero que o canal mude – se estas coisas acontecerem fico satisfeito, porque corresponde à expectativa… a mesma coisa deve acontecer no clube, tendo em atenção que este nível pode evitar cancelamentos mas não é um forte favorecedor de retenção.

Sem me alargar muito no tema, gosto de associar a retenção à satisfação percecionada e posteriormente à lealdade que as pessoas desenvolvem, quando gostam da experiência que obtêm e vivenciam dentro do clube.

No POS – point of sale, ao novo sócio devem ser disponibilizadas através de um folheto, e-mail ou APP (neste caso a APP deve ser instalada, ativada e explicada nesse momento ao sócio) as seguintes informações básicas: como acede ao clube – funcionamento do controle de acessos; como acede ao mapa de aulas – site e/ou APP; como acede às senhas para aulas de grupo – funcionamento do quiosque; localização e utilização de cacifos – o clube deve disponibilizar cadeados compatíveis para aquisição; tipo de vestuário a utilizar nos treinos; normas de higiene, como a utilização de toalha de treino e formas de hidratação.

A lealdade, como sabemos, poderá ser medida em quatro níveis, em que o primeiro é Satisfazer as Expetativas do Cliente… que significa entregar a ideia que o cliente comprou, aparentemente tão simples e, afinal por vezes, tão complexa. A título de exemplo, quando instalo uma nova televisão na minha sala e pressiono o botão ligar, espero que

20

g y m fa c t o ry

13

O segundo nível de construção de lealdade é Exceder as Expetativas do Cliente e para isto acontecer, já é determinante acautelar outro tipo de situações, que normalmente chamamos de Serviço ou perceção de Qualidade de Serviço. Vejamos o que poderia ser um excelente Customer Care Service:


cício e piscina. Os profissionais devem apresentar pessoalmente o novo sócio a outros e aos demais colegas de trabalho, que devem aproveitar o momento para incentivar o sócio experimentar novas atividades e assim aumentar a perceção de valor da experiência. Os profissionais devem apresentar-se impecavelmente identificados e fardados, para fácil reconhecimento por parte do novo sócio, devem demonstrar alto nível de simpatia e disponibilidade, nomeadamente no acompanhamento na sala de exercício, durante as aulas de grupo e todas as interações informais no clube. Este foco na qualidade da experiência disponibilizada ao sócio desencadeia e é percursor dos seguintes níveis de construção de lealdade. Os estudos realizados no âmbito de aquisição de Hábitos preconizam que um comportamento repetido, com determinada frequência e em determinado tempo, se torna num hábito. Os hábitos fazem parte do dia-a-dia das pessoas e têm uma importância determinante a vários níveis… para esta análise podemos valorizar apenas a variável Conforto: é confortável ter hábitos, a má notícia é que não é possível extinguir um hábito; a boa notícia é que é possível mudá-lo e a mudança produz-se através do entendimento do funcionamento da aquisição de hábitos. A regra é: Estimulo – Rotina – Recompensa. Uma possibilidade de aplicação desta regra poderia passar por associar a rotina á utilização, a recompensa seria o benefício percebido obtido pelo sócio e o estimulo, qualquer contato e/ou interação que desencadeie e favoreça a utilização.

Deve ser marcada a data e hora dos três primeiros pontos de contato, Avaliação Física Inicial, Avaliação Nutricional e Orientação Inicial na Sala de Exercício, que devem ser realizados em dias diferentes e sempre com confirmação no dia anterior, por parte do profissional que os vai realizar. No final de cada um destes momentos devem ficar marcadas a Reavaliação Física e Nutricional, de acordo com a metodologia definida, que não deve ultrapassar as 8 semanas, e explicada as reprogramações seguintes. Idealmente a primeira visita deve ser marcada com o departamento de Customer Care ou com o próprio Consultor de forma a acompanhar o sócio neste primeiro momento e fazer a apresentação formal ao profissional da área de treino elegida (aula de grupo, sala de exercício, piscina, etc). Idealmente, o sistema de gestão de acessos deve estar parametrizado para identificar a primeira visita de qualquer novo sócio, de forma a garantir este importante follow up de integração. Um novo sócio no clube encontra vários desafios que são imperativos de serem ultrapassados, para que se sinta rapidamente integrado. Nesse sentido, é fundamental que seja sucessivamente convidado a participar em aulas grupo e atividades desenvolvidas na sala de exer-

Nesse sentido, o departamento de Costumer Care deve manter um contato regular com o novo sócio no sentido de aferir os níveis de utilização e satisfação percebida. A utilização deve ser rigorosamente monitorizada porque, em boa verdade, se não houver utilização regular o hábito não muda e se o hábito não muda, nada muda! Nesse sentido, consideram-se imprescindíveis os contatos de sétimo dia, décimo quarto, trigésimo, quadragésimo quinto e sexagésimo e/ou qualquer outro momento sempre que se verifique uma ausência superior a cinco dias nos primeiros noventa dias. Para além das situações referidas, estes contatos podem gerar leads, através da oferta de experiências que incentivem o novo sócio a convidar amigos e familiares a vir conhecer e experimentar o clube – outro importante fator de satisfação. Em resumo, a utilização e integração dos sócios no dia-a-dia do clube é um fator determinante para a satisfação percebida, mas imprescindível para o novo sócio nos primeiros três meses. O prospect inscreveu-se…e agora? Será melhor voltarmos ao início do artigo ou ficou assimilado?

João Pinheiro

Licenciatura em Psicologia. Diretor Operacional Regional Kangaroo Health Clubs. Docente Manz/ULHT e ESDRM Business Coach in Personal Training Management

13

g y m fa c t o ry

21


retenção

Como Aumentar a Retenção das Equipas em

5 PASSOS

Após uma fase em que todos os clubes andavam preocupados com as vendas, assistimos agora a uma preocupação geral, focada na retenção. No entanto, nunca ouvimos falar de Retenção das Equipas como uma Ferramenta Poderosa no crescimento e manutenção dos nossos sócios.

U

ma das frases que mais trouxe comigo da minha experiência na Walt Disney World Resorts, em Orlando foi: “Podes Desenhar, Criar e Construir o Sitio Mais Fantástico do Mundo, mas são precisas pessoas para tornar esse sonho uma realidade”. Acredito ainda que mais do que pessoas, nós precisamos das Pessoas Certas. Essas quando encontradas, temos de as agarrar. Partilho desta forma os 5 Passos para Garantir uma Equipa Forte, Disciplinada e Duradoura.

1 PASSO: “Imagem” do Recrutamento Esta “imagem” não se refere a layouts bonitos ou anúncios criativos. Interessa é salientar a forma como gerimos o processo. Como Transmitir uma boa imagem no recrutamento: • Ter apenas anúncios atualizados; • Não ter muitos anúncios seguidos para a mesma função; • Colocar na agenda espaço suficiente entre cada entrevista para garantir que o entrevistado se sente confortável e tem tempo para expor todas as suas mais-valias. Dando maior possibilidade de análise, também ao Entrevistador; • Limitar o número de entrevistas por dia. Desta forma tem mais energia e foco para cada entrevistado, não passando a imagem de que está a fazer muitas entre-

22

g y m fa c t o ry

13

vistas e que a função para a qual está a recrutar não exige grande atenção da sua parte; • Gerir o próximo passo: Cumprir o que promete. Se não tem a possibilidade de contactar todos os candidatos: – Ex. Dentro de 2 semanas iremos selecionar o candidato. No entanto, iremos apenas contactar o vencedor. Pelo que se não receber mais nenhum contacto da nossa parte, desejo-lhe desde já boa sorte na procura por um novo emprego.

2 PASSO: Gestão de Expectativas Quando iniciamos uma ligação profissional são esperadas coisas de um lado e do outro. Quanto mais clara for essa mensagem, mais fácil será a gestão e mais duradoura será a ligação. Deixo aqui um exemplo para Personal Trainers: • Expectativa inicial – O que é esperado que tu já saibas (pelo que foi demonstrado na entrevista) – Ex. Efetuar um treino em segurança e que promova resultados; Estar presente nos briefings com o PT Manager; Participar nas reuniões mensais. • Expectativa da Formação – O que é esperado que tu aprendas – Ex. Como Funcionam os procedimentos internos, Como fazemos avaliações e o processo de conversão para cliente PT.


• Expectativa de Acompanhamento – O apoio que podes contar por parte da empresa – Ex. Um Manager para tirar dúvidas e expor as tuas dúvidas ou dificuldades; uma equipa comercial focada em trazer novos clientes para que tenhas mais oportunidades de conversão e crescimento da tua carteira de clientes; Material necessário para efetuares um trabalho seguro e de sucesso com os teus clientes; Equipamento para te destacares na sala de exercício; Formação contínua para evoluíres como profissional. • Expectativa de Resultados – O que é esperado que tu atinjas – Ex. 60 Horas mensais de Vendas em Personal Trainer • Expectativa Profissional – O que é esperado do teu comportamento com os sócios e com a equipa. – Ex. Arrumar o material que estiveres a usar; Não chegar tarde aos treinos e avaliações; Evitar entrar na receção sem necessidade ou autorização.

3 PASSO: Plano de Formação O Plano de formação é algo que muitas marcas têm. Algumas iniciam de forma religiosa mas poucas o cumprem escrupulosamente de início ao fim. Os desafios do dia-a-dia, a necessidade de resultados rápidos e, muitas

vezes, o cansaço de repetir um processo em pouco tempo, levam a que o plano de formação não tenha o foco necessário. Eis como conseguir uma formação IMPEC: I Introduzir o Plano de Formação e as regras a respeitar assim como o prémio pelo sucesso. M Medir a aprendizagem ao longo dos módulos de modo a avançarmos à velocidade do formando e não do formador. P Penalizar as interrupções (tanto por parte do formador, como do formando, como de quem for interromper) E Entusiasmar o formando a participar ativamente durante todo o processo. Trazendo mais energia e interação para ambas as partes. C Celebrar uma formação produtiva e sem interrupções. Esta celebração pode ser através de Pins, Diplomas, ou outra forma com a qual se identifiquem.

4 PASSO: Plano de Crescimento Quando perguntados, quase todos os colaboradores querem ser “chefes” um dia. Feliz e infelizmente, nem todos serão os líderes que a marca procura. Sem promessas de crescimento rápido ou de crescimento por “velhice” no clube, a única forma de crescer num clube não deve ser sendo chefe. Assim, é imperial criar um plano de crescimento dentro da própria função. Quantos casos de insucesso profissional conhecemos porque promovemos aquele comercial fantástico a diretor comercial, ou a dire-

13

g y m fa c t o ry

23


retenção

tor de clube? De repente, o comercial fabuloso passou a péssimo diretor. A estrutura falha. Perdemos o Diretor e o fantástico comercial também. Exemplo de plano de Crescimento para equipa comercial (adaptações podem ser feitas a outras áreas do negócio): Comercial > Comercial Sénior • • • •

1º Ano com 80% dos Targets Mensais Concretizados 2º Ano com 90% dos Targets Mensais Concretizados. 6 Targets Mensais com mais de 110% atingido Média anual superior a 5 Referências Angariadas por Adesão. • Mais de 70% vendas por Referências • 60% das Vendas em Plano Superior • Taxa de Retenção das adesões, dentro do período de fidelização, de 90% Comercial Sénior > Diretor Comercial • Manter os requisitos anteriores mais: • No 3º ano fazer acompanhamento durante um ano de 1 novo elemento (Rookie) da equipa comercial • Rookie com 70% dos Targets Mensais Concretizados • Rookie com 4 targets atingidos acima de 110% • Rookie com 50% das vendas por Referências • Rookie com 40% de vendas em Plano Superior • Rookie com Taxa de Retenção das adesões, dentro do período de fidelização, de 90% • Ler 5 dos Livros referenciados sobre Gestão de Equipas • Obter Formação sobre Liderança e Gestão de Equipas

• Ser capaz de construir um Day Flow de Diretor de Clube • Liderar Briefings e Reuniões com a Equipa • Liderar a equipa em Eventos de sucesso • Não comprometer os resultados durante o tempo de preparação

5 PASSO: Encorajar o espírito “INTRApreneur” Quanto mais participamos em algo, mais nos envolvemos, mais interesse criamos e acima de tudo, mais responsabilidade colocamos no sucesso. Devemos, como tal, encorajar a participação dos nossos colaboradores na empresa. Mantendo-os parte integrante de algumas decisões. É importante o reforço positivo e o apoio para aquelas ideias que não acreditamos muito, mas que aquele colaborador que é comprometido e ainda não falhou connosco está entusiasmado para avançar. Como desenvolver o espírito INTRAPRENEUR: • Solicitar Ideias e Responsáveis para Eventos • Reconhecimento dos Eventos de sucesso • Concurso com atribuição de prémios para as ideias mais originais e inovadores que possam impulsionar o negócio • Reconhecimento de ideias e ações concretizadas com sucesso • Encorajar a criação de ações entre a equipa Preocupe-se com o seu staff e não tenha mais preocupações com os seus clientes. Melhores Gestores Sempre Desenvolvem as Suas Equipas.

Diretor Comercial > Diretor de Clube/Assistente de Diretor de Clube • 2 anos consecutivos com 100% do objetivo anual de número de sócios • Número de sócios Ativos por Débito Direto igual a 100% • Acompanhar o Diretor de Clube na elaboração de um Mapa de Aulas • Ser Capaz de efetuar um Mapa de Aulas eficiente. • Ter conhecimento profundo sobre todas as áreas de negocio do clube.

24 g y m

fa c t o ry

13

Rui Gomes

Business Adviser na iCoach Coaching Político e Empresarial Especialista em Comunicação não-verbal e discurso para plateias Formador Nacional e Internacional em Gestão e Motivação de Equipas


fiscalidade

NUTRIÇÃO

em

HEATH-CLUBS:

Isenção de IVA? NO PROCESSO EVOLUTIVO DE

transição do conceito de ginásio para health club (clube de saúde), ganhou expressão a prestação de serviços de nutrição, materializada em consultas de nutrição (num prisma mais clínico) ou nos ditos serviços de apoio nutricional (num conceito menos personalizado e mais vocacionado para o bem-estar/lazer). Assim, o nutricionista foi-se gradualmente impondo no contexto do fitness e tornando-se num agente necessário e familiar aos olhos dos utentes ou clientes dos health clubs. Nesse processo, suscita-se a questão de saber qual o respectivo impacte no plano jurídico-tributário, em particular em sede de IVA. É esse enquadramento que,

de forma sumária, procurarei fazer de seguida, num exercício pessoal de interpretação da lei, mas tendo como âncora doutrina, jurisprudência e mesmo a posição da AT (Autoridade Tributária e Aduaneira)1.

Há duas premissas jurídicas que importa desde logo ter presente: (i) legalmente estão isentas de imposto as prestações de serviços efectuadas no exercício das profissões paramédicas”2; (ii) a nutrição/dietética é legalmente considerada como uma actividade/profissão paramédica3. Não se pense, porém, que basta a concatenação das referidas duas premissas para que a isenção de IVA seja algo de automático/imediato: há diversas condições que se devem verificar. Importa, então, saber o

1 Cf., em particular, a Informação Vinculativa da AT no âmbito do Processo n.º 9215 (despacho de 19 de Agosto de 2015 do SDG do IVA, por delegação do Director-Geral da AT). 2 Cf. artigo 9.º, n.º 1 do Código do IVA. 3 Cf. Item 5 do Anexo do Decreto-Lei n.º 261/93, de 24 de Julho.

26

g y m fa c t o ry

13


que deve fazer o prestador dos serviços (PS) na passagem de ginásio para health club, isto é, no início e no desenvolvimento de um processo em que, a acrescer aos serviços de actividade física e desportiva, passa a prestar cuidados de saúde. Vejamos, pois, os passos cronológicos a dar: 1. Alteração do objecto social. Importa que o PS altere os seus estatutos/pacto social de modo a incluir, em toda a extensão, as valências que passa a poder disponibilizar. 2. Alteração do CAE (Classificação Portuguesa de Actividades Económicas). Deve o PS informar a AT da realização de uma outra (nova) actividade económica, passando a ter um CAE secundário. Com efeito, alterando-se quaisquer elementos constantes da declaração de início de actividade, deve o sujeito passivo entregar a respectiva declaração de alterações, no prazo de 15 dias a contar da data de alteração4. 3. Registo obrigatório na Entidade Reguladora de Saúde. Sem esse registo válido, no espaço em causa não pode haver prestação de serviços de nutrição5. 4. Contratação de nutricionistas certificados. A prestação de serviços de nutrição encontra-se reservada a pessoas tituladas por curso oficial ou seu equivalente legal. Quer isto significar que o exercício válido da profissão de nutricionista depende da prévia inscrição, como membro efectivo, na Ordem dos Nutricionistas6. Sem essa habilitação, a facturação da entidade aos clientes não pode beneficiar da isenção de IVA.

mento de que se debita sempre o serviço de nutrição mesmo se os clientes a ele não recorrerem, situação que tornaria superior o número de serviços facturados aos clientes do que os pagos aos nutricionistas7; b) Se o serviço prestado for unicamente de nutrição (independente da prática de actividade física/desportiva), a factura emitida deve mencionar a isenção de IVA (IVA 0%), que é aplicável quer quando é o nutricionista a facturar directamente ao cliente quer quando é o PS a refacturar ao seu cliente o serviço de nutrição que lhe foi facturado pelo nutricionista8; c) Se for cobrado ao utente um valor único e fixo (semanal/quinzenal//mensal/trimestral/semestral/anual), englobando, simultaneamente, a prática da actividade física/desportiva e os serviços de nutrição9) não há lugar a isenção de IVA, uma vez que não estamos perante dois serviços distintos e autónomos entre si, mas sim face a um sujeito passivo misto que presta um serviço principal (actividade física e desportiva) e um acessório (nutrição). Uma decomposição artificial dessas prestações de serviços no plano económico conduziria a uma alteração da funcionalidade do IVA (distorcendo a concorrência), pelo que não basta desagregar as prestações principais das acessórias para garantir a isenção de IVA na parcela da componente acessória – in casu a nutrição –, devendo o PS facturar os serviços discriminadamente (a lei assim o impõe10) mas liquidar o IVA a 23%.

5. Facturação adequada. No essencial, há que facturar conforme segue: a) Só facturar serviços de nutrição efectivamente prestados/realmente utilizados, ou seja, se for disponibilizada ao utente, num pacote, a possibilidade de recorrer, no espaço em causa, aos serviços de nutrição, sem que o utente chegue a beneficiar dessa possibilidade, cabe apenas facturar os serviços de actividade física e desportiva – não procede o argu-

Alexandre Miguel Mestre Advogado, Consultor na Abreu Advogados Docente no Ensino Superior na área de Direito do Desporto Formador de Ética, Deontologia e Legislação do Fitness no CEFAD Ex- Secretário de Estado do Desporto e Juventude alexandre.m.mestre@abreuadvogados.com

4 Cf. artigo 32.º, n.º 1 do Código do IVA. 5 Cf. artigo 2.º, n.º 2 do Decreto-Lei n.º 279/2009, de 6 de Outubro e Portaria n.º 52/2011, de 27 de Janeiro. Sem prejuízo da responsabilidade criminal, disciplinar, civil e das sanções ou medidas administrativas, a ausência do registo é punível com coima de € 2000 a € 3740,98, no caso de se tratar de pessoa singular, e de € 4000 a € 44 891,81, no caso de se tratar de pessoa colectiva. 6 Cf., em particular, o artigo 60.º, n.º 1 do Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, aprovado pela Lei n.º 51/2010, de 14 de Dezembro. 7 Por exemplo quando se disponibilizam consultas ditas “grátis” e o utente não vai a qualquer consulta. 8 Na expressão da mencionada Informação Vinculativa da AT, a isenção opera quer perante os serviços “(…) prestados directamente ao utente quer sejam prestados a uma qualquer entidade com quem contratualizem os serviços (…)”. 9 O que os cientes pagam é sempre o mesmo, incluindo a frequência do health club e os serviços de nutrição. 10 Cf. artigo 36.º, n.º 5, alínea d) do Código do IVA.

13

g y m fa c t o ry

27


estratégia

Os novos rumos do

FITNESS

A década de 90 foi muito marcante no desenvolvimento dos modelos profissionais de gestão das academias. Foi nesse período que as academias começaram a desenvolver os controlos de performance, começaram a organizar as informações, começaram a “importar” de outros tipos de negócios mais maduros, algumas técnicas de gestão e as adaptaram às academias.

F

oi nesse período

que as vendas profissionais desembarcaram nas academias e a partir daí nada mais foi o mesmo.

Considero que foi nesse período, depois da chegada das vendas, que deixamos de ser academias e viramos um NEGÓCIO, um BUSINESS. Até então o mercado era constituído por donos de academias que na sua maioria eram ex-professores ou então ex-atletas ou até mesmo entusiastas de desporto. Mesmo alguns tendo experiência como gestores, a maioria adotava um modelo de gestão bem reativo e até certo ponto amador. Eu diria romântico mesmo. No fim da década de 90 tudo começou a mudar e a partir dos primeiros anos da década de 2000 houve uma grande explosão de “investidores” dispostos a derramar um camião de dinheiro no negócio-academia. Na verdade o que foi definitivo devem ter sido os avanços da internet que permitiram que a população entendesse de maneira definitiva a importância da atividade física regular para todos. De um momento para o outro o mundo descobriu que fazer ginástica, que correr, fazer musculação, spinning, natação e pilates trariam enormes benefícios a todos. A partir daí virou negócio, virou BUSINESS e daí em diante as proporções ficaram impressionantes. Muito, mas muito dinheiro apareceu para se investir em cadeias de academias. Já não se fala mais em abrir uma acade-

28

g y m fa c t o ry

13


mia, fala-se em abrir 10, 20, 30 unidades de negócio como se fosse ir até à padaria e comprar 20 pãezinhos. Vários bancos de investimento estão aplicando o dinheiro dos seus clientes no mercado de academias já que os números tem mostrado que o retorno é garantido. O mercado está hipertrofiado e não falta fôlego para essa indústria que já movimenta biliões. Mesmo com as cíclicas e costumeiras crises económicas mundiais o mercado de atividade física e saúde cresce de maneira consistente. Como todo mercado que cresce se segmenta, no mercado de fitness não é diferente e há alternativas para todos os tipos de consumidores. Há academias low cost, baratíssimas, há academias premium, caríssimas, há estúdios funcionais, de pilates, cross fit, grupos de corrida, personal trainers, programas de treino online e a lista é grande e crescente.

também é uma experiência, um momento social, um momento para relaxar e esquecer dos problemas do dia-a-dia. É verdade. Pena que os clientes na sua maioria, 75%, querem na verdade emagrecer. Pode ser num lugar onde relaxem, onde encontrem pessoas, mas querem emagrecer. É comum num jantar encontrar alguma pessoa que diz: “Eu tentei ir para uma academia, comprei um plano anual, e fui 3 ou 4 vezes.”. Para mim, parece que temos uma oportunidade gigante aqui. A empresa que quiser apresentar-se como uma empresa que se preocupa e efetivamente entrega RESULTADOS para os clientes, certamente estará num nicho de mercado com baixíssima competição e alta procura por parte da população.

O consumidor é rei neste mercado e pode escolher o que quiser, no preço que quiser, onde quiser e se beneficiar de várias maneiras. Infelizmente todo mercado que cresce também perde um pouco de qualidade e isso está a acontecer também. A sede e o desejo desenfreado pelo lucro tem feito com que muitas cadeias de ginásios se preocupem mais em montar estruturas físicas grandes, luxuosas e, de preferência, com preço acessível, mas não conseguem fazer com que mais pessoas beneficiem realmente da atividade física. E quando digo realmente é que 72% das pessoas que procuram um ginásio o fazem para emagrecer e infelizmente a maioria não chega nem perto dos resultados. 75% dos clientes não conseguem nem frequentar o ginásio o número de vezes por semana mínimo para obter resultados. 50% dos novos clientes desistem de frequentar antes mesmo de completarem 90 dias de matricula. Cada academia perde em média 12% do total dos seus clientes por mês. Na verdade os ginásios sobrevivem de novas vendas e não do aumento de permanência dos atuais clientes. A cada dia investe-se mais nas vendas, nos formatos de pagamento, na baixa dos preços e quase nada nos esforços para mudar definitivamente o comportamento do consumidor. Infelizmente o número de clientes que se dececiona com a nova relação com a atividade física é crescente. Realmente há muitas opções para se escolher onde se exercitar mas infelizmente são raros os locais onde uma pessoa se pode inscrever e obter os tão desejados resultados físicos. Quando se fala sobre isso entre empresários, estes apressam-se em argumentar que ir para a academia

Vejam que temos muito que amadurecer no que se refere a profissionalismo no mercado de fitness. O momento é de investir no atendimento ao cliente, investir na qualificação da equipa. Assim como noutros mercados, estamos a seguir a ordem natural das coisas. Depois de disputar pelo preço, chegou a hora de disputar pela qualidade.

Almeris Armiliato Diretor do Grupo Inner. Fundador da consultoria online gestaodeacademia.com.br Formado em Educação Fisica.

13

g y m fa c t o ry

29


padel

PADEL –

UMA MODALIDADE EM GRANDE EXPANSÃO

Cada vez mais nascem campos de padel em Portugal. Uma atividade que já conta com mais de 15000 praticantes e 150 campos onde se pode praticar. Será uma moda? Há espaço para crescer?

UMA DAS MODALIDADES que se encontra em grande expansão em Portugal é o Padel.

O Padel é um desporto de raquete, jogado a pares. O campo é rectangular, fechado por paredes de estrutura metálica e vidro. Existe uma rede no meio do campo a separar duas áreas de jogo. O piso do campo poderá ser em relva sintética, alcatifa ou em betão poroso. Em termos de investimento, poderá construir-se um campo de Padel a partir dos 10.000€. Uma vez das mais razões nascem para esta modalidade ter padel muitos em Cada campos de adeptos é a sua abrangência em termos de idades: Portugal. Uma desde atividade queatéjáaosconta pode ser praticada os 5 anos 80, e com por ambos os Este praticantes poderá ser um dos motivos pelo mais desexos. 15000 e 150 campos qual o Padel é muitas vezes praticado em família, sendo onde praticar. umasocial moda? tambémse umapode atividade onde a Será componente está Há muito presente. espaço para crescer? Outra razão para haver uma grande adesão à modalidade deve-se ao facto da aprendizagem ser rápida. Ao contrário de outros desportos de raquete, como por exemplo, o ténis, esta atividade é de fácil aprendizagem e rapidamente se torna divertida e viciante. Dadas as suas características, o Padel, na minha opinião, não será uma moda pois quem procura esta atividade, fá-lo para se distrair e também para estar com família e amigos. Atualmente já existem health clubs e centros desportivos que também apostam nesta modalidade, dando-lhes assim a possibilidade de usufruírem de mais opções nas suas instalações, levando a uma maior fidelização. Os health clubs e centros desportivos conseguem apresentar valores de alugueres, por vezes mais competitivos na prática desportiva em comparação a instalações que se dedicam exclusivamente ao Padel.

30

g y m fa c t o ry

13

Uma pessoa que experimente jogar Padel pela primeira vez tem 80 a 90% de probabilidade de voltar a jogar, 70% das quais tornam-se regulares na prática desportiva. Actualmente os valores de alugueres de campos rondam os 10€/h podendo ir até aos 35€/h. É através de torneios e eventos socias, ligados ao padel, que os health clubs dinamizam os seus campos e geram mais contatos. Desta forma, existe uma forte divulgação entre os praticantes de padel que passam a conhecer as instações e serviços associados. Normalmente alguns dos prémios, de participação ou a vencedores, poderão ser a utilização de serviços no health club de forma, ao potencial cliente para experienciar serviços. De facto, existe uma limitação no que diz respeito a alguns clubes exclusivamente de padel: um cliente que queira, e de forma a evitar lesões, por exemplo, fazer algum treino de compensação, terá de procurar um outro espaço. Aqui os ginásios apresentam esta mais valia, pois têm a vantagem de fazerem o seu treino de compensão nas próprias instalações, de forma orientada e técnicos especializados. Assim sendo, existe uma variedade de serviços que os health clubs oferecem, que são totalmente aconselhados a quem prática esta modalidade tais como, Serviço de massagens, nutrição, sala de fitness, aulas em grupo ou personal training. Por outro lado, poderá pensar-se que será um risco perder clientes de fitness para o padel. A realidade é que se existir uma boa comunicação e acompanhamento, estes clientes não se irão perder, muito pelo contrário, irão ficar mais fidelizados. Existem relatos de pessoas que substituiram totalmente a prática em fitness pelo padel, só que, passados uns tempos, sentiram a necessidade de voltar por o padel ser uma atividade unilateral, onde existem alguns desquilibrios posturais e sobrecarga dos membros dominantes e que, com um treino de compensação, torna o corpo mais apto para a sua prática.


Com esta oferta diversificada de campos, como se dão a conhecer novos campos? Cada vez mais são organizados torneios para todos os níveis de participantes com o intuito de dar a conhecer os campos e estimular a vontade de jogar entre os demais. Existe uma forte componente social, dada a intensa interacção entre jogadores e pessoas que os acompanham, podendo estas últimas vir a aderir também à modalidade. É crescente a necessidade de organizar de forma mais otimzada os níveis dos jogadores. Inicialmente existiam 3 níveis - nível I para jogadores de alta competição; nível II para jogadores com muita experiência; nível III para iniciados. Recentemente surgiu um novo nível IV, este sim, indicado para iniciados. Já em Espanha, onde o número de praticantes desta modalidade é significativamente superior comparativamente a Portugal, existem 7 níveis. Segundo as estatísticas, em Espanha, o padel é o segundo desporto mais praticado com 9% da população. Em 2015 foram registados, segundos estudos da ASICS, aprox. 3 milhões de jogadores ocasionais e 1,7 milhões habituais.

O que é necessário para iniciar a prática e que investimento inicial deverá dispor? Em termos de investimento necessita de ter uma raquete e bolas, para começar. Existem variados tipos de raquete, podendo custar entre 20€ a 500€ - a escolha dependerá do que o jogador quer investir e da qualidade do que

pretende adquirir. Quanto às bolas, um tubo de 3 bolas custa cerca de 4€, embora possam existir tubos mais caros com bolas melhores e com outra durabilidade. Depois, se quiser praticar a modalidade de forma mais regular poderá adquirir outras coisas, tais como uns ténis específicos para Padel com uma sola mais especifica. Estes poderão trazer maior conforto e segurança ao praticante, com preços a partir dos 30€. Como podem ver existe equipamento para todo o tipo de carteira. Reunidas estas condições e encontrando parceiros, já se pode passar uma boa hora em campo a jogar.

Como é feita a progressão da modalidade? O número de escolas de Padel tem vindo a aumentar com o aumento dos campos. Actualmente uma empresa que tenha campos de Padel, possivelmente terá também uma escola de Padel. Um praticante que queira ter aulas de Padel poderá fazê-lo individualmente ou, em alternativa, em grupo. Os valores mensais para aulas (1X/ semana) situam-se entre 25€ e os 60€. Assim, o praticante tem a oportunidade de melhorar a sua técnica e consequentemente o seu jogo. Para quem não conhece ou nunca jogou Padel, recomendo procurarem um campo e experimentarem!

Pedro Quintanilha Diretor Técnico GO fit Olivais Coordenador de Padel no GO fit Olivais Formador Adaptive GO fit Cross Personal Trainer

13

g y m fa c t o ry

31


panorâmica de mercado

PRODUTO ESTRELA,

a melhor aposta!

A MATRIZ BCG (BOSTON CONSULTING GROUP) é a metodologia gráfica para analisar os diferentes produtos / serviços de uma empresa e planear uma estratégia corporativa. Consiste em quatro quadrantes, representados por figuras, no qual temos no eixo vertical o Crescimento do Produto e no eixo horizontal a taxa de penetração.

com uma fatia importante das receitas. Não obstante, pode ser necessário reduzir a margem do negócio para aumentar a visibilidade e presença no mercado. O tempo dirá se estes produtos interessam e passam para o quadrante “vaca-leiteira”, em que não se exigem altos investimentos e apresentam fortes lucros e disponibilidade de cash-flow.

A BCG é uma metodologia com quase meio século mas não deixa de estar muito perto dos conceitos daquilo que hoje designamos por Marketing Estratégico. Qual é o seu objetivo? O estudo e a avaliação de produtos e serviços da empresa que sejam interessantes para investir, manter ou simplesmente abandonar.

Nesta panorâmica, podemos ver uma grande seleção de 30 produtos-estrela, das marcas mais prestigiadas do nosso setor.

As quatro figuras simbolicamente representadas são a Estrela, Interrogação, Vaca-leiteira e Cão. Nesta panorâmica concentramo-nos apenas no PRODUTO ESTRELA - produtos líderes de mercado, que geram receitas apesar de exigirem grandes investimentos. Estes produtos têm uma alta penetração e forte crescimento no mercado. São a melhor aposta para investir e para manter a liderança, pois contribuem

32

g y m fa c t o ry

13


GIMNICA

MYZONE

Monitor: Percentagem da freq. cardíaca máx. meps, kalorias • Garantía: 1 ano • Características: Sistema de recompensa do esforço do utilizador. Aulas virtuais grátis.

GIMNICA

F&H FITNESS

HE 9000 Android

Linha: ONE • Garantía: 2 anos • Características: Con uma tela tátil de 23 “e sistema operacional Android da série, também uma outra série de características que aumentam a suavidade: Monitor TV LED de 23” Sistema de monitorização da freqüência cardíaca Função de análise da composição corporal Função Multi Bluetooth USB da entrada. Função de parada automática da segurança quando nenhum se EUA.

TECNOLOGIA ABERTA OPENHUB Sistema de movimento: Bluetooth • Garantía: 2 anos • Características: Consultar os própios smartphones Ipads, guardar os dados de treino na APP preferida.

13

g y m fa c t o ry

33


panorâmica de mercado

B.W.H.

Sistema de Chuveiros Kelda Garantia: 2 anos • Características: Os revolucionários chuveiros Kelda são sistemas modulares facilmente adaptáveis ao seu espaço que lhe permitirão economizar cerca de 50% dos custos que advêm da utilização da água de banho e seu aquecimento. Com baixa manutenção e resultados comprovados, este sistema de chuveiros promete ser uma aposta tecnologicamente inovadora e rentável para o seu negócio.

SALTER

ELIPTICA

Linha: KOR SMART • Estructura: Aço endurecido • Dimensiones (largo-anchoalto): 230 x 71 x 163 cm. • Monitor: Marcador com acesso a internet. Acesso a programas de visualização virtual • Sistema de resistencia: Sistema de alimentação autogenerado com resistência electromagnética. Não precisa conexão à rede. • Ajustes y regulación: Si • Garantía: 2 anos • Características: 20 programas, duplo sistema de captación do pulso, 16 níveis de resistência.

B.W.H.

Dispensador de Bebidas Vitaminadas IQ Touch & Drink System

Linha: Harricane • Estrutura: Ecrã tátil de 17” embutido numa elegante estrutura em aço inoxidável e um armário totalmente personalizável que poderá ser decorado a seu gosto • Dimensões (comprimento-largura-altura): 94C x 68L x 168A cm • Características: O IQ Touch & Drink System é o inovador dispensador de bebidas minerais vitaminadas com L-Carnitina que se adaptará na perfeição ao seu espaço e ao seu modelo de negócio. Com um design elegante e compacto, este sistema porá ao dispor dos seus sócios um serviço de hidratação completo e interativo com 6 deliciosos e saudáveis sabores de bebidas vitaminadas com L-Carnitina ou água fresca e natural. O dispensador IQ pode ainda ser compatibilizado com o seu software de gestão de sócios para que possa responder à necessidade de hidratação dos seus sócios de forma mais cómoda.

B.W.H.

Elíptica Zero Runner ZR8

Linha: Commercial Ellipticals • Dimensões (comprimento-largura-altura): 176C x 110L cm • Peso máximo do Utilizador: 181 Kg • Monitor: compatível com a consola padrão (ecrã LED) ou com a consola Smart (ecrã tátil) da Octane • Sistema de movimento: pedais anti-derrapantes suspensos suportados por estrutras em alumínio (representadas a laranja) que acompanham e guiam os movimentos naturais de corrida realizados pelo utilizador. • Sistema de resistência: 10 níveis de resistência • Garantia: 2 anos • Características: A revolucionária elíptica autosustentável Zero Runner ZR8 apresenta-se como uma solução que irá revolucionar o treino Cardio e aumentar a performance dos seus utilizadores de forma saudável e não prejudicial, pois confere ao utilizador mais robustez, segurança e uma verdadeira sensação natural de corrida, eliminando o impacto prejudicial para as suas articulações e melhorando a sua postura. Com a Zero Runner ZR8 poderá experienciar o verdadeiro treino com impacto zero.

34

g y m fa c t o ry

13


72

g y m fa c t o ry

35


calendário de atividades

FEIRAS, CONVENÇÕES, CAMPEONATOS, FORMAÇÕES E EVENTOS Todas as datas de importância empresarial e desportiva do setor, para que possa tomar nota delas e deslocar-se às que mais interessam.

Feiras e Congressos IHRSA 2017

Los Angeles – EUA 8 – 11 março www.ihrsa.org

Paris – FRANÇA 17- 19 março www.vivelaforme.com

FIBO 2017

Colónia - Alemanha 6 - 9 abril www.fibo.com

26ª Convencão Internacional Promofitness Matosinhos 8 – 9 Abril www.promofitness.com

Arnold Classic Brasil 2017

São Paulo – Brasil 21 - 23 abril arnoldclassicsouthamerica.com.br

Fitness & Health Expo Sydney 2017 Sydney - Austrália 28-30 abril fitness-show.com.au

EXERCISE SUMMIT – EXS

PILATES COMPLETE MATWORK ESSENTIALS

16 a 18 de maio www.ipbeja.pt

RIMINI WELNESS – EXS

Itália 1 a 4 de Junho http://www.riminiwellness.com/

Formação Programa de Desarrollo Directivo (PDD) módulo 3 Barcelona - Espanha 24 – 25 março www.wscconsulting.net

EXS PERFORMANCE I (Biomecanica) Porto 20 – 30 Abril www.exs.com.pt

TÉCNICO ESPECIALISTA EM EXERCÍCIO FÍSICO

Fitness Brasil Internacional 2017 Santos – Brasil 29 abril – 1 maio www.fitnessbrasil.com.br

GYM FACTORY Feira de FITNESS

e das Instalações Desportivas®

Campeonatos Madrid (Espanha) 26 – 27 Maio www.gymfactoryfairs.com

g y m fa c t o ry

FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO E METABOLISMO

6 de maio http://exercisesummit.pt/

Body Fitness París

36

6º CONGRESSO IBÉRICO DE AF E DESPORTO – IPBEJA

13

Lisboa 8 Maio www.cefad.pt

TREINO FUNCIONAL E DE INSTABILIDADE

Lisboa 13 Maio www.profissional.clinicadasconchas.pt

TREINO EM CIRCUITO Lisboa 13 -20 Maio www.bwizer.com

Lisboa 6 Maio www.wellxproschool.com

Estoril abril 8, 9, 22, 23 maio 6, 7, 20, 21 www.almpilates.com

CROSS TRAINING SPECIALIST Algarve 6 Maio www.promofitness.com

PROSPEÇÃO, OBJEÇÕES E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES Lisboa 7 Maio www.gnosies.com

Functional HIIT (High Intensity Interval Training) Braga 20 Maio www.manz.pt

NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO Lisboa 26 Maio www.cdp.pt

MATERNIDADE SAUDÁVEL PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO Lisboa Abril - Junho www.fmh.utl.pt

AVALIAÇÃO E TREINO DA FORÇA E POTENCIA MUSCULAR Rio Maior 31 Março e 1 Abril si.esdrm.ipsantarem.pt


especialistas A GYM FACTORY conta com colaboração dos melhores especialistas no panorama do Fitness em Portugal e Espanha, conhecedores profundos das diferentes áreas imprescindíveis para o bom funcionamento da instalação desportiva. Se deseja saber mais sobre estes especialistas, entra no nosso site: www.gymfactory.net

Almeris Armiliato nD  iretor do Grupo Inner n F undador da consultoria online gestaodeacademia. com.br n Formado em Educação Fisica, trabalhou com a Body Systems n Estudou nos EUA e Inglaterra e é convidado para os principais eventos no Brasil e America Latina. n Consultor nas melhores academias do Brasil.

Rui Gomes

Alexandre Miguel Mestre

nB  usiness Adviser na iCoach n Coaching Político e Empresarial n Especialista em Comunicação não-verbal e discurso para plateias n Formador Nacional e Internacional em Gestão e Motivação de Equipas n Diretor de Op. e Recrutamento no Projeto de Expansão Fitness UP n Diretor de Clube Solinca n General Manager Fitness First Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos n Area Sales Manager Zomato Media Company n Pós Graduação em Gestão de Health Clubs & Spas.

n Advogado, Consultor na Abreu Advogados n Docente no Ensino Superior na área de Direito do Desporto n Formador de Ética, Deontologia e Legislação do Fitness no CEFAD n Ex-Secretário de Estado do Desporto e Juventude n alexandre.m.mestre@ abreuadvogados.com.

nC  o-fundador do ClubIntel n 30 anos de experiência em estudos de mercado n Ex-VP da ClubCorp (1986 a 2002) n Ex-VP de Pesquisa de Mercado para o Math.com n Ex-VP de Pesquisa de Mercado da Applebee’s International n E x-VP de Pesquisa de Mercado da Brinker International.

João Pinheiro n joaopinheiro.fit@gmail.com n L icenciatura em Psicologia nD  iretor Operacional Regional Kangaroo Health Clubs nD  ocente Manz/ULHT e ESDRM nB  usiness Coach in Personal Training Management

nG  erente da IronBox CrossFit Alfragide n Instrutora de CrossFit (Level 1, Level 2) nE  quipa Técnica de Kickboxing na qualidade de Preparadora Física n Instrutora de Treino Personalizado e Aulas de Grupo nM  estrado em Psicologia do Desporto (FMH - Universidade de Lisboa) n L icenciada em Antropologia (ISCSP - Universidade de Lisboa) nD  ança contemporânea e ballet moderno  x-atleta federada de Vela, nE Natação, Natação Sincronizada e Kickboxing nA  tleta federada de Halterofilismo.

Pedro Quintanilha

Stephen Tharrett

Mark Williamson

Leonor Madeira

nC  o-fundador do ClubIntel nM  ais de 35 anos de experiência na indústria de Fitness nE  x-SVP de atletismo, golfe e ténis para ClubCorp (1984 a 2004) nE  x-CEO do Russian Fitness Group (World Class and Physkult) nE  x-Presidente da IHRSA (1996 - 1997) n P residente do Club Industry Consulting nM  embro do Conselho Consultivo da “Association of Fitness Studios and Club Industry”.

nD  iretor Técnico GO fit Olivais nC  oordenador de Padel no GO fit Olivais n F ormador Adaptive GO fit Cross n P ersonal Trainer

Miguel Rão Vieira nm  iguelraovieira@gmail.com nD  irector de Marketing Kangaroo Health Clubs n P ós Graduação Marketing Digital @ INDEG-iul Iscte Executive Education n L icenciatura Gestão de Marketing @ IPAM Lisboa.

13

g y m fa c t o ry

37


Álvaro García Garrido Director Deportivo

658072571

www.aldrun.com

FALAMOS A MESMA LÍNGUA Formação à medida Programa de tutoria Estudos de viabilidade Auditoria de funcionamento UP - Quality Fitness Clubs

E 20 MAIS DS A ANO R AJUDA S GINÁSIO

Mais informações / www.wscconsulting.net / info@wscconsulting.net / +34 93 456 09 45

38

g y m fa c t o ry

13


“Confiança e segurança para o seu ginásio”


Diretório de empresas assistência técnica

SOLUÇÕES FITNESS - VILA NOVA DE GAIA, Tel. 932881246, solucoesfitness@hotmail.com Fix2fitness Lda - Apartado 1046 - EC S.Mamede Infesta - 4465 - 901 - S.Mamede de Infesta - Tel. 224 098 715 - Mov. 913 468 200 - geral@ fix2fitness.com - http://www.fix2fitness.com/ - PORTO

associações Viela da Beloura, Edifício AlphaMall, Loja 13 - 2710693 Sintra - Telefone: 219 242 607 - Fax: 219245572 - E-mail: info@agap.pt

APDD - Rua Filipe Folque, 5 1º Esq | - 1050-110 Lisboa - T: 91 359 62 25 | F: 21 356 98 89 - E: apdd.pt ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIETISTAS - EDIFÍCIO TECLABS | CAMPUS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS | CAMPO GRANDE - 1749 16 - LISBOA - geral@apdietistas.pt - LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA NUTRIÇÃO - RUA JOÃO DAS REGRAS - N 284 RC3 - 4000 - 291 - PORTO - GERAL@APN.ORG.PT

audio e direitos musicais e media

ARCOMÉDIA - SOLUÇÕES MULTIMÉDIA UNIPESSOAL, LDA - RUA FONTE DOS FIDALGOS, 22 - 2430 - 620 - VIEIRA DE LEIRIA ARCOMEDIA@ARCOMEDIA.PT - LEIRIA

(Pilatesgo, Deporshop, Training Solution, Deporbook) Calle de la Indulgencia, 12 Local - 28027 - Madrid - Tel. 902 012 571 - Fax: 902 012 572 - valgo@valgo.es

energia

Fit4life (Schwinn, Nautilus, stairMaster, Activio, Playoke, Freemotion) -C/

23, Escritório C (LISBOA). AEIBERICA@ASESORIASENERGETICAS 2000.COM

Fun & Fitness Lda: Urbanizacao Valrio, Lote1- Vildemoinhos - 3510-431 Viseu Portugal. Tel/Fax: 03510232412003. www.fitness.es - www.ffittech. com - ventas@ffitness.es

AEIB - CONSULTORA DE ENERGIA. Av. das Naçòes Unidas,

E3e. Rua Damião de Gois, n.º 176, Escritório 1.1 - 4050-222 Porto - Tel. 220 962 605 - Móvel: 914 567 880 - www.e3e.com.pt

LOGIC SCENERY - SOLUÇOES ENERGÉTICAS. Travesia D. frei Luís Alvaro de Távora nº 207, 3º Esq. - 4456-195 Matosinhos . Porto GERAL@LOGICSCENERY.PT

PROBIOCITY, LDA. - ESTRADA EXTº DA CIRCUNVALAÇÃO, 13102 4460 - 286 - SENHORA DA HORA - Tel. 229387400 - Mov. 917700553 - APMONIZ@PROBIOCITY.PT - PORTO

ECOINSIDE - Rua de Júlio Dinis 561 7º - S.702 - 4050 - 325 - PORTO - geral@ecoinside.pt - www.ecoinside.pt - PORTO

SCENERGIA - Rua Domitilia de Carvalho, n. 36 loja E - 4520-208 Santa Maria da Feira. TEL: (+351) 304 50 01 23 FAX: (+351) 304 50 01 25 - info@scenergia.com.pt

SUGESTAO AUTENTICA - SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA. Campo Sr.ª da Agonia - Bic Minho, Gabinete 3 - 4900-360 VIANA DO CASTELO. Tel: 258110245- geral@sugestaoautentica.pt.

ASSOCIAÇÃO DOS JORNALISTAS DO DESPORTO - BAIRRO DA

equipamentos

LIBERDADE, LOTE 6 - 2º PISO - APARTADO 5025 - 1081 - 972 - LISBOA - Tel. 218947112 - cnid@cnid.pt - LISBOA

ALTIS - AVENIDA BOAVISTA, 728 - 4100 - 111 - PORTO - Tel. 226078216 - altis@altis.pt

AUDIUM - RUA GENERAL LEMAN, 5 A/B - 1600 - 101 - LISBOA AUDIUM@AUDIUM.PT - LISBOA

AQUAPLAY - RUA INACIO DUARTE, 29-A - 2790 - 226 - CARNAXIDE - Mov. 914740692 - nuno.ferreira@aquaplay.pt

AVITEL - RUA VALE DE SANTO ANTÓNIO 143 A - 1170 - 378 - LISBOA

BH - Rua do Caminho Branco, Lote 8 - Zona Industrial Oiã - 3770-068

- AVITEL@AVITEL.PT - LISBOA 4150 - 426 - PORTO - INFO@LUZESOM.PT - PORTO

PASSMUSICA - AVENIDA SIDÓNIO PAIS, Nº20 - RC DTº - 1050 - 215 - LISBOA - INFO@PASSMUSICA.PT - LISBOA

PRESSINFORM - RUA DR. EDUARDO NEVES - ESTAÇÃO DE ENTRE-

BODYTONE PORTUGAL - Praceta Engº José Adriano Santos, nº 30, 2ºdt 4470 - 135 - MAIA - Tel. 224 948 336 - Mov. 913 468 444 - infoportugal@ bodytone.eu - http://pt.bodytone.eu/ - PORTO

BWH LDA - Urbanização Industrial da Carambancha,

CAMPOS, PORTA A - 1050 - 77 - LISBOA - pressinform@pressinform.pt

Lote 7 C- 2580-461 Carregado Portugal - GERAL@BWH.PT

SOUNDESIGN - RUA MANUEL ALMEIDA VASCONCELOS, 196 S/CV

CANTISPORT - RUA LUÍS CAMÕES 22-LJ 4, CANTANHEDE - 4150 -

DTA. - QUINTA DO BARÃO - 2775 - 713 - CARCAVELOS - INFO@ SOUND-DESIGN.PT - LISBOA

ALL UNITED SPORTS - ESPAÇO AMOREIRAS -

CENTRO EMPRESARIAL - RUA D. JOÃO V, Nº 24, 1.03 - 1250 - 91 - LISBOA - Tel. 965207907 - info@allunitedsports.com - LISBOA

BPROFIT, Consultoria Lda - Rua São João 398 loja esq. 4900-418 Viana do Castelo - +351 968 865 845; geral@bprofit.pt FITNESS TRIBE - RUA AFONSO PRAÇA, 30 - 7º - 1495 - 61 - ALGÉS - Mov. 962346808 - DIOGO@FITNESS-TRIBE.COM - LISBOA SQD - Rua Rosa do Ulmeiro Armazém P Armés - 2715-771 Sintra informacoes@sqd.pt Provença 505 – 08025 Barcelona- Tel: 934 560 945 www.gedo-formacion.com - info@gedo-formacion.com

40

g y m fa c t o ry

183 - CANTANHEDE - Mov. 226068580

CASA SENNA - RUA NOVA DO ALMADA, 48/52 - 1200 - 289 LISBOA - Tel. 213423437 - geral@casasenna.com

consultoria

13

Del Mig, 3 - Pol. Ind. Pla d´en Coll - 08110 - Montcada i ReixacBarcelona - Tel: 935948063 - Fax: 935943897- info@fit4life.es

G-RIDE LDA - URBANIZAÇÃO SÃO LUÍS EDIFÍCIO C-LJ 4, FARO - 8000 - 188 - FARO - Mov. 289812080 - portimao@g-ridebike.com GAMESANDFUN.PT - RUA DE JACA, 78 CAVE - 4415 - 252 PEDROSO - VILA NOVA DE GAIA - Tel. 808203127    - www. gamesandfun.pt Gervasport (Concept, First Degree, Gervasport, Pulse, Fitness Bike) Avda. del Guijar, 41 P. I. El Guijar - 28500 - Arganda del Rey (Madrid) - Tel. 918702343 - Fax: 918703314 - gs@gervasport.es (Cybex, Indoorcycling, Group. Teca, Fit Interiors y Jordan) - C/ Mar Mediterraneo, 2 – nave 26 28830 San Fernando de Henares (Madrid) - Tel. 916365754 - Fax: 916366667 - info@ghsports.es

Gimnica (Star Trac, Spinning) - Rua Coelho da Rocha, 69 - Pav. 16 Campo de Ourique-PT-1350-073 (Lisbon) Portugal. Tel. +351 21 393 1490 - www.gimnica.pt-gimnica@gimnica.pt GINATLO - PRAÇA DA FRATERNIDADE UNIVERSAL 25 - 2735 - 106 -

Oiã - Oliveira do Bairro - info@bhfitness.pt

LUZ E SOM - CALÇADA JOÃO DO CARMO, 25 (À RUA DO OURO) -

F & H FITNESS (Oemmebi) - Plaza Libertad, 4 - 12540 - Villarreal (Castellón) - Tel. 964538447 - Fax: 964526604 - fyh@fyhfitness.com

Fray Enrique Álvarez, s/n. Moreda de Aller (Asturias) Tel: 985480934, Fax: 985483065, www.coygarsport.com, fitness@coygarsport.com

DESPORTIL - IMPORTAÇÕES EXPORTAÇÕES, LDA - RUA ELIAS GARCIA 31, 1º-DTO. - 2700 - 312 - AMADORA-VENDA NOVA DKN (DKN Iberica) - Pol. Ind. Rafelbuñol – C/ Cami Cebolla, nº7 – 46138 Rafelbuñol – Valencia - Tel. 961 402 289 - Fax: 961 402 437 - info@dkniberica.es

DESPORTOS VASQUES - AVENIDA REPÚBLICA 112 - 8900 - 206 - VILA REAL SANTO ANTÓNIO  - Mov. 281542938 - vasquesjoao@sapo.pt

eGym GmbH Sucursal en España. Pº de Castellana, 177-7º D-1 | 28046 Madrid, España www.egym.es info@egym.es 91278 91 67

AGUALVA - CACÉM - GINATLO@GINATLO.PT

Grupo Vitalino, S.A. - Rua das Tulipas Nº 170 - 4510-679 Fânzeres (GDM) - geral@grupovitalino.pt Hydromassage - www.hydromasagge .es

Life Fitness-Brunswick Iberica, S.A. (Life Fitness, Hammer, strength, Lemond) - c/ Frederic Mompou, 5-1º-1 - 08960 - Sant Just Desvern (Barcelona) - Tel. 900505741 - Fax: 936724670 - info.iberia@lifefitness.com

MATRIX / FITNESS OCASIAO - RUA DELFIM FERREIRA, 649 - 4100 201 - PORTO - Tel. 226062829 - Mov. 936051213 - miguel@dinamic.pt

MIRALAGO - RUA DOS TRÊS MARCOS,125 - 3750 - 64 - AGUADA DE CIMA - MIRALAGO@MIRALAGO.PT

NAUTIQUATRO LDA - RUA BARTOLOMEU DIAS 170 1º B - 1400 - 31 - LISBOA - GERAL@NAUTIQUATRO.PT Ortus (Ortus Fitness, Jad, Kip-Machines) - P. I. VI - c/ L’Alteró, s/n 46460 - Silla (Valencia) - Tel. 961210120 - Fax: 961210180 ortus@ortus.com OSS FITNESS PORTUGAL Rua Jaime Cortesão QT Da Vitória deFora JC – 1, 2815-758 Sobreda Da Caparica - Tel: +351 211 999 313 portuga@ossfitness.com PRECOR PORTUGAL - RUA JOAQUIM ROCHA CABRAL, 26 - 1600 - 75 LISBOA - 0 - rui.torres@precor - LISBOA

PROFIT - RUA MEDEIROS 231 - 4405 - 572 - VILA NOVA DE GAIA Mov. 220422219 - geral@pro-fitsport.com

PROFITSPORT - RUA DE MEDEIROS,231 VALADARES - 4405 - 572 - VALADARES - Tel. 220416076 - Mov. 919001876 - profitsport@ gmail.com


PROSPORT - ROCHA, MOREIRA, PINTO & SOARES, LDA - ZONA INDUSTRIAL DA POUPA, LOTE 1, FRACÇÃO I - 4780 - 494 - SANTO TIRSO - GERAL@PROSPORT.PT Rapid Fit&Well - Avenida Elias Garcia, nº 141B, Lisboa - direccion@rapidfitwell.com - www. rapidfitwell.com / www.rapidfitwell.pt REEBOK FITNESS - Mov. 934267833 - manuelviana@rfeinternational.com (Salter) - c/ Lluis Millet, 52 - 08950 - Spluges de Llobregat (Barcelona) - Tel. 933720300 - Fax: 933720900 - internacionalsales@salter.es

SORISA - RUA JOSÉ FONSECA CARVALHO, Nº 9 - 2685 - 869 - PRIOR VELHO - GERAL@SORISA.PT SPORTS PARTNER - HIGHWAY LINHARES, N. º 12 - 2705 - 858 ALCOLOMBAL - TERRUGEM - Mov. 219619277 - geral@sportspartner.pt

TACTICA - RUA AMALIA RODRIGUES, 17 B - 2695 - 166 - BOBADELA

Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal - Carreira de Tiro do Complexo Desp. do Jamor - Cruz Quebrada - Apartado 2097 secretaria@fabp.net - 1100 - Lisboa - Tel. 214199005 - Fax 214199005 - Portugal - www.fabp.net

Federação Portuguesa de Basebol e Softbol - Centro Coordenador

Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal - Av.Cor.

Federação Portuguesa de Basquetebol - Rua da Madalena, 179 -

Eduardo Galhardo, 24 D - geral@fcmportugal.com - 1199-007 Lisboa - Tel. 218126890 - Fax 218126918 - Portugal - www. fpcampismo.pt

Federação de Desportos de Inverno de Portugal - Rua Marquês d ´ Ávilla e Bolama nº 161, 3º piso Apartado 6 - geral@fdiportugal.pt - 6201909 - Covilhã - Tel. 918030159 - Fax 275314048 - Portugal - www. fdiportugal.pt/ Federação de Futvolei Portuguesa - Rua Cândido Reis, Lote A- 2º Esq. - federacao.futvolei.portuguesa@gmail.com - 2775 - Carcavelos - Tel. 217958255 - Fax 217958235 - Portugal - www.ffvp.org

Federação de Ginástica de Portugal - Estrada da Luz, n.º 30 A -

- Tel. 212477548 - Mov. 934470063 - tacticaservicos@gmail.com

gympor@gympor.com - 1600-159 - Lisboa - Tel. 218141145 - Fax 218142950 - Portugal - www.gympor.com

Tecnosport (Power Plate, Keiser, Balnced Body, Gym 80, Tanita, Octane)

Federação de Motociclismo de Portugal - Largo Vitorino Damásio, 3C

dos Transportes, Piso 1 - Rua Dr. Álvaro Barreirinhas Cunhal - mmail@ fpbsweb.org - 2204-909 - Abrantes - Tel. 913307212 - Portugal - www. fpbsweb.org 2º - portugalbasket@fpb.pt - 1149-033 - Lisboa - Tel. 218815800 Fax. 218815899 - Portugal - www.fpb.pt

Federação Portuguesa de Bilhar - Av. João XXI, nº 43 – 1º Dtº fpbilhar@vodafone.pt - 1000-299 - Lisboa - Tel. 213153220 - Fax 213538497 - Portugal - www.fpbilhar.pt

Federação Portuguesa de Boxe - Av.Duque d´Ávila, 9 - 5º fpboxe1914@gmail.com - 1000-138 - Lisboa - Tel. 213150577 - Mov. 964060448 - Fax 213146353 - Portugal Federação Portuguesa de Boxe Birmanês Artes Marciais e Desportos de Combate - Rua do Exercito, n.º 48-2º A - 8900 - Vila Real de St.º António - Tel. 969083224 - Portugal

- Pavilhão 1 - fmp-geral@netcabo.pt - 1200-872 - Lisboa - Tel. 213936030 - Fax 213971457 - Portugal - www.fmp.pt

Federação Portuguesa de Bridge - Rua Amélia Rey Colaço, 46D fpbridge@mail.telepac.pt - 2790-017 - Carnaxide - Tel. 213884844 Fax 213870982 - Portugal - www.fpbridge.pt

TG-Technogym Portugal Unipessoal, LDA - Tagus Park - Núcleo Central, Nº 284- 2740- 122 OEIRAS. Tel: 218934030- mplacuzzi@technogym.com

Federação de Patinagem de Portugal - Av. Alm. Gago Coutinho,

Federação Portuguesa de Budo - Rua Manuel dos Santos Mónica,

114-A - geral@fpp.pt - 1700-032 - Lisboa - Tel. 218428850 - Fax 218428859 - Portugal - www.fpp.pt

11-1º Dt.º - fpbudo@fpbudo.pt - 2790-100 - Carnaxide - Portugal www.fpbudo.pt

ZENBIO - Rua Doa Arcos, 39 - 4415 – 040 Porosinho Portugal - Tel: ( 351) 919242647 - www.zenbio.pt e-mail: info@zenbio.pt

Federação Equestre Portuguesa - Av. Manuel da Maia, 26 - 4ºDt -

Federação Portuguesa de Canoagem - Centro Náutico Eng. Edgar

- c/ Del plastic, 1, Pol. Les Guixeres - 08915 - Badalona (Barcelona) - Tel. 932749780 - Fax: 934281070 - info@tecnosport.es

XBODY - www.xbodytraining.es

secgeral@fep.pt - 1000-201 - Lisboa - Tel. 218478774 - Fax 218474582 - Portugal - www.fep.pt

Federação Nacional de Karaté-Portugal - Rua do Cruzeiro, 6 - r/c

Cardoso - Rua Manuel Pinto de Lima S/N - Oliveira do Douro - geral@ fpcanoagem.pt - 4430-750 - Vila Nova de Gaia - Tel. 225432237 Fax 225 432 238 - Portugal - www.fpcanoagem.pt

Dtº - fnkp@fnkp.pt - 1300-164 - Lisboa - Tel. 213623152 - Fax 213623160 - Portugal - www.fnkp.pt

Federação Portuguesa de Capoeira - capoeirafpc@gmail.com

Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas - Rua do Alto

Federação Portuguesa de Ciclismo - Rua de Campolide, 237 -

Lagoal, nº 21 A - fpas@fpas.pt - 2760-003 - Caxias - Tel. 211 910 868 - Portugal - www.fpas.pt

geral@upv-fpc.pt - 1070-030 - Lisboa - Tel. 213802140 - Fax 213802149 - Portugal - www.uvp-fpc.pt

F & H Fitness (F & H Fitness) - Plaza Libertad, 4 -

Federação Portuguesa de Aeróbica e Fitness - sportugal@mail.

12540 - Villareal (Castellón) - Tel.: 964538447 - Fax: 964526604 - fyh@fyhfitness.com

Federação Portuguesa de Aeromodelismo - Rua Aristídes Sousa

Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta - Apartado 4031 - fpcub@fpcub.pt - 1501-001 - Lisboa - Tel.

equipamentos e acessórios desportivos

Elina Pilates - C/ P Nave 19- Pol. Ind. Noain Esquiroz – 31110 Navarra Tel: 948310791 fax. 948317352 info@elinapilates.com

HURIC SPORT - RUA TORRE BELA - APARTADO 35 - CASAL NOVO SOBREIRO - 2644 - 909 - MAFRA - Tel. 261816200 - GERAL@HURIC.PT - http://www.huric.pt/ - LISBOA

telepac.pt - Portugal Mendes, n.4-C, Escritório 2 - fpamsede@gmail.com - 1600-413 - Lisboa - Tel. 217166812 - Fax 217166815 - Portugal - www.fpam.pt

Federação Portuguesa de Aeronáutica - Av. Cidade Lourenço Marques - Praceta B - Módulo 2 - geral@fpaero.pt - 1800-093 - Lisboa Tel. 218539899 - Mov. 211155127 - Fax: 218539899 - Portugal Federação Portuguesa de Aikido - Rua Coimbra, 59 - 3º Dtº - fpa@

Telegim.tv (Telegim. TV) - C/ Casp, 126 entlo 4º - 08013 - Barcelona Tel. 932659070 - Fax: 932654635 - jose@telegim.tv

fpaikido.pt - 2775-539 - Carcavelos - Tel. 214535207 - Fax 214535308 - Portugal - www.fpaikido.pt

federações desportivas

Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas - Rua António Pinto Machado, 60 - geral.fpamc@gmail.com - 4100-068 Porto - Tel. 226062867 - Fax: 226098191 - Portugal - www. daoyin-portugal.com

Confederação Portuguesa das Colectividades, Cultura, Recreio e Desporto - Rua de Palma, 256 A - cpccrd@confedera

Federação Portuguesa de Atletismo - Largo da Lagoa, 15 B - fpa@

213159648 - Fax 213561253 - Portugal

Federação Portuguesa de Columbófilia - Rua Padre Estevão Cabral 79 2º salas 214 215 - geral@fpcolumbofilia.pt - 3000-317 Coimbra - Tel. 239853100 - Fax 239853105 - Portugal - www. fpcolumbofilia.pt Federação Portuguesa de Corfebol - Avª Norton de Matos, 69-A fpc.sg.pg@gmail.com - 1500-312 - Lisboa - Tel. 210997649 Portugal - www.fpcorfebol.pt Federação Portuguesa de Cricket - Rua Associação Desportiva de Oeiras, n.º 22 - 2º Esq. - carlobuccimazza@cricketportugal.com - 2780310 - OEIRAS - Tel. 214417953 - Fax 214417953 - Portugal

Federação Portuguesa de Damas - Largo Major Rosa Bastos, 26A-3º - fpdamas@sapo.pr - 2620-118 - Póvoa Santo Adrião - Tel. 213521689 - Fax 213521689 - Portugal - fpdamas.home.sapo.pt

caodascolectividades.com - 1100 - Lisboa - Tel. 218882619 - Fax 218882866 - Portugal

fpatletismo.pt - 2795-538 - Linda-a-Velha - Tel.214146020 - Fax 214146021 - Portugal - www.fpatletismo.pt

Federação Académica do Desporto Universitário - EUL - Pav. 1Av.

Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting - Largo da Lagoa, 15 B - genmail@fpak.pt - 1600-454 - Lisboa - Tel.217112800 Fax 217112801 - Portugal - www.fpak.pt

Federação Portuguesa de Dança Desportiva - Rua Silva Carvalho

Federação Portuguesa de Badminton - Rua Júlio César Machado, 80 - sede@fpbadminton.pt - 2501 - Caldas da Rainha - Tel. 262839020 Fax 262839026 - Portugal - www.fpbadminton.pt

Federação Portuguesa de Esgrima - Rua do Quelhas, 32-44 - fpe@ fpe.pt - 1200-781 - Lisboa - Tel. 213978717 - Fax 213978376 Portugal - www.fpe.pt -

Prof. Egas Moniz - fadu@fadu.pt - 1600-190 - Lisboa - Tel. 217818160 - Fax 217818160 - Portugal - www.fadu.pt

Federação de Andebol de Portugal - Calçada da Ajuda, nº 63-69 Apartado 3346 - andebol@fpa.pt - 1300-006 - Lisboa - Tel. 213611900 - Fax 213626807 - Portugal

Nº225 - info@fpdd.pt - 1250-250 - Lisboa - Tel. 213885366 - Fax 213879571 - Portugal - www.fpdd.pt

13

g y m fa c t o ry

41


Diretório de empresas Federação Portuguesa de Filatelia - Av. Almirante Reis, 70 - 3º Esq. - fpf-portugal@netcabo.pt - 1100 - Lisboa - Tel. 218125508 - Fax 218125508 - Portugal

Federação Portuguesa de Mushing - Apartado 80 - EC - Lourinhã federacaoportuguesamushing@yahoo.com - 2534-909 - Lourinhã - Mov. 962758953 - Portugal - www.homestead.com/fpm/ -

Federação Portuguesa de Ténis - Rua Actor Chaby Pinheiro, 7 A geral@fptenis.pt - 2795 - Linda-a-Velha - Tel. 214151356 - Fax 214141520 - Portugal - www.fptenis.pt

Federação Portuguesa de Full-Contact - Quinta da Carreira, Lote 48 - ultimatefullcontact@sapo.pt - 3500-098 - Viseu - Tel. 309739898 - Fax 309739898 - Portugal - www.fpfullcontact.com

Federação Portuguesa de Natação - Complexo do Jamor - Estrada da Costa - fpnatacao.fpn@fpnatacao.pt - 1495-608 - Cruz-Quebrada Dafundo - Tel. 214158190 - Fax 214191739 - Portugal - www. fpnatacao.pt

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa - Rua Padre Luis Aparício, 9

Federação Portuguesa de Nippon Budo - Apartado 52 - info@budo.pt -

iol.pt - 1250 - Lisboa - Tel. 213874594 - Mov. 915219176 - Fax 213859606 - Portugal - www.fptiro.net

Federação Portuguesa de Futebol - Rua Alexandre Herculano, 58 info@fpf.pt - 1250-012 - Lisboa - Tel. 213252700 - Mov. 213252785 - Fax 213252780 - Portugal Federação Portuguesa de Golfe - Av. das Tulipas, 6 - 17º - fpg@fpg. pt - 1495-161 - Algés - Tel. 214123780 - Fax 214107972 - Portugal - www.fpg.pt Federação Portuguesa de Halterofilismo - Rua do Quelhas, 32-44 - 1200-781 - Lisboa - Tel. 213978373 - Fax 213970863 - Portugal

Federação Portuguesa de Hapkido - Rua de Camões, 437 - 1º - Sala 104 - f.p.h@sapo.pt - 4100-147 - Porto - Tel. 222057820 - Portugal www.fph.pt

Federação Portuguesa de Hóquei - Av. Dr. Antunes Guimarães, 961 - geral@fphoquei.pt - 4100-082 - Porto - Tel 226197181 - Fax 226197189 - Portugal - www.fphoquei.pt Federação Portuguesa de Hovercraft - Praça da Galiza nº 36 - 4900476 - Viana do Castelo - Tel. 258827502 - Portugal Federação Portuguesa de Jetski - Centro Empresarial de Lourel Estrada da Cavaleira, Bloco A - geral@fpjetski.pt - 2710-728 - Sintra - Tel. 213240388 - Fax 213460207 - Portugal - www.fpjetski.com

Federação Portuguesa de Ju Jutsu - Rua Norte Júnior, Lote 231-5º E geral@jujutsu.pt - 1900-767 - Lisboa - Tel. 218373547 - Mov, 912725432 - Fax 218372897 - Portugal - jujutsu.pt -

Federação Portuguesa de Judo - Rua do Quelhas, 32-44 - secretaria@ fpj.pt - 1200-781 - Lisboa - Tel. 213931630 - Fax 213951679 Portugal - www.fpj.pt -

Federação Portuguesa de Kempo - Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa, Lote 13-c/v Esq.º - informacoes@fpsk.pt - 8000-339 - Faro Portugal - www.fpsk.pt -

Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai - Rua João Amaral, Lote 22.3.15, Loja B - fpkm_presidente@hotmail.com - 1750-425 - Lisboa - Fax 217954200 - Portugal - www.fpk.pt

Federação Portuguesa de Krav Maga - Apartado 22 - fpkm@ kravmagaportugal.com - 2776-901 - Carcavelos - Fax 210109934 Portugal

Federação Portuguesa de Lutas Amadoras - Rua da Lapa 14 - 2º secretaria@fplutasamadoras.pt - 1200-702 - Lisboa - Tel. 213931190 Fax 213931199 - Portugal - www.fplutasamadoras.pt

Federação Portuguesa de Minigolfe - Rua António Pinto Macahdo, n.º 60 - mail@fp-minigolfe.com - 4100-068 - Porto - Tel. 912899233 - Fax 912899266 - Portugal

Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada - Nave

2140 - Chamusca - Fax 66914104735 - Portugal - www.budo.pt

Federação Portuguesa de Orientação - Estrada da Vieira, 4 – Bairro Florestal – Pedreanes - geral@fpo.pt - 2430-401 - Marinha Grande - Tel. 244575074 - Mov. 912162662 - Fax 244575074 Portugal - www.fpo.pt

Federação Portuguesa de Paraquedismo - Rua da Unidade, 9 -

Federação Portuguesa de Vela - Doca de Belém - fpvela@fpvela.pt -

fedppqevora@mail.telepac.pt - 7000-719 - Évora - Tel. 266743798 Fax 266743798 - Portugal - www.fppq.pt

1300-038 - Lisboa - Tel. 213658500 - Fax 213660531 - Portugal www.fpvela.pt

Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno - Rua 15 de Agosto, nº

Federação Portuguesa de Voleibol - Avenida de França, nº 549 -

8 B - fppm@fppm.pt - 2500-801 - Caldas da Rainha - Tel. 262189850 - Fax 262189850 - Portugal - www.fppm.pt

fpvoleibol@fpvoleibol.pt - 4050-279 - Porto - Tel. 228349570 - Fax 228325494 - Portugal - www.fpvoleibol.pt

Federação Portuguesa de Pesca Desportiva - Rua Eça de Queirós, 3, 1º andar - mail@fppd.pt - 1050 - Lisboa - Tel. 213140177 - Mov. 936520344 - Fax. 213563147 - Portugal - www.fppd.pt

Federação Portuguesa de Voo Livre - Av. Cidade Lourenço Marques, Praceta BModulo 2 - fpvl@fpvl.pt - 1800-093 - Lisboa - Tel. 218522885 - Mov. 963242719 - Fax 218551576 - Portugal - www.fpvl.pt

Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar - Avenida

Federação Portuguesa de Xadrez - Rua Frei Francisco Foreiro, 2,

D. Pedro V, Nº 7 - geral@fppdam.pt - 2900-546 - Setúbal - Tel. 265229401 - Fax 265591143 - Portugal - www.fppdam.pt

4ºEsq. - info@fpx.com.pt - 1150-66 - Lisboa - Tel. 213579144 - Fax 213579144 - Portugal - www.fpx.com.pt

Federação Portuguesa de Pessoas com Deficiencia - Rua Pres.

Federação Portuguesa de Yoga - Av. 5 de Outubro, n.º 16 - fpyoga@

Samora Machel, Lt 7, r/c Dtº - fpddpor@mail.telepac.pt - 2620-061 Olival Basto - Tel. 219379950 - Fax 219379959 - Portugal

Federação Portuguesa Desportos no Gelo - APD - Largo Marechal

Federação Portuguesa de Pétanca - Rua Poeta Bernardo de Passos,

Carmona, 3-1º Esq. - geral@fp-dg.com - 2650-318 - Odivelas - Portugal

n.º 20 - f.p.petanca@clix.pt - 8150 - S. Brás de Alportel - Tel. 289843777 - Fax 289845316 - Portugal

Federação Portuguesa Todo Terreno Turístico - Rua João de Deus, n.º 76 - 5º H - geral@fptt.pt - 3700-149 - S. João da Madeira - Tel. 256834103 - Fax 256834108 - Portugal

Federação Portuguesa de Remo - Doca de Stº. Amaro - Alcântara geral@remoportugal.pt - 1350-353 - Lisboa - Tel. 213929840 - Fax 213929849 - Portugal Federação Portuguesa de Rugby - Rua Julieta Ferrão,12 - 3º - Sala 303 - geral@fpr.pt - 1600-131 - Lisboa - Tel. 217991690 - Fax 217936135 - Portugal - www.fpr.pt

Federação Portuguesa de Ski Naútico - Rua Alexandre Herculano, n.

sapo.pt - 2000-102 - Santarém - Tel. 243321715 - Portugal

Federação Triatlo de Portugal - Alameda do Sabugueiro, 1 B Murganhal - Caxias - secretaria@federacao-triatlo.pt - 2760-128 - Lisboa - Tel. 214464820 - Fax 214464820 - Portugal - www.federacao-triatlo.pt

formação

º 75 - fpsn_ir@yahoo.com - 2300-554 - Tomar - Tel. 961361347 - Fax 249494501 - Portugal

BWIZER - EDIFÍCIO MASOLO - ESTRADA INTERIOR DA CIRCUNVALAÇÃO, 10381, 2.º DIREITO, RAMALDE - 4250 - 151 PORTO - INFO@BWIZER.COM - PORTO

Federação Portuguesa de Sumo - Av. do Centro - Sul, Lt. 8, Lj. 2 fpsumo@gmail.com - 1300-125 - Lisboa - Tel. 309907317 - Fax 309907317 - Portugal

CEFAD - FORMAÇÃO PROFISSIONAL - CALÇADA DA TAPADA, Nº 67 A - 1349 - 12 - LISBOA - Tel. 213623419 - Mov. 917255028 CEFAD-LISBOA@SAPO.PT - LISBOA

Federação Portuguesa de Surf - Av.ª Marginal - Edifício Narciso - fps@

CENTRO ESTUDOS FITNESS ALICE RODRIGUES LDA. - AVENIDA

Federação Portuguesa de Motonáutica - Av.Infante D.Henrique, s/n - fpm@fpmotonautica.org - 1900 - Lisboa - Tel. 218871990 - Fax 213515999 - Portugal - www.fpmotonautica.org

Federação Portuguesa de Taekwondo - Rua dos Correeiros, 221 - 2º Esqº (à Praça da Figueira) - geral@fpt.pt - 1100-165 - Lisboa - Tel. 213240211 - Fax 213240300 - Portugal - www.fpt.pt

13

Federação Portuguesa de Tiro c/Armas de Caça - Alam. António Sérgio, 22 - 8º C - fptac.pt@gmail.com - 1495-132 - Algés - Tel. 214126160 - Mov. 927986632 - Fax 214126162 - Portugal - www.fptac.pt/

athlima@oninet.pt - 5370 - Mirandela - Tel. 278713089 - Portugal

surfingportugal.com - 2775-604 - Praia de Carcavelos - Tel. 219228914 - Fax 219228915 - Portugal - www.fps.pt

g y m fa c t o ry

Federação Portuguesa de Tiro - Rua Luis Derouet, 27 - 3º Esqº - fptiro@

Federação Portuguesa de Tiro com Arco - Anexo ao Lar Feminino da FMH - Estrada da Costa - fptarco@mail.telepac.pt - 1495-698 - CruzQuebrada - Tel. 214199028 - Fax 214199028 - Portugal

Federação Portuguesa de Pankration Athlima - Apartado 126 -

Desportiva - Apartado 226 - fpme@fpme.org - 4501-910 - Espinho - Tel. 227310161 - Fax 227310161 - Portugal - www.fpme.org

42

- 5º - geral@fptm.pt - 1169-093 - Lisboa - Tel. 213531999 - Fax 213525178 - Portugal - www.fptm.pt

ATLANTICO LOTE 1.19.02 A ESC 7.01 - 1990 - 19 - LISBOA - Tel. 217901600 - ALICE.CEF@GMAIL.COM - LISBOA

CHINARTE - ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LDA. - RUA DOS SOBREIROS, Nº 415, POVOENÇA, AREOSA - 4900 - 913 - VIANA DO CASTELO - GERAL@CHINARTE.COM - VIANA DO CASTELO


CLÍNICA DAS CONCHAS - MEDICINA, DESPORTO E REABILITAÇÃO, LDA - RUA LUÍS PASTOR MACEDO, 27-C LUMIAR 1750 - 156 - LISBOA - GERAL@CLINICADASCONCHAS.PT

Ems trainer institute - www.emstrainerinsitute.com

Netsport Limpieza e Higiene Deportiva, S.L. (C/ Republica Argentina, 58 - 08320 - El Masnou - Tel: 935409200 Fax: 935132807 - ww.netsport.es - netsport@netsport.es

maquinas de vending

ESTUDIO PILATES FILIPA MAYER - TRAVESSA DE SÃO PLÁCIDO, Nº 50 A - 1200 - 854 - LISBOA - PILATES.FILIPAMAYER @GMAIL.COM - LISBOA

3020 - 171 - COIMBRA - Tel. 239433290 - www.bianchivending.pai.pt

EXS - Exercise School- Palácio SottoMayor, Lisboa - 964283858

SEDIAL VENDING - RUA DAS CARDOSAS 1495, - 4425 - 510 -

geral@exs.com.pt

FITNESS ELEMENTS II, LDA. - RUA LEIRA DA RELVA, 131 - 4410 - 155 - SÃO FÉLIX DA MARINHA - Mov. 966677417 - INFO@ FITNESSELEMENTS.PT - PORTO GNOSIES - EMPRESA JOGO JOGADO - E FORMAÇÃO, LDA. - RUA ANTERO DE QUENTAL, 5 B - 2795 - 17 - LINDA-A-VELHA SFREITAS@GNOSIES.COM HIP HOP INTERNATIONAL PORTUGAL - AVENIDA LUÍS DE CAMÕES, MAIA, PORTO - 4470 - 322 - MAIA - hhiportugal@gmail. com - PORTO

HOLMES PLACE TRAINING ACADEMY - PRACTº PROF ALFREDO DE SOUSA, Nº 8 - 8C - 1495 - 241 - ALGÉS - Tel. 214129110 ACADEMY@HOLMESPLACE.PT - LISBOA

INSTITUTO PORTUGUÊS DE NATUROLOGIA - EDIFÍCIO FOLQUE RUA FILIPE FOLQUE, Nº 40 – PISO 2 - 1050 - 114 - LISBOA - LISBOA@ IPNATUROLOGIA.COM - LISBOA

LIFE TRAINING - Centro Empresarial Lionesa – Edifício C – Fração H Rua da Lionesa 446 - 4465 - 671 - LEÇA DO BALIO - Tel. 229024228 - info@lifetraining.com.pt - http://www.lifetraining.com.pt/ - PORTO

MANZ PRODUÇÕES - RUA RUI TELES PALHINHA N.º 3 - 2º ESQ 2744 - 15 - PORTO SALVO - RUI.MARQUES@MANZ.PT MASTER PHYSICAL THERAPY - ALAMEDA SÃO VICENTE FERRER, Nº 167 - 4410 - 104 - SÃO FÉLIX DA MARINHA - INFO@MP-THERAPY.COM

MIND BIZZ - FORMAÇÃO E CONSULTADORIA - CONDOMÍNIO TURÍSTICO DHANANI - RUA ABERTA AO MAR, LOJA 5 - LAGOA DE SANTO ANDRÉ - 7500 - 999 - VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ - INFO@ MINDBIZZ.PT

MOTRIVIANA - ALEXANDRINA MARIA MARQUES DE FARIA FERNANDES - RUA ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA, 241 D - 4900

BIANCHI VENDING GROUP SPA - ENTRE VIÑEDOS LOTE 11 EIRAS -

FAURE - FRAÇÃO A - N.1 - 3520 - 58 - NELAS - PLANYCORPO@ PLANYCORPO.PT

PROMOFITNESS, UNIPESSOAL, LDA RUA PADRE HIMALAYA 50 - 4100 - 553 PORTO - INFO@PROMOFITNESS.COM

SOLFUT, LDA - I HAVE THE POWER - EDIFÍCIO CAMÕES - RUA DE CAMÕES Nº 115, 6º ANDAR IHAVETHEPOWER@SOLFUT.COM

- 4000 - 144 - PORTO -

WELLXPROSCHOOL - RUA ILHA DE SÃO JORGE, 185, 2º DTº - 2775 - 801 - CARCAVELOS - Mov. 912456871 - wellxproschool@gmail.com LISBOA

limpeza e manutenção

ISS WORLD - RUA MOINHO DA BARRACUDA, 4 R/C DTº - 2790 - 109 - CARNAXIDE - Tel. 214246760 - cristina.oliveira@pt.issworld.com - Lisboa

MIRAFLORES - 1495 - 148 - ALGÉS - Mov. 234383355 - geral@ quadrantes.pt

CLÍNICA PHYSIS - RUA PIEDADE 85,1º - 4050 - 481  - PORTO  - Mov. 220417393

CLINICAS DR EDUARDO CARPINTEIRO - AVENIDA SÃO JOSÉ 4 2685 - 108 - SACAVÉM - Mov. 219415718 - clinica.saojosesacavem @ gmail.com

PEDRO DE FINS, MAIA - Tel. 220406975 - vending.norte@serdial.pt www.serdial.pt

CLINAGUE-CLÍNICA DE MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO DE ÁGUEDA LDA - RUA GUINÉ BISSAU 53, ALAGOA - 3750 - 301 - ÁGUEDA

massagem e relaxamento

- RUA TENENTE AVIADOR MELO RODRIGO - 5140 - 100 -  CARRAZEDA DE ANSIÃES - Mov. 273324294

ALBA - RUA ALEXANDRE HERCULANO, 9 - 1º - 1150 - 5 - LISBOA - Tel. 212467740 - info@ayurvedica.org - LISBOA - MASSAGENS FLOATIN - RUA SAO FILIPE NERI 37A - 1250 - 225 - LISBOA - Tel. 213880193 - info@float-in.pt - www.float-in.pt

Hydromassage - www.hydromasagge .es LX MASSAGENS - RUA RODRIGUES FARIA 103 - 1300 - 41 ALCANTARA - LISBOA - 917808236 - lxmassagens@gmail.com - www. lxmassagens.com

material desportivo

ADIDAS PORTUGAL - ARTIGOS DE DESPORTO, SA - AVENIDA D. JOÃO II 1.17.03, 12º - 1998 - 26 - LISBOA - LISBOA

AGOSTINHO NEVES - ARTIGOS DESPORTIVOS, LDA - RUA CIDADE DA BEIRA 5 - 2900 - 76 - SETÚBAL - SETUBAL

MONDO PORTUGAL S.A. - RUA DOS JASMINS, 417 - PARQUE INDUSTRIAL DO BATEL - 2890 - 189 - ALCOCHETE - MONDOPORTUGAL@ MONDO.PT - SETUBAL PLANETA DESPORTIVO - ARTIGOS DESPORTIVOS, LDA. - URB. CID NV ED EUROPA - LJ 29, 1º - 4930 - 648 - VALENÇA - VIANA DO CASTELO

- 388 - ABELHEIRA

PLANYCORPO FISIOTERAPIA, LDA - RUA DR. JOSÉ GUILHERME

CLÍNICA QUADRANTES - AVENIDA GENERAL NORTON MATOS 71,

medicina desportiva e reabilitação

BARROSO - AVENIDA FRANÇA 352-S 2.4, PORTO - 4050 - 276 PORTO - Mov. 228303083 - fisimed@sapo.pt CEMEFI - AVENIDA MANUEL FIGUEIREDO LOTE 7-R/C-E, TORRES NOVAS - 2350 - 771  - TORRES NOVAS - Mov. 249826155 - cemefi. fisio@gmail.com

- Mov. 234724207 - clinague@clinague.pt

COMPLEXO MÉDICO DESPORTIVO SENHORA DA GRAÇA LDA

FISIAV-CLÍNICA DE MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO DE AVEIRO LDA - RUA VISEU 55, AVEIRO - 3800 - 291 - AVEIRO - Mov. 234383355

MEDICILIA - AVENIDA CONDE CASTRO GUIMARÃES 24-A, REBOLEIRA - 2720 - 119 - AMADORA - Mov. 214964703 - clinica@ medicilia.com REAFI - RUA TIMOR 59-B, PAREDE - 2775 - 291 - PAREDE - Mov. 214562996

TEPREL - Equipamentos Médicos SA - Tel. 229999880 - info@teprel.com - www.teprel.com [1] - PORTO

XBODY - www.xbodytraining.es

nutrição desportiva

Amix (Amix) c/ Holanda, 21 P.I. las Maromas - 03160 - Almoradi (Alicante) - Tel. 966 780 814 - Fax: 966780707 - info@amixlevante.es BODY TEMPLE - RUA DO CONSELHEIRO TELES DE VASCONCELOS LTE 13 LJ 2 - 1800 - 149 - LISBOA - COMERCIAL@BODYTEMPLE.PT - LISBOA

Bodytone (Ultimate Nutrition, X-Pro) - Avda. Infante D.J. Manuel, 4 - 30011 - Murcia - Tel. 968205383 - Fax: 968231854 - info@bodytone.es

DIETIMPORT, S.A. - RUA 1º DEZEMBRO, Nº 45 - 3º DTO - 1249 - 57 - LISBOA - APOIOAOCLIENTE@CELEIRO-DIETA.PT - LISBOA

FULLBIKE 3 UNIPESSOAL, LDA. - RUA ANTÓNIO MARTINS SOARES LEITE, 64 - 4520 - 150 - SANTA MARIA DA FEIRA - Mov. 911991253 GERAL@NUTRISPORT.PT - AVEIRO GO SUPER - RUA DA SERRA, 654 - FOLGOSA (MAIA) - APARTADO 1193 - 4446 - 909 - ERMESINDE - Mov. 300009239 - marketing@ gosuper.com - PORTO

- Mov. 252809400

GOLDEN NUTRITION - RUA DOS BEM-LEMBRADOS, NR. 141, MANIQUE - 2645 - 471 - ALCABIDECHE - INFO@GOLDNUTRITION.PT - LISBOA

CLÍNICA DOUTOR DÍDIO DE AGUIAR - RUA BENTO JESUS

Maximuscle (Maximuscle) - c/ Del plastic, 1 Pol. Les Guixeres - 08915

CARAÇA 12, RAMADA - 2620 - 379 - RAMADA - Mov. 219347135

- Badalona (Barcelona) - Tel. 932749780 - Fax: 934281070 - info@ tecnosport.es

CERMA - RUA NOVA TELHEIRA LOTE 5 - 4780 - 510 - SANTO TIRSO

CLINICA DO MOVIMENTO - RUA MANUEL MOREIRA BARROS 618B2, VILA NOVA DE GAIA - 2735 - 146 - AGUALVA-CACÉM - Mov. 210451406 - GERAL@CLINICADOMOVIMENTO.PT

Multipower (Multipower) - Rambla de Catalunya, 13 princ. 3ª - 08007 Barcelona - Tel. 931142007 - Fax: 937074400 - info@atlantic-multipower.es

13

g y m fa c t o ry

43


Diretório de empresas Muscletech (Muscletech, Quamtrax, Musclemax, Powerpack) - c/ Río Henares, 7, P. I. Velasco - 28500 - Arganda del Rey (Madrid) - Tel. 918719447 / 615668046 - Fax: 918717894 - quamtrax@quamtrax.com NUTRIBODY LDA - ESTRADA NACIONAL 109 - LOJA 104 - 3810 138 - AVEIRO - INFO@NUTRIBODY.PT - AVEIRO

NUTRIFIT – SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS - CENTRO EMPRESARIAL MAPFRE - RUA GONÇALO CRISTÓVÃO, N.º 347 – 5º ANDAR , SALA 502 - 4000 - 270 - PORTO - INFO@NUTRIFIT.COM. PT - PORTO

NUTRISPORT - Rua de Macau nº7, 4520-271 Santa Maria da Feira - Tel: 926686574 www.nutrisport.pt - geral@nutrisport.pt (Laston Red S.L.) - C/ Isaac Peral 4, 28946 Fuenlabrada - Madrid - Tel: 91 8706934 quamtrax@quamtrax.com

Prozis Sercriativo.Net - Design e Multimédia, Lda - EN 103-1 4740-591 Palmeira de Faro PORTUGAL - Tel: 707 502 503 e-mail: info@prozis.com - www.prozis.com.pt

Distribuidor autorizado de Weider NUTRISTRADA - Praça Raul Campos Palermo - Loja 1-A/B- Quinta do Borel - 2720-022 Amadora- Portugal - tlf: 214951262/936424994 - Bolsastrada@hotmail.com

SFY PROFESSIONAL NUTRITION - CERRO DE LOS SANTOS, 9 PARQ. AGROAL., LA ALCUDIA - 3290 - ELCHE - ALICANTE - Mov. 965459444 - www.scienceforyou.es

ONSALESIT - EST. NACIONAL 103-1 - PALMEIRA DE FARO - 4740 591 - ESPOSENDE - Mov. 912131845 - anapinto@onsalesit.com

organismos

ADOP - AVENIDA PROF. EGAS MONIZ (ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA) - 1600 - 190 - LISBOA - antidopagem@ipdj.pt - LISBOA

AGÊNCIA NACIONAL PARA AS QUALIFICAÇÕES - AVENIDA 24 DE JULHO, N.º 138 - 1399 - 26 - LISBOA - pontodeinformacao@anqep. gov.pt - LISBOA

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL - TRAVESSA DA MEMÓRIA, 36 - 1300 - 403 - LISBOA

CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL - RUA EDUARDO AUGUSTO PEDROSO, 11 A - 1495 - 47 - LISBOA - Tel. 214113977 - PBERJANO@CDP.PT - LISBOA

CEDACE SUL - ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES, 117 - 1769 - 1 -

INFARMED - PARQUE DE SAÚDE DE LISBOA - AVENIDA DO BRASIL, 53 - 1749 - 4 - LISBOA - infarmed@infarmed.pt - LISBOA

INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE, I. P. RUA RODRIGO DA FONSECA, 55 - 1250 - 190 - LISBOA - Tel. 210470000 - GERAL@IPDJ.PT - LISBOA INSTITUTO PORTUGUÊS DO SANGUE - AVENIDA MIGUEL BOMBARDA, 6 - 1749 - 5 - LISBOA - dircstl@ipst.min-saude.pt - LISBOA INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA - RUA ALMIRANTE BARROSO, 36 - 1000 - 13 - LISBOA - inem@inem.pt LISBOA

INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DR. RICARDO JORGE AVENIDA PADRE CRUZ - 1649 - 16 - LISBOA - info@insa.min-saude.pt LISBOA MATOSINHOS SPORT, EEM - CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS - RUA NOVA DO ESTÁDIO, 244 - 4460 - 381 SENHORA DA HORA - GERAL@MATOSINHOSPORT.COM - PORTO MINISTÉRIO DA SAÚDE - AVENIDA JOÃO CRISÓSTOMO 9 - 6º 1049 - 62 - LISBOA - gabinete.ministro@ms.gov.pt - LISBOA

MUSEU NACIONAL DO DESPORTO - PRAÇA DOS RESTAURADORES, 25-45 - 1250 - 187 - LISBOA - LISBOA

OEIRASVIVA - ESTRADA MARGINAL - PRAIA DA TORRE - 2780 -

MCA PSS - Rua João Oliveira Salgado - Lote 7, Fracção B e C - Costa - 4810 - 15 - GUIMARÃES - Tel. 253 52 09 00 - geral@mca-pss.com http://www.mca-pss.com/ - PORTO PAVIGYM INTERNACIONAL - C/ Esparto s/n, - Partida Canastell, I-98 - San Vicente del Raspeig - 3690 - ALICANTE - info@pavigym.com https://www.pavigym.com/ - ESPANHA SOINCA - Edifício Rainha - Piso - 1, loja 3C - 3720 - 232 - OLIVEIRA DE AZEMÉIS - Tel. 256 600 260 - soinca@soinca.pt - http://www.soinca. pt/ - AVEIRO

SPORPISO - PRACETA EÇA QUEIRÓS 5 C - 2745 - 103 - QUELUZ - Tel. 214 359 175 - comercial@sporpiso.com - http://www.sporpiso.com/ LISBOA

personal training

PTJR - TRAINING SOLUTIONS - RUA JOAO PEDRO DE ANDRADE 4 - 3A - 2790 - 215 - CARNAXIDE - Tel. 914881643 - ptjrsolutions@gmail. com - LISBOA

pilates

ALM PILATES - PRACETA DA FLORA, 122 - 2º ESQ - 2775 - 634 -

267 - OEIRAS - geral@oeirasviva.pt - LISBOA

CARCAVELOS - Tel. 916328435 - info@almportugal.com  - www. almportugal.com

ORDEM DOS NUTRICIONISTAS - RUA DO PINHEIRO MANSO 174 - 4100 - 409 - PORTO - GERAL@ORDEMDOSNUTRICIONISTAS.PT PORTO

Elina Pilates - C/ P Nave 19- Pol. Ind. Noain Esquiroz – 31110 Navarra Tel: 948310791 fax. 948317352 info@elinapilates.com

PLANO NACIONAL DE ÉTICA NO DESPORTO - RUA RODRIGO DA FONSECA Nº55 - 1250 - 190 - LISBOA - pned@pned.pt LISBOA

F & H FITNESS (F & H Fitness) - Plaza Libertad, 4 12540 - Villarreal (Castellón) - Tel. 964538447 - Fax: 964526604 - fyh@fyhfitness.com

PORTOLAZER - RUA BARTOLOMEU VELHO, 648 - 4150 - 124 - PORTO - geral@portolazer.pt - PORTO

NEW PILATES Rua Murará, nº 47 - Messejana - CEP: 60872-690 - Fortaleza – CE – Brasil - Tel: +55(85)3232.8575 - www.newpilates.com.br - adm@newpilates.com.br

SOCIEDADE PORTUGUESA DE ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLISMO - RUA DO SALITRE, 149 - 3ºESQ - 1250 - 198 LISBOA - spedm@netcabo.pt - LISBOA

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PEDIATRIA - RUA AMÍLCAR CABRAL, Nº 15 R/C I - 1750 - 18 - LISBOA - apoio@spp.pt - LISBOA

pavimentos

DEM2 - Estrada dos Guilhermes Venda - 2405 - 36 - MACEIRA LRA - Tel. 244 772 741 - Mov. 914 925 073 - Dem2@dem2.pt - http://www. dem2.pt/ - LEIRIA

LISBOA - cedace@chsul.pt - LISBOA

GEOMETRIKTARGET - RUA DOS CARVALHAIS, 320 -

DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE - ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES,

3885 - 33 - ARADA - GEOM.TARGET@GMAIL.COM

Pilates Springboard (Pilates Springboard) - c/ Relatores, 22 bajo - 28012 - Madrid - Tel. 601083409 - Fax: 914607092 - www.pilatesspringboard.com

PORTO PILATES - AVENIDA DA BOAVISTA 3477, EDIFÍCIO AVIZ, 1O SALA 108 - 4100 - 139 - PORTO - Tel. 912645346 - estudio@ portopilates.com - WWW.portopilates.com

piscinas

Blu Waters - Construção de Saunas, Piscinas e Spa`s - Rua Gaivotas Bloco 7.3-lj 1 - 7500 - 170 - VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ - Tel. 269241084 - http://www.bluwaters.com.pt - SETUBAL

45 - 1049 - 5 - LISBOA - GERAL@DGS.PT - LISBOA

GERFLOR - C/ Playa de las Américas, 2 - MADRID - fferreira@gerflor.com

CIMAI - Pólo Tecnológico de Lisboa, Estrada do Paço Lumiar, lote 1 -

ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA - AVENIDA PROFESSOR

- http://www.gerflor.pt/

EGAS MONIZ - 1600 - 190 - LISBOA - geral@estadio.ulisboa.pt LISBOA

JMP SPORT - RUA PARTICULAR DOS FOGUETEIROS - 4460 - 801 -

1600 - 546 - LISBOA - Tel. 219818440 - geral@cimai.pt - http://www. grupo-cimai.com - LISBOA

FUNDAÇÃO DO DESPORTO - RUA DOUTOR ALFREDO MAGALHÃES

SENHORA DA HORA - INFO@JMPSPORT.COM - http://www.jmpsport. com/ - PORTO

RAMALHO, Nº 1 - 1495 - 165 - ALGÉS - fundesporto@mail.telepac.pt LISBOA

KINELE GROUP SL - ESPANHA - INFO@KINELE.COM - ESPANHA

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA - RUA JOAQUIM

Haro Sport, Limonta, DLW Armstrong)- C/ Lirios,19-28925- Alcorcón- (Madrid)-Tel 0034 669 27 27 03 – cromero@lamillasport.com

ANTÓNIO DE AGUIAR 64 - 1070 - 51 - LISBOA - FPCARDIO@ FPCARDIOLOGIA.PT

44

g y m fa c t o ry

13

La Milla Sport, S.L. (Kraiburg-Relastec -Sportec-

MARPIC-CONSULTORES INTERNACIONAIS DE SERVIÇOS LDA - URBANIZAÇÃO VALE ALECRIM LOTE 113, PINHAL NV - 2955 - 19 PALMELA - PINHAL NOVO - Tel. 212389880 - Mov. 212384407 - info@ marpic.pt

PALHÁGUA - RUA PADRE CARMELITAS - TENÕES - 4715 - 381 - BRAGA - Tel. 253678296 - GERAL@PALHAGUA.PT - http://www.palhagua.pt/ - BRAGA


universidade

PISCINAS, LDA., A F C - ALAMEDRA D. PEDRO V 65 - 4400 - 115 PORTO - Tel. 223755191 - abilio.campos@mail.telepac.pt - www.afcpiscinas.pt

CUF PORTO - MEDICINA FÍSICA - ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO, 14341 - 4100 - 180 - PORTO - geral@hospitalcuf.pt - PORTO

PISCINAS RAMALHO - Rua D. Manuel II, 230 - 4470 - 200 - MAIA -

621 L 32 - 4100 - 455 - PORTO - geral@ers.pt - PORTO

AVENIDA DR MÁRIO SOARES - 2040 - 413 - RIO MAIOR - geral@esdrm. ipsantarem.pt - SANTARÉM

saunas

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO UNIVERSIDADE LUSÓFONA - BIBLIOTECA - CAMPO GRANDE, 376 1749 - 24 - LISBOA - efd@ulusofona.pt - LISBOA

geral@antonioramalho.pt - PORTO

PORTONDA - SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES E, LDA - RUA PADRE ANTÓNIO R. REIS 29 - 4455 - 794 - PORTO - Tel. 229963835 - geral@portonda.pt - www.portonda.pt

PRONADO-PISCINAS LDA - RUA TOMÁS FIGUEIREDO 12-A/B 1500 - 599 - LISBOA - BENFICA - Tel. 214411683 - info@pronado.pt www.pronado.pt

VERDES MEIOS, UNIPESSOAL LDA - LG. PIRÂMIDE 3 - S 1 - 2795 - 156 - LISBOA - Tel. 214145227 - geral@verdesmeios.com - www. verdesmeios.com

plataformas vibratórias

Bodytone (Bodytone) - Avda Infante Juan Manuel, 4 - 30011 - Murcia Tel. 968205383 - Fax: 968231854 - info@bodytone.com

DKN Vibra salud (DKN) - Trav. Gracia, 31 - 08021 - Barcelona - Tel. 902555592 - dkn@vibrasalud.es

F & H Fitness (Oemmebi) - Plaza Libertad, 4 - 12540 Villarreal (Castellón) - Tel. 964538447 - Fax: 964526604 - fyh@fyhfitness.com

Fit4life (Schwinn, Nautilus, stairMaster, Activio, Playoke, Freemotion) C/ Del Mig, 3 - Pol. Ind. Pla d´en Coll - 08110 - Montcada i ReixacBarcelona - Tel: 935948063 - Fax: 935943897- info@fit4life.es

Life Fitness (Life Fitness) - C/ Frederic Mompou, 5 -1º-1º, Edif. Euro 3 08960 - Sant Just Desvern (Barcelona) - Tel. 936724660 - Fax: 936724670 - info.iberia@lifefitness.com

Tecnosport (Power Plate) - C/ Del Plástic, 1 - 08915 - Badalona (Barcelona) - Tel. 932749780 - Fax: 934281070 - info@tecnosport.es

projectos

AR PEÇAS - RUA DO PROGRESSO - 4785 - 647 - TROFA - Tel. 252415787 - geral@arpecas.pt - www.arpecas.pt

publicaçoes

OMNISERVIÇOS, REPRESENTAÇÕES E SERVIÇOS, LDA. AZINHAGA DOS ULMEIROS, 6A - 1600 - 778 - LISBOA - Tel. 217540191 - COMERCIAL@OMNISERVICOS.PT - LISBOA

publicidade

NEW IMPACT LDA. - DOCA DE ALCANTARA-EDIFº GONÇALVES

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE - RUA S. JOÃO DE BRITO,

HERCULANO RODRIGUES LDA - RUA BENTO CARQUEJA 29, PORTO - 4350 - 74 - PORTO - Tel. 225377988 - Mov. 225369812 - geral@ herculanorodrigueslda.pt - http://www.herculanorodrigueslda.pt

ESDRM - ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR -

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA - BIBLIOTECA ESTRADA DA COSTA - 1499 - 2 - CRUZ QUEBRADA - DAFUNDO biblioteca@fmh.ulisboa.pt - LISBOA

MCM-MOREIRA,CRUZ & MAGALHÃES LDA - VIA JOSÉ RÉGIO 156, VILAR PINHº - 4485 - 860 - VILA DO CONDE - VILAR DE PINHEIRO - Tel. 220403711 - Mov. 225074809 - geral@mcmlda.pt - http://www. mcmlda.pt

FACULDADE DESPORTO - UNIVERSIDADE PORTO - BIBLIOTECA

SAUNAS DE PORTUGAL - RUA CESÁRIO VERDE 12-B - 2635 - 468

UNIVERSITÁRIO DE ALMADA - QUINTA DA ARREINELA DE CIMA - 2800 - 305 - ALMADA - INFO@ALMADA.IPIAGET.ORG - SETUBAL

- RIO-VALE MOURÃO - Tel. 219199853 - saunas.portugal@ saunasdeportugal.com.pt

SAUNA SPARTAKUS - LG TRINDADE COELHO, N.º2 - 1200 - 470 LISBOA - Tel. 213225022

seguros

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, SA. - AVENIDA DA LIBERDADE, Nº 242 - 1250 - 149 - LISBOA - Tel. 213503521 - Mov. 966533917 - JOSE.GODINHO@TRANQUILIDADE.PT - LISBOA MDS - Ed. Atrium Saldanha, Praça Duque de Saldanha, nº 1, 3º L, - 1050 - 94 - LISBOA - Tel. 210108103 - fernando.pereira@mdsinsure.com

- RUA DR. PLÁCIDO COSTA 91 - 4250 - 450 - PORTO - biblioteca@fade. up.pt - PORTO

INSTITUTO PIAGET ALMADA - BIBLIOTECA - CAMPUS

INSTITUTO PIAGET GAIA - BIBLIOTECA - ALAMEDA JEAN PIAGET - 4405 - 678 - GULPILHARES VNG - INFO@GAIA.IPIAGET. ORG - PORTO ISMAI - INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA - AVENIDA CARLOS DE OLIVEIRA CAMPOS - 4475 - 690 - AVIOSO SÃO PEDRO - INFO@ISMAI. PT - PORTO

vestuário

BASKET KING ARENA - MADRID - Mov. 934267833 - viamanuel@ gmail.com - ESPANHA

solários

BE ON SPORT - RUA ANÍBAL CUNHA, N.º 39, 1º ANDAR - 4050 - 48

2745 - 794 - QUELUZ - Tel. 214370954

BOTTON - RUA DA INDÚSTRIA Nº60 - 4480 - 589 - TOUGUINHÓ VILA DO CONDE - GERAL@BOTTON.PT - PORTO

soluções informáticas e sistemas de informação

CORPO LIVRE - ROUPA DE FITNESS - Praça do Bom Sucesso, 61 3º

TAN S BODY SOLÁRIOS, LDA. - PRACETA JAIME CORTESÃO 2 - LJ -

ARQUIVANDUS - RUA CIDADE DE BOLAMA, 15 - 2º DTº - 1800 - 77 - LISBOA - Tel. 213304709 - Mov. 919565779 - ANTONIO.MADEIRA@ ARQUIVANDUS.PT - LISBOA

CEDIS - RUA ROSA DO ULMEIRO - ARMAZEM P - 2715 - 771 - SINTRA - Tel. 219676620 - Mov. 939087989 - PPINHEIRO@CEDIS.PT - LISBOA DFSI, DESENVOLVIMENTO, FORMAÇÃO E SERVIÇOS INFORMÁTICOS, LDA. - RUA SIMÕES DE ALMEIDA, 95 - 1ª SALA 16A - APARTADO 1192 - 4710 - 444 - BRAGA - DFSI@DFSI.PT - BRAGA FITGEST - Rua Dª Inês de Castro 17C - Sala 5 - Amadora - comercial@ ibconsulting.pt - T. 218077735

GESTO FINAL - SOLUÇÕES INTEGRADAS - TRAVESSA DA BARROSA Nº 225 11C - 4400 - 42 - GAIA - info@gestofinal.com - PORTO

- PORTO - Tel. 229578610 - Mov. 914735662 - info@be-on-sport.com - PORTO

- 4150 - 144 - PORTO - http://www.corpolivre.pt/ - PORTO

COTTON FITNESS - ARTIGOS DESPORTIVOS, LDA - RUA DR. FLÁVIO RESENDE, 393 - 2775 - 195 - PAREDE - LISBOA

F & H FITNESS (F&H) - Plaza Libertad, 4 - 12540 Villarreal (Castellón) - Tel. 964538447 - Fax: 964526604 - fyh@fyhfitness.com (Cybex, Indoorcycling, Group. Teca, Fit Interiors y Jordan) - C/ Mar Mediterraneo, 2 – nave 26 28830 San Fernando de Henares (Madrid) - Tel. 916365754 - Fax: 916366667 - info@ghsports.es

NIKE - LAGOAS PARK 6,3º-A - 2740 - PORTO SALVO - Mov. 214213324 - LISBOA

PATUÁ - Av Narciso Ferreira, nº41 3º Dto - 4760 - 105 - V. N. FAMALICÃO - Tel. 252 373 394 - Mov. 913 181 813 - geral@patua. net - http://www.patua.net/ - BRAGA

ZARCO, 1 E 2 - 1350 - 352 - LISBOA - Tel. 213913050 - MXB@ NEWIMPACT.PT - LISBOA

MVF - RUA DE GEGUINTE, 290 - 4770 - 360 - MOUQUIM -

RECIFF - RUA MIGUEL TORGA Nº 36 LOJA A E B - 2825 - 442 - COSTA

COMERCIAL@MVF.PT - BRAGA

DA CAPARICA - GERAL@RECIFF.COM.PT - SETUBAL

saúde

PROINF - PRAÇA DA REPÚBLICA, 93 - 502 - 4050 - 497 - PORTO PROINF@PROINF.PT - PORTO

SUNLOOK - RUA FREDERICO AROUCA 269-A, CASCAIS - 2750 - 353 - CASCAIS - Mov. 214835168 - geral@sunlook.pt - LISBOA

Trainingym - CR SIERRA ALHAMILLA,190 - 04007 - ALMERIA - www.

SUSANA GATEIRA - RUA GRANDE BANCO - 3830 - 163 - ILHAVO

5 - 4150 - 44 - PORTO - CMEP@CMEP.PT - PORTO

trainingym.com - Tel. +351 937 650 131 - portugal@trainingym.com

CMEP - SERVIÇOS MÉDICOS LDA - RUA ALEIXO MOTA S/N LOJA

- INFO@SUSANAGATEIRA.PT - http://www.susanagateira.pt - AVEIRO

13

g y m fa c t o ry

45

Gym Factory Gestão nº13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you